Avaliação do Evento. Realização O Projeto A Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED, juntamente com a Secretaria de Educação a Distância.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
UFBA/ISC-PISAT SESI-DN FIEB/IEL
03/04/07 OpenLearn: Recursos Educacionais Abertos: o caminho para a universidade do futuro? Andreia Inamorato dos Santos Research.
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROFº MÁRIO THOMAZ
Portal do Professor SEED/MEC

Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
AÇÕES PREVISTAS EXECUTADAS A EXECUTAR
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Educação Digital.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
Universidade – Tecnologias – Articulação
Universidade do Sul de Santa Catarina Fundação Pública de Direito Privado – Criada em 1964; Reconhecida como Universidade em 1989; 04 campi e 09 unidades.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
IV Seminário de Pesquisa em EaD
Metodologia para o Ensino Musical em Escolas de Ensino Regular
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
Avaliação do Evento Sair. Realização Sair Co-Realização Sair.
Avaliação do Evento Sair
Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Sair. 12 a 15 de abril de Universidade Federal de Minas Gerais Belo Horizonte - MG Sair.
Encaminhamentos do Processo e de Avaliação da Aprendizagem Carlos Alberto Dallabona, Dóris Roncarelli José Wilson da Costa.
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
Tipos de Tutoria.
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
NTE RJ10 - São Pedro da Aldeia - RJ
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED
Instituto UFC Virtual e o PROINFO Experiências em Cursos a Distância
Avaliação do Evento Sair. Realização Sair Co-Realização Sair.
OBJETOS DE APRENDIZAGEM - OA RIVED
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Curso de Extensão Educação Integral e em Tempo Integral: formação e acompanhamento da implementação no município de Vitorino/PR. Vitorino/PR,2014.
UNIÃO EDUCACIONAL MINAS GERAIS Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Desenvolvedores: Aline Barbosa Michelle Christina Professoras:
Faculdade de Ciências Aplicadas Minas Gerais Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Gestores: é possível tornar os colaboradores.
Leila Lopes de Medeiros Mídias na Educação: uma proposta de co-autoria pedagógica Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância.
Formação de Tutores a Distância
Adilson Adriano Barbosa da Silva
Eliane de Medeiros Ramalho O Audiovisual na Educação: Recepção e Produção Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ Coordenação.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Formação dos Supervisores de Telemarketing para.
UNIÃO EDUCACIONAL MINAS GERAIS CURSO: PEDAGOGIA GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL CURSO ONLINE Assédio Moral no Ambiente de Trabalho DESENVOLVEDORES: ANA.
Campus Virtual de Saúde Pública Brasil Costa Rica – Maio/2007.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Desenvolvedores Angélica Maria Freitas Professoras.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE MEC/SECAD/UFS/UFPB PROJETO CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES DA REDE BÁSICA EM EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS – REDH BRASIL PROJETO:
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO COMPONENTE CURRICULAR EDC 287-EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS DOCENTE MENANDRO RAMOS DISCENTE.
Universidade Federal da Bahia Faculdade de Educação – Departamento I Disciplina: EDC 287 – Educ. Tecnologias Contemporâneas Professor: Menandro Ramos Alunos:
A tecnologia DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) a favor da agilidade na CONCLUSÃO das Atividades Complementares em cursos a distância Ana Cristina Gobbo.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
GESTÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Juliene Vasconcelos Zeila Miranda Ferreira Desenvolvedora: Cristina Mattos CURSO ONLINE.
Cidade do Polo 2013 UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO DE PEDAGOGIA TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO Tecnologia na Educação.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online E-learning – uma alternativa de treinamento.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso online Análise de Sites Educativos Desenvolvedora:
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
6º Evento Uca-Unicamp: Campinas, Pedreira e Sud Mennucci PROGRAMA uM cOMPUTADOR POR aLUNO – uca mINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Instituição de ensino.
Seminário Judicialização da Saúde – Como evitar? Cristiane Tavares – Assessoria Jurídica.
Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Educação Profissional nos níveis básico e técnico Ambientação em Educação a Distância e Tecnologias Digitais aplicada.
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
Transcrição da apresentação:

Avaliação do Evento

Realização

O Projeto A Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED, juntamente com a Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação - SEED/MEC, promoveram o Projeto Oficinas de Educação Aberta e a Distância - EAD.ABEDSEED/MEC A proposta das oficinas, que aconteceram nos dias 14 e 15 de dezembro de 2006 nas dependências da UNIDERP em Campo Grande - MS, foi discutir a Educação Aberta e a Distância. Os participantes receberam certificado de participação.UNIDERP Confira a programação a seguir:

Apresentação das Oficinas O Projeto Oficinas de EAD divulga o que a SEED/MEC e a Comunidade de EAD estão fazendo para o desenvolvimento da educação a distância. Está evidente no cenário atual que, sem o emprego de educação a distância, será difícil cumprir o dever social de fornecer acesso à aprendizagem a grupos até agora socialmente excluídos. É importante que educação a distância seja praticada com a mesma qualidade, ou ainda melhor, do que a educação presencial; seja realizada através do material impresso, rádio, televisão, vídeo, internet ou vídeo conferência. Acreditamos que, através da realização sistemática de Oficinas de EAD, o público participante terá esclarecimentos do que é EAD, do que já existe e quais os benefícios que a EAD traz para o individuo e para o país. Nas oficinas os preconceitos para com a EAD darão espaço a uma nova forma de pensar.

