PLANEJAMENTO DAS OPERAÇÕES Cap 16 GESTÃO DE OPERAÇÕES II PLANEJAMENTO DAS OPERAÇÕES Cap 16
REDES DE NEGÓCIOS ou de OPERAÇÕES Fluxos Físicos Diretos e Reversos Negócios EXEMPLO DE ELOS DE UMA CADEIA EXTRAÇÃO BENEFICIAMENTO TRANSFORMAÇÃO DISTRIBUIÇÃO CONSUMIDOR CADEIAS DE RETORNO Fluxo de informações Fluxo financeiro
REDE DE NEGÓCIOS EM SERVIÇOS PUROS COMUNICAÇÃO SAÚDE LAZER BELEZA TRANSPORTE RELIGIÃO OUTROS EDUCAÇÃO
DEFINIÇÃO DE GESTÃO DE OPERAÇÕES Estudo dos conceitos e técnicas aplicáveis à tomada de decisão no processamento de recursos a serem transformados (materiais, informações , consumidores ) , utilizando recursos de transformação ( instalações , pessoal ) , para a obtenção de produtos ou serviços planejados.
Modelo do Sistema de Operações RECURSOS A SEREM TRANSFORMADOS INFLUÊNCIAS E RESTRIÇÕES DO AMBIENTE INFLUENCIAS E RESTRIÇÕES INTERNAS FORNECEDORES ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS MATERIAIS INFORMAÇÕES CONSUMIDORES CLIENTE PACOTE DE VALOR ESTRATÉGIA DE OPERAÇÕES PRODUTOS E SERVIÇOS PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO ENTRADAS INSTALAÇÕES MÃO DE OBRA PLANEJAMENTOS E CONTROLES RECURSOS DE TRANSFORMAÇÃO
PROCESSAMENTOS NAS OPERAÇÕES Propriedades físicas ( forma, composição , características...),de localização ( modais de transportes ;transportes internos...); de estocagem ( depósitos industriais, centros de distribuição estocagem nos pontos comerciais...) DE MATERIAIS Propriedades ( forma , detalhamento, multiplicação, redução, ...); de posse ( venda da informação , cessão da informação, captação da informação ...); de estocagem ( arquivos, bibliotecas, computador...); de localização ( comunicações) DE INFORMAÇÕES Estado físico ( cabeleireiro , cirurgia plástico. hospitais, clinicas , consultórios.. ); de estocagem ( hotéis...); de localização ( empresas de transportes de passageiros...)... DE CONSUMIDORES
TAREFAS TÍPICAS DA GESTÃO DE OPERAÇÕES Projeto do processo Escolha das alternativas tecnológicas Formas de uso dos recursos Planejamentos de longo, médio e curto prazo da atividades e dos recursos Planejamento e controle da qualidade e do uso adequado dos recursos Etc.
ESTRATÉGIA NAS OPERAÇÕES AS OPERAÇÕES ENVOLVEM: A maior parte do emprego do capital das empresas Suas decisões exigem visão de futuro Decisões em geral são difíceis de serem revertidas Decisões impactam em como a empresa irá competir no futuro(trade-offs) Estratégia das Operações
TRADE-OFFS ESTRATÉGICOS Clientes e mercados querem diferentes desempenhos em diferentes situações Existem várias formas de gerenciar operações Muitos aspectos de desempenhos são conflitantes e difíceis de atingir ao mesmo tempo É necessário fazer escolhas estratégicas
OPERAÇÕES INTERNAS E PRINCIPAL PROCESSOS DE TRANSFORMAÇÃO NA OPERAÇÃO PRINCIPAL PRODUTO ENTRADAS SERVIÇO OPERAÇÕES / PROCESSOS MENORES DENTRO DE UMA MAIOR PROF PAULO ROBERTO LEITE
STAKEHOLDERS SATISFEITOS EXEMPLO: HOSPITAL PROCESSOS DE TRANSFORMAÇÃO NA OPERAÇÃO DO HOSPITAL LAVANDERIA PACIENTES INSTALAÇÕES HOSPITALARES MÉDICOS ENFERMEIROS INFORMAÇÕES CIRURGIA PACIENTES CURADOS STAKEHOLDERS SATISFEITOS PRONTO SOCORRO HOTELARIA MATERNIDADE ENFERMARIA PROF PAULO ROBERTO LEITE
PLANEJAMENTO SIGNIFICA ENTENDER SITUAÇÃO PRESENTE VISÃO FUTURA PLANEJAMENTO EXECUÇÃO OBJETIVOS ESTRATÉGICOS CONTROLE PROF PAULO ROBERTO LEITE
CARACTERISTICAS DO PLANEJAMENTO Horizonte e nível de agregação do planejamento Previsões nos horizontes Dinâmica ao longo do tempo: Tempo de revisão das decisões ou ciclo de replanejamento Etapas do planejamento: Situação presente Visão do futuro Tratamento dos dados Decisões gerenciais Execução Controle PROF PAULO ROBERTO LEITE
