BEM-VINDO À DISCIPLINA TELETRANSMITIDA

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Leitura e Documentação
Transcrição da apresentação:

BEM-VINDO À DISCIPLINA TELETRANSMITIDA METODOLOGIA CIENTÍFICA – PROFa CLARA BRUM

2 – Revisão aula 1 1 - Sobre o  conhecimento científico e o conhecimento de senso comum, é CORRETO afirmar:   O saber científico é uma verdade absoluta. O Senso comum e  o bom senso têm o mesmo significado. O conhecimento científico pretende que suas conclusões possam ser verificadas por todos. A ciência está ligada ao pensamento místico.

3 – Revisão aula 1 2 - Marque a opção que encerra um conceito ERRADO a respeito do conhecimento filosófico:   A ciência é entendida como uma busca constante de explicações e de soluções, de revisão e de reavaliação de seus resultados. A filosofia é um conhecimento assistemático e infalível porque se baseia nos sentidos. O discurso teológico fundamenta-se no conhecimento revelado. O conhecimento empírico é constituído por meio de interações, de experiências vivenciadas pela pessoa em seu cotidiano.

4 – Revisão aula 1 3 - Assinale as afirmativas CORRETAS pertinentes ao conhecimento científico.   I –  lida com fatos II – contingente, pois suas hipóteses têm a sua veracidade ou falsidade conhecida através da experimentação III – sistemático, pois o saber é ordenado logicamente IV – infalível em virtude de ser definitivo, absoluto ou final. a)  As afirmativas I, II e IV estão corretas b)  As afirmativas I e II estão corretas c)  As afirmativas I, II e III estão corretas d)  As afirmativas II,III e IV estão corretas

5 – Revisão aula1 4 - Assinale as afirmativas CORRETAS pertinentes ao conceito de senso comum.   I –  concepções aceitas como verdadeira em certos meios sociais II – conhecimento subjetivo III – conhecimento empírico e ametódico IV – infalível em virtude de ser verdadeiro. a)  As afirmativas I, II e IV estão corretas b)  As afirmativas I e II estão corretas c)  As afirmativas I, II e III estão corretas d)  As afirmativas II,III e IV estão corretas

6 – Revisão aula 1 5 - Associe as várias características dos tipos de conhecimentos:  Conhecimento Científico ( 2 ) Racional Conhecimento Filosófico ( 4 ) Assistemático Conhecimento Religioso ( 1 ) Real Conhecimento Empírico ( 3 ) Inspiracional Senso comum científico Filosófico religioso Valorativo Reflexivo Assistemático Verificável Falível Inexato Real Contingente Sistemático provável Racional Não verificável Infalível Exato Inspiracional

7 – Revisão aula 1 6 - O que é Ciência? Por que o conhecimento científico é fundamental para a iniciação científica? (slides 37 e 38) Conhecimento racional, sistêmico capaz de investigar e trazer novos conhecimentos. Por que permite o desenvolvimentos de novas possibilidades através da utilização do método cientifico.

8 – Revisão aula 2 7 – Marque a opção CORRETA quanto ao conceito de pesquisa: Cópia de textos e livros; Atividade intelectual, intencional e reflexiva; Atividade típica do senso comum; Investigação assistemática e infalível.

9 – Revisão aula 2 8 – Explique com autoria o que podemos entender por pesquisa científica e quais as razões que nos levam a pesquisar. Resposta verificar nos(slides 7 e 8) aula 2

10 – Revisão aula 2 9 – Correlacione as colunas abaixo: (slides 11-14) Pesquisa pura ou aplicada Pesquisa quantitativa, qualitativa Pesquisa descritiva,explicativa, exploratória Pesquisa estudo de caso ( 4 ) Procedimentos ( 1 ) Natureza ( 3 ) Objetivos ( 2 ) Abordagem

11 – Revisão aula 2 10 – sobre a pesquisa bibliográfica, marque a única opção ERRADA: (slides 15-17) Fundamental a qualquer trabalho de acadêmico; Fornece o embasamento teórico da pesquisa; Investigação empírica realizada no local; Exame de fontes primárias e secundárias.