Objetivo Disseminar e trocar experiências com uso integrado das tecnologias de informação e comunicação na educação e outras áreas do conhecimento; Fazer Palestras, Workshop, mini-cursos e debates, mostrando as experiências em cada segmento da educação. Público Alvo Professores, Estudantes, Gestores, Pesquisadores e Especialistas das diversas Instituições de Ensino e/ou Pesquisa em todos os níveis, interessados em EAD, na Pesquisa, Desenvolvimento e Uso das Tecnologias na Educação.

Total de inscritos: 712 Total de participantes: 387 (54,35% do total de inscritos) Total de participantes que responderam a avaliação: 348 (89,92%) Números Carga Horária Atividade: Oficinas Quantidade: 05 Carga Horária: 12 horas

Avaliação

Avaliação Geral Oficina 2 "OpenLearn: Recursos Educacionais Abertos Visando a Inclusão Educacional Superior" Oficina 1 "Regulamentação da Educação a Distância no Brasil" Oficina 5 "TICs na Educação: A Co-Autoria como Estratégia Pedagógica"

Oficina 4 "Objetos de Aprendizagem" Oficina 3 "O ProInfo e a Evolução do Uso da Tecnologia nas Escolas" Avaliação Geral

Destaques Positivos Destaques Negativos Sugestões Comentários Nota: O número no final do comentário representa a quantidade de citações feitas sobre este assunto.

Seria interessante se as oficinas acontecessem com mais freqüência (de forma mais sistemática, para acompanhar a evolução das idéias e métodos) 35; O conhecimento adquirido será de grande uso para as próximas atividades pedagógicas. (conhecimento útil) 20; Os palestrantes foram esclarecedores 13; Escolha ideal para os temas das oficinas. Bom conteúdo e informação 12; Excelente iniciativa 6; O evento aprimorou conhecimentos, os objetivos foram alcançados 5; As oficinas permitiram a troca de experiência 4; As oficinas contribuíram para tirar uma visão preconceituosa em relação ao ensino a distância; Os cursos deveriam acontecer para toda a comunidade; As oficinas lembraram os Congressos Internacionais do SESI (formato tele-aulas); Parabéns aos organizadores 11; Parabéns à Professora Leila Lopes de Medeiros pelo seu discurso; Agradecimentos pela oportunidade 10. Destaques Positivos

Problemas técnicos com a transmissão (som e imagem) 31; Atraso 29; Faltou um melhor acompanhamento e assessoria quanto aos materiais utilizados (crachá, caneta e bloco para anotações) 8; Faltaram exemplos práticos quanto ao funcionamento das tecnologias utilizadas no ensino a distância 6; Instalações físicas deixaram a desejar (falta de acomodação) 4; Pouca divulgação (principalmente nas mídias locais) 4; Faltou a presença de um mediador na mesa 3; O tamanho da fonte era pequeno nos slides, dificultando a leitura da platéia nos pólos 2; Faltaram exemplos de como os professores se preparam para as tele-aulas. Como produzir e apresentar o conteúdo; As oficinas deveriam focalizar mais as questões pedagógicas e menos as descrições de órgãos e programas; Destaques Negativos 1/2

O nível das oficinas poderia ser um pouco mais avançado; Faltou abordagem sobre os critérios de inclusão e avaliação das leis; O palestrante estendeu a sua fala, tornando-a cansativa; A professora Leila Lopes se contradisse em sua fala sobre o uso de pesquisas desatualizadas; A palestrante deixou a desejar na Oficina Objetos de Aprendizagem, pois não passou segurança no que transmitiu - ficou vago 3. Destaques Negativos 2/2

12 a 15 de abril de Universidade Federal de Minas Gerais Belo Horizonte - MG Faltou o item Como tomou conhecimento da realização do evento na ficha de avaliação, para melhor divulgação no próximo evento. Sugestão

DESTAQUES POSITIVOS Disponibilizar/enviar materiais para os Pólos 6; Disponibilizar o material em VHS ou DVD para o Pólo Pedro Gomes, para capacitação e jornada pedagógica nas escolas; A Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância da UFMS tem interesse em se tornar participante ou membro do quadro de associados da ABED. Contato: ou (67) Falar com Prof. Antonio Lino Rodrigues de Sá; Manter os Pólos informados sobre as novas tecnologias. Comentários

Agradecimentos Direção e Equipe UNIDERP Adriano Furtado Alcides Marques Ana Cristina de Oliveira de George e Castro Aurindo de Almeida Lima Junior Celito Espindola Cláudia Regina Brito Fernando Coelho Mirault Fernando Bumlai Gilse Terezinha Perosa Gilson Espindola Gladis Linhares Ivo Arcângelo V. Busato João Batista Assis Maria Massae Sakate Neide Honda Patrícia Rodrigues Pedro Chaves dos Santos Filho Romíria Schaeffer Ferreira Selma Maria Rodrigues Silvia Belamoglie de Carvalho Therezinha de Jesus dos Santos Sanways Terezinha Pereira Braz Wilson Buzinaro Alessandro M.Rocha dos S. Silva Alessandro Ventura Battaglin Aline Kraemer André Martins de Santana Cláudia Malfati Driana E. Becker Barbosa Edinéia Braun Elaine Ramos de Jesus Luiz Ricci Neto Marcio José de Paula Marcio Roberto Perez Mariene Claudia Stopassolli Mario Eduardo Gabeloni Odirley Franco de Oliveira Silas Souza de Alencar Silvana Lopes Nieto Thiago Chagas dos Reis Vanessa Amin Ademir Alberto R. Aquino Arsênio Cabreira Peralda Edson Ferreira da Silva

Associação Brasileira de Educação a Distância Rua Vergueiro, 875 – 12º andar – cjs. 123/ 124 Liberdade – São Paulo – SP – Tel.: – Fax: – Página do evento: Equipe ABED Dezembro 2006