TUTORIA EM ÁREAS SEM ACESSO À INTERNET Prof. Ms. Larissa Sato Dias Centro Universitário do Pará – CESUPA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
Advertisements

Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Profª Rita Maria L. Tarcia – NEAD - UNISAL
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.
Profa. Lusana VERISSIMO Profª. Drª Marina CAPRIO
Mesa-redonda Análise e avaliação da aprendizagem em suporte ao aluno
Fundação Roberto Marinho
Casa Civil Ministério da Educação Universidades Públicas Empresas Estatais República Federativa do Brasil Ministério da Educação 4° Seminário Nacional.
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
Superintendência de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional – SUPAV Coordenação de Políticas Educacionais - CPE Guia do tutor.
Universidade de Aveiro
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
Instrumentos de Avaliação - MEC
MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE.
O Cenário Virtual.
Produção do conhecimento em EAD
Formação profissional e EAD
Andréa Valéria Steil Gerente de Processos
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM EaD Vídeo-aula e Videoconferência
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
A EDUCAÇÃO SEM DISTÂNCIA Apresentação: Profas. Selma Dias Leite e
Curso de Docência Universitária
Alunos Virtuais Prof.: Beatriz Helena Zanotta Nunes
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Ana Paula L. Ambrósio Fábio M. Costa
O Papel do Monitor.
Planejamento de Tutoria
Tipos de Tutoria.
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância
O papel do conteudista.
Educação a Distância e a Extensão Universitária
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
III Curso de Formação de Professor/Tutor em EaD
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
EaD SABERES, DESAFIOS E PROBLEMATIZAÇÃO SOBRE EaD QUALIDADE TECNOLOGIA
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
Instituto UFC Virtual e o PROINFO Experiências em Cursos a Distância
Formação de Professores para o uso de EAD no Ensino Superior
Arilise Moraes de Almeida Lopes NUTES-UFRJ / CEFETCampos Flávia Rezende NUTES-UFRJ Rentato Araújo NUTES-UFRJ Salvador Setembro, 2004 Desenvolvimento do.
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS ALUNOS IFSP - CAMPUS CARAGUATATUBA
Introdução à Educação à distância
SALTO INCREMENTAL DO SENAI: Programa Nacional de Educação a Distância
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
CAMPUS UNIVERSITÁRIO UNISUL VIRTUAL. UNISUL A Unisul – Universidade do Sul de Santa Catarina - é uma universidade com personalidade fundacional de direito.
Faculdade de Ciências Aplicadas Minas Gerais Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Gestores: é possível tornar os colaboradores.
FACINTER Faculdade Internacional de Curitiba
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Política Educacional Brasileira
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
EAD Profa Erci Ribeiro Moura Tecnologia Educacional.
GESTÃO E USO DAS MÍDIAS EM PROJETOS DE EAD
Avaliação da Aprendizagem em Matemática nos Anos Iniciais
EaD Alunas: Carla Martins Prof: Zeila Miranda Juliana Carneiro
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
Formação de Pedagogos e as Tecnologias da Informação e da Comunicação
GESTÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
PROJETO DA SALA DE INFORMÁTICA ESCOLA AUGUSTO MONTENEGRO
Desafios de um curso online: papel do aluno e do tutor Miriam Struchiner.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES.
Transcrição da apresentação:

TUTORIA EM ÁREAS SEM ACESSO À INTERNET Prof. Ms. Larissa Sato Dias Centro Universitário do Pará – CESUPA

Tutoria em áreas sem acesso à Internet Rede Nacional de Formação Continuada de Professores de Educação Básica Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico – NPADC/UFPA Programa EDUCIMAT Cursos de Especialização para a Formação de Tutores Formação Continuada de Professores de Ciências e Matemática Módulo (Material Impresso) de Fundamentos da Educação a Distância - Tutoria A experiência do EDUCIMAT

Tutoria em áreas sem acesso à Internet Necessidade de Educação à Distância Dificuldades de Acesso Falta de Recursos Falta de Cultura Digital Parcos Investimentos em Infra-estrutura Falta de Capacitação Por que Material Impresso?

Tutoria em áreas sem acesso à Internet Necessidade de tratamento especial Autonomia Interação Reflexão Debates Pesquisa orientada Alunos: professores de uma mesma localidade Tutor: mesma localidade ou localidade próxima Características do Material Impresso

Tutoria em áreas sem acesso à Internet Utilização do material de forma presencial com professores Simulação com os professores de situações de aprendizagem a distância Professores já haviam sido alunos ou tutores em EAD anteriormente Avaliação/redirecionamento do produto Nossas observações Diários de bordo Relatos ao longo da disciplina Avaliação escrita individual sobre o material ao final da disciplina A possibilidade de teste do material

Tutoria em áreas sem acesso à Internet A possibilidade de teste do material

Tutoria em áreas sem acesso à Internet A possibilidade de teste do material

Tutoria em áreas sem acesso à Internet A possibilidade de teste do material

Tutoria em áreas sem acesso à Internet A possibilidade de teste do material

Tutoria em áreas sem acesso à Internet A possibilidade de teste do material

Tutoria em áreas sem acesso à Internet Situações-problema autênticas O tutor Agnaldo precisa ajudar a tirar as dúvidas de um certo aluno que faz um curso a distância. Contudo, o próprio professor Agnaldo se sente numa situação difícil porque ainda não se identificou com a disciplina que está orientando. Observações feitas

Tutoria em áreas sem acesso à Internet Situações-problema autênticas Os professores-alunos de um programa de educação a distância que moram na Ilha do Capim-Abaetetuba não estão habituados a estudar a distância, o que se expressa no fato de não procurarem um contato com o professor-tutor. Esta situação se agrava porque eles têm dificuldades de comunicação por telefone, computador, fax ou celular. Observações feitas

Tutoria em áreas sem acesso à Internet Situações-problema autênticas Maria do Carmo é tutora de uma disciplina em um curso a distância que possui um sistema de avaliação previamente definido pelo professor-autor no processo de concepção do material impresso. Maria do Carmo percebeu que a avaliação não levava em conta a aprendizagem do aluno no processo, apenas avaliava pontualmente a memorização de conteúdos específicos do curso. Observações feitas

Tutoria em áreas sem acesso à Internet Situações-problema autênticas Um aluno de um curso a distância ficou com dúvidas sobre um tópico do material impresso que, segundo ele, não estava claro. Então, entrou em contato com o professor-tutor para tirar suas dúvidas, mas o mesmo também não soube esclarecer o assunto. Observações feitas

Tutoria em áreas sem acesso à Internet Locais de difícil acesso Sistema de telefonia e correios precários Sem acesso a tecnologias Sem energia elétrica Observações feitas

Tutoria em áreas sem acesso à Internet

Experiências relatadas Avaliação que gerou desistência Deficiente visual ajudado pela tutora Tutor que não pode responder perguntas Professor como tutor Formas de contato Barqueiro (Freteira/Rabeta) Rádio Comunitária Recado Visitas presenciais Observações feitas

Tutoria em áreas sem acesso à Internet Quebrar com: auto-didatismo e material auto- suficiente Texto dialógico, aberto, reflexivo, que leve à construção do conhecimento Atenda às necessidades de nossa região, mesmo através de material impresso Alternativas de contato Presença de um tutor local com preparação adequada e que conheça a realidade – promover espaços de interação Segredo da tutoria: formação do tutor Algumas considerações