1ª Formação de Professores Coordenadores

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
5º Encontro de Professores Coordenadores
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Selecione cada um e pressione a tecla DELETE.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Plano de Trabalho Docente
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
TAREFAS SOLICITADAS NO ÚLTIMO ENCONTRO
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
Programa aluno pesquisador
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
COMO ORGANIZAR A ROTINA SEMANAL DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A)
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
CONSELHO DE CLASSE CADEP
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Planejamento PNAIC 2014.
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
Portfólio de Estágio Supervisionado
Decisões.
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Disciplina: Estágio Supervisionado I
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
A Função do Professor Articulador
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUC. PETROBRÁS
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO PAV
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
3ª Coordenadoria Regional de Educação
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Secretaria Municipal de educação Alfabetização Na idade certa
REPLANEJAMENTO 2015.
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Maria Elizabete Rambo Kochhann Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientadora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
Devolutiva do acompanhamento às UEs
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
Organização e desenvolvimento do HTPC
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
Educação Matemática nos Anos Iniciais – EMAI
Bem-vindos EVA MARIA - Dirigente Regional DE Leste 2
O papel pedagógico do órgão gestor
Plano de Ensino Objetivos Educacionais
PIBID-TEATRO/UFRN: PROBLEMATIZANDO O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO ENSINO DE TEATRO Introdução: O ensino de qualquer que seja a disciplina deve estar relacionado.
Formação continuada 2º Encontro
1º Ciclo de Acompanhamento Formativo 2016
A MOTIVAÇÃO PROPICIADA PELA ABORDAGEM DE UM TEMA DA FÍSICA MODERNA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Luciene Fernanda da Silva¹, Alice Assis² ¹ USP / Programa.
Formação continuada 3º Encontro
Transcrição da apresentação:

1ª Formação de Professores Coordenadores DER SVI – 2015

COMO ORGANIZAR A ROTINA SEMANAL DO PROFESSOR COORDENADOR PEDAGÓGICO Fonte: http://www.tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/15122101-CoordenacaoPedagogica.pdf CONSULTADO EM 03/03/2015

ROTINA PEDAGÓGICA - CONCEITO A rotina pedagógica é uma sequência que visa a organização do tempo escolar e apóia-se na reprodução diária. Contudo, não há rotina fixa predeterminada. Deve ser pensada de acordo com as especificidades e necessidades da Unidade Escolar e do projeto político pedagógico da escola.

A construção da rotina de formação e o plano de formação O conjunto de compromissos e de saberes dos coordenadores materializa‐se em seu Plano de Formação e na construção de uma rotina a ser vivenciada na escola onde atua. Este Plano deve contemplar explicitação de objetivos de formação, assim como conteúdos a serem trabalhados e deve ainda prever tempos e espaços para cada ação no cotidiano da escola.

CLASSIFICAÇÃO DAS FUNÇÕES DO COORDENADOR PEDAGÓGICO Retirado do texto: Plano de trabalho do Coordenador pedagógico. Disponível no Blog da 8º CREe. PREVENTIVA: consiste sempre em procurar a melhoria do processo ensino-aprendizagem. CONSTRUTIVA: de maneira positiva e cooperativa procurar sempre auxiliar o corpo docente a superar suas dificuldades. CRIATIVA: estimular habilidades individuais, buscar novos caminhos, pesquisar e criar novos recursos do ensino. Entre esses conhecimentos, estão as novas tecnologias de informação e comunicação, e/ou as novas mídias, que poderão ser amplamente usadas pelos educadores;

CLASSIFICAÇÃO DAS FUNÇÕES DO COORDENADOR PEDAGÓGICO COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: TRÊS COMPROMISSOS E UMA ROTINA Luiza Helena da Silva Christov Profa. e pesquisadora do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp) COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: TRÊS COMPROMISSOS E UMA ROTINA http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/formacao-continuada-escola.pdf

Plano de Trabalho do Professor Coordenador Pedagógico/2015 Proposta de construção e Portifólio

O QUE NÃO PODE FALTAR NA ROTINA DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA Por: Maria Aparecida Silveira Coordenadora Pedagógica Regional do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP); pós-graduada em metodologia do Ensino Superior. 1. Organização do acervo Materiais diversos disponíveis na UE além de documentos que devem estar sempre em ordem para serem consultados e servirem para a montagem do acervo e da memória pedagógica da instituição. 2. Planejamento da formação continuada - ATPC O Professor Coordenador, deverá elaborar e rever periodicamente o Plano de Formação e montar as pautas de cada reunião. Em geral, para essa tarefa, é necessário estudar e pesquisar referências bibliográficas e videográficas.

