Avaliação: o que fazemos? Parcerias: com quem fazemos?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ministério da Educação
Advertisements

Definição do público-alvo:
FORTALECENDO A INSTITUCIONALIZAÇÃO E OS CONCEITOS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO NO BRASIL: uma agenda para todos Profa. Dra. Maria Ozanira da Silva e Silva.
POMMAR/USAID-Partners
III – ANÁLISE AMBIENTAL
Tipos de Indicadores Por Carlos Reis.
Avaliação: o que fazemos? Avaliação de resultados,
PARCERIAS: COM QUEM FAZEMOS?
Curso de Gestão da Transparência em Organizações da Sociedade Civil
O ambiente organizacional
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
COOPERAÇÃO TÉCNICA BRASIL – ESPANHA Brasília, 23 e 24 de abril de 2009 PROJETO DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO SOCIAL DO.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Ampliação da faixa etária do Programa Bolsa Família
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
Apresentação do Projeto
A Promoção da Prática Baseada em Evidências em Nível Global através da Pesquisa: como eliminar lacunas no financiamento e na publicação Moisés Goldbaum.
GTPT - Prospecção Tecnológica – Coordenador: Brittes (CPFL)
LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS
Os desafios de nossa realidade exigem uma nova articulação dos espaços e dos atores para construir o futuro. O conceito de poder local :protagonismo,
Luiz José Maria Irias Cláudio Buschinelli
ENCONTRO COM A COORDENAÇÃO MBA SEGUROS
2ª Oficina temática Gestão: como fazemos?
dos serviços/processos
COMISSÃO DE ESTUDOS DE PREVISÃO E ACOMPANHAMENTO DA CARGA
Metodologia para Melhoria da Gestão em Organizações do Terceiro Setor
Análise da Oferta de Mercado
Particularidade da Gestão no Terceiro Setor e Desenvolvimento Institucional em ONGs Carolina Andion.
TIPOS DE ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL
Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciano Costa.
16 de novembro de 2010, Rio de Janeiro
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
Núcleos de Extensão e Relações Comunitárias da UNISC
A ATUAÇÃO DA FAS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS AO SOCIAL
CBVE AGO – Fev/2013 Prata da Casa Programa Attitude Fevereiro, 2013.
10 Ms Ferramenta para o Intra-empreendedor analisar sua organização
PLENÁRIA FINAL.
QUEM SOMOS Agência de Desenvolvimento da ONU, criada
A Secretaria Estadual do Trabalho, foi criada pela lei em 11 de novembro de 2003, com o objetivo de implantar Políticas Públicas de qualificação.
Trabalho realizado por
10 DE AGOSTO - 19h COCKTAIL DE ABERTURA DO I SEMINÁRIO NACIONAL CRIANÇA NÃO É DE RUA MESA DE ABERTURA COM REPRESENTANTES DO SISTEMA DE GARANTIA DOS DIREITOS.
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO Antônio Brasil – Tomé-Açu/PA
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Metodologia de Monitoramento, Acompanhamento e Orientação
Aprendendo a montar sua empresa...
GESTÃO DE PROJETOS Aula 5 1.
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
1 PROGRAMAÇÃO – EVENTO MAPA ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO UFAC PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE RIO BRANCO, 07 E 08 DE OUTUBRO.
Divisão da Qualidade Assegurada Departamento da Qualidade
MODELO DE PROJETO DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
Marco Lógico Um método para elaboração e gestão de projetos sociais Luis Stephanou abril de 2004 (refeito em agosto de 2004)
2º Encontro dos Selecionados GMM 29 de Setembro de 2006.
MDIC STI MEC SEMTEC MTE SPEE Oficina de Educação Corporativa oportunidades / desafios PANORAMA DA EDUCAÇÃO CORPORATIVA NO CONTEXTO BRASILEIRO Afrânio Carvalho.
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
Escola de Formação Política Miguel Arraes
REZILDA RODRIGUES OLIVEIRA
Trabalho de Conclusão do Curso
Aula 2 – Elementos necessários para a Avaliação Econômica
EFICÁCIA DE PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE REALIZADO EM CONDIÇÕES MACROESTRUTURAIS ADVERSAS UIPES / ORLA / Sub-Região Brasil 1ª Vara da Infância e.
PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA Tem como foco de atuação a ação preventiva, protetiva e proativa, reconhecendo a importância de responder as necessidades humanas.
Célia Cruz | Renata Brunetti CASE STATEMENT.  Identificar pontos fortes e fracos (existentes) e pontos a desenvolver (inexistentes) no ambiente interno.
Professor(es) Apresentador(es):
Encontro Aflatoun no Brasil, Educação Social e Financeira “Experiências com crianças e adolescentes participando de programas orientados à cidadania financeira”
Dezembro de O IGS e o fortalecimento da Governança Social em MG Termo de Parceria Firmado em Outubro de 2007 entre o Governo do Estado de Minas.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Transcrição da apresentação:

Avaliação: o que fazemos? Parcerias: com quem fazemos? 5ª Oficina temática Avaliação: o que fazemos? Parcerias: com quem fazemos?

