LEITURA Habilidade de comunicação verbal que ativa a participação no mundo atual.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Resumo e resenha.
Advertisements

O método de estudo eficiente
LEITURA E PESQUISA CIENTÍFICA
Você sabe ler? A que grupo de leitores você pertence?
Letramento: um tema em três gêneros
Breves Noções Metodológicas de Leitura e Interpretação de Texto
Matemática para todos Educação Básica
LEITURA Concepção de Leitura É histórica;
Sérgio Elias Vieira Cury
Resenha Profa. Ms. Gabriela Azeredo Santos
LEITURA E TRABALHO CIENTÍFICO
METODOLOGIA CIENTÍFICA
FRAGMENTOS DE PESQUISA
Formando o hábito de estudo
RESENHA: CONCEITO, ESTRUTURA E PRODUÇÃO
Sugestões para tirar Apontamentos nas Aulas
Aulas Práticas no ensino de Ciências
LEITURA, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Os níveis básicos da leitura
Urbano Cavalcante Filho (UESC, UFBA, IFBA)
Comunicação e Expressão Profª Vania.
A PRÁTICA DA LEITURA.
Reading and the Communication Process
AULA 6 Como Estudar.
Como elaborar resumos O resumo tem por objetivo apresentar com fidelidade ideias ou fatos essenciais contidos num texto. Sua elaboração envolve habilidades.
Os quatro estágios de aprendizagem de leitura
DIRETRIZES PARA A LEITURA, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Ler deixa de ser um ato de decodificar e passa a ser um ato cognitivo
Leitura de Textos Científicos
Diretrizes para leitura e análise de textos
Diretrizes para Elaboração de Monografia Científica
Os obstáculos à compreensão em leitura (texto)
METODOLOGIA CIENTÍFICA
BASES TECNOLÓGICAS DE INTRODUÇÃO A PESQUISA EM SAÚDE
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
METODOLOGIA CIENTÍFICA Profª Ms. Fernanda Nasciutti.
Unidade II: Necessidade da produção científica na Universidade
Importância da Leitura
ANÁLISE E SÍNTESE DE TEXTOS
Métodos e técnicas para leitura
CEAP –Ciências Contábeis /1 Disc. Metodologia do Trabalho Científico Profº Luiz Alberto C. Guedes.
Unidade 3 Processo de leitura.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
FICHAS DE LEITURAS E ORGANIZAÇÃO DE APRESENTAÇÕES/ TRABALHOS ESCRITOS
A Seleção da Leitura Sublinhar e Resumir
Documentação e Resenha
A Seleção da Leitura Sublinhar e Resumir
PROVA BRASIL 2015.
Apontamentos sugestões e orientações práticas. Apontamentos nas Aulas Esta tarefa irá permitir-te estar mais atento e mais concentrado na aula. O registo.
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Profª Ms Patrícia Maria Serrano
LEITURA DE MUNDO COMPREENSÃO DE TEXTO INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
LEITURA E DOCUMENTAÇÃO
Fichamento Professor Douglas P. Silva Material colaboração professor
Leitura Analítica de Textos
LEITURA: O QUE É? Criatividade
Metodologia de Estudo e Pesquisa em Administração
a importância da leitura
Resumo e Síntese.
ENSINAR a APRENDER a LER,
ASPECTOS DA LEITURA NO TRABALHO CIENTÍFICO Leitor critico:  Procedimentos para proveitamento da leitura: 1.Determinar um objetivo para alcançar na leitura.
Leitura e Documentação
LEITURA EM ANÁLISE DOCUMENTÁRIA Profa. Giovana Deliberali Maimone.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES.
Informação documentária Profa. Giovana Deliberali Maimone.
PRODUÇÃO E CRÍTICA DO TEXTO ACADÊMICO ARTES VISUAIS 2016.
María Pinto Molina “Hacia um modelo de representación documental: la técnica de resumir”
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina Leitura exploratória : exame da folha de rosto, dos índices da bibliografia e das notas de rodapé.
Aprender a ler não é tarefa simples, exige uma postura crítica e uma disciplina intelectual por parte d leitor.
Transcrição da apresentação:

LEITURA Habilidade de comunicação verbal que ativa a participação no mundo atual.

LEITURA Depende do domínio de dois aspectos que se interagem: a codificação e a descodificação de signos

LEITURA O ato de ler não se restringe à simples descodificação do signo linguístico. Ler é desvelar o mundo e seus significados “A leitura de mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele.” FREIRE (1984, p.11) O texto só adquire significado se contextualizado A leitura tem uma carga ideológica

LEITURA Apesar dos avanços tecnológicos, ainda é por meio da leitura que se realiza o processo de transmissão /aquisição da cultura. Leitura é habilidade indispensável para o mundo universitário e profissional. Alunos costumam a decodificar os sinais gráficos, não analisam ou entendem o que leem.