O QUE NÃO PODE FALTAR NA ROTINA DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA Por: Maria Aparecida Silveira Coordenadora Pedagógica Regional do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP); pós-graduada em metodologia do Ensino Superior. 3. Planejamento e estudo das práticas formativas Estudar, investigar e planejar práticas formativas, a fim de atingir os objetivos do projeto de formação, são procedimentos que demandam tempo. Para isso, precisará separar os materiais que irá utilizar, aprofundar seus conhecimentos sobre estratégias a serem usadas e o conhecimento didático específico para ajudar os professores a compreenderem melhor o objeto de ensino e a maneira de ensinar.

O QUE NÃO PODE FALTAR NA ROTINA DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA Por: Maria Aparecida Silveira Coordenadora Pedagógica Regional do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP); pós-graduada em metodologia do Ensino Superior. 4. Reunião de Formação / ATPC Espaço de formação continuada Tem como objetivo principal construir coletivamente respostas para os problemas pedagógicos enfrentados pelo grupo. Itens importantes a considerar: Estimar o número de ATPCs/ano; Definir temas/assuntos para a formação (sondagem com o grupo docente); Estabelecer cronograma/calendário/agenda; Pesquisar e estudar os assuntos previstos; Produzir as pautas formativas (plano de desenvolvimento do ATPC).

O QUE NÃO PODE FALTAR NA ROTINA DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA Por: Maria Aparecida Silveira Coordenadora Pedagógica Regional do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP); pós-graduada em metodologia do Ensino Superior. 5. Produção de registros Relatórios das observações de sala de aula e das análises dos planos dos professores precisam ser registrados por escrito, tanto para dar devolutivas quanto para o próprio planejamento do PC. Assim, cabe a ele organizar o portfólio da formação, bem como o de cada professor, pois isso o ajuda no acompanhamento da formação continuada.

O QUE NÃO PODE FALTAR NA ROTINA DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA Por: Maria Aparecida Silveira Coordenadora Pedagógica Regional do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP); pós-graduada em metodologia do Ensino Superior. 6. Observação e acompanhamento do trabalho docente Consiste em: Assessorar o planejamento, de forma sistemática e coletiva, em consonância com as diretrizes curriculares; Acompanhar o trabalho do professor na sala de aula centrando-se especificamente nos problemas pedagógicos e posteriormente, ter uma reunião individual com o professor para dar devolutivas orais e escritas e, juntos planejarem intervenções para a superação dos problemas. O conteúdo da observação pode também ser usado na formação coletiva, a fim de tratar os pontos que foram evidenciados.

O QUE NÃO PODE FALTAR NA ROTINA DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA Por: Maria Aparecida Silveira Coordenadora Pedagógica Regional do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP); pós-graduada em metodologia do Ensino Superior. 7. Acompanhamento É importante reservar em sua rotina um tempo para avaliar os planos de ensino, projetos e sequência didáticas, planos de aula, atividades, produções e cadernos dos alunos, atividades avaliativas e registros. Deverá estabelecer prazos em que receberá o material e o devolverá com as observações. 8. Reunião e atendimentos diversos Dentre as várias tarefas que o Professor Coordenador desempenha, também será necessário prever em sua agenda semanal um espaço para reuniões com seus pares para alinhamento das ações pedagógicas e atendimento aos pais, alunos e professores.

Portifólio A ação da coordenação pedagógica é explicar como fazer uma reflexão crítica da atuação docente, descrevendo, analisando e questionando. Com os registros em mãos, é possível orientar o professor, montar pautas de formação centradas nas necessidades do professor para garantir mais aprendizagem para a turma. "Pastas, arquivos e portfólios podem ganhar vida quando trabalhados de forma crítica", afirma Clézio dos Santos, professor de Geografia do Centro Universitário Fundação Santo André (FSA) e formador de professores em Santo André, na Grande São Paulo. 

CONSTRUÇÃO DA ROTINA DE TRABALHO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

Avance Sempre “...Se você não conseguir fazer uma coisa grandiosa hoje, faça alguma coisa pequena. Pequenos riachos acabam convertendo-se em grandes rios...” Autor desconhecido