Agenda Manhã Tarde Horário Atividades 8:30 às 9:00 Boas Vindas e abertura 9:00 às 9:30 Apresentação da matriz de resultados e impacto com base nas informações enviadas pelas ONGs 9:30 ÀS 10:00 Discussão e validação nos grupos 10:00 às 10:15 Intervalo 10:15 às 10:00 Plenária e validação final 11:00 às 12:00 Apresentação de sistemas de avaliação Manhã Horário Atividades 13:30 às 14:00 Retorno e avisos 14:00 às 14:45 Apresentação da Plataforma Transparência 14:45 às 15:45 Exercício sobre parcerias 15:45 às 16:00 Intervalo 16:00 às 17:00 Partilha do exercício sobre parcerias 17:00 às 17:30 Avaliação e fechamento Tarde

A avaliação nas ONGs do transparência: o que fazemos?

Visão Geral 10 ONGs deram o retorno e enviaram seus principais indicadores (Horizontes, APABB, Ilhas do Brasil, Casa da Criança, ASAS, ACPM, ACIC, SERTE, Harmonia na Terra, ICom) Todas avaliam resultados dos projetos/serviços Maioria não apresenta indicadores institucionais (referentes a programas), de impacto e de satisfação sistematizados Ênfase em indicadores quantitativos e que demonstram a abrangência mais do que a qualidade dos resultados Poucos indicadores específicos

Indicadores comuns Quantidade de pessoas atendidas por faixa etária e tipo ____Crianças - 0 até 5 anos ____Crianças – 6 a 11 anos ____Adolescentes - 12 a 19 anos ____Jovens – 20 a 24 anos ____ Adultos (de 24 anos a 60 anos) ____ Idosos (mais de 61 anos) ____Pessoas com deficiência ____Portadores de HIV/AIDS ____Negros ____Indígenas ____Outros grupos atendidos, quais

Indicadores comuns No de desligamentos dos projetos/serviços Quantidade de famílias atendidas Quantidade de instituições atendidas por tipo ____outras ONGs ____Escolas ____Movimentos Sociais ____Outros (Quais?) Depoimentos dos stakeholders

Indicadores específicos Quantidade de horas de capacitação/formação (inserção profissional) Quantidade de pessoas inseridas no mercado de trabalho (inserção profissional) Total de recursos investidos em outras organizações (investidoras) Número de refeições oferecidas/ano Geração de renda (renda per capita gerada em programas de geração de renda) Número de atendimentos realizados (saúde) Identificamos outros indicadores específicos que não estão aqui contemplados?

Indicadores socioambientais Devemos medir o impacto socioambiental da ação das ONGs? - Insumos consumidos ou economizados (energia, água, materiais) - Resíduos produzidos ou reciclados - Impactos ambientais gerados Identificamos outros indicadores específicos que não estão aqui contemplados?

Escopo e abrangência da avaliação Características Avaliação informal Não possui metodologia definida, nem sistematização. Não há indicadores. Baseia-se em evidências que não são registradas. Avaliação de resultados dos projetos Possui metodologia e sistemática definida, além de registro de resultados quantitativos e qualitativos dos projetos. Avaliação institucional Envolve a avaliação dos programas, buscando evidenciar o alcance dos objetivos organizacionais e da missão. Visão sistêmica.

Quando avaliar? Impacto Efeitos idéias Marco zero Diagnóstico contexto decisões e novas perguntas contexto elaboração da intervenção sistematização avaliação implementação gestão Somativa Resultados Formativa Processo

Avaliação de satisfação Avaliação de resultados Tipos de avaliação Tipo de avaliação Pergunta chave Foco Avaliação de satisfação Os projetos/serviços atendem a necessidade dos usuários? Como eles percebem os projetos e serviços? Quais pontos fortes e fracos? Processos Eficiência Avaliação de resultados Os resultados previstos pelos projetos, serviços estão sendo cumpridos e atendem a missão da organização? Resultados Eficácia Avaliação de impacto Os resultados atingidos estão gerando mudança/transformação social? Quais os efeitos produzidos pela ação da organização? Impactos dos projetos/ serviços e da organização

Parcerias: com quem fazemos?

O que é uma parceria? Associação em que a soma das partes representa mais do que o somatório individual dos seus membros, pois, por meio da parceria, há um fortalecimento mútuo para atingir um determinado fim. Noleto, 2004

Existem diferentes tipos de parceiros Investidores Aliados Estratégicos Apoiadores ONGs similares que atuam na mesma causa Fornecedores Universidades e Centros de Pesquisa Instituições Beneficiadas Outros (?)

Identificando meus parceiros Quem são meus principais Investidores (que financiam a minha organização)? (Nomear)

Identificando meus parceiros Quem são meus Aliados Estratégicos (que atuam em cooperação comigo em programas ou projetos)? (Nomear)

Identificando meus parceiros Quem são meus principais Apoiadores (técnicos ou institucionais)? (Nomear)

Identificando meus parceiros Quem são as principais ONGs similares (que atuam na mesma área) com as quais me relaciono? (Nomear)

Identificando meus parceiros Quem são meus principais Fornecedores (dos quais eu compro produtos e serviços)? (Nomear)

Identificando meus parceiros Quem são as principais Universidades e Centros de Pesquisa que me relaciono? (Nomear)

Identificando meus parceiros Quais são as principais instituições beneficiadas pelo meu trabalho? (Nomear)

Identificando meus parceiros Que outras parcerias relevantes devo mencionar no Transparência? (Nomear)

Foi um prazer trabalhar com vocês Muito obrigado! Foi um prazer trabalhar com vocês carol.andion@terra.com.br 9161-8167