3º Momento Resultados Simare 2014

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Transcrição da apresentação:

3º Momento Resultados Simare 2014 Os índices resultantes das avaliações não serão utilizados para comparação entre escolas. “O que teremos com essa nova metodologia é a possibilidade de cada escola visualizar a sua própria evolução, entre uma avaliação e outra”, diz Elizabeth. Os resultados poderão levar, por exemplo, a mudanças na infraestrutura escolar, melhorias no acesso à tecnologia educacional e a outros materiais didático-pedagógicos

Como os resultados chegam para a equipe da escola? Simare 2014 Como os resultados chegam para a equipe da escola? site; coleção (revistas); Estes materiais são publicados em documento pdf e publicação html: TRI (foco na proficiência) e; TCT (foco no percentual de acerto). Teoria Clássica dos Testes (TCT) Os resultados dos estudantes são baseados no percentual de acerto obtido no teste, gerando a nota ou escore. As análises produzidas pela TCT são focadas na nota obtida no teste. Teoria da Resposta ao Item (TRI) Atribui uma proficiência, não uma nota, relacionada ao desempenho do estudante em relação àos conhecimentos elencadas em uma Matriz de Referência, que dá origem ao teste. Leva em conta os conhecimentos demonstradas por eles e o grau de dificuldade dos itens que compõem os testes. A proficiência é, justamente, o nível de desempenho dos estudantes nos conhecimentos dispostos em testes.

http://www.simare.caedufjf.net/ Como acessar os resultados no site? Simare 2014 Como acessar os resultados no site? http://www.simare.caedufjf.net/

Simare 2014

Simare 2014

Formas de Apresentação dos Resultados Simare 2014 Formas de Apresentação dos Resultados Proficiência Média – médias comparadas; Participação; Percentual (evolução do percentual) de estudantes por padrão de desempenho;

Simare 2014 Ciências 4º EF

Simare 2014

Simare 2014

Simare 2014 Ciências 4º EF

Percentual de estudantes por Padrão de Desempenho Simare 2014 Percentual de estudantes por Padrão de Desempenho Ciências 4º EF

Simare 2014 Como começar?

Simare 2014 Equipe técnica Um dos trabalhos realizados após a divulgação dos resultados é aquele referente às atividades da equipe técnica. Esta equipe recebe os dados gerais da rede, de suas subdivisões e de suas escolas, o que permite estudar os resultados alcançados e desenvolver ações e intervenções para melhoria da qualidade educacional.

Simare 2014 Equipe técnica O foco de trabalho da equipe técnica é compreender a qualidade da educação dos estudantes da rede e observar como cada escola pode evoluir e alcançar melhores resultados nas próximas edições do sistema.

Simare 2014 Equipe técnica Sabemos que o trabalho de intervenção pedagógica é de responsabilidade da equipe pedagógica, mas cabe aos técnicos identificar as escolas que não apresentam resultados satisfatórios, buscar compreender o(s) motivo(s) pelos quais esses resultados não são suficientes e desenvolver ações para melhoria dos resultados.

Podemos ter um ou mais motivos! Simare 2014 Equipe técnica Necessidade de cursos de capacitação e formação de professores; Modificações nas ações de gestão escolar; Aquisição de elementos relacionados à infraestrutura; Influências sociais e econômicas; e tantos outros... Podemos ter um ou mais motivos!

Simare 2014 Como a Equipe Técnica pode ajudar a escola a trabalhar com seus resultados? O trabalho de intervenção realizado em cada escola deve ser desenvolvido pensando criticamente na prática de hoje ou anteriores e nos resultados alcançados. Conhecendo esses elementos, pode-se pensar em estratégias para melhorar a prática que será aplicada. Escola deve fazer uma auto avaliação .... Pq o nucleo precisa saber quais são as dificuldades das escolas da sua regional.

Simare 2014 A equipe técnica pode fazer intervenções na escola pensando no trabalho realizado pela equipe gestora e pela equipe pedagógica, os quais são diferentes. Qual o trabalho desenvolvido com a equipe gestora (direção e coordenação)? Qual o trabalho desenvolvido com a equipe pedagógica (coordenadores e professores)? Como a t

Conhecer os resultados gerais da escola: Simare 2014 Equipe Gestora Conhecer os resultados gerais da escola: Etapas avaliadas e percentual de participação; Etapas avaliadas e proficiência média em cada disciplina; Etapas avaliadas, proficiência média e distribuição por padrão de desempenho em cada disciplina; Etapa de escolaridade e percentual de acerto por descritor

Percentual de estudantes por Padrão de Desempenho Simare 2014 Percentual de estudantes por Padrão de Desempenho

Simare 2014 Resultado TRI Ciências 4º ano EF

Simare 2014

Simare 2014 Resultado TRI

Proficiência Média – Médias Comparadas Simare 2014 Proficiência Média – Médias Comparadas

Abaixo do Básico Básico Adequado Avançado Simare 2014 Abaixo do Básico REDE 216,7 Escola 225 Básico Adequado Avançado

Organize os dados na tabela... Simare 2014 Organize os dados na tabela... Proficiencia da escola (padrão)´- padrão da escola é o mesmo d

Equipe pedagógica e Equipe Gestora Simare 2014 Equipe pedagógica e Equipe Gestora 1. Etapas avaliadas e percentual de participação Observe o número de estudantes e o percentual de participação (acima ou abaixo de 80%?); Analise os resultados de participação (por que este resultado está acima ou abaixo de 80%?); Quais intervenções podem ser feitas pela equipe de gestores e professores da escola? O que conversar com os professores? O que conversar com os pais? O que conversar com os alunos? Discutir e apresentar um plano de ação possível, com detalhes sobre quando isso seria feito. O que conversar com os professores? O que conversar com os pais? O que conversar com os alunos? Discutir e apresentar um plano de ação possível, com detalhes sobre quando isso seria feito, como seria feito, entre outros detalhes

Participação – nº de estudantes Simare 2014 Participação – nº de estudantes

Observe a proficiência média; Simare 2014 Equipe pedagógica 2. Etapas avaliadas e proficiência média em cada disciplina Observe a proficiência média; Relacione a proficiência média com o padrão desempenho; Identifique conhecimentos e competências desenvolvidas (com base nesse padrão de desempenho);

Simare 2014 Equipe pedagógica 2. Etapas avaliadas e proficiência média em cada disciplina Reflita sobre o desempenho alcançado no teste e o resultado esperado pela escola ou pela rede: qual o desempenho alcançado pelos estudantes em relação ao esperado? Quais conhecimentos e competências devem ser desenvolvidas para alcançar o resultado esperado?

Simare 2014 Equipe pedagógica 2. Etapas avaliadas e proficiência média em cada disciplina Relacione o resultado alcançado com as políticas públicas implementadas na rede e ações/intervenções pedagógicas implementadas na escola (o que podemos perceber/identificar?);

Organize os dados na tabela... (Escola) Simare 2014 Organize os dados na tabela... (Escola)

Identifique o percentual de estudantes em cada padrão de desempenho; Simare 2014 Equipe pedagógica 3. Etapas avaliadas, proficiência média e distribuição por padrão de desempenho em cada disciplina; Identifique o percentual de estudantes em cada padrão de desempenho; A(s) turma(s) dessa escola é(são) homogênea(s) e todos desenvolveram os conhecimentos no mesmo grau de complexidade? Tem um percentual considerado no abaixo do basico e basico

Calcule o número de estudantes em cada padrão de desempenho; Simare 2014 Equipe pedagógica 3. Etapas avaliadas, proficiência média e distribuição por padrão de desempenho em cada disciplina; Calcule o número de estudantes em cada padrão de desempenho; Conseguimos identificar quem são os estudantes alocados em cada padrão na escola? Considerar, em um primeiro momento, apenas o resultado por escola.

Número de estudantes Percentual Simare 2014 EXEMPLO de outro resultado : 44 16 5 48 Calcular Número de estudantes Percentual 113 100% ? 42,5% REDE ESCOLA

Número de estudantes Percentual 3 16 55 7 Número de estudantes Percentual 81 100% ? 3,7%

Simare 2014 Equipe pedagógica 3. Etapas avaliadas, proficiência média e distribuição por padrão de desempenho em cada disciplina; Apresente os conhecimentos e às competências desenvolvidas por cada grupo de estudantes (observar, em relação os conhecimentos o desempenho alcançado por alunos que estão alocados em padrões de desempenho diferentes). ????

Com base nesse resultado, podemos fazer as seguintes inferências: Simare 2014 Equipe pedagógica 3. Etapas avaliadas, proficiência média e distribuição por padrão de desempenho em cada disciplina; Com base nesse resultado, podemos fazer as seguintes inferências: Como possibilitar que os estudantes que chegaram ou chegarão a esta etapa desenvolvam os conhecimentos esperadas? Como recuperar os estudantes que já passaram pela etapa avaliada para que, ao final da Educação Básica, tenham desenvolvido conhecimentos e competências esperadas?

RESULTADO TCT (não consta no site) Simare 2014 RESULTADO TCT (não consta no site) Ciências - 4° ano

Organize os dados na tabela... Simare 2014 Organize os dados na tabela... Descritores com MENORES percentuais de acerto Conhecimentos descritos na matriz Descritores com MAIORES percentuais de acerto

Simare 2014 Equipe Pedagógica 4. Etapa de escolaridade e percentual de acerto por descritor Observe o percentual de acerto geral da escola na disciplina e etapa de escolaridade (Ciências – 4 °ano) Relacione cada habilidade (descritor) com o percentual de acerto; Observe a relação existente entre descritores (são conhecimentos de uma mesma competência ou conteúdo comum?);

RESULTADO TCT (não consta no site) Simare 2014 RESULTADO TCT (não consta no site) Ciências - 4° ano

Simare 2014

Simare 2014 Equipe Pedagógica 4. Etapa de escolaridade e percentual de acerto por descritor Observe descritores menos acertados (relacionar aos conhecimentos/descritor): Estão relacionados aos conhecimentos com grau de complexidade maior que as demais conhecimentos do teste? São conhecimentos desenvolvidas naquela etapa avaliada ou são desenvolvidas ao longo do Ensino Fundamental?

Simare 2014 Equipe Pedagógica 4. Etapa de escolaridade e percentual de acerto por descritor Observe descritores menos acertados (relacionar aos conhecimentos/descritor): Qual a relação de cada habilidade com os conteúdos trabalhados em sala de aula? Quais as práticas pedagógicas adotadas pelos professores da escola em relação a cada um desses conteúdos? Como possibilitar a compreensão dos estudantes em relação a cada uma dessas conhecimentos: ações pedagógicas? Formação dos professores? Utilização de recursos pedagógicos?

Simare 2014 Equipe Pedagógica 4. Etapa de escolaridade e percentual de acerto por descritor Observe os descritores mais acertados (relacionar aos conhecimentos/descritor): Estão relacionados aos conhecimentos com grau de complexidade menor que as demais conhecimentos do teste? Podem auxiliar no desenvolvimento de descritores menos acertados? Como?

Simare 2014 Equipe Pedagógica 4. Etapa de escolaridade e percentual de acerto por descritor Qual a relação desse resultado com o trabalho feito pelo professores em sala de aula? Este trabalho é adequado e suficiente para alcançar os resultados esperados? O que pode ser modificado? O que deve continuar?

Simare 2014 Equipe Pedagógica Avaliação externa e interna Os resultados da avaliação interna são comparáveis àqueles extraídos da avaliação externa: Os conhecimentos avaliadas pelos professores são as mesmas avaliadas pelo programa de avaliação externa? Os conteúdos desenvolvidos pelos professores da escola, com base no currículo, estão relacionados com os conhecimentos da matriz de referência? Quais ações podem ser implementadas para redução do percentual de estudantes que se encontram nos padrões de baixo desempenho (Abaixo do Básico e Básico)? 10) Descreva a partir das conhecimentos descritas na Matriz de Referência de Ciências da Natureza, sugestões de Práticas Pedagógicas para intervenção em sala de aula, considerando as características de desempenho da turma (Ações da intervenção e objetivos).

Vamos promover a divulgação! Simare 2014 AGORA É COM VOCÊS! Vamos promover a divulgação! Esperamos que o percurso dessa oficina tenha contribuído para atingirmos nosso objetivo principal: que os dados do SIMARE não sejam apenas números, e sim, ferramentas usadas para a melhoria da qualidade da educação ofertada pela escola. MÃOS À OBRA E BOA SORTE!

OBRIGADA!!!