Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas Palestrante: Alan Carlo Lopes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL SOCIAL
Advertisements

19º Congresso Brasileiro de Contabilidade
Aluno: Monica de Brito Figueiredo 2009
Módulo 3 Revisando.
Abertura eSocial É necessário informar a jornada de trabalho para empregados isentos da marcação de ponto? Informa-se quando o contrato de experiência.
Sistema Único da Assistência Social - Acesso aos Municípios.
Sistemas Integrados InterDigit
Sped e-Social.
Apresentação: Prof. Sonya Barbosa
Cachoeiro do Itapemirim, 19/11/2013
Rio de Janeiro, 25/02/2014 Daniel Belmiro Fontes 1 Público Alvo:
Programa de Assessoria Total à Empresa – Ágape Contabilidade
Sua empresa está preparada para o eSOCIAL?
Uma nova era nas relações entre Empregados, Empregadores e Governo
Experiências Municipais: Projeto Feira Popular – Implantação Conafor Cooperativa Eraldo R. Consorte Advogado - Consultor Trabalhista/Previdenciário
CURSO eSOCIAL – O que deve ser observado na Teoria e na Prática (Software) Prof. Edison Garcia Junior.
Folha de Pagamento Ocorrências da Folha de Pagamento 1- Rendimentos
SPED – Apresentação Instituído pelo Decreto nº 6.022, de 22 de janeiro de 2007, o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) faz parte do Programa.
Sistema Público de Escrituração Digital
ANFIP Rio de Janeiro 25/02/
FIRJAN 05/11/2013 Por José Alberto Maia e Adilson Dias 1 Público Alvo:
Mudanças trazidas pelo eSocial
Obrigações Acessórias Eletrônicas
Nota Fiscal Eletrônica Helder da Silva Andrade
ARRECADAÇÃO E RECOLHIMENTO DAS CONTRIBUIÇÕES DESTINADAS À SEGURIDADE SOCIAL → Decreto nº 3.048: arts. 216 à 218; → Arrecadação e recolhimento: estão.
ESocial São Paulo, 06 de junho de 2013.
Projeto eSocial Dezembro/13 Projeto eSocial Dezembro/13.
Angela Lucia Rachid Gerente de Produtos de Folha Pagamento
eSocial – Impacto de uma nova era entre empregado, empregador e governo.
Uma nova era nas relações entre Empregadores, Empregados e Governo. FIESC – JARAGUÁ DO SUL – /11/2013 Por Marcos Salustiano.
MINI CURRÍCULO – CARLA SOARES
Reunião de Executivos 13/11/2014 Chapecó.
Evento eSOCIAL Prof. Edison Garcia Junior.
Rio de Janeiro 25 FEV Fonte: Cadastro FGTS 12/2013 (*) Todas carteiras, inclusive mercado R$ 64,1 bilhões Patrimônio Líquido R$ 18,9 bilhões Arrecadação.
Projeto eSocial Protheus RH
SPED – Sistema Publico de Escrituração Digital
Conferência eSocial Agosto de 2014.
EFD-PIS/COFINS.
Sua Ideia é nossa maior estratégia. Em 2003 iniciamos os trabalhos com foco em prestar serviços de valor agregado em TI, provendo soluções e softwares.
Antes de falarmos sobre o tema, imagine que neste momento você esteja participando do processo seletivo da Edoc2015, uma empresa de pesquisa e desenvolvimento.
Escrituração Contábil Fiscal - ECF
Sobre a InterDigit Sistemas Estamos há mais de 15 anos no mercado e a nossa missão é entender a necessidade da cadeia de valores de nossos clientes e.
Cachoeiro de Itapemirim, 18/03/2015 Samuel Kruger
ECF RESPONDE JULHO/2015.
ECF – Escrituração Contábil Fiscal
O que é o eSocial? É o instrumento de unificação da prestação de informações referentes à escrituração das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas,
A Casa Espírita e suas obrigações legais, fiscais e contábeis
Uma nova era nas relações entre Empregadores, Empregados e Governo. Conferência eSocial Data 12/11/2014 Local: SESCAP – SALVADOR/BA.
 Projeto:  SESCAP INTERIOR  e-SOCIAL - INFORMAÇÕES  Facilitador:  JOSÉ ROSENVALDO E. RIOS 
Uma nova era nas relações entre Empregadores, Empregados e Governo. Angelo Márcio Leandro da Costa 1.
3° PROTEGE – SESI/MT.
Garantir os direitos trabalhistas e previdenciários Simplificar o cumprimento das obrigações principais e assessorias, para redução de custos e da informalidade;
O eSocial enquanto ferramenta de gestão para o SAT
Qualificação dos Identificadores
eSocial – Uma nova forma de registro dos eventos trabalhistas
É o sistema público de escrituração digital. De modo geral, consiste na modernização da sistemática atual do cumprimento das obrigações acessórias, transmitidas.
Então Após termos tido por todo dia uma visão geral do eSocial, dos impactos e das mudanças que irão ocorrer, agora vamos Proximo.
eSocial – Uma nova forma de registro dos eventos trabalhistas
SPED Fiscal (EFD) - O que é ? - Como gerar o arquivo utilizando o Sismoura.
Fechamento Fiscal. Objetivo Atendimento completo de todas as obrigações federais, estaduais e municipais, bem como manter os dados fiscais em conformidade.
Multicon Assessoria Contábil
HENRIQUE OLIVEIRA GADELHA
ROTINAS PARA OS FISCAIS DE CONTRATOS
Palestra eSocial 26/09/2014 Rio do Sul. O que é o eSocial ?
Massificação – MAIO 2011 Conectividade Social Conectividade Social ®
Preocupações e Desafios para os Empregadores Roberto Martins Santos/SP. Agosto/2014.
Folha de Pagamento Introdução.
ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL (EFD) Tadeu de Souza Lourenço Ferreira 26/11/2010.
Sistema Público de Escrituração Digital Panamá, 14 y 15 de febrero de 2011 Taller sobre “Facturación”
CIAT - Asamblea General de Chile Santiago, 24 de abril de 2012.
Transcrição da apresentação:

Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas Palestrante: Alan Carlo Lopes

Parte Integrante do SPED (Sistema público de escrituração Digital) E-SOCIAL Parte Integrante do SPED (Sistema público de escrituração Digital) CT-e NF-e F-Cont NFs-e EFD Contrib. Sped Contábil ECF Sped Fiscal EFD IRPJ E-SOCIAL

FUNCIONAMENTO DO E-SOCIAL Os Eventos Trabalhistas serão transmitidos por meio do envio de arquivos no formato XML, os quais serão validados e armazenados em um ambiente consorciado e depois distribuídos aos entes partícipes.

CENÁRIO ATUAL Empregadores transmitem informações para várias entidades, muitas vezes redundantes; Cada entidade possui suas próprias bases.

CENÁRIO PROPOSTO COM O ESOCIAL Empregadores geram informações para o eSocial; Entidades buscam informações deste repositório; Empregados com acesso as informações (apenas pessoais).

ARQUITETURA E-SOCIAL Não haverá Programa Validador (PVA) antes da transmissão do arquivo.

E-SOCIAL Os eventos do e-Social serão: Eventos inicias e de tabelas (cadastro da empresa); Eventos Trabalhistas (não periódico); Eventos mensais (periódicos - folha de pagamento).

EVENTOS INICIAIS E DE TABELAS Os Eventos iniciais são cadastros de natureza permanente e serão armazenadas em tabelas no ambiente nacional do e-Social contendo informações como: Informações do Empregador; Tabela de rubricas da folha de pagamento; Tabela de Lotações e Departamentos; Tabela de Cargos; Tabela de Funções; Tabela de Horários; Tabela de Estabelecimentos e Obras de Construção Civil; Cadastramento inicial de vínculos ativos; Outros.

EVENTOS INICIAIS

QUALIFICAÇÃO CADASTRAL O empregador deverá previamente à implantação do SPED Social efetuar a qualificação cadastral dos empregados, contribuintes individuais mediante utilização do módulo de "Qualificação on-line" disponível no site: http://www9.dataprev.gov.br/Esocial/pages/qualificacao/qualificar.xhtml que permite até 10 (dez) consultas simultâneas verificando a regularidade do Cadastro de Pessoa Física (CPF), data de nascimento e o Número de Identificação Social - NIS (NIT/PIS/PASEP) que serão utilizados no eSocial. www.esocial.gov.br

RET – Registro de Eventos Trabalhistas As informações dos eventos não periódicos (pontuais) alimentarão uma base de dados no ambiente do eSocial denominada RET – Registro de eventos trabalhistas. Todos os eventos pontuais serão validados ao serem transmitidos. Só serão aceitos se estiverem consistentes com o RET. Os eventos de folha de pagamento também será validado. Eles só serão aceitos se estiverem coerentes com o RET. Ex: A folha de pagamento só será aceita se constarem todos os trabalhadores constante no RET como Ativos.

