Uma construção Europeia Inter-Escolas Lucília Batista.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Visão Global do Projecto
Advertisements

A utilização de projectos eTwinning como ferramenta para o ensino das Ciências Alexandre Costa – 30/06/2008.
RESUMO DO PROJECTO . Desenvolvimento de novos métodos de ensino;
o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
Departamento de Ciências da Educação Universidade de Aveiro
Bem vindos! 5ºA Novo Ano....
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Livro de Curso Documentos AutoresMicrosoft Portugal Criar um livro de curso; Adquirir e desenvolver as competências necessárias à utilização de um processador.
Visão Global do Projecto

Projecto Ciência Viva Ano lectivo 2006/2007 Coordenadora: Lucília Batista Agrupamento Vertical de Escolas Dr. João Lúcio.
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa Os Blogues no Ensino-Aprendizagem das Ciências Escola Secundária de.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Língua de escolarização: estudo comparativo
Escola E B 2,3 deSantiago Maior- Beja
A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE.
A comunidade de escolas da Europa. eTwinning?? Nem imagina a revolução que esta nova forma de trabalho provocou na minha prática pedagógica. Cresci mais.
Breve reflexão O Windows Live apresenta-se como uma nova forma de comunicar, publicar e partilhar informação na Web. Possui tecnologias e ferramentas mais.
Seminário Nacional JRA 2009 Ovar, de Novembro de 2009
Instituto de Inovação Educacional1 e-EPoca: Educação e Património Enquadramento 1. Suscitar o debate sobre os diferentes modos de configurar a actividade.
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR PROCESSOS ENVOLVIDOS
Workshop Formação Moodle Instituto de Educação_UL Centro Tecnologias e Inovação na Educação Grupo 1 Sessão 3: 27 de Maio 10
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
Filipe Silva & Manuel Santos Escola Secundária da Gafanha da Nazaré O Europe – Shared Photo é um projecto dinamizado ao nível de várias escolas europeias.
Missão da BE  Apoiar o processo de ensino aprendizagem  Promover hábitos de leitura  Construir conhecimentos  Interagir com a Comunidade  Despertar.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Agrupamento de Escolas de Águeda Junho de 2004.
Santarém Março a Julho de 2007
Coordenadores TIC 1ª reunião de trabalho Centro de Competência CRIE FCUL 21 Novembro 2007.
1 Utilização Educativa da plataforma Moodle Centro de Competência CRIE FCUL Primavera 2007 na FCUL
Moodle : uma experiência de utilização na formação pós-graduada.
A sessão tem início às 17H Verificar se tem a opção Unmute activada. Se o ícone de áudio, disponível no menu do canto superior direito, estiver com.
No âmbito da Formação “Ensino e Aprendizagem com TIC na Educação Pré-Escolar e No 1º Ciclo do Ensino Básico” e com o objectivo de criar e futuramente.
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
1 Utilização Educativa da plataforma Moodle Centro de Competência CRIE FCUL Primavera 2007 na FCUL
Biblioteca do Agrupamento de Arga e Lima
Moodle.
Programa Comenius Bilateral
RAÍZES NACIONAIS E ASAS EUROPEIAS. PARCEIROS POLÓNIA (Wroclaw) – coordenadora ITÁLIA (Roma) PORTUGAL (Chamusca) TURQUIA (Kocaeli)
Estratégias de actuação: Articulação curricular
OBSERVATÓRIO DO CIDADÃO Portal de Cidadania CFCUL CÂMARA MUNICIPAL DO MONTIJO Gabinete de Desenvolvimento Associativo e Cidadania Faculdade de Ciências.
Coimbra 20 e 21 de junho. A comunidade de escolas da Europa.
O que mudou no eTwinning?. O espírito de comunidade. O trabalho colaborativo. O trabalho de equipa. A disponibilidade. O espírito de partilha. A vontade.
Nesta sessão de trabalho iremos procurar: Compreender como é que a auto-avaliação pode ser concretizada para demonstrar a contribuição da BE para o.
Utilização das TIC nos processos Ensino-Aprendizagem
Campus Virtual de Saúde Pública Brasil Costa Rica – Maio/2007.
Claudia Guazzelli Charoux Núcleo TIC na Educação - CENPEC
P ROGRAMAS DE MOBILIDADE E BOLSAS DE FINANCIAMENTO DE PROJECTOS EM EDUCAÇÃO Carina Maia Carolina Ourique.
Abordagem Colaborativa à Gestão do Conhecimento: Soluções Educativas Virtuais Adelino António Peixoto Fernandes Amaral Universidade Portucalense Porto,
Voluntariado “…O Voluntariado é um acto de aprendizagem, de partilha e de solidariedade, que permite aos jovens e menos jovens a aquisição de experiência.
Criações visuais/ história da arte e HQ's
Programa Aprendizagem ao Longo da Vida “Diálogo Intercultural – da Diversidade à Unidade” Projecto Comenius de Parcerias Multilaterais.
Ação de Formação n.º 35/2012 Produção de Materiais Pedagógicos para o Ensino das Línguas Escola Básica da Gafanha da Encarnação De 24 janeiro a 12 junho.
WORKSHOP Aveiro, 28 de Abril de 2004 Comissão de Gestão.
COOL GOAL P ROJETO E RASMUS + COOL GOAL (Collaborative Outdoor Learning / Go out and learn) Aprendizagem colaborativa ao ar livre / sai e aprende)
28 novembro IV ENPAR O que foi.
Um processo didáctico para abordar a sustentabilidade ao investigar inovações sociais Autores The Consumer Citizenship Network (CCN, um grupo temático.
EXPLORAR … Aceder ao portal!
AS TIC E AS TECNOLOGIAS DE APOIO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM NEECP Oficina de Formação.
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
A escola como agente de socialização
ETwinning É uma iniciativa destinada à colaboração entre escolas, usando a Internet, com escolas parceiras de outros países europeus. ETwinning é a principal.
Innovative Technologies for an Engaging Classroom itec.eun.org O projecto iTEC é co-financiado pelo Programa FP7 da Comissão Europeia.
Formadores: Nuno Albano e Vera Cruz Utilização da Plataforma Moodle - ESMP.
Transcrição da apresentação:

Uma construção Europeia Inter-Escolas Lucília Batista

O que é o eTwinning? Principal acção do Programa eLearning da União Europeia. Principal acção do Programa eLearning da União Europeia. Espaço que promove o estabelecimento de ligações entre escolas europeias para o desenvolvimento de projectos em parceria. Espaço que promove o estabelecimento de ligações entre escolas europeias para o desenvolvimento de projectos em parceria.

Alguns dados eTwinning Podem registar-se escolas de todos os níveis de ensino. Podem registar-se escolas de todos os níveis de ensino. A 10 de Novembro de 2007, existiam: A 10 de Novembro de 2007, existiam: 800 escolas portuguesas registadas 800 escolas portuguesas registadas 1000 professores registados 1000 professores registados 500 projectos 500 projectos

O que se pode encontrar com o eTwinning? O eTwinning disponibiliza um espaço para promover: O eTwinning disponibiliza um espaço para promover: a aprendizagem colaborativa; a aprendizagem colaborativa; o fortalecimento da cidadania europeia; o fortalecimento da cidadania europeia; o desenvolvimento de trabalhos de projecto; o desenvolvimento de trabalhos de projecto; a troca de materiais pedagógicos e comparação de metodologias de ensino: a troca de materiais pedagógicos e comparação de metodologias de ensino: o desenvolvimento de projectos com recurso à utilização pedagógica das TIC. o desenvolvimento de projectos com recurso à utilização pedagógica das TIC.

Objectivos do eTwinning para Alunos Promover a utilização pedagógica das TIC. Promover a utilização pedagógica das TIC. Abertura da escola ao resto da Europa. Abertura da escola ao resto da Europa. Promover o espírito de cidadania europeia. Promover o espírito de cidadania europeia. Contribuir para uma aprendizagem mais prática de línguas estrangeiras (não têm de se reduzir ao francês e inglês). Contribuir para uma aprendizagem mais prática de línguas estrangeiras (não têm de se reduzir ao francês e inglês).

Objectivos do eTwinning para Professores Promover a comunicação dos nossos alunos com jovens de outros locais da Europa. Promover a comunicação dos nossos alunos com jovens de outros locais da Europa. Trocar ideias sobre diversos assuntos. Trocar ideias sobre diversos assuntos. Comparar metodologias de ensino-aprendizagem. Comparar metodologias de ensino-aprendizagem. Partilhar recursos educativos. Partilhar recursos educativos.

Como iniciar um projecto eTwinning? Registar-se no portal eTwinning [>>>>] Registar-se no portal eTwinning [>>>>]>>>> Inspirar-se em projectos já existentes [>>>>] Inspirar-se em projectos já existentes [>>>>]>>>> Actualizar o seu perfil, fazendo uma pequena descrição da temática que pretende explorar (de preferência em inglês ou francês) Actualizar o seu perfil, fazendo uma pequena descrição da temática que pretende explorar (de preferência em inglês ou francês) Procurar possíveis parceiros, através do: Procurar possíveis parceiros, através do: Ferramenta específica para o efeito [>>>>] Ferramenta específica para o efeito [>>>>]>>>> Seu quadro de bordo [>>>>] Seu quadro de bordo [>>>>]>>>>

Quadro de Bordo eTwinning Os elementos que integram a parceria podem utilizar o espaço eTwinning para desenvolver diversas actividades, entre elas: Os elementos que integram a parceria podem utilizar o espaço eTwinning para desenvolver diversas actividades, entre elas: Chat. Chat. Forum. Forum. Criação e publicação de páginas web. Criação e publicação de páginas web. Agendar actividades. Agendar actividades. Comunicar via correio electrónico Comunicar via correio electrónico

Temas para projectos eTwinning Todos Todos Começar com pequenos projectos; a experiência ajudará a encontrar novos temas e diferentes formas de abordagem. Começar com pequenos projectos; a experiência ajudará a encontrar novos temas e diferentes formas de abordagem.

Alguns Exemplos Viagem à volta da história Europeia - Viagem à volta da história Europeia - O principal objectivo pedagógico deste projecto é ajudar os alunos a conhecer, compreender e divulgar o seu contexto histórico nacional. Os alunos fazem uma pesquisa para encontrarem sítios Web nacionais sobre história e arte, investigam-nos, elaboram itinerários e ensinam os seus parceiros. Praticam ao mesmo tempo competências em TIC, em língua(s) estrangeira(s) e investigam o seu património histórico e cultural.

Alguns Exemplos Gingerbread House - Gingerbread House - O tema principal do projecto centra-se nas histórias do maravilhoso e a tarefa das crianças é transformar a sua vida escolar num conto de fadas. Exprimem esse mundo fantástico em desenhos, que são posteriormente digitalizados em vídeo e áudio, resultando num produto comum dos dois parceiros.

Projectos Existentes na Escola Intercâmbio cultural com a Lituânia – consiste num intercâmbio cultural entre Portugal e a Lituânia. Os alunos trocaram apresentações em Powerpoint, participaram em algumas sessões de chat e fizeram filmes sobre a escola e a Fuzeta. Intercâmbio cultural com a Lituânia – consiste num intercâmbio cultural entre Portugal e a Lituânia. Os alunos trocaram apresentações em Powerpoint, participaram em algumas sessões de chat e fizeram filmes sobre a escola e a Fuzeta.

Projectos Existentes na Escola Física no dia-a-dia (intercâmbio com a Eslovénia)- Durante o ano lectivo serão coleccionados e publicados fotografias e filmes cujo tema será a “Física no dia-a-dia”. Estes filmes e fotografias terão legendas na língua materna de cada país e em Inglês. Os documentos coleccionados serão publicados num espaço próprio no “picasa” da google. Física no dia-a-dia (intercâmbio com a Eslovénia)- Durante o ano lectivo serão coleccionados e publicados fotografias e filmes cujo tema será a “Física no dia-a-dia”. Estes filmes e fotografias terão legendas na língua materna de cada país e em Inglês. Os documentos coleccionados serão publicados num espaço próprio no “picasa” da google.

Vantagens do eTwinning Para além das referidas tem outras muito importantes: Para além das referidas tem outras muito importantes: Não há burocracia Não há burocracia Oficinas europeias de formação [>>>>] Oficinas europeias de formação [>>>>]>>>> Há reconhecimento do trabalho desenvolvido Há reconhecimento do trabalho desenvolvido

Reconhecimento Galeria de projectos eTwinning nacional Galeria de projectos eTwinning nacional Galeria de projectos eTwinning europeia Galeria de projectos eTwinning europeia Selo de qualidade nacional Selo de qualidade nacional Selo de qualidade europeu Selo de qualidade europeu Prémios nacionais Prémios nacionais Prémios europeus Prémios europeus

Apoio eTwinning Nacional, através: Nacional, através: NSS portuguesa [>>>>] NSS portuguesa [>>>>]>>>> Espaço eTwinning na Moodle do CRIE [>>>>], para poder participar deve registar-se em >>>> e inscrever-se na disciplina “eTwinning” Espaço eTwinning na Moodle do CRIE [>>>>], para poder participar deve registar-se em >>>> e inscrever-se na disciplina “eTwinning”>>>> Europeu: Europeu: No portal eTwinning [>>>>] No portal eTwinning [>>>>][>>>>] Manual de apoio  Manual de apoio 