12 – Revisão aula 2 11 – Na pesquisa bibliográfica temos as fontes primárias e secundárias. Nesse sentido, ( slide 16) I – As fontes primárias apresentam trabalhos originais com conhecimento original e publicado pela primeira vez pelos autores. II – As fontes primárias contém trabalhos não originais e que basicamente citam, revisam e interpretam trabalhos originais. III - Artigos de revisão bibliográfica, livros-texto, tratados, enciclopédias, artigos de divulgação são exemplos de fontes secundárias. II e III estão corretas; I e II estão corretas; I e III estão corretas I, II e III estão corretas

13 – Revisão aula 2 12 – Sobre estudo de caso é ERRADO afirmar: (slide 25) Apresentam situações onde empresas e pessoas precisam tomar decisões sobre um determinado dilema; Envolve um processo de discussão, em que se deve avaliar alternativas para o problema, e propor um curso de ação; Metodologia de ensino participativa; Descreve o que era, o que já aconteceu, sob a forma de investigação, registro, análise e interpretação de fatos ocorridos no passado

14 – Revisão aula 2 13 – Sobre método científico, é correto afirmar EXCETO: (slides 30-31) Envolve procedimentos para verificação de hipóteses; Ajuda a perceber erros; Apresenta um procedimento infalível Possibilita a demonstração;

15 – Revisão aula 2 14 - Associe os termos direcionados para a pesquisa abaixo: (slides 29-37)   a) Método ( b ) meios para executar operações b) Técnica ( a ) conjunto das diversas etapas c) Indutivo ( d ) explicar o conteúdo dos enunciados d) Dedutivo ( c ) generalização da relação

16 – Revisão aula 2 15 – Correlacione as colunas. (slides 33-37) 1. Método Dedutivo 2. Método Indutivo (2 )realiza a generalização de propriedades de certos casos observados; ( 1 ) Relação lógica que parte de conhecimentos gerais para idéias particulares; ( 2 )Relação lógica que parte de idéias particulares e conclui conhecimentos gerais; (1 ) tem o propósito de explicar o conteúdo dos enunciados

17 – Revisão aula 2 16 – Leia as assertivas abaixo e coloque “D” para método dedutivo e “I” para método indutivo. Todos os metais conduzem eletricidade/ Ora, a prata é metal/ Logo, a prata conduz eletricidade.D A Terra, Marte, Vênus e Júpiter são desprovidos de luz própria/Ora, a Terra, Marte, Vênus e Júpiter são todos planetas/ Logo, todos os planetas são desprovidos de luz própria I Todas as crianças têm pais/ Ora, Gilberto é criança./Logo, Gilberto tem pais.D Os corpos A, B, C, D atraem o ferro./ Ora, os corpos A, B, C, D são todos ímãs./ Logo, os ímãs atraem o ferro. I

18 – Revisão aula 2 17 - Karl Popper afirmou que uma teoria só poderá ser considerada científica se puder ser falseável ou refutável. A falseabilidade significa, EXCETO: (slides 39-40)   a) que a ciência não oferece verdades, mas probabilidades; b) se há alguma verdade na ciência, esta será sempre provisória, enquanto não for testada e negada; c) há na ciência a absoluta convergência entre o pensamento e a realidade; d) que o objetivo da ciência não é a busca de certezas inabaláveis.

19 – Revisão aula 3 18 - Explique com autoria a importância da leitura e quais as espécies de leitura que podemos identificar. (slides 2 e 3) Entretenimento ou distração – divertimento, lazer, hábito de ler; Cultura geral ou informativa – conhecimento, notícias, situar-se em sua época; Aproveitamento ou formativa – conhecimento especializado;

20 – Revisão aula 3 O título A data da publicação A ficha catalográfica “Orelha” Sumário Introdução ou prefácio Bibliografia ( 2 ) certificar-se da sua atualização; ( 4 ) uma apreciação da obra; ( 5 ) divisão e tópicos abordados; ( 1 ) estabelece o assunto; ( 3 ) verificar as qualificações da obra e do autor; ( 7 )as obras consultadas pelo autor ( 6 ). metodologia e objetivos do autor O título: estabelece o assunto e, às vezes a intenção do autor; A data da publicação: certificar-se da sua atualização; A ficha catalográfica: verificar as qualificações da obra e do autor; “Orelha”: uma apreciação da obra; Índice ou sumário: divisão e tópicos abordados; Introdução ou prefácio: metodologia e objetivos do autor; Bibliografia: as obras consultadas pelo autor.

21 – Revisão aula 3 20 – Explique o que podemos entender por fichamento e sua importância para os trabalhos acadêmicos. Resposta verificar nos (slides 9-15) aula 3

22 – Revisão aula 3 21 – Sobre citação, podemos afirmar EXCETO: (slide 17) são trechos transcritos ou informações extraídas de publicações consultadas; são introduzidas no texto com o propósito de esclarecer ou complementar as idéias; a fonte não precisa ser citada; Podem ser longas ou curtas.

