- Dois cérebros nunca são iguais: genética e ambiente têm impacto expressivo na sua formação e especialização.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

O CICLO DE APRENDIZAGEM E A VIVÊNCIA
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
O ESDE COM QUALIDADE.
ESTRUTURAÇÃO DE UMA REUNIÃO DE ESTUDOS OU PALESTRA
A ORGANIZAÇÃO DA VIDA DE ESTUDOS NA UNIVERSIDADE
PROBLEMAS E DICAS PARA A CONSTRUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO
Contando Histórias… Isto é uma ARTE….
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
DESENHO GEOMÉTRICO NO ENSINO DA GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
O Aluno a Distância.
O Cenário Virtual.
SEJA BEM VINDO(A)! Você está iniciando seus estudos no material de ensino à distância do SESI Lazer Ativo! Desejamos que tenha ótimo aproveitamento!
SEJA BEM VINDO(A)! Você está iniciando seus estudos no material de ensino à distância do SESI Lazer Ativo! Desejamos que tenha ótimo aproveitamento!
SEJA BEM VINDO(A)! Você está iniciando seus estudos no material de ensino à distância do SESI Lazer Ativo! Desejamos que tenha ótimo aproveitamento!
1 SEJA BEM VINDO(A)! Você está iniciando seus estudos no material de ensino à distância do SESI Lazer Ativo! Desejamos que tenha ótimo aproveitamento!
Gestalt Profa. Aline A. de Andrade.
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
Projeto “Eu estudo a Lição"
COMO ORGANIZAR A ROTINA SEMANAL DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A)
RESULTADO GERAL DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2008/2
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Facilitador: Ronildo Manoel
Desenvolvimento do Raciocínio em Geometria
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Teacher Marilisa Lichtenberg English
O Aluno a Distância e suas Necessidades
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
Aprender a aprender na Universidade
EDUCAÇÃO PARA O PENSAR Núcleo de Educação para o Pensar TEXTO
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
DIRETRIZES PARA A LEITURA, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
RECURSOS AUDIOVISUAIS Prof. Luciene Santoro.
Aprender a aprender no Ensino Superior Fga. Pierangela Nota Simões.
Manejos Grupais facilidades x dificuldades
Projeto de Orientação de Estudo - 5º ano (EF) -2013
O que é ensinar história?
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Projeto de Orientação de Estudo - 6º ano
1 MÉTODO ECONOMIA E EFICIÊNCIA NOS ESTUDOS
“Blog: diário (de aprendizagem) na rede”
Construído para aprender desde o nascimento até a velhice, nosso mais complexo órgão, o cérebro, tem uma organização surpreendente.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Perguntas de Modelação
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
Elementos Acadêmicos e Profissionais em Ciência e Tecnologia
Procedimentos de Ensino
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Pesquisa para Avaliação de Disciplina
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Divulgando a Pesquisa.
Por que o jornal na escola?
COMO ESTUDAR HISTÓRIA.
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Professora Lucélia de Sena Alves
PROCEDIMENTOS DE ENSINO
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Como conseguir aprender rápido, conseguir ler muito mais rápido e passar em qualquer concurso ou prova!
Assistente de Recursos Humanos
CURSOS PRONATEC REALIZADOS EM FORMANDOS DOS CURSOS PRONATEC 2014 CUIDADOR DE IDOSO; TORNEIRO MECÂNICO; LIBRAS; MODELISTA; ELETRICISTA INSTALADOR.
Mariana Alves Barbosa Nayane Ingrid da Silva Pessoa.
RETOMANDO: ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno,
CASE DE SUCESSO Escola de Ensino Fundamental São José.
Leitura e Documentação
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO NA EJA
REUNIÃO GETED Conectividade: essencial para Educação a Distância Antonio Mendes da Silva Filho.
Transcrição da apresentação:

- Dois cérebros nunca são iguais: genética e ambiente têm impacto expressivo na sua formação e especialização.

- Entre 6 e 13 anos, amadurecem as regiões relacionadas à linguagem e à compreensão das relações espaciais.

- O cérebro se modifica em toda e qualquer idade. Ele se fortalece, cria e elimina conexões neurais, conforme a demanda.

-O entendimento sobre como o cérebro aprende e amadurece pode auxiliar a sua aprendizagem.

- Observe-se! Procure perceber qual é a melhor maneira de você estudar (falando, lendo, escrevendo, desenhando...).

- O que é o estudo? O estudo é uma aprendizagem dirigida.

- Como conseguir um estudo eficiente? Finalidade: Quem estuda com um objetivo definido, estuda com mais eficiência.

: - Assimilação: Aplicação das informações, ideias e conhecimentos adquiridos pelo estudo.

- Organização do conhecimento, destacando os pontos mais importantes.

Faça: - Memória das informações necessárias por meio de exercícios adequados; - Associações com conhecimentos adquiridos anteriormente; - Localização dos fatos numa linha do tempo, pois facilita a compreensão.

Lição de casa: para que serve? Para: - Fazer uma autoavaliação; - Saber o que aprendeu na aula; - Esclarecer dúvidas; - Aprofundar os conhecimentos; - Fazer pesquisas; - Conseguir definir qual a melhor maneira de estudar (lendo, desenhando, escrevendo, pesquisando...). - Preparar para conteúdos que serão ensinados na sequência...

Requisitos para otimizar seu aprendizado - Ter vontade de saber sempre mais e melhor sobre os conteúdos apresentados; - Pesquisar para ampliar os conhecimentos adquiridos; - Planejar os estudos; - Ter um horário fixo; - Ter postura adequada.