Dependência relativa III: o uso do objeto e o estágio do EU SOU 1.Conquista, capacidade na linha das relações com a realidade externa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

A criança e a cultura lúdica
III – ANÁLISE AMBIENTAL
A ELABORAÇÃO DO UNIVERSO PELA CRIANÇA
ESTÉTICA 1.
Silvia Tatiana Maurer Lane
O desenvolvimento emocional e a família Constituição de identidade individual, familiar e social.
Psicologia e Ética Profissional
Professor Marco Antonio Vieira Modulo II
DIALÉTICA DO CONCRETO POR: KAREL KOSIK. A Dialética A dialética trata da coisa em si, do concreto. Mas a coisa em si não se manifesta imediatamente aos.
INFÂNCIA.
Origem Foco da análise Direção do estudo Introdução.
SINDROME EMOCIONAL.
Estudando a Dinâmica dos Grupos...
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
Sofrimento Psíquico e Trabalho
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
SUSTENTABILIDADE E SAÚDE
Os progressos da psicanálise
Transferência e Contratransferência em Winnicott
O NOSSO MUNDO ADULTO E SUAS RAÍZES NA INFÂNCIA
AS ORIGENS DA TRANSFERÊNCIA
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
Objetos transicionais e fenômenos transicionais
Ciclo III Mediunidade nas Diversas Situações da Vida
Profª Alba Lúcia Dezan Brasília, outubro/2011
Prof. Mariana Giannecchini Ferrari. As forças no sentido da vida, da integração da personalidade e da independência são tremendamente fortes, e com condições.
Grupos na Adolescência Família e Grupo de Amigos
Características da criança: perspectivas teóricas
Educação Sexual na Adolescência
O Princípio da Criação.
ESTÁGIOS NA CRIAÇÃO DE UM NEGÓCIO
TRANSTORNO BORDERLINE ORGANIZAÇÕES PATOLÓGICAS DA PERSONALIDADE
Complexo de Édipo Tem início no período do desmame em uma situação confusa e instável de impulsos misturados, na presença de um superego arcaico e extremamente.
O objecto da Psicologia
Posição Esquizoparanóide e Depressiva
Profª Alba Lúcia Dezan Brasília, setembro/2011
RELAÇÕES ENTRE AFETIVIDADE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
INTENCIONALIDADE.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Psicóloga especialista em Psicoterapia de Orientação Analítica
Profª Alba Lúcia Dezan Brasília, novembro/2011
DESDOBRAMENTOS DA TÉCNICA PSICANALÍTICA
AIDS: aspectos psicossociais e psicossomáticos
Objetos transicionais e Fenômenos transicionais
Desdobramentos da técnica psicanalítica
(Winnicott, O brincar e a realidade, pág. 196)
1/44 EGO X SI-MESMO → EGO = Winnicott postula um estado de não- integração primária e afirma que está presente no ser humano uma tendência para o.
OBJETOS E FENÔMENOS TRANSICIONAIS
Tarefas da dependência relativa
Desdobramentos da teoria psicanalitica
Autonomia e Independência
A IDENTIDADE.
Posição Depressiva.
A dinâmica das relações familiares e problemas da excepcionalidade
Períodos no desenvolvimento da terapia centrada na pessoa (HART, 1970)
O Poder Simbólico Pierre Bourdieu.
O Início de uma Grupoterapia Analítica: Uma Primeira Sessão
Prof.ª Dra. Teresa Cristina Barbo Siqueira
A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZADO E O DESENVOLVIMENTO
Desenvolvimento Psicossocial Erik Erikson
1.Como aparece o falso self ? 2.Qual é a sua função ?
Psicologia da Educação
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
Rev. Stephen Bryant Junta Geral de Discipulado da Igreja Metodista Unida dos Estados Unidos.
CURSO DE ACONSELHAMENTO PIB SJCAMPOS
Mulher e mãe, “novos papéis”, velhas exigências: experiência de psicoterapia breve grupal Grupo: Camila Schultz de Amorim, Nathacha Ferreira da da Silva.
O PODER DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Transcrição da apresentação:

Dependência relativa III: o uso do objeto e o estágio do EU SOU 1.Conquista, capacidade na linha das relações com a realidade externa.

Dependência relativa III: o uso do objeto e o estágio do EU SOU 2.Linha do tempo Apresentação do mundo, identificação primária, ser o objeto (subjetivo), mundo subjetivo. Realidade mista- transicionalidade, possuir o objeto, espaço potencial. Realidade externa e compartilhada, uso do objeto, objetividade.