23 – Revisão aula 3 22. Correlacione as colunas abaixo. (slide 18-33) Citação direta; Citação indireta; Citação de citação. ( 2 ) um texto baseado na obra de um autor consultado. ( 3 ) ocorre quando há a referência a uma citação direta ou indireta de um texto do qual não se teve acesso ao original. (1 ) são transcritas no texto tal como se apresentam na fonte consultada.

24 – Revisão aula 3 23 – Estudamos que a citação direta se apresenta de duas maneiras diferentes. Explique-as. (slide 21) As transcrições com até três (03) linhas permanecem no corpo do parágrafo; As transcrições com mais de três linhas são destacadas com um recuo em relação à margem da esquerda;

25 – Revisão aula 3 24. O que podemos entender por citação indireta? Qual a sua relevância? (slide 29)

26 – Revisão aula 3 25 – Correlacione as colunas abaixo. (slides 34-52) Grifo do autor; Apud; Idem; Ibidem; Op. cit; Grifo nosso. ( 6 ) quando o estudante ao citar deseja fazer algum destaque no trecho citado; ( 3 ) citação da mesma obra, do mesmo autor; ( 5 ) mesma obra aparece mais de uma vez no texto; ( 1 )o próprio autor da obra destacou partes do texto citado; ( 2 ) sigla usada para citação da citação; (4 )quando duas obras do mesmo autor forem seqüenciais.

27 – Revisão aula 3 26 – Correlacione as colunas abaixo. (slides 39-46) Sistema numérico; Sistema autor data. ( 2 ) consiste em indicar o sobrenome do autor ou instituição responsável, seguido pelo ano da publicação da obra; ( 1 ) a fonte utilizada aparece em nota de rodapé; ( 1 ) As notas obedecem uma seqüência numérica e em algarismos arábicos (1,2,3,4...);

28 – Revisão aula 3 27 – Sobre o sistema de chamada autor-data, marque a opção ERRADA. (slides 44-46) Quando o sobrenome estiver dentro do parêntesis deve vir em caixa alta; Para citar o nome de dois autores deve-se usar ponto e vírgula; Documentos de mesma autoria com anos diferentes, diferencia-se pelo ano de publicação; Na hipótese de citação indireta deve-se indicar obrigatoriamente a página.

29 – Revisão aula 4 28 – O que é um resumo? Qual a sua importância? (slides 3-6)

30 – Revisão aula 4 29 – Correlacione as colunas. (slide 11-15) 1. Resumo em trabalhos científicos. 2. Resumo como trabalho acadêmico. ( 2 ) Deve constar a referência completa da obra estudada. ( 1 ) É aquele que faz parte dos elementos pré-textuais de trabalho técnico científico; ( 2 ) Não tem número definido de palavras; ( 1 ) Deve ser feito em língua vernácula e língua estrangeira; ( 1 ) É aquele seguido de palavras-chave. ( 2 ) Deve apresentar um cabeçalho

31 – Revisão aula 4 30 – O que é uma resenha? Qual a sua importância? O que deverá conter? Qual a diferença entre resumo e resenha? Resposta verificar nos (slide 17-18) aula 4

32 – Revisão aula 4 31 – Leia as afirmativas abaixo e marque a opção correta. (slide 24-32) I – A análise textual propicia um estudo do vocabulário e dos conceitos presentes no texto. II – Na análise temática não percebemos o raciocínio do autor e sua argumentação. III - Na análise interpretativa formulamos um juízo crítico sobre a leitura. II e III estão corretas; I e II estão corretas; I e III estão corretas I, II e III estão corretas

33 – Revisão aula 5 32 – Leia as afirmativas abaixo e marque a opção correta. (slide 4-5) I –Os elementos que antecedem o texto com informações que ajudam na identificação são denominados de pós-textuais. II – O conjunto padronizado de elementos descritivos retirados de um documento é designado pelo termo referências. III – O sumário apresenta a enumeração das principais divisões ou partes de um trabalho. II e III estão corretas; I e II estão corretas; I e III estão corretas I, II e III estão corretas

