ECONOMIA E FINANÇAS Quinta Aula Professor Dr. Jamir Mendes Monteiro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MACROECONOMIA.
Advertisements

Política Fiscal e Déficit Público
Macroeconomia Aula 2.
MACROECONOMIA INTRODUÇÃO.
Preços e produto numa economia aberta
Movimentos Internacionais de Fatores
Balanço de Pagamentos 1- Transações correntes
Fundamentos de Economia
Fundamentos de Economia
Fundamentos de Economia
Fundamentos de Economia
Economia e Mercado 11ª AULA.
Taxa de Câmbio e Balanço de Pagamento
O papel da Moeda e o Sistema Financeiro
O papel da Moeda e o Sistema Financeiro
Abordagem Macroeconômica: Medidas da Atividade Econômica; O Lado Real
Macroeconomia: O produto e a renda nacional
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Instrumentos de Política Macroeconômica
SISTEMA MONETÁRIO.
Macroeconomia Aula 3 Professora: Msc.Karine R.de Souza.
Macroeconomia André Nascimento.
Economia Brasileira_26/02/2007
POLÍTICAS ECONÔMICAS.
INTRODUÇÃO À MACROECONOMIA
Parte II: Determinantes do Produto
O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE POUPANÇA E INVESTIMENTO
FUNCIONAMENTO DOS MERCADOS
Noções gerais de Economia
COMÉRCIO INTERNACIONAL
Aula de Economia Política
MEDIDAS DA ATIVIDADE ECONÔMICA
Inflação e Índice de Preços
INSTRUMENTOS DE POLÍTICA MACROECONÔMICA
Fundamentos de Economia
Introdução à Macroeconomia
Macroeconomia Determinação da Renda e Produto Nacional
Abordagem Macroeconômica: Medidas da Atividade Econômica; O Lado Real
Macroeconomia Aula 1.
Professor Julio Cesar da Silva Tavares
Macroeconomia ..
MOEDA, CRÉDITO E CRESCIMENTO
Macroeconomia Introd. Macro. Medidas de Atividade Econômica
Agregados macroeconômicos: introdução à contabilidade social
TÓPICOS ESPECIAIS DE FINANÇAS
O Setor Externo O mundo apresenta-se crescentemente interligado, seja por fluxos comerciais ou financeiros. A constatação da importância do setor externo.
Introdução à Macroeconomia
A MACRO E MICRO ECONOMIA
ECONOMIA ABERTA As transações internacionais permitem uma série de ganhos de eficiência, como: Especialização na produção/ vantagens comparativas Diversificação.
Abordagem Macroeconômica: Medidas da Atividade Econômica; O Lado Real.
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
Mercado Financeiro: noções
TEORIA ECONÔMICA Objetivo: Analisar como são determinados os preços e as quantidades dos bens e serviços produzidos em uma economia Teoria Neoclássica.
Demanda por moeda 4.1 Conceitos:
Mercado de Capitais Políticas Econômicas
Mecanismos das Instituições Financeiras Unidade I
Mecanismos das Instituições Financeiras
POLÍTICAS ECONÔMICAS Cézar Augusto Pereira dos Santos 1.
POLÍTICA MONETÁRIA Moeda e Crédito.
ESTABILIDADE DE PREÇOS VERSUS ALTO NÍVEL DE EMPREGO POLÍTICAS MACROECONÔMICAS PARA ATINGÍ-LAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS E POSITIVAS PARA A ECONOMIA.
MOEDA E CÂMBIO. Cambiar é trocar por definição. O mercado utiliza este conceito agregado ao de moeda (como meio de troca). O câmbio é expresso em unidades.
Políticas econômicas > Função de controlar e regular a atividade econômica brasileira > Objetivo de fomentar o crescimento e a estabilidade econômica e.
POLÍTICA MONETÁRIA.
TAXA DE CÂMBIO Profª Salete P. Borilli.
MECANISMOS DE INTERVENÇÃO NA ECONOMIA
Taxas de Câmbio e o Mercado de Câmbio Economia e Mercado Prof. Wesley Borges.
POLÍTICA FISCAL Ações do governo do lado dos gastos públicos e da arrecadação tributária.
Determinação do nível de renda e produto nacional Aula 6.
Objetivos e Instrumentos
Taxas de Câmbio e o Mercado de Câmbio Teoria Econômica Prof. Wesley V. Borges.
Transcrição da apresentação:

ECONOMIA E FINANÇAS Quinta Aula Professor Dr. Jamir Mendes Monteiro

O Sistema Financeiro: PLANO DE AULAS 5ª Aula: Introdução Segmentos do Sistema Financeiro Principais Indicadores Estrutura do Sistema Financeiro Nacional Introdução ao Sistema Financeiro

ESTRUTURA DE ANÁLISE MACROECONÔMICA Tradicionalmente, a estrutura básica de análise macroeconômica compõe-se de cinco variáveis: mercado de bens e serviços e mercado de trabalho, que compõem a parte “real” da economia; mercado monetário, mercado de títulos e mercado de divisas, que representam a parte “monetária” da economia. MERCADO DE BENS E SERVIÇOS: a análise procura determinar o nível geral de preços pelo estudo da demanda e oferta agregadas de bens e serviços. A demanda é estudada através do dimensionamento dos quatro grandes agentes macroeconômicos, a saber, consumidores, empresas, governo e setor externo. A oferta, por sua vez, é estudada pelo lado da evolução do nível de emprego e da capacidade instalada da economia. A condição de equilíbrio é dada quando a oferta agregada de bens e serviços iguala a demanda agregada de bens e serviços. VARIÁVEIS DETERMINADAS NO MERCADO DE BENS E SERVIÇOS: nível de renda e produto nacional, nível de preços, consumo agregado, poupança agregada, investimentos agregados, exportações totais e importação totais.

ESTRUTURA DE ANÁLISE MACROECONÔMICA MERCADO DE TRABALHO: visto de forma agregada, esse mercado determina a taxa de salários e o nível geral de emprego. A demanda por mão de obra depende da taxa de salário real e do nível de produção desejado, enquanto a oferta de mão de obra depende do salário real e da evolução da população economicamente ativa. A condição de equilíbrio é dada por Oferta de mão de obra = Demanda de mão de obra As variáveis determinadas são: Nível de emprego; Taxa de salários monetários. Em conjunto com o mercado de bens e serviços que determina a taxa de inflação, o mercado de trabalho determina também o salário real, isto é, o salário monetário descontado a inflação. MERCADO MONETÁRIO: identificando a moeda como instrumento de troca, verifica-se também a existência de um mercado monetário, onde se supõe uma dada demanda por moeda, em função da necessidade de sustentação financeira das trocas econômicas, e de uma oferta de moeda, determinada pelo Banco Central. A demanda e a oferta de moeda determinam a taxa de juros. A condição de equilíbrio é dada por Oferta de moeda = Demanda de moeda

ESTRUTURA DE ANÁLISE MACROECONÔMICA As variáveis determinadas nesse mercado são: Taxa de Juros; Estoque de Moedas (meios de pagamentos) MERCADO DE TÍTULOS: o mercado de títulos é incluído no modelo macroeconômico para que seja analisado o papel dos agentes econômicos superavitários (aqueles que possuem um nível de gastos inferior a seu nível de renda), quando efetuam empréstimos para os agentes econômicos deficitários (os que possuem nível de gastos superior a seu nível de renda). A condição de equilíbrio também é dada por Oferta de títulos = Demanda de títulos e a variável determinada nesse mercado é o preço dos títulos. Normalmente, os mercados monetário e de títulos são analisados em conjunto, sendo genericamente chamado de Mercado Financeiro, sendo a taxa de juros determinada por esses dois mercados. MERCADO DE DIVISAS: refere-se ao mercado de moeda estrangeira conversível, tendo em vista a necessidade de a economia manter transações com o resto do mundo. A oferta de divisas depende das exportações e da entrada de capitais financeiros, enquanto a demanda é determinada pelo volume de importações e saída de capital financeiro.

ESTRUTURA DE ANÁLISE MACROECONÔMICA A condição de equilíbrio nesse mercado é dada por Oferta de divisas = Demanda de divisas sendo a variável determinada a taxa de câmbio. O Banco Central interfere no comportamento desse mercado, operando na compra de divisas quando a taxa cambial está baixa, e, na venda, quando está alta, de forma a promover o equilíbrio de mercado. De certa forma, os mercados monetários, de títulos e de divisas são regulados pelo Banco Central no sentido de estabilizar as taxas de inflação, através da promoção de processos recessivos, ou de incrementar o crescimento econômico, interferindo indiretamente nos mercados de emprego e de bens e serviços.