M ÉTODO I NSTRUMENTAL - E NSINO DE LEITURA Por: Adriana & Juliane
S UMÁRIO : Época de vigência Resumo descritivo do método e 05 Vantagens e desvantagens Curiosidade Referências
É POCA DE VIGÊNCIA A Abordagem para Leitura (AL) cresceu na década de 1930, nas escolas secundárias dos Estados Unidos e permaneceu até o final da Segunda Guerra Mundial.
R ESUMO DESCRITIVO DO MÉTODO Método baseado em técnicas e estratégias de leitura Objetivos: Promover habilidade de leitura dentro e fora de sala Expandir vocabulário, com ênfase mínima na pronuncia Características: Predomínio de exercícios escritos e questionários Percepção da estrutura lógica do texto
Gramática nesse método é restrita aos aspectos morfo- fonológicos e construções sintáticas mais comuns Ocasionalmente utiliza-se exercício de tradução Critica recebida: a concentração apenas na leitura desconsidera a interdependência dos quatro aspectos instrumentais: ler, ouvir, falar e escrever.
Eficiente para cursos online de curta duração. Preparação para provas escritas, como mestrados. Enfatiza apenas a leitura, não desenvolve outras habilidades Predomínio de exercícios escritos Vantagens: Desvantagens:
C URIOSIDADE : D E OLHO NO CONTEXTO A abordagem de Leitura precisa ser realizada com cuidado, pois os falsos cognatos podem enganar o leitor. Veja exemplos: A. Actual - real, verdadeiro B. Balcony - sacada C. Cafeteria - refeitório D. Dent - amasso E. Engross – monopolizar F. Fabric - tecido G. Gripe (noun) – queixa
R EFERÊNCIAS : LEFFA, V. J. Metodologia do ensino de línguas. In BOHN, H. I.; VANDRESEN, P. Tópicos em lingüística aplicada: o ensino de línguas estrangeiras. Florianópolis: Ed. da UFSC, p s1.php enem.htmlhttp://cejosemarti.blogspot.com.br/2012/08/de-olho-no- enem.html
Muito Obrigada!