As origens do medo – Causas de medo, podem ser de origem:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Oratória nas Escolas 2013 O que você tem a ver com a Corrupção? BRASIL.
Advertisements

Prof. Ms. José Nabuco Filho
Declaração Universal Dos Direitos Dos.
Corrupção, tráfico de influências, desvios de verbas, etc
Biodiversidade em risco
DOCENTES DO NRE ITINERANTE – ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA ANO 2010
O Esquema dos Sanguessugas
Conceitos e Fontes do Direito Eleitoral
Campanha da Fraternidade de 2009 LEMA: A PAZ É FRUTO DA JUSTIÇA .
Artigo 137 = CP RIXA, O QUE SIGNIFICA? Rixa Simples Rixa Qualificada
Mangueira fecha a rua em protesto violento (manchete de O Globo de sexta-feira, 23 de março de 2007) A mídia, o PCdoB e a consciência.
Ciência Política e Teoria do Estado MAIORIDADE PENAL
Nosso país segue o sistema de democracia representativa.
DOCENTES DO NRE ITINERANTE – ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA ANO 2010
Violência: complexidade e subjetividade
José Adelson de Noronha
Jurisdição e Competência
Cidadania e governança global – ONGs e outras formas de ação.
DIREITO PENAL I OBJETIVO DA AULA: LEI PENAL NO ESPAÇO;
O QUE SÃO CRIME E CRIMINALIDADE?
DIREITO PROCESSUAL CONSTITUCIONAL
Concepção Construtivista *Mitos e verdades
O mundo em nossas mãos 6ºA.
DA NACIONALIDADE – ART. 12 E 13 DA CF
Justiça Pública e Poder Judiciário
Constituição de 1824 X Constituição de 1988
Direitos e Deveres das Torcidas Organizadas
Manuscrito de um Shaumbra Caderno 14 Páginas 48, 49, 52, 53 JUNHO
Campanha da Fraternidade 2009 – CF09: Fraternidade e Segurança Pública
II CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO
Cargos Privativos de Brasileiro Nato
A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES aula 1
Dimensões biológicas e sociais dos processos mentais
REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL SOB O ENFOQUE JURÍDICO
A benção em sentir paz.
Quarta-feira de cinzas
Leis Morais Lei de Liberdade
“Ouvindo o que havia ocorrido, Jesus retirou-se de barco, em particular, para um lugar deserto. As multidões, ao ouvirem falar disso, saíram das cidades.
Jesus ensina a rezar o Pai-nosso!
De acordo com sua experiência ou conhecimento a respeito, quais seriam os principais prejuízos causados à vida pelo tráfico de pessoas.
POLÍTICA A ARTE DE GOVERNAR.
Texto I O que vemos no país é uma espécie de espraiamento
Democracia.
Os Estilos de Liderança
Profº Carmênio Barroso
Lei n.º 8.429/92 – Improbidade Adm.
EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE
Cont. Câmara dos Deputados
DIREITO PENAL PARTE GERAL II
Em janeiro de 2015, os brasileiros ficaram chocados com a notícia do fuzilamento de Marco Archer, brasileiro que foi preso em 2004 na Indonésia e condenado.
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho
Psicologia Aplicada ao Direito Prof.ª Carla Bittencourt Lorusso
Perigos na Internet EB nº2 de S.Silvestre.
Proposta de trabalho nº2 Educação Sexual Nas Escolas
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho1 ASSUNTO: NACIONALIDADE (TEXTO - 11) OBJETIVOS: APLICAR OS DISPOSITIVOS CONSTITUCIONAIS EM SITUAÇÕES QUE ENUMERAM OS DIREITOS.
CRIMES ELEITORAIS SISTEMA SATELITÁRIO LFG
Trabalho de área de projecto
Gabriela Marques Miriam Oliveira
Disciplina: Filosofia Prof° Álvaro Trabalho Elaborado por 2°H INTRODUÇÃO.
Exclusão epistémica da crimigração António Pedro Dores, ISCTE-IUL, Jun 2012.
Às vezes acontece que a fim de que surja uma nova identidade, não somente devem ocorrer as mudanças internas, mas as estruturas externas na vida de.
QUER SABER PORQUE O BRASIL É RICO E SEU POVO ESTÁ POBRE?
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos BRASÍLIA – DF Junho de 2006 PROGRAMAS.
Origem da palavra CORRUPÇÃO COR.RUP.ÇÃO – s.f.(Substantivo Feminino) Proveniente do Latim corruptione 1. Ação ou efeito de corromper (-se) 2. Depravação.
Racismo Área curricular: Cidadania Profª: Conceição Jorge
DIREITO PENAL - PARTE GERAL I. VALIDADE DA LEI PENAL NO TEMPO  INTRODUÇÃO  Em regra: a lei penal tem por objeto apenas comportamentos cometidos durante.
Violência contra jornalistas Um atentado contra a liberdade de expressão Federação Internacional dos Jornalistas – FIJ Federação Nacional dos Jornalistas.
DEMOCRACIA E IMPEACHMENT Democracia Do grego demo= povo e cracia=governo, ou seja, governo do povo. Sistema em que as pessoas de um país podem participar.
LEI PENAL EM RELAÇÃO ÀS PESSOAS. A lei penal, em regra, deve ser aplicada a todas as pessoas que se inserem em seu âmbito de aplicação. No entanto, o.
Transcrição da apresentação:

As origens do medo – Causas de medo, podem ser de origem: – O medo é um inquietação para a preservação da vida humana, pois ele sempre se manifesta diante das situações de perigo aparente ou real. – Causas de medo, podem ser de origem: Natural – causado por causas naturais que ameaçam a vida humana, como terremotos, maremotos, tempestades, vulcões, doenças, animais cuja presença representa um risco como os violentos ou os peçonhentos, etc.

O medo como gerador da violência A indústria do medo A sociedade em que vivemos não tem como fundamento principal a pessoa humana, mas sim o econômico, de modo que tudo deve contribuir para o lucro. Assim, a busca do lucro se faz presente diante de todas as situações como uma grande força devoradora que submete tudo a si. Cf. MARCUSE, H. Eros e civilização.

O medo como gerador da violência Aqui encontramos as causas da existência da indústria do medo, que inclui sistemas de defesa, alarmes, vigilância, escolta, monitoramentos, blindagens, seguros dos mais diferentes tipos, etc.

O medo como gerador da violência LUCRATIVIDADE DA INDÚSTRIA DE SEGURANÇA ELETRÔNICA A lucratividade da indústria de segurança eletrônica esta em ascensão de 15% em 2007 em relação ao ano passado, chegando a R$ 1,265 bilhão.

A impunidade nas altas rodas do crime Corrupção, tráfico de influências, desvios de verbas, etc., estão sempre presentes no nosso noticiário. Este tipo de crime é o que traz as conseqüências mais trágicas para a nossa sociedade, como fome, desemprego, doenças, analfabetismo, recessão da economia, etc. No entanto, dificilmente alguém é condenado pela prática de tais crimes, por serem considerados não convencionais.

Foro privilegiado, prisão especial e imunidades Embora todos sejam iguais perante a Lei, alguns têm foro privilegiado, como militares, deputados, senadores, presidente, ministros, etc. Também existem as prisões especiais para quem comete o crime do colarinho branco (Tremembé, SP), além das imunidades mesmo quando cometem crimes comuns.

Manchetes. “Brasil pune apenas 7% dos crimes de colarinho branco.” Na edição do jornal O Globo de 17 de junho de 2007. “Brasil pune apenas 7% dos crimes de colarinho branco.” Era uma referência à Lei n. 8.429, de 02 de junho de 1992. Criada para coibir a corrupção no pais”. Passados 15 anos, a Lei de Improbidade Administrativa debuta deixando as promessas para trás e se consolidando com a mais nova marca da impunidade no pais. 7

Manchetes. Na edição do jornal O Globo de 18 de junho de 2007. Manchete de primeira pagina: “Em 40 anos, nenhuma ação criminal no STF deu punição.” O Supremo Tribunal Federal (STF) abriu, desde 1968, 137 processos criminais contra deputados, senadores, ministros e um presidente da Republica, mas não condenou um deles sequer desde então.

Tipos de violência Violência física- implica em atuação sobre uma realidade corpórea. Diante dela, a reação da sociedade é quase sempre contrária, chegando a causar diversos tipos de mobilização.

Tipos de violência Exclusão social e violência A falta dos recursos básicos para uma vida digna e, até mesmo, para a sobrevivência física das pessoas. A exclusão social é uma das principais causas de violência no nosso país

Violência: 0,3% dos presos no Brasil tem o ensino superior. O crime organizado não é de causa socioeconômico. É formado pelo que sobrou do socioeconômico, esta fora desta realidade, é o que foi excluído, jogado fora do econômico e do social. O Brasil não é um país racista mais tem três raças.