LEITURA Ler exige uma postura crítica, agregada por uma disciplina intelectual, adquiridas por prática sistemática. Os textos expressam um ponto de vista e, para reconhecê-lo, é preciso, por meio de um espírito investigativo, alcançar os vários níveis de significação, as várias interpretações possíveis.

LEITURA 1) Decodificação = leitura da palavra O processo de ler tem várias etapas que precisam ser vencidas: 1) Decodificação = leitura da palavra 2) Intelecção = percepção do assunto 3) Interpretação = interpretação das ideias em relação à leitura do contexto 4) Aplicação = uso em acordo ao objetivo a que se propôs.

LEITURA “ Importante é o aprendiz notar que cada nova leitura de um texto lhe permitirá desvelar novas significações, não detectadas nas leituras anteriores.” (KOCH, 1993, P.162)

LEITURA Tipos de leitura: Icônica Gestual Sonora (apitos, buzinas, assobios, etc...) São códigos, por vezes universais, mas usados apenas em situações específicas.

O código verbal atinge quase todas as situações. LEITURA O código verbal atinge quase todas as situações.

Finalidades da leitura Modalidades de leitura De acordo com o objetivo de seu uso, determina-se o processo. Leitura informativa= ligada à cultura geral – mais rápida e superficial Leitura formativa= relacionada à ampliação e aquisição de conhecimentos- mais lenta e atenta Leitura para lazer = ligada ao prazer, à distração. Modalidades de leitura Oral ou silenciosa

LEITURA Fases da leitura: Leitura de reconhecimento ou pré-leitura ou leitura prévia, leitura de contato = ter visão global do assunto, possibilita verificar a existência ou não de informações úteis para o seu objetivo específico. Ler “por alto”. Leitura seletiva ou reflexiva= seleção das informações que interessam à elaboração do trabalho em perspectiva. Leitura crítica ou reflexiva= exige estudo, compreensão dos significados. Análise, comparação, diferenciação e julgamento das ideias contidas no texto. Leitura interpretativa= mais complexa – 3 etapas= 1) conhecer as afirmações do autor, quais informações oferece; 2) relacionar as informações do autor com o problema levantado; 3) julga-se o material levantado sob o critério da Verdade

LEITURA NÍVEIS DE LEITURA SENSORIAL: Primeira leitura que se faz de um texto EMOCIONAL : leitura de ficção, revistas, quadrinhos. RACIONAL: leitura dos propósitos determinados pelo autor

LEITURA Feita a análise e o julgamento, procede-se à síntese: integração racional dos dados descobertos.

Tipos de análise de textos LEITURA Tipos de análise de textos Textual= leitura tem por objetivo uma visão global: estilo, vocabulário, fatos, doutrinas, época, autor= levantamento de elementos importantes do texto. Temática= apreensão do conteúdo ou tema, identificação da ideia central e secundária, processos de, raciocínio, tipos de argumentação= esquema do pensamento do autor. Interpretativa= demonstração das relações entre as ideias do autor e os contextos científicos e filosóficos= discussão e julgamento do conteúdo do texto.

LEITURA Técnicas de sublinhar para esquematizar e resumir. Não se deve sublinhar parágrafos ou frases inteiras, mas apenas palavras-chave, palavras nocionais, ou quando muito, grupos de palavras, para não se correr o risco de ao resumir, reproduzir as palavras do autor. Procedimentos para sublinhar: Leitura integral do texto, (leitura de contato) Esclarecimento de dúvidas de vocabulários, termos técnicos e outras. Releitura do texto para identificar as ideias principais; Ler e sublinhar em cada parágrafo, as palavras que contem a ideia núcleo e detalhes mais importantes; Assinalara com uma linha vertical à margem do texto as ideias mais importantes; Assinalar à margem do textos com um ponto de interrogação os pontos discordantes, discutíveis, obscuros. Ler o que foi sublinhado para ver se faz sentido; Reconstruir o texto, em forma de esquema ou resumo, tomando as palavras sublinhadas como base. Importante: sublinhar apenas o estritamente necessário.

ESCRITA A leitura revela significados. A escrita possibilita atribuir significados. O ato de escrever amplia a capacidade do homem de proferir a palavra. Aquele que não domina a leitura e a escrita não tem condições de se defender de ser manipulado.

O LEITOR E O TEXTO “Cada leitor, na individualidade de sua vida, vai entrelaçando o significado pessoal de suas leituras com os vários significados que, ao longo da história de um texto, este foi acumulando. Cada leitor tem a história de suas leituras, cada texto, a história das suas. Leitor maduro é aquele que, em contato com o texto novo, faz convergir para o significado deste, o significado de todos os textos que já leu. E, conhecedor das interpretações que um texto já recebeu, é livre para aceitá-las ou recusá-las, e capaz de sobrepor a elas a interpretação que nasce de seu diálogo com o texto.” LAJOLO (1997, p.106)