Inovação Tecnológica e Segurança Jurídica São Paulo, 13 de dezembro de 2006 Carlos Américo Pacheco – IE/Unicamp.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Presidência da República Advocacia-Geral da União
Advertisements

Inovação em Iberoamérica: passado e presente
Propriedade Intelectual e a Lei de Inovação
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - SETEC Subsecretaria de Coordenação das Unidades de Pesquisa - SCUP Ministério da Ciência e Tecnologia.
ALTERNATIVAS INSTITUCIONAIS: FLEXIBILIDADE NECESSÁRIA À INOVAÇÃO Seminário Inovação Tecnológica e Segurança Jurídica São Paulo, 13 de dezembro de 2006.
INSTITUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL E LOCAL
A ORTODOXIA DO DESENVOLVIMENTO ENDÓGENO
São Paulo, 08 de fevereiro de 2006.
A REGULAÇÃO DA SAÚDE UMA ABORDAGEM
JOÃO PAULO DOS REIS VELLOSO ENAP - MARÇO/2006
SEMINÁRIO DO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE novembro/2010
LEI DA INOVAÇÃO Lei n o de 2 de dezembro de 2004 Decreto n o de 11 de setembro de 2005 Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica.
“Funções Essenciais de Saúde Pública” nas Américas
Direito regulatório e economia
C&T e Inovação: marco legal e reforma institucional Uma Agenda para São Paulo Carlos Américo Pacheco Campinas, 10 de maio de 2007.
Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional Guilherme Henrique Pereira Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Ministério.
Propriedade Intelectual
Anne-Marie Maculan COPPE - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro, 6 de julho de 2011
Cidadania e Controle Social do Terceiro Setor
Propriedade Intelectual e Inovação em Saúde
Propriedade Intelectual e Inovação Jorge Avila INPI – Presidente Brasília, 18 de junho de 2008.
Planejamento Estratégico
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL, TECNOLÓGICO E DE COMÉRCIO EXTERIOR HORIZONTE 2008 Brasilia, 06 de julho de 2006 INICIATIVA NACIONAL DE INOVAÇÃO PROGRAMAS.
16 de novembro de 2010, Rio de Janeiro
Seminário Complexo Industrial da Saúde O Desenvolvimento do Sistema Nacional de Proteção aos Direitos de Propriedade Intelectual no Campo da Saúde Jorge.
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
Governança e Desenvolvimento
Das Grandes Obras ao Efeito Estufa
Ministério da Cultura.
Marcelo Viana Estevão de Moraes Secretário de Gestão Maio de 2008
UM MODELO ESTRATÉGICO DE REFORMA DA GESTÃO PÚBLICA NO BRASIL: AGENDA, COALIZÃO E IDÉIAS MOBILIZADORAS Fernando Luiz Abrucio.
Talentos para Inovação
Secretaria de Inovação Orientações Para Diagnóstico do Mercado de Nanotecnologias no Brasil: (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças)
Aspectos jurídicos do terceiro setor no Brasil
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
Fundação Governamental de Direito Privado (Fundação Estatal)
Políticas Públicas para APLs de Base Mineral
“Educação para o desenvolvimento da Amazônia” A UNAMA NO BRASIL NOVAS ARQUITETURAS DE NEGÓCIOS: Formação de Redes Interorganizacionais Profª Gleides Magalhães.
Design Bruno Amado Renan Sardinha Marco Aurélio Lobo 29 de maio de 2009.
Produtividade, Crescimento e Reformas: Algumas Histórias e uma Proposta de Princípios Marcos de Barros Lisboa Vice Presidente do Insper Com base em trabalhos.