34 – Revisão aula 5 33 – O que é um relatório? Qual o seu objetivo e estrutura? (slide 9-10) É a parte final de uma pesquisa. Seu objetivo consiste em dar ao leitor o resultado completo do estudo, apresentando fatos, dados, procedimentos utilizados, resultados obtidos, chegando a certas conclusões e recomendações Estrutura Elementos pré-textuais: Capa e folha de rosto Elementos textuais: 1. Introdução: escolha do assunto, delimitação, justificativa e objetivos; 2. Revisão da bibliografia: apresentação da pesquisa bibliográfica sobre o assunto; 3. Metodologia: procedimentos empregados para obtenção dos dados; 4. Conclusão: análise e interpretação dos dados. Elemento pós-textual: Referências (ABNT)

35 – Revisão aula 5 34 – O que é um artigo científico e o que deverá conter? Resposta verificar nos (slide 11-14) aula 5

36 – Revisão aula 5 35 – O que é um seminário? Qual a sua importância? Resposta verificar nos (slide 16-19) aula 5

37 – Revisão aula 5 36 – Estudamos que um anteprojeto de pesquisa é o estudo que, EXCETO: (slide 23-25) Apresenta de maneira concisa o conteúdo de um projeto de pesquisa. Apresenta como elementos textuais: introdução, referências e cronograma. A folha de rosto e sumário configuram os elementos pré-textuais. A metodologia é parte integrante dos elementos textuais.

38 – Revisão aula 5 37 – Estudamos que um projeto de pesquisa é o estudo que, EXCETO: (slide 26-28) Apresenta capa, folha de rosto, sumário, resumo e lista de abreviaturas como elementos pré-textuais. Introdução, metodologia e cronograma como elementos pós-textuais. Referências como elemento pós-textual. Difere do anteprojeto pela profundidade do conetúdo.

39 – Revisão aula 6 38 – Marque a opção ERRADA. (slides 5-6) são alinhadas somente à margem esquerda do texto; As referências figuram em espaço simples e separadas entre si por espaço duplo; Os elementos essenciais são autor, título, edição, local, editora e ISSN; Coleção, série, número de páginas são elementos complementares.

40 – Revisão aula 6 39 – Organize os dados abaixo na forma da ABNT. Título: estratégias de ensino-aprendizagem Autores: Juan Díaz Bordenave/Adair Martins Pereira Edição: 29ª ISBN: 978-85-326-0154-4 Ano: 2008 Cidade: Petrópolis Editora: Vozes É para treinar!!!!

41 – Revisão aula 6 40 - Organize os dados abaixo na forma da ABNT. Instituição: Associação Brasileira de Normas Técnicas. Título: NBR 6023: informação e documentação referências e elaboração Cidade: Rio de Janeiro Ano: 2002 Esta é fácil!

42 – Revisão aula 6 41 - Correlacione as colunas. (slides 21-27) [s.n.] [S.l.] [2003] 4. v. ( 4 ) quatro volumes ( 1 ) sem editora ( 3 ) data provável ( 2 ) Sem local

43 – Revisão aula 6 42 – Considerando as normas da ABNT, marque a opção correta. (slide 28) GOMES, L.G.F.F. 1998. Novela e sociedade no Brasil. Niterói: EdUFF. GOMES, L.G.F.F. Novela e sociedade no Brasil. Niterói: EdUFF, 1998. GOMES, L.G.F.F. Novela e sociedade no Brasil. Editora EdUFF, Niterói, 1998. L.G.F.F., GOMES (1998) “Novela e sociedade no Brasil”. Niterói: EdUFF.

44 – Revisão aula 6 43 - Ao citarmos textos obtidos em meios eletrônicos devemos seguir as regras da ABNT. Marque a opção correta. PRENOME, sobrenome. Título: subtítulo. Cidade: Editora, ano. Disponível em < endereço eletrônico>. Acesso em: data. PRENOME, sobrenome. Título: subtítulo. Editora, Cidade, ano. Disponível em < endereço eletrônico>. Acesso em: data. SOBRENOME, prenome. Título: subtítulo. Cidade: Editora, ano. Disponível em: < endereço eletrônico>. Acesso em: data. SOBRENOME, prenome. Ano. Título: subtítulo. Cidade: Editora. Disponível em < endereço eletrônico>. Acesso em: data.

45 – Revisão aula 6 44 - Observe a referência abaixo e marque a opção correta quanto ao item em destaque. SANTOS, F. R. dos. A colonização da terra do Tucujús. In: ______. História do Amapá, 1º grau. 2. ed. Macapá: Valcan, 1994. Cap. 3. P. 15-24. O sinal gráfico designa o mesmo título; O sinal gráfico designa o mesmo autor; O sinal gráfico designa a mesma edição; O sinal gráfico designa a mesma editora.

46 – Revisão Boa Prova!!!