Dependência relativa III: o uso do objeto e o estágio do EU SOU 3.Processo contínuo de amostras de realidade externa- objeto significativo – eleição de um objeto (relação de objeto)

Dependência relativa III: o uso do objeto e o estágio do EU SOU 4.Relação- USO: mudança na natureza do objeto, no sentido de realidade deste.

Dependência relativa III: o uso do objeto e o estágio do EU SOU 5.Relação de objeto: objeto e mundo é um feixe de projeções X Uso do objeto: objeto e mundo tem realidade própria- separada, realidade externa e independente.

Dependência relativa III: o uso do objeto e o estágio do EU SOU 6.TAREFA: Colocação do objeto para fora da área de seu controle onipotente, sujeito confere ao objeto o caráter externo, algo/alguém é destacado do mundo subjetivo expulso para fora para ser examinado e atacado, expulsão do objeto=destruição do objeto (DESTRUIÇÃO DO CARÁTER SUBJETIVO DO OBJETO), objeto deixa de ser parte do eu para ser não-eu.

Dependência relativa III: o uso do objeto e o estágio do EU SOU 7.DESTRUTIVIDADE neste ponto = necessidade, não é origem instintual, não é raiva (apesar destes fazerem parte da composição do movimento) constituição da realidade

Dependência relativa III: o uso do objeto e o estágio do EU SOU 8.IMPULSO REAL de destruir = Aspecto positivo da destrutividade/agressividade na

Dependência relativa III: o uso do objeto e o estágio do EU SOU 9.Destruição desempenha papel na criação da realidade (externalidade) novo sentido de realidade X diante da realidade reagir com destrutividade.

Dependência relativa III: o uso do objeto e o estágio do EU SOU 10.CONTRAPARTIDA AMBIENTAL: Sobrevivência do objeto, por si mesmo, por suas qualidades, não precisa ser protegido.

Dependência relativa III: o uso do objeto e o estágio do EU SOU 11.Não retaliação, não mudar de atitude, continuar confiável, não sucumbir.

Dependência relativa III: o uso do objeto e o estágio do EU SOU 12.Ambiente suficientemente bom neste contexto provê a capacidade de usar o objeto, continuar exercer o impulso destrutivo, libera-o para destruir objetos na fantasia inconsciente.

Dependência relativa III: o uso do objeto e o estágio do EU SOU 13.Sobrevivência conduz ao USO- o uso leva a separação FATO (sobrevivência do objeto) x FANTASIA (destruição do objeto na fantasia inconsciente)

Dependência relativa III: o uso do objeto e o estágio do EU SOU 14.Separação: Destruição na fantasia inconsciente / colocação do objeto fora da área de projeções

Dependência relativa III: o uso do objeto e o estágio do EU SOU 15.Início da fantasia

Dependência relativa III: o uso do objeto e o estágio do EU SOU 16.Possibilita ação no mundo: ser destrutiva, odiar, agredir, gritar ao invés de aniquilar magicamente.

Dependência relativa III: o uso do objeto e o estágio do EU SOU 17.EU SOU: reconhecimento de identidade unitária

Dependência relativa III: o uso do objeto e o estágio do EU SOU 18.Após objetivação da mãe, uso do objeto, separação da mãe, separação o ambiente total.

Dependência relativa III: o uso do objeto e o estágio do EU SOU 19.Sentimento de ser real e existir.

Dependência relativa III: o uso do objeto e o estágio do EU SOU 20.Eu/não eu sedimentado, membrana limitadora – pele, contorno, interno/externo, mais tempo enraizada no corpo, aguenta mais tempo sem a presença da mãe, > independência.

Dependência relativa III: o uso do objeto e o estágio do EU SOU 21.Momento de extrema vulnerabilidade- ansiedades paranoides, expectativa de perseguição, retaliação (necessidade de contrapartida ambiental- confiabilidade)

Dependência relativa III: o uso do objeto e o estágio do EU SOU 22.Humpty Dumpty- ovo que cai e se espatifa, muro é mãe que deixou de lhe oferecer o colo.

Dependência relativa III: o uso do objeto e o estágio do EU SOU 23.Processo gradual não radical.( vai e volta)

Dependência relativa III: o uso do objeto e o estágio do EU SOU 24.POSIÇÃO A PARTIR DA QUAL A VIDA PODE SER VIVIDA

Dependência relativa III: o uso do objeto e o estágio do EU SOU 25.Condição de possibilidade para o concernimento.