COMPETÊNCIA LÓGICO-MATEMÁTICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A prova do ENADE em Administração avaliará se o estudante desenvolveu, no processo de formação, habilidades e competências para:
Advertisements

Conferência realizada no Departamento de Medicina Preventiva e Social
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Teoria de Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo
Matemática para todos Educação Básica
Núcleo de Assessoria Pedagógica Unisal – Lorena 2006
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
A AULA E SEUS MOVIMENTOS Paulo Ronca
DA PERIFERIA PARA O CENTRO E O PAPEL DO FUTURO
Epistemologia genética – Jean Piaget
2º encontro – Professores Maio de 2012
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
POR QUE PLANEJAR!.
O trabalho com conceitos em História
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
ARTICULAÇÕES ENTRE ÁREAS DE CONHECIMENTO E TECNOLOGIA
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Concepções de Aprendizagem.
OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO
PARADIGMAS POSITIVISTA INTERPRETATIVO SÓCIO-CRÍTICO
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Jogos e brincadeiras Quais jogos ou brincadeiras foram marcantes na sua vida escolar?
Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
Teoria Psicogenética de Piaget
que se fundamenta numa concepção de aprendizagem
Metodologia: Piaget e Vygotsky
Ensaios Pedagógicos PARA UMA CULTURA DAS DIFERENÇAS Lino de Macedo
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
Construindo o futuro do seu filho!
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Está sujeita a três elementos fundamentais:
INTERACIONISMO X BEHAVIORISMO
A TEORIA PSICOGENÉTICA DE PIAGET
A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA EM AMBIENTES INFORMATIZADOS
VYgotskY e a pedagogia A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM E A PEDAGOGIA
O aluno elaborando conceitos
O que é ensinar história?
Elaborado por: Anuar D. Morais Marlusa B. da Rosa Rosália Lacerda Porto Alegre, 20 de abril de 2010.
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 02
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Competências e Habilidades
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PROFESSORA ZÉLIA TURIBIO
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
A Epistemologia Genética de Jean Piaget
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
FACIMINAS – Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Gerais Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aprendiz: Dunalva Elenita Prof. Gilca Vilarinho.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DA MATEMÁTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO.
Jean Piaget ( ) biólogo suíço
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Ensino Fundamental Objetivos definidos pelos PCNs
Situação de Aprendizagem
Os pilares da educação, segundo a UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura)
Mitos sobre o ato de escrever
Como desenvolver as implicações de Piaget utilizando mapas conceituais? G4 - Camila e Patricia.
Psicologia da Educação (Educação Física e Ciências Biológicas)
Psicologia da Educação
Psicologia, Infância e Educação
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
J EAN P IAGET S UÍÇA ( ). EPISTEMOLOGIA GENÉTICA Como o pensamento humano se desenvolve? Como adquirimos a capacidade cognitiva da qual dispomos?
Transcrição da apresentação:

COMPETÊNCIA LÓGICO-MATEMÁTICA Conhecimento Físico: é o conhecimento dos objetos da realidade externa que podem ser conhecidas pela observação (ex. cor e peso); Conhecimento Lógico-matemático: coordenação de relações criada mentalmente pelo indivíduo entre os objetos; Conhecimento Social: não existe uma relação lógica ou física entre o objeto e o conhecimento deste objeto. Conhecer é sempre uma ação que demanda esquemas de assimilação e acomodação, num processo constante de reorganização, que é fruto da atividade daquele que interage com o mundo.

Para construir esta competência, o sujeito precisa estabelecer novas relações com os objetos; Relações que estão na mente do sujeito; Construído num processo de “invenção” e “reinvenção”; Estrutura-se a partir da abstração reflexiva e construtiva, com origem na coordenação das ações que a criança exerce sobre os objetos; As atividades serão desafiadoras, estimulantes da procura, da busca constante e a elaboração de respostas múltiplas;

Estratégias do professor estarão centradas na iniciativa do aluno, valorizando o conhecimento que ele já traz e avançando com ele na descoberta de novas formas de trabalho; O professor evidencia uma postura mediadora que contribuirá para que o aluno seja conhecedor de sua realidade, criativo, mais crítico e participativo; O desenvolvimento do pensamento lógico-matemático atende as necessidades das próprias crianças de construírem conhecimentos que incidam nos mais variados domínios do pensamento, assim como corresponde a uma necessidade social de instrumentalizá-las melhor para viver, participar e compreender um mundo que exige diferentes conhecimentos e habilidades.

ESTA COMPETÊNCIA É DESENVOLVIDA QUANDO: A COMPETÊNCIA LÓGICO-MATEMÁTICA ESTÁ NA DEPENDÊNCIA DO DESENVOLVIMENTO DE OPERAÇÕES COGNITIVAS A SEREM DESENVOLVIDAS. ESTA COMPETÊNCIA É DESENVOLVIDA QUANDO: OS ALUNOS TÊM PROBLEMAS A RESOLVER E DECISÕES A TOMAR EM FUNÇÃO DAQUILO QUE DESEJAM PRODUZIR; OS ALUNOS PRECISAM ENFRENTAR CONTRADIÇÕES E PENSAR SOBRE O CONTEÚDO NECESSÁRIO PARA ORGANIZAR AS IDÉIAS; AS HABILIDADES COGNITIVAS ENVOLVIDAS NO PROCESSO VÃO ADQUIRINDO MAIOR COMPLEXIDADE...