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Regiões Metropolitanas Desafios e fragilidades Sergio de Azevedo & Virgínia Rennó dos Mares Guia.
Organizações Sociais de Cultura. As Organizações Sociais Como surgiu: Surgiu no mandato do ministro Bresser Pereira em 1997, como estratégia central do.
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
PRINCIPIOS PROPÓSITOS PROCESSOS.  Despertar a atenção para a atual complexidade de políticas pública.  Debater os novos paradigmas da área. ◦ Parcerias.
1 O Sucesso no Licenciamento Tecnológico Aspectos da Legislação Brasileira Lei de Inovação Lei Nº , de 02/12/2004 Regulamentada pelo Decreto Nº 5.563,
Direito à saúde e defesa do consumidor
P lantas Medicinais e Fitoterápicos: uma resposta nacional Curitiba, março de 2006 COP 8 - CDB Articulação Pacari.
CADEIA DE VALOR Versão em Construção – 13/03 Gestão e Suporte GESTÃO DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES Gerir compras e contratações Gerir contratos de bens e serviços.
Desafios econômicos e institucionais para a implementação dos pagamentos por serviços ambientais: uma abordagem sobre os programas de redução de emissões.
O papel do controle social e a nova Lei do Terceiro Setor Eduardo Pannunzio.
1 Regulação e Saúde Jornada Científica ENSP/FIOCRUZ Cláudio Maierovitch Pessanha Henriques Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
Universidade Comunitária da Região de Chapecó Curso de Serviço Social Disciplina: Serviço Social de Política Social II Profª: Elisônia Carin Renk AS RELAÇÕES.
1 O Papel dos Órgãos Regulatórios Seminário “Concessões, Regulação e Segurança Jurídica” Valor Econômico São Paulo, 09/11/2015 José Elaeres Marques Teixeira.
SOBRE A SUDAM Criação da Nova SUDAM
Fórum da Região Sudeste Ciclo de Debates em VISA - Desafios e Tendências.
©Marli Elizabeth Ritter dos Santos Inovação, Propriedade Intelectual e ConhecimentoTradicional M. Elizabeth Ritter dos Santos Coordenadora do ETT/PRPPG/PUCRS.
Perspectivas sobre Coerência Regulatória Jadir Dias Proença Coordenador Técnico do PRO-REG Subchefia de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais.
Desenho e Implementação da Regulação Subnacional: Abrangência, Avanços e Desafios IX Congresso Brasileiro de Regulação Diógenes Mortari Diretor.
Saneamento Básico um Direito de Todos 46ª Assembleia Nacional da Assemae.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL PLANO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO BRASIL RURAL.
45ª Assembleia Nacional da ASSEMAE Saneamento Ambiental: Políticas Integradas com Participação Social 24 a 29 de Maio de 2015 A Situação Atual e Modelos.
1 A pesquisa: Procurou identificar as concepções, formatos, abrangência, e instrumentos das políticas, procurando avaliar o desenvolvimento e as possibilidades.
Seminário Internacional: A Nova Geração de Políticas para o Desenvolvimento Produtivo: Sustentabilidade Social e Ambiental Brasil: o novo impulso de desenvolvimento.
AUDIÊNCIA PÚBLICA NO SENADO FEDERAL TEMA “PARQUE TECNOLÓGICO E O DESENVOLVIMENTO DO DF” DATA: 19/04/2016 HORÁRIO: 8H45MIN.
Propriedade Intelectual, Inovação farmacêutica, Acesso a Medicamentos e as Patentes do “Pipeline” Jorge de P. C. Avila Brasília 28 de Novembro de 2007.
Transcrição da apresentação:

Inovação Tecnológica e Segurança Jurídica São Paulo, 13 de dezembro de 2006 Carlos Américo Pacheco – IE/Unicamp

Instituições - Regras do jogo + organização do Estado instituições: inúmeros e complexos fatores que moldam o comportamento econômico dos agentes, no contexto de dependência mútua algumas instituições são amplas e abrangentes, outras são setoriais e localizadas diferentes arranjos explicam porque certos países saem-se melhor que outros muitas instituições são necessárias e as instituições efetivas dependem muito do contexto em que se inserem. detalhes são relevantes - impossível uma análise normativa que identifique as reformas institucionais necessárias para promover o desenvolvimento

Institucionalidade da Política Tecnológica Herança institucional dos anos 70 Reformas dos anos 90 (abertura, nova regulação, flexibilização, etc.) Descompasso entre institucionalidade e política industrial e tecnológica Novas relações público-privado Marco legal (compras, encomendas, etc.) Dimensão Institucional – II Conferência de CTI 2001 Livro Verde e Lei de Inovação

Obsolescência da Organização do Estado Envelhecimento das organizações públicas; Falta de continuidade da agenda de Reforma do Estado; Problemas de coordenação e eficiência da ação pública; Inexistência de mecanismo de avaliação e redesenho das organizações públicas (criar novas organizações e fechar organizações sem sentido)ç Exemplo da obsolescência do quadro institucional – criação do CGEE e da ABDI. Agenda da Reforma Institucional

Inovação – PPP e Risco Processo conduzido pelas empresas, ao introduzirem produtos e processos novos para o mercado ou para a própria empresa. Conjunto de atores e da interação entre eles – externalidades e ambientes de inovação favoráveis e também cooperação entre esses atores –Sistema Nacional de Inovação. Benchmarking internacional – PPP (OECD) Políticas orientadas para estimular inovação pressupõem forte interação entre empresas e instituições e entre entes PÚBLICOS E PRIVADOS. RISCO

Agenda Econômica Questões cada vez mais complexas: quanto mais relevante a inovação é para a competitividade das empresas quanto mais relevantes são os ativos intangíveis e o conhecimento As relações entre atores se desloca da mera presença do Estado na esfera econômica (empresas, etc.) para uma relação mais complexa e sofisticada – intermediada por ativos intangíveis.

Segurança Jurídica - Marcos regulatórios frágeis ou dificuldades operacionais ampliam o risco privado Biosseguranca – insegurança quanto a pesquisa com Recursos Genéticos e a comercialização de OGMs; Biodiversidade – insegurança quanto às regras de acesso, exploração econômica e repartição de benefícios; Medicamentos, produtos agrícolas, etc. – insegurança quanto ao registro e licenciamento; Propriedade Intelectual – lentidão do processo de concessão de patentes e marcas – Protocolo de Madri; Fortalecimento da independência e capacidade técnica das Agencias Reguladoras setoriais; Insegurança Derivada de Falhas dos Marcos Regulatórios: Lei de Inovação – ineficácia jurídica (patentes, overhead, SPE) Lei das OS Lei de Subvenções

Insegurança nas Relações Público-Privado C&T na Ordem Constitucional (art. 218 e 219) – normas genéricas - descoladas da ordem econômica. Ordem Econômica na Constituição – papel do Estado: autorização legislativa para atuação do Estado; problema crescente - ativos intangíveis como bens econômicos (conhecimento, resultados de pesquisa, licenciamento, etc.). Ausência de formas jurídicas de parcerias que não PPP (Lei nº /04 concessão patrocinada ou administrativa). Novas formas de atuação do Estado – OS, OSCIP, SSA, PPP, etc. – fragilidade do marco regulatório e inadequação para parceria e inovação. OS – eficiente para atividades públicas organizada sob a forma de contrato de gestão (laboratórios, etc); OSCIP – mecanismo de organização do terceiro setor; SSA – para estatal – contribuições sociais ou econômicas; PPP - concessão patrocinada ou administrativa PPP latu sensu –cooperação pública e privada - Sociedade de Propósito Específico, etc.

Agenda Agenda Emergencial Enforcement das Leis existentes - Lei de Inovação (ineficácia e insegurança). Aplicação da Lei de Inovação financiamento público para novos modelos e maior coragem e determinação na aplicação da Lei - SPE. Articulação entre órgãos de auditoria e controle e entidades publicas e privadas. Agenda de Médio Prazo Reforma do Estado Novas formas de PPP em C&T&I Fortalecimento dos Marcos Regulatórios Estratégia