ENSINO DE ENGENHARIA QUÍMICA: PANORAMA E FUNDAMENTOS Profa. Raquel de Lima Camargo Giordano
Engenharia Química: definição “Transformação da natureza química da matéria em larga escala” Processos Químicos Industriais: aumento da produtividade dessas transformações em benefício do homem (ampliando acesso a produtos)
SURGIMENTO DA INDÚSTRIA QUÍMICA E DA ENGENHARIA QUÍMICA Indústria Química: duas vertentes históricas 1) Meados séc. XIX: Inglaterra (corantes); logo a seguir: Alemanha Baseada no carvão, unidades pequenas e médias, descontínuas 2) Final do séc. XIX - início do séc. XX: EUA Matemática + física + química modelos de equip. e processos projetar, simular e controlar equipamentos Define-se no MIT corpo de conhecimentos da ENGENHARIA QUÍMICA viabilizam-se PQ contínuos em grande escala, alta produtividade, baseados principalmente no petróleo
Indústria Química e Ensino de Engenharia Química no Brasil 1900 -1950: empresas privadas de pequeno porte 1925: Primeiro curso de EQ: EPUSP 1950-1960: criação da Petrobrás;início da implantação da petroquímica 1952 (2 cursos), 1953 e 1954: 4 novos cursos 1960-1980: expansão da petroquímica, diversificação do parque químico - 1963: criação da Petroquisa e do PEQ-COPPE/UFRJ (consolidação da pós-graduação)
Engenheiros químicos formados anualmente no Brasil
EVOLUÇÃO DOS CURSOS DE EQ NO BRASIL ENBEQ 2005
DISTRIBUIÇÃO ATUAL DE CURSOS POR REGIÃO ENBEQ 2005
Evolução histórica: entrada/formandos em EQ no Brasil
ADMISSÃO E SAÍDA DE ALUNOS, 2003/04 ENBEQ 2005
Formação do engenheiro químico tradicional: Básica (Química, Física: entendimento dos fenômenos envolvidos nos processos químicos + (Matemática, Computação, cálculo, álgebra linear, métodos numéricos): modelagem, simulação, análise de processos Profissionalizante (Balanços; FT; Termodinâmica Aplicada; Op. Unit.; Reatores; Controle; “Engenharia de Processos” - Análise, Síntese e Otimização; informações sobre principais Processos Químicos Industriais): necessárias p/ projeto dos equipamentos e do processo Complementar (economia, humanas): necessárias para formar o engenheiro enquanto cidadão; incentivos ao auto-aprendizado (“aprender a aprender”), ao trabalho em equipe, à iniciativa devem perpassar várias disciplinas
CURRICULA DOS CURSOS DE EQ ENBEQ 2005 Duração dos Cursos de Engenharia Química (Semestre) Prevista 9,4 Média 10,4 Forma Seriada 35% Créditos 65%
DISTRIBUIÇÃO MÉDIA, CARGA HORÁRIA ATUAL ENBEQ 2005
A IQ e a mudança da Natureza: benefícios e problemas Base petróleo não sustentável PREÇO/ESGOTAMENTO DAS RESERVAS DE ENERGIA FÓSSIL RESERVAS (otimistas) ~ 2 trilhões de barris de petróleo - metade já consumida (150 anos) - velocidade de consumo aumenta - China: de exportadora, hoje consome o dobro do que produz (segundo maior consumidor mundial) Limites desse sistema: -interno: econômico e político -externo: ecológico (colapso do ecossistema) e energético (final das reservas de combustível fóssil) -antes de se atingir os limites físicos – externos, são atingidos os internos: Petróleo se torna demasiado caro antes de realmente se esgotar
NECESSIDADE DE AMPLIAR A FORMAÇÃO do Engenheiro Químico Novas Fronteiras na engenharia química : Biomassa (biorefinaria) Nanotecnologia Economia do hidrogênio, recuperação da natureza, etc... NECESSIDADE DE AMPLIAR A FORMAÇÃO do Engenheiro Químico
Resoluções do XI ENBEQ (outubro-05, Gravatá, PE) À luz da evolução tecnológica recente, torna-se necessário rediscutir em profundidade campos de conhecimento que devem ser incorporados na formação do engenheiro químico: Biologia como quarto pilar de conhecimento, ao lado da Matemática, Física e Química; inclusão de “processos não-convencionais” de separação/purificação; processos supercríticos; estudo dos fenômenos de superfície; nanotecnologia; modernização de conteúdos em Física e Química (quântica, mecânica estatística, etc); incorporação de avanços em Tecnologia de Informação, dentre outros aspectos. Linhas de Ação: Criação de uma “Comissão de Atualização Curricular: a Engenharia Química no Século XXI”, com subcomissões que devem preparar propostas para discussão em curto prazo ... com cronograma de trabalho que permita gerar material para discussão, a ser divulgado antes do próximo Encontro – sob coordenação geral da comissão organizadora do XII ENBEQ e responsabilidade do Prof. Reinaldo Giudici (EPUSP).
DIRETRIZES CURRICULARES : O NOVO PERFIL Perfil dos futuros engenheiros químicos está no vértice de uma mudança: Espera-se dos novos profissionais uma combinação variada de competências técnicas e gerenciais.
Diretrizes curriculares: Competências e Habilidades Art. 4º A formação do engenheiro tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais: I - aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia; II - projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados; III - conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos; IV - planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia; V - identificar, formular e resolver problemas de engenharia; VI - desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas; VI - supervisionar a operação e a manutenção de sistemas; VII - avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas; VIII - comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica; IX - atuar em equipes multidisciplinares; X - compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissionais; XI - avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental; XII - avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia; XIII - assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.
RESTRIÇÕES Em qualquer caso, habilidades técnicas devem ter precedência no aprendizado, fornecendo sólida base profissional; habilidades gerenciais são necessárias, mas seu aprofundamento posterior, sob demanda, em educação continuada, é mais exeqüível. A qualificação técnica deve ser baseada em firme embasamento científico. Cortes deste conhecimento essencial (p. ex., substituição de formação por informação, hoje abundante na Internet) devem ser considerados criticamente.
Como formar esse profissional? Tempo total empregado: necessidade de amadurecimento do aluno. Modelo anglo-saxão: quatro anos + “mestrado profissionalizante” (5o ano); modelo brasileiro: 5 anos. Acordo de Bolonha (uniformização da profissão na UE): aponta para redução + complementação Horas em sala de aula (aluno em atitude passiva) X horas extra-classe (aluno em atitude ativa) Alternativas: curso cooperado, disciplinas em aberto, proposição de projetos Problemas envolvidos nas horas ativas
Avaliação de Cursos Provão: 1996-2003 ENADE: instituído em 14 de abril de 2004 (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) “O ENADE aferirá o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.”
Avaliação do Profissional LDB (Art. 48): Desvinculação entre diploma e exercício profissional Exame de ordem???? CRQ X CREA