Como é o seu grupo? Extraído de Liderança Cristã, de Nancy G. Dusilek

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pr. Jorge Mário de Oliveira Igreja do Riacho Grande
Advertisements

QUAIS AS POSSÍVEIS CAUSAS? QUANDO PODE COMEÇAR A GAGUEZ?
Técnicas de Conservação
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
JOGOS COOPERATIVOS.
Dez Mandamentos Seculares.
GERENCIAMENTO CONFLITOS E NEGOCIAÇÕES
Psicologia das Relações Interpessoais
Limites, afetividade e ADOLESCÊNCIA, como conciliar?
Conhecendo as Pessoas Liderança Geral – Décima Oitava Aula
Projeto de Capacitação entre as Alianças Bíblicas
DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO
DESPERTAR DO HOMEM E DA MULHER
filho, segundo Dom Bosco.
Regras e limites na educação de crianças
Os tipos de comportamento no meio social
«Ela dará à luz um Filho e tu pôr-Lhe-ás o nome de Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados».
TEXTO BASE: Tito 2.1 “Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina”.
Trabalho em Equipe O trabalho em equipe é um processo baseado em princípios e valores que estão claramente definidos e entendidos. O verdadeiro trabalho.
Abordagem individual/grupal centrada na pessoa
A OPINIÃO DOS OUTROS.
Namoro.
Dez Mandamentos Seculares.
Quartas Especiais Orientação da Criança.
SER ESPÍRITA..
Ciclo de Vida – A Infância
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
O próprio Deus nos chama à liderança.
7 Verdades sobre o propósito de nossa vida:
Amor e Sexualidade.
Conselhos aos IDOSOS.
A Igreja é uma organização ou um organismo?
1 a 2 anos Como se comunica Reconhece o próprio nome. A partir dos 18 meses  começa a criar frases curtas. A criança começa a formar frases com uma palavra.
Grupos na Adolescência Família e Grupo de Amigos
(SIGA ESTES CONSELHOS)
Conflito e Negociação Objetivo: Compreender a maneira pela qual diferentes fatores influenciam as relações interpessoais e como administrar os conflitos.
Maria Antonia, Sarah e Alícia 7ºB
Solidificando seus relacionamentos
1 – Férias do barulho De acordo com o vídeo que você acabou de assistir, dos perigos que estão ocultos nos programas de TV, quais são os dois que mais.
Trimestrais 2012 Escola Sabatina - ABS.
VIVENDO COM UM LÍDER.
CARTA DA TERRA Para crianças.
Desenvolvimento 1. Em que momento marido e mulher começam a conhecer o caráter mutuamente? LA, 105 mutuamente? LA, 105 Ao enfrentar o recém-casado par.
FEEDBACK.
"O DESTINO DE CADA UM".
OS CONFLITOS NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
QUALIDADES NECESSÁRIAS DE UM LÍDER DE PEQUENO GRUPO
EVANGELISMO PÚBLICO.
OBJETIVO Oferecer ao Catequista meios que o ajudem a compreender as características de cada idade e assim indicar pistas para favorecer a sua ação evangelizadora.
11 GRUPOS PEQUENOS E EVANGELIZAÇÃO. 11 GRUPOS PEQUENOS E EVANGELIZAÇÃO.
Psicóloga especialista em Psicoterapia de Orientação Analítica
Provérbios capítulo 22 Bíblia Viva Editora Mundo Cristão.
APRENDENDO A VIVER MELHOR APOIANDO-SE NO AE. Felicidade se relaciona com: Trabalho: sermos úteis e capazes Trabalho: sermos úteis e capazes Lazer: bem.
O Jovem Adventista e o Casamento
Trabalhando em Equipe.
Juntos com todos os povos da Terra nós formamos uma
Razões dos Pequenos Grupos
Auto-Estima e família.
Conceitos básicos do Aconselhamento não-diretivo
CAPITULO 7.
(Winnicott, O brincar e a realidade, pág. 196)
Encontro 2: Planejando Encontros que Edificam
 O Papa Francisco deu 15 conselhos bem simples que podem ajudar a viver a quaresma:
ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL BATISTA PEREIRA MÃOS A OBRA 1. Conheça e proteja as pessoas, animais e plantas -Tenha respeito pelo modo como as plantas, animais.
Temperamentos.
O desenvolvimento do adulto
RESTAURANDO A COMUNHÃO QUEBRADA II CORÍNTIOS 5.18 Pr Josenildo Oliveira Silva PIB/THE,
O QUE É SER VENDEDOR? Quais as Principais Características de Um Profissional de Vendas? Conforme Eduardo Botelho, Qual é o “Perfil” Ideal de Um Vendedor?
Liderança e Relacionamento.
Transcrição da apresentação:

Como é o seu grupo? Extraído de Liderança Cristã, de Nancy G. Dusilek “Se for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens( Rom. 12:18).” Princípio = Pessoas diferentes grupos diferentes. Um bom trabalho se alcança quando se tem uma ampla compreensão dos seres humanos com os quais se lida. Os grupos diferem nos objetivos, organização, membros, idade, ambiente, etc.

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE O SEU GRUPO ? 1 - Pense e converse com as pessoas, isto lhe ajudará a ter uma visão geral do grupo. 2 - Aprenda sobre os objetivos do grupo. Sem objetivo o grupo não chegará muito longe. 3 - Reveja as atividades do grupo e descubra pontos de interesses de todos. 4 - Estude a forma pela qual o grupo pode cooperar com a comunidade. 5 - Observe como o grupo trabalha. Com o tempo, se necessário faça algumas modificações. 6 - Sinta o grau de estabilidade do grupo. Como é vista a entrada de um novo membro, ou a saída de um. A liderança cristã é uma estrada difícil, não asfaltada. Que precisa ser palmilhada com cuidado, atenção e muita dependência de Deus.

Conhecendo as pessoas Defensivo Agressivo Mal-humorado Exibicionista Observador Falante Frágil Calado Desligado Indeciso Sabe-Tudo Fofoqueiro O mais importante, é conhecer que esses tipos existem, que teremos que conviver com elas, mas não ajuizar sobre elas

Normas para o grupo Normas de relacionamento: 1- Falar com todos 2- Permitir que todos se expressem Normas de comunicação: 1- Evitar manifestações de agressividade 2- Trabalhar para quebrar os preconceitos Normas sobre as necessidades: 1- Garantir a livre escolha de todos 2- Ser empático as necessidades de todos Normas sobre sentimentos: 1- A alegria, frustração, simpatia não deve ser reprimido. 2- Ame a todos de igual maneira

É natural que onde vive mais de uma pessoa a crise aconteça Crises no Grupo É natural que onde vive mais de uma pessoa a crise aconteça 5 Fases naturais do ser humano: 1-Dependência. É a fase do bebê, ou primeira infância. 2-Contra-independência. Ocorre entre 8 - 12 anos. É a crise da identidade “quero fazer” mas “ainda preciso contar com você”. 3-Contra-dependência. Adolescência. São os pais querendo segurar por um lado e os filhos tentando tudo para não ficarem presos. 4-Independência. Ocorre na juventude. É a fase da luta pela não dependência total. 5-Interdependência. É a fase da maturidade. A figura dos filhos que procuram os pais para compartilhar.

5 Fases Naturais do Grupo 1-Dependência. É a fase de dependência inteira do líder. Conforme o líder, o grupo existe ou não. 2-Contra-independência. Depende do líder durante muito tempo e se oferecem oportunidades de mudança, geralmente se nega a fazer. 3- Contra-dependência. Aceita as oportunidades de mudança. Sentem que o líder não deve ser uma muleta. Pode ser desagradável, mas o grupo está crescendo. 4-Independência. Há a liberdade de expressar sentimentos. O espaço é aberto para dar e receber críticas. 5-Interdependência. O grupo se torna adulto, amadurecido, pois passou por todas as fazes e sentiu as dores comuns do crescimento.

Conselhos para o líder cristão É necessário ter visões diferentes a respeito de um mesmo problema. Precisamos aprender a discordar das idéias sem rejeitar a pessoa que as formulou. Precisamos aprender que nossas idéias podem ser provisórias e aperfeiçoadas.

Conselhos para o líder cristão Precisamos ser humildes e dar o primeiro passo para a reconciliação com o nosso irmão. Precisamos reconhecer o valos dos outros. Precisamos desenvolver o sentido de trabalho cooperativo, de equipe. Dinâmica: Jogo da invasão