HORIZONTE E NIVEIS DE AGREGAÇÃO Longo prazo: > 1 ano – Alta agregação – altos riscos Decisões que envolvem alta inércia, riscos financeiros maiores, tempo maior de realizações,.. Grupos ou famílias de produtos Alocação de recursos amplas e financeiras Médio prazo: meses – media agregação – médios riscos Decisões de média relevância financeira Categorias de produtos Alocação de recursos mediana Curto prazo: semanas ou dias – desagregada – riscos menores Componentes dos produtos, alocação detalhada dos recursos Menores riscos e custos envolvidos PROF PAULO ROBERTO LEITE
INCERTEZAS DE PREVISÕES MAIOR AGREGAÇÃO INCERTEZAS DE PREVISÕES DIMINUEM LONGO PRAZO MEDIO PRAZO CURTO PRAZO MENOR HORIZONTE INCERTEZAS DE PREVISÕES DIMINUEM PROF PAULO ROBERTO LEITE
Coerência estratégica Estratégico Decisões de longo prazo e em nível corporativo Produção / operações Marketing Finanças CL IENTE Negócio Subordina-se às decisões e objetivos da corporação. Produção/ operações Marketing Finanças Funcional Realização dos objetivos estratégicos previstos Produção/ operações Marketing Finanças Exemplo de algumas funções PROF PAULO ROBERTO LEITE
PROF PAULO ROBERTO LEITE EXEMPLO: empresa Produtos: TV ; Aparelhos médicos; eletrodomésticos; iluminação; equipamentos de som. Estratégia: ser líder do mercado através de desenvolvimento de novos produtos e inovações. Negócios: manter pesquisas nas diversas áreas Funcional: fabricas de alta qualidade e colocação rápida de produtos no mercado. PROF PAULO ROBERTO LEITE
PLANEJAMENTO DAS OPERAÇÕES PLANO DE NEGÓCIOS + ESTRATÉGIA LONGO PRAZO DESAGREGAÇÃO COERÊNC I A PLANEJAMENTO DE VENDAS E OPERAÇÕES PVO -- S&OP ( Sales & Operations Planning) PLANEJAMENTO AGREGADO Recursos: MO, Materiais, Equipamentos MÉDIO PRAZO PLANEJAMENTO MESTRE DA PRODUÇÃO PMP MPS ( Master Production Schedule) PLANEJAMENTO DAS NECESSIDADES DE MATERIAIS MRP – ( Material Requirement Planning) CURTO PRAZO CURTISSIMO PRAZO PROGRAMAÇÃO DA PRODUÇÃO E CONTROLE PROF PAULO ROBERTO LEITE
PLANEJ. DE VENDAS E OPERAÇÕES (PVO OU S&OP) Objetivo: integrar os diferentes níveis hierárquicos de decisão e das diversas funções. Desta forma: Reúne os principais executivos da empresa Concretiza a estratégia da empresa Planeja a utilização dos recursos ( Planejamento agregado) Avalia o desempenho Define os grupos ou famílias de produtos PROF PAULO ROBERTO LEITE
INFORMAÇÕES PARA O S&OP OPERAÇÕES Capacidades: Maquinas e MO MARKETING Clientes Previsões Concorrência S&OP MATERIAIS Fornecedores Disponibilidade FINANÇAS Capacidades ENGENHARIA Novos produtos Padrões RH Mercado de trabalho Capacidade Treinamento PROF PAULO ROBERTO LEITE
OBJETIVOS DO PVO (S&OP) Metas de faturamento Projeção de Estoques Projeção de Lucros Projeção do Fluxo de caixa Orçamento de Compras Quantidades de produção ....Outros possíveis PROF PAULO ROBERTO LEITE
PROF PAULO ROBERTO LEITE ETAPAS DO PVO Levantamento dos dados: estoques, vendas, pedidos em carteira, etc. Planejamento da demanda: gestão das previsões Planejamento da produção: restrições de recursos Reuniões das equipes e decisões Plano final Desagregação para o PMP PROF PAULO ROBERTO LEITE
PLANEJAMENTO AGREGADO Realizado para o médio prazo Tenta equacionar as disponibilidades de recursos da operação com a necessidades da demanda por famílias de produtos. O Mix de produtos representa uma forma de agregação. PROF PAULO ROBERTO LEITE
PLANEJAMENTO MESTRE DA OPERAÇÃO Realiza o planejamento de produtos ou serviços em função das previsões de demanda. É uma forma de desagregar os planos do PVO Levará em conta então: Demanda prevista Pedidos em carteira Estoques Atrasos não entregues ( caso produto) PROF PAULO ROBERTO LEITE
PROGRAMAÇÃO DA OPERAÇÃO No curto prazo efetua o planejamento de onde e como os produtos totalmente desagregados serão executados. Aloca cada tarefa ao recurso da operação obedecendo ao sequenciamento das mesmas. PROF PAULO ROBERTO LEITE
PROF PAULO ROBERTO LEITE EXERCICIO COMO APLICAR AS IDEIAS DE PLANEJAMENTO EM DIFERENTES HORIZONTES E AGREGAÇÃO EM SUA OPERAÇÃO TEMA. USAR AS IDEIAS DO CAPITULO 16 DO LIVRO TEXTO PARA TANTO ENTREGA DE RESUMO EM UMA PAGINA E CONTAR COM A POSSIBILIDADE DE SER SOLICITADO A EXPOR SUAS IDEIAS PROF PAULO ROBERTO LEITE