EVENTOS TRABALHISTAS - PONTUAIS Na geração dos arquivos da Escrituração Fiscal Digital Social haverá informações que deverão ser geradas de forma pontual, ou seja, à medida que ocorrem durante do período. Elas passarão por validação prévia e somente serão aceitos se estiverem consistentes com o Registro de Eventos Trabalhistas (RET), como por exemplo: a) Um evento de desligamento de empregado só será aceito se para aquele empregado tiver sido enviado anteriormente, o evento de admissão; b) Um evento de afastamento temporário somente será aceito se o empregado já não estiver afastado;

EVENTOS TRABALHISTAS PONTUAIS - Prazos Admissão Até o Início da atividade Laboral; CAT – Comunicação de Acidente de trabalho Até o dia útil seguinte ao acidente; Afastamento Temporário; Desligamento Até 10 dias da ocorrência (no caso de aviso prévio gozado, até 1 dia após)

EVENTOS TRABALHISTAS PONTUAIS – Aspecto técnico: Admissão:

EVENTOS TRABALHISTAS PONTUAIS - Prazos Alterações ASO – Atestado de saúde Ocupacional Atividades desempenhadas Aviso prévio Exclusão Condição de trabalho diferenciada Estabilidade Trabalho sem vínculo Reintegração Tais eventos deverão ser transmitidos até o dia 7 do mês seguinte ao do ocorrido, sempre antes do envio da folha de competência

EVENTOS TRABALHISTAS PONTUAIS – Eventos Extintos Foram extintos os seguintes eventos na versão 1.1 do Manual de Orientação do e-Social. Aviso de Férias (aviso com 30 dias de antecedência) Comunicação de Fato Relevante ( Advertência, Suspensão, outros)

EVENTOS PERIÓDICOS - MENSAIS Os eventos mensais corresponderá basicamente à movimentação mensal da folha de pagamento (Proventos, Descontos, Indenizações, etc...) As folhas de pagamento das remunerações e demais rendimentos pagos deverão ser transmitidos até o dia 7 (sete) do mês seguinte ao que se refiram.

EVENTOS MENSAIS – Folha e Apuração Abertura da Folha por Empresa – S-1100; Remuneração (contra cheque) – S-1200; Serviços Prestados (Cessão de MO) – S-1320; Serviços Prestados Cooperativas – S-1340; Serviços Tomados - (Cessão de MO) – S-1310; Serviços Tomados Cooperativas – S-1330; Aquisição de Produtos Rurais – S-1350; Comercialização da Produção Rural – S-1360; Recursos Recebidos ou Passados p/ clubes de futebol – S-1370; BC e Valor Devido das Contribuições/FGTS e IRRF – S-1400; Resumo e fechamento da Folha – Confissão de dívida e Geração dos Documentos de arrecadação. S-1500.

DCTF WEB

FGTS A Caixa Econômica Federal, na qualidade de agente operador do FGTS, aprovou em 07/01/2014 o leiaute dos arquivos que compõem o Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial). A geração de guias de recolhimento do FGTS será feita pela própria Caixa, a partir das informações do eSocial. Os recolhimentos de competência anteriores à implantação do eSocial serão efetuados, Inicialmente, através de GFIP, SEFIP, GRRF e GPS, até que se tenha uma solução própria do eSocial.

RETIFICAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO Eventos Pontuais – Envio de novo arquivo; Folha de pagamento e outras informações: - Abertura com indicativo de retificação; - Informações a serem retificadas; - Encerramento.

CRONOGRAMA GERAL Disponibilização do aplicativo para qualificação dos trabalhadores existentes nas empresas – MARÇO/14; Ambientes de Testes para conexão Webservice e recepção dos eventos iniciais – ABRIL/2014; Ambientes de Testes para conexão Webservice e recepção do cadastramento inicial dos trabalhadores – MAIO/2014.

CRONOGRAMA GERAL

SEQUENCIA LÓGICA DA TRANSMISSÃO DO ARQUIVO

DESAFIOS NA IMPLANTAÇÃO DO E-SOCIAL: Conscientização da alta gestão da empresa; Equalizar o conflito de papeis (criar um comitê interno para o projeto e-Social); Investir em sistemas e integrações; Treinamento do pessoal operacional; Garantir o compliance legal; Revisar os processos internos; Promover mudança cultural, principalmente nas pequenas empresas, quanto ao cumprimento dos prazos legais relativos aos eventos trabalhistas.

MUITO OBRIGADO!!! Nome: Alan Carlo Lopes E-mail: alan.lopes@fecomerciomg.org.br