Curso de Difusão Cultural

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Transcrição da apresentação:

Rodrigo Ratier rratier@gmail.com Curso de Difusão Cultural A influência da política e da economia na comunicação (Por Oona Brant, Marcel Gomes e Rodrigo Ratier) Rodrigo Ratier rratier@gmail.com

A PERGUNTA FUNDAMENTAL Quem são os donos da mídia? Quais são seus interesses? Políticos Econômicos Culturais

O DIAGNÓSTICO FUNDAMENTAL Qual a situação política, econômica e cultural dos meios de comunicação no Brasil e no mundo?

A RESSALVA FUNDAMENTAL O ataque ao determinismo Descobrir interesses políticos, econômicos e culturais explica parte do discurso da mídia, mas não todo o seu discurso Descobrir esses interesses não significa respaldar o discurso de que existe manipulação (moldar com a mão)

O CONFLITO FUNDAMENTAL JORNALISMO X CAPITALISMO

JORNALISMO X CAPITALISMO Categorias do Jornalismo Interesse público Honestidade intelectual Independência crítica Categorias da Empresa Interesse privado Obtenção de lucro Competição

OS CONFLITOS DO CAPITALISMO Posse da empresa (dos meios de produção) Interesses políticos Interesses econômicos Interesses culturais 2) Sustentabilidade da empresa Publicidade Venda em banca/assinatura Apoio institucional

OS CONFLITOS DO CAPITALISMO Tendência atual: a concentração de propriedade CAPITALISMO MONOPOLISTA GLOBALIZADO Fusões, megacorporações, concentração de propriedade

TIPOS DE CONCENTRAÇÃO HORIZONTAL: monopólio/oligopólio em uma mesma área VERTICAL: controle por um só grupo de todas as etapas do processo de produção e distribuição PROPRIEDADE CRUZADA: detenção de vários meios de comunicação por um mesmo conglomerado CONCENTRAÇÃO EM CRUZ: reprodução da propriedade cruzada em nível local ou regional

CONCENTRAÇÃO INTERNACIONAL 1980 50 companhias respondiam por 90% do faturamento com informação e entretenimento 1990 menos de 25 companhias controlam os mesmos 90%

CONCENTRAÇÃO INTERNACIONAL Agências de informação: o domínio das “cinco irmãs” France Presse (FRA) United Press International (EUA) Associated Press (EUA) Reuters (ING) Ansa (ITA) Elas controlam a maior parte das informações veiculadas no mundo

BRASIL: LEGISLAÇÃO § 5º do artigo 220 da Constituição Brasileira que deveria impedir oligopólio dos meios de comunicação art. 221: criaria exigências mínimas de programação para emissoras de rádio e televisão Mas não há regulamentação

CONCENTRAÇÃO NO BRASIL No Brasil, a concentração de propriedade é anterior ao processo de globalização Diários Associados. Chatô, o nosso Cidadão Kane

CONCENTRAÇÃO NO BRASIL Quadro atual: 9 famílias/clãs controlam mais de 90% de toda a comunicação social brasileira (jornais, revistas, rádios e redes de televisão com mais de 90% da circulação, audiência e produção de informações).

FAMÍLIAS CONTROLADORAS

OS CONFLITOS DO CAPITALISMO A concentração de propriedade tem matizes políticas e econômicas. Vamos conhecê-las.

CONCENTRAÇÃO DE PROPRIEDADE (política) Rádio e televisão: o coronelismo eletrônico

CONCENTRAÇÃO DE PROPRIEDADE (economia) Dependência de anúncios governamentais Endividamento “Murdochização” Entrada do capital estrangeiro (“lei dos 30%”)

CONCENTRAÇÃO (o discurso legitimador) A mídia legitimou todo o processo de globalização baseada na modernização, da infalibilidade do fenômeno, na necessidade de mudança; Mídia passou a “denunciar” fusões que constituiriam monopólios/oligopólios (ex. cerveja, chocolate, empresas de aviação) Mídia não fala sobre si mesma – exceto quando para defender suas ações

CONCENTRAÇÃO (a censura privada) Mas as empresas defendem a liberdade de imprensa no sentido de liberdade de empresa Isso colide com o direito à comunicação Censura privada talvez seja a mais perversa das censuras Liberdade das empresas - abuso do poder (no caso de rádios e TVs, as concessões são públicas)

O QUE FAZER? Sendo assim: quem controla a mídia? Se há fusões que geram oligopólios no setor, quem denuncia? Necessidade de controle público (em oposição à censura). Mídia rechaça qualquer tipo de controle público alegando liberdade de imprensa e combate à censura

O QUE FAZER? Direito à comunicação - articulação e luta conjunta com diversos setores da sociedade Efetivação de controle público Leitura Crítica Ampliação de veículos comunitários Internet