Equipamentos e Insumos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CALORIMETRIA Calorimetria.
Advertisements

Viscosidade dos Líquidos
Seca A importância da água !.
Reaproveitando alimentos, principalmente as cascas.
Água: importância, onde é encontrada e preservação do recurso
Monstrinhos Irresistíveis
Aprende com a água e descobre o poder que há em ti!!!
É batata ou maçã? Material uma batata uma maçã taça com água faca
Preparações fitofarmacológicas
Propriedades Coligativas.
Formas de Controle e Monitoramento de Poluição das Águas
JOGO MAU-MAU Por Munir Chain
PROCEDIMENTOS DE MANUTENÇÃO, ACONDICIONAMENTO E HIGIENIZAÇÃO
…a partir de óleo de fