Joseane Borges de Miranda

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gerenciamento de Projetos
Advertisements

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
e-FLORIANÓPOLIS: PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL
O Estado da Arte do Governo Eletrônico no Brasil
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO
TRABALHO 5 : Conhecendo grandes Bancos de Dados Públicos Brasileiros Robert Davis Junior Unicamp – Faculdade de Engenharia Química Especialização em Gestão.
PLANO DE GESTÃO.
Perspectiva Nacional da Política da Educação na Saúde Pacto pela Saúde
Leonardo José Schettino Peixoto da Receita Federal do Brasil
Ana Cristina Ghisleni
II CONEGOV Conferência Sul-Americana de Ciência e Tecnologia Aplicada ao Governo Eletrônico Florianópolis, 11 e 12 de agosto de Aires J. Rover Prof.
Governo eletrônico: definições, características, potenciais benefícios, desafios e tipos de avaliação Cláudia Augusto Dias Universidade de Brasília -
A IMPORTÂNCIA DO CZRM PARA A IMPLANTAÇÃO DO E-GOV
Edson Rosa Gomes da Silva
PROJETO PORTAL DE COMPRAS GOVERNO
POLÍTICAS DE RH NA PRÁTICA
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
PROGRAMAINTERLEGIS Senado Federal
PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA BRASIL - CANADÁ
Cidades Digitais abril/2011 Lino Kieling Diretor Técnico.
Fabiano André Vergani
GESTÃO PÚBLICA PLANEJAMENTO E CONTROLE SOCIAL
Governo Eletrônico.
Portal Corporativo: Conceitos e Características
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO
Estratégia de TI para o Governo Federal CONSIDERAÇÕES INICIAIS.
Portal de Serviços e Informações do Governo do Paraná Portais de informação sobre serviços públicos: Portal de Serviços e Informações do Governo do Paraná.
REDE INTEGRADA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO Implantação: CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno.
AMMB Associação de Marketing Móvel do Brasil
Cidade em Rede Visão 2030 Curitiba: referência internacional de cidade onde pessoas, empresas e governo estão organizados e conectados em redes sustentando.
II Seminário Nordeste da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação – RBMA   Salvador, 29 de agosto de
ORGANIZAÇÕES Comunicação = ação conjunta = objetivo comum
Objetivo Desenvolver um conjunto de sistemas suportados em processos padronizados, acessados e alimentados pelos diferentes agentes da Educação Profissional.
Censo da Educação Superior. 2 IV Encontro Nacional do Censo da Educação Superior DISCUSSÃO - GRUPO II.
Governo Eletrônico Prof. Júlio Andrade.
SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS – SGD: uma breve revisão
LABORATÓRIO DE SAÚDE PÚBLICA E VIGILÂNCIA SANITÁRIA.
Transparência Ferramentas de apoio a Gestão Municipal Emerson Souto Coordenador de Tecnologias da FECAM Gilsoni Albino Lunardi Diretor.
EQUIPE.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Programa O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais - PELL e PMLL.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: O Pacto de Gestão comprometeu.
1° Encontro Intermunicipal de Escolas de Governo da Região de Sorocaba Roda de Conversa Março/2014.
Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede Nacional de Escolas de Governo.
Sistema de Acesso à Informação integrado à Rede Catarinense de Informações Municipais - RedeCIM Emerson Souto Coordenador Tecnologia da Informação e Projetos.
I Encontro Nacional de Portais de Compras Públicas.
BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMIENTO
Governo Eletrônico Profª Kátia Brasil. Conceito de Governo Eletrônico (e-government) uso da tecnologia da informação e da comunicação para promover maior.
PROPOSTAS PARA A SUSTENTABILIDADE DAS AÇÕES DE PREVENÇÃO Fala, Comunidade 7! Dezembro de 2006.
POLÍTICAS DE INFORMAÇÃO GOVERNAMENTAL A construção de Governo Eletrônico na Administração Federal do Brasil.
GESTÃO PÚBLICA Burocracia Planejamento e Processo Administrativo Prof. Msc Nelson Fossatt.
Desafios econômicos e institucionais para a implementação dos pagamentos por serviços ambientais: uma abordagem sobre os programas de redução de emissões.
Hotsite Defesa Civil Ferramenta de apoio a Gestão Municipal Emerson Souto Coordenador de Tecnologias da FECAM
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE GOIÁS AROLDO CEDRAZ MINISTRO DO TCU “A comunicação institucional.
CNAE-Fiscal Novo degrau na padronização nacional.
CNAE-Fiscal Novo degrau na padronização nacional.
Prefeitura do Município de Barretos Portal Secretaria de Educação Portal.: Secretaria de Educação O objetivo do Portal Secretaria de Educação é propiciar.
Tarefa 5 Análise PAM Diagrama de Ontologias IC/Unicamp MO622 Luciana, Marcelo e Martha Novembro de 2007.
SALVADOR-BA SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO Coordenadoria Central de Tecnologia de Gestão.
Um novo modelo Tomada de decisões conjuntas e construção de soluções partilhadas por Tomada de decisões conjuntas e construção de soluções partilhadas.
O Catálogo é uma continuidade de iniciativas anteriores tomadas com o objetivo de promover o uso das informações públicas pela sociedade e o direito de.
Conceitos. O Orçamento Público é uma peça de planejamento por meio do qual o governo estima as receitas que irá arrecadar e fixa os gastos que espera.
Senado Federal Prodasen Segurança da Informação Victor Guimarães Vieira.
Orientações do Sistema Administrativo de Tecnologia da Informação e Comunicação Nei Luiz da Silva Junior Gerente de Normas e Padrões de Tecnologia da Informação.
Subcomissão Especial da Universalização do Saneamento Básico e Uso Racional da Água Universalização do Saneamento Básico nos Municípios com até
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988
Transcrição da apresentação:

Joseane Borges de Miranda Ontologia para comunidades informacionais em e-GOV, utilizando a ferramenta OntoKEM Joseane Borges de Miranda Juçara Salete Gubiani Marcus de Melo Braga Hugo Cesar Hoeschl

Criar uma ontologia para as comunidades informacionais ................................... Objetivos formação de comunidades informacionais para auxiliar o cidadão no exercício da democracia, através das tecnologias disponíveis como ferramentas essenciais para a implementação deste projeto de interação entre o cidadão e o estado. Criar uma ontologia para as comunidades informacionais

................................... e-Gov “e-Gov significava o uso de TIC para oferta, por meio eletrônico, de serviços e informações públicas”. OBJETIVO: uso da tecnologia para aumentar o acesso e melhorar o fornecimento de serviços do governo pra cidadãos, fornecedores e servidores.

................................... e-Gov no Brasil Declaração do Imposto Renda Urna Eletrônica Pregão Eletrônico

................................... Relacionamento de e-Gov

................................... Desafios do e-Gov Mudança cultural e a quebra de paradigmas nos órgãos de governo Fixar padrões unificados de rede abrangendo todos os órgãos e entidades – intranet Federal Assegurar recursos orçamentários para investimentos em projetos de TI

Ontologias ...................................

Ontologias ................................... Ontologias são opções interessantes para facilitar a comunicação entre indivíduos nas organizações, por proverem termos, significados, relações e restrições que devem ser aceitas por todas as pessoas envolvidas neste processo de comunicação

Na ontologia proposta temos uma hierarquia de quatro classes: Resultados ................................... Na ontologia proposta temos uma hierarquia de quatro classes: comunidade informacionais, esfera administrativa, tipos de agentes que discutem tipos de discussões e tipo de relações de e-Gov

comunidade informacionais: As subclasses de esfera administrativa são: Resultados ................................... comunidade informacionais: As subclasses de esfera administrativa são: a União, Estado e Município, e de tipos de discussão: plebiscito e fórum.