22 de Novembro de 2013 Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo Fórum experiências exitosas em 2013 Fórum experiências exitosas em 2013 Título da experiência:

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22 de Novembro de 2013 Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo Fórum experiências exitosas em 2013 Fórum experiências exitosas em 2013 Título da experiência: Medidas de Racionalização Administrativas Participante: Dra. Cristina Moro Instituição: Hospital Amaral Carvalho

Agendamento Cirúrgico Janeiro de 2013: início dos estudos para a implantação do Agendamento Cirúrgico Centralizado. Agosto de 2013: implantação Antes: - Cirurgias agendadas por meio da agenda do profissional; - Não realização de consultas de enfermagem e pré-anestésica ; - Agendamento de cirurgias no mesmo horário e sala; - Setor de compras não tinha conhecimento dos materiais necessários - OPME (órteses, próteses e materiais especiais); - CME não conseguia montar os kits cirúrgicos com antecedência; - As enfermarias não tinham conhecimento dos pacientes que seriam internados, gerando problemas de vagas. O mesmo acontecia com a UTI. Alta taxa de cancelamento Medidas de Racionalização Administrativas

Agendamento Cirúrgico Medidas de Racionalização Administrativas Hoje: - As cirurgias sāo solicitadas através de um documento no PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente); - Quando o agendamento recebe a solicitação, é marcada a consulta de enfermagem e anestesista; - São solicitados, com antecedência, os exames necessários para cirurgia e também os materiais a serem comprados e esterilizados; - Todas as enfermarias têm acesso ao sistema, assim como os outros setores envolvidos.

Contratos de Prestação de Serviços Revisão de todos os contratos médicos e de prestadores de serviços, pois esses tipos de contratos não previam metas de qualidade e que atualmente são pactuadas na contratualização. No 1° semestre/2013, vários contratos foram rescindidos, o que irá gerar uma economia de R$7,2 milhões ao ano. Pelo novo contrato, o médico responderá pela coordenação médica e técnica das unidades de enfermaria e ambulatório. Entre os deveres destaca-se o preenchimento correto dos formulários de AIH’s, APAC’s, Atestados de Óbito, Prontuário Médico, avaliação das prescrições, obediência a protocolos clínicos e avaliação do usuário, bem como, respeitar os prazos para faturamento. Medidas de Racionalização Administrativas

Revisão da Apresentação de AIH’s Implantação de regras no preenchimento das prescrições médicas. - Treinamento com corpo clínico e enfermagem para o correto preenchimento de todos os documentos; - Após a alta do paciente, a conta hospitalar deverá estar disponível para o setor de Auditoria e, consequentemente, ao Faturamento em 48 horas; -Bloqueio de pagamento para o não cumprimento das regras. Descrição jan/13fev/13mar/13abr/13mai/13jun/13jul/13ago/13set/13out/13 Total de Contas Faturadas Contas Faturadas Dentro do Mês % das Altas Faturadas Dentro Mês 4,73% 7,63%15,76%15,87%49,31%54,83%69,82%71,75%80,00% 86,02% Medidas de Racionalização Administrativas

Taxa de Ocupação No 1° trimestre/2013, a taxa era de 62% e com readequação dos leitos, houve um aumento da taxa, passando para 78% Medidas de Racionalização Administrativas

Metas da Contratualização -Maior envolvimento entre o Corpo Clínico, Auditoria, Faturamento e equipe de enfermagem, principalmente nas seguintes metas: - Consultas e metas pactuadas; - Procedimentos de SADT, conforme pactuado; - Apresentação de no mínimo 95% das altas hospitalares no faturamento hospitalr ao SUS, na própria competência, ou seja, no início do mês subsequente. Medidas de Racionalização Administrativas

Atendimento ao paciente Atendendo as exigências do Ministério da Saúde, de acordo com a Lei Federal, que estabelece um prazo máximo de 60 dias para pacientes com câncer, o Hospital Amaral Carvalho se enquadra nas normas, ou seja, o paciente é atendido em 7 dias com agendamento da primeira consulta e em 15 dias, se necessário, a cirurgia é realizada ou é iniciado o tratamento clínico. Medidas de Racionalização Administrativas

22 de Novembro de 2013 Muito obrigada! Muito obrigada! Participante: Dra. Cristina Moro Instituição: Fundação Hospital Amaral Carvalho Jahu/SP