Glauco Arbix Universidade de São Paulo - USP 13 de dezembro de 2006 CGEE – ABDI – FIESP - ANPEI Inovação Tecnológica e Segurança Jurídica Ambiente Institucional para Inovação
1.Investir em Conhecimento e Inovação para acelerar e sustentar o crescimento 2.Tornar o Brasil um país mais atraente para o investimento, externo e interno 3.Gerar mais e melhores empregos Três pilares para uma estratégia de crescimento
Investir em Conhecimento e Inovação para acelerar e sustentar o crescimento
Muitas vezes falamos de inovação como algo mágico, avesso a qualquer controle, cultivo ou planejamento. Quando olhamos para a história, porém, percebemos que não é assim. O florescimento da inovação se dá ao longo do tempo, no espaço e em determinadas condições Samuel Palmisano, IBM
Inovação Inovação é o processo de criação de um novo valor na intersecção entre o negócio e a tecnologia Inovação não se refere somente à mudança tecnológica Novos produtos Novos métodos de produção Novas fontes de fornecimento Nova maneira de explorar novos mercados Novo modo de organizar os negócios
Quais as características das empresas brasileiras que mais crescem? O IPEA acompanhou os indicadores econômicos de empresas industriais brasileiras no período de 7 anos ( Acima de 30 pessoas ocupadas). Classificação por crescimento em 4 grupos (quartis): 1.Inferior 2.Médio inferior 3.Médio superior 4.Superior Crescimento foi definido como a taxa de crescimento do faturamento da firma em relação ao seu setor industrial (CNAE 3 dígitos) no período 1997/2003
Cresce quem tem escala de produção e é mais produtiva
Cresce quem exporta e inova
Cresce quem emprega mão-de-obra mais qualificada
Cresce quem investe em inovação
Esforço permanente para aumentar o dinamismo da economia A implementação de um programa de Política Industrial com foco na Inovação não deve ser passageira nem contingente. É necessidade permanente. O Brasil precisa estimular de modo permanente a diversificação de seu sistema produtivo e tecnológico. Caso contrário, perderá ainda mais espaço para países como a China e índia Intensificar a execução da Política Industrial e concentrar suas ações na diferenciação de produtos, capacitação e inovação tecnológica
Investir em Conhecimento e Inovação para acelerar e sustentar o crescimento Transformar em política de estado o esforço pela ciência, tecnologia e inovação Facilitar o surgimento de novas empresas, incentivar o empreendedorismo e todas as formas de inovação empresarial Desenvolver sistemas de métrica da inovação, para a indústria, serviços e agricultura Criar um grande programa de financiamento à inovação, unificando os diversos programas existentes Intensificar a reestruturação do INPI Incentivar a disseminação de processos baseados em tecnologias de informação Estimular o uso sustentado de energias renováveis e fortalecer as sinergias entre a proteção ambiental e o crescimento
Questão chave: não há mecanismos de financiamento adequados à P&D Fonte: PINTEC2000 e 2003 Cerca de 19% das empresas inovadoras usaram algum apoio do governo em suas atividades inovativas. Os mecanismos de incentivo à inovação tecnológica estão geralmente apoiados em incentivos fiscais, que, isoladamente, são ineficientes para apoiar P&D. Principais problemas apontados pelos empresários: Elevados custos da inovação (82,8%) Riscos econômicos excessivos (76,4%) Escassez de fontes de financiamento (62,1%) Mais de 90% dos gastos das empresas industriais com P&D são recursos próprios ou privados
Aumentar a qualidade do gasto público com P&D e focalizar as ações da Política Industrial Apoiar a engenharia e P&D nas empresas concentrando recursos em um grande programa catalisador dos esforços. Um programa de financiamento da inovação no longo prazo. Ponto de partida: construir um Fundo especial de R$ 8 bi (integralização de R$ 1 bi/ano. Recursos do FAT) Meta 1: aumentar investimentos das empresas em P&D como percentual do faturamento de 0,6% para 1,5%, em 8 anos. (P&D interno e compra de P&D externo). Dos atuais R$ 5,1 para R$ 13 bi/ano. Meta 2: Dobrar o número de graduados e pós- graduados ocupados em P&D nas empresas, em 8 anos.
EXPORTAÇÃO Evidências apontam para um aumento na probabilidade das firmas se tornarem exportadoras A diferenciação de produtos implica preço-prêmio nas exportações PRODUTIVIDADE Firmas inovadoras têm maior faturamento, são mais produtivas e geram mais impostos. Existe relação positiva entre investimento em inovação, produtividade e crescimento. RENTABILIDADE Maior retorno dos investimentos em inovação incrementa a rentabilidade das firmas. EMPREGO Firmas inovadoras pagam melhor e oferecem melhores condições de trabalho. Inovar para sustentar o crescimento Crescimento Aumento de arrecadação de impostos Melhora no perfil da pauta comercial Mudança no perfil de emprego e renda Aumento da produtividade do capital Proposta Aumentar o esforço inovativo de 0,6% para 1,5% / faturamento. Concentrar a Política Industrial num grande programa de financiamento de longo prazo.
No IEA-USP: Observatório da Competitividade e Inovação para o Desenvolvimento No IEA-USP: Observatório da Competitividade e Inovação para o Desenvolvimento Projeto instalado na USP, patrocinado pela ABDI com articulação e suporte técnico do IPEA e do CGEE. Fornecer informação e análise para melhorar o desempenho das empresas. Monitorar, mensurar e avaliar processos de competitividade e inovação no Brasil. Desenvolver pesquisas, novas metodologias e métricas específicas. Apoiar a elaboração, acompanhamento e execução de políticas de inovação.
Obrigado! Obrigado!
Crescimento Emprego Educação Redução da pobreza e desigualdade Democracia Estabilidade Social Democracia. Coesão social e redução da desigualdade. Fortalecer Rede de Proteção Social. Estabilidade Econômica Plano de 10 anos para aumentar o investimento, estimular crescimento e criação de empregos. Investir em tecnologia e inovação para requalificar o sistema produtivo e gerar emprego e renda. Aumentar investimento público e privado. Montagem de sistema de crédito barato e de longo prazo. Incentivo à inovação tecnológica. Políticas para o emprego com foco nas empresas. Continuidade das reformas Tributária, Previdenciária, Trabalhista, Política e do Judiciário. Qualidade do gasto. Melhorar ambiente de negócios, com regras estáveis e marcos regulatórios claros. Desonerar produção.