Universidade Federal do Rio de Janeiro Laboratório de Pesquisa em Tecnologias da Informação e da Comunicação PORTAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNIDADES VIRTUAIS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bem-vindos!.
Advertisements

Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Encontro com professores
A Educação do Nosso Tempo
Universidade Federal do Rio de Janeiro Laboratório de Pesquisa em Tecnologias da Informação e da Comunicação APRENDIZAGEM EM MUSEUS COM USO DE TECNOLOGIAS.
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Caio Tales Álvares da Costa - UNAERP -
Fernanda Barbosa Ferrari, M.Eng. Édis Mafra Lapolli, Dra.
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
“Modelo de qualificação profissional para portadores de deficiência auditiva, com utilização de tecnologias de comunicação e informação”
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Universidade de Aveiro
O USO DO SOFTWARE LIVRE JOOMLA NO DESENVOLVIMENTO DE WEB SITES FOCANDO A USABILIDADE NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Maria Irene da Fonseca e Sá Anne Caroline.
Programa e Plano de Ensino
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
Material Didático Digital Metodologia Pró-MaDiMM
A Avaliação no processo ensino-aprendizagem: problemas encontrados
Fatores Críticos para a Viabilização da EAD na Universidade Experiência do professor no uso das tecnologias em ambiente presencial Existência de grupos.
Estacionando um Caminhão
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE.
Universidade do Sul de Santa Catarina Fundação Pública de Direito Privado – Criada em 1964; Reconhecida como Universidade em 1989; 04 campi e 09 unidades.
Aline Vasconcelos D.Sc. em Sistemas e Computação/COPPE UFRJ
Apresentação da Disciplina GPR – Gestão de Projetos
Cooperação Internacional no Continente Africano: fortalecimento e ampliação da formação de técnicos em saúde Salvador Julho de 2007 Filme.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Projeto de Desenvolvimento, Manutenção e Suporte Tecnológico do Labime
Encontro Nacional das Entidades Executoras do PROEP / MEC
Diretrizes Curriculares Centro Paula Souza
Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Paula Maria Abrantes Cotta de Mello Coordenadora do SiBI/UFRJ
ELISABETE CARIA MORAES TERESA GALLOTTI FLORENZANO
Visão Geral A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo.
Avaliação em EAD apoiada por Ambientes Colaborativos de Aprendizagem
ADEMILDE SILVEIRA SARTORI
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros
A Coordenação de Portais da STIC/UFRJ "Eu não me envergonho de corrigir os meus erros e mudar as minhas opiniões, porque não me envergonho de raciocinar.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
CURRICULO +.
Rodrigo Pacca / Daniel Novaes Desenvolvendo o Empreendedorismo na Universidade.
NTE RJ10 - São Pedro da Aldeia - RJ
11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED
Instituto UFC Virtual e o PROINFO Experiências em Cursos a Distância
1º Seminário Nacional de Monografia A Utilização das Tecnologias de Informação na Disciplina de Técnicas de Pesquisa – a experiência recente no IE-UFRJ.
Pós-evento do 3º Congresso Brasileiro de Tecnologia Educacional
Sistema de Mapeamento de Competências
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
Observatório - EPT NÚCLEO DE TECNOLOGIA. Função: Gerar soluções estratégicas através da aplicação e desenvolvimento de ferramentas de TI. A coordenação.
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
1 Profa. Dra. Clara Dornelles Julho de Licenciatura em Letras (UFSC, 1996) Mestrado em Letras (UFSC, 2000) Doutorado em Linguística Aplicada (Unicamp,
Curso de Especialização em Mídias na Educação
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
Contato: ARQUITETURA PARA CAPACITAÇÃO DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE EM SAÚDE BUCAL UTILIZANDO UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM.
Apresentação. HISTORIA DO SGC SISTEMA INTEGRADO Sistemas Anteriores a 1994 : SIA3 Relação de frota em diante analise das informações para o desenvolvimento.
1 Luís Cláudio Dallier Saldanha Análise da pesquisa em EaD.
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
Laboratório de Ensino a Distância
Campus Virtual de Saúde Pública Brasil Costa Rica – Maio/2007.
Proposta de Desenvolvimento Institucional e Tecnológico FASERT e Colégio Saber Dr. Renato M.E. Sabbatini Maio de 2007 Confidencial.
Campus Virtual de Saúde Pública Brasil ENCONTRO NACIONAL DE ESCOLAS DE GOVERNO EM SAÚDE ENSP/Fiocruz
TALLER CVSP Mexico Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP) Constitui-se numa rede de pessoas e instituições que compartilham o propósito de facilitar.
A tecnologia DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) a favor da agilidade na CONCLUSÃO das Atividades Complementares em cursos a distância Ana Cristina Gobbo.
Princípios Pedagógicos da EaD na Contemporaneidade. Preparação adequada do instrutor, apoio e tutoria.
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
Ciências da INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO & COMPUTAÇÃO  Mapa Conceitual – Um Ambiente  Trabalho Colaborativo, Mídias Digitais Multimodalidade, Web 3.0 e o.
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
Transcrição da apresentação:

Universidade Federal do Rio de Janeiro Laboratório de Pesquisa em Tecnologias da Informação e da Comunicação PORTAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNIDADES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM Rodrigo Amorim Mota Cristina Jasbinschek Haguenauer Fabiana Macieira Lawinscky Francisco Cordeiro Filho

Antecedentes Pesquisa sobre Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Sistemas de Gerenciamento de Aprendizagem e Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo aplicados à Capacitação Profissional. (Haguenauer, et al, 2001, 2002, 2003, 2004, 2005, 2006 e 2007).

Foco Experiência da utilização da Plataforma JOOMLA; suporte à criação de Comunidades virtuais (de aprendizagem e prática); eventualmente – suporte ao ensino presencial.

Equipe - projeto equipe de TI (Latec/UFRJ); suporte de hospedagem/TI/segurança) (NCE/UFRJ); design gráfico; diagramação; produção e tratamento de conteúdo; revisão de texto; especialistas consultores de conteúdo.

Equipe – pesquisa alunos de iniciação científica; monografias de final de curso; dissertação de mestrado; envolveu duas unidades da UFRJ F aculdade de Letras - Programa Interdisciplinar de Lingüística Aplicada; Escola de Comunicação - Laboratório de Pesquisa em Tecnologias da Informação e da Comunicação.

Integração ensino - pesquisa - extensão

Objetivo desta Pesquisa A) Avaliar a plataforma Jommla e suas ferramentas; B) analisar estratégias para apoio a CV; C) O bservar o comportamento da CV;

Portais de Informação e Comunidades virtuais

Joomla CMS Software livre

Resultados - Análise do Joomla arquitetura, módulos, funcionalidades implementação, manutenção, segurança, configuração, publicação, diagramação, mídias.

São Paulo,02/09 Pará, T. (UFRJ) 11 LATEC/UFRJ Contatos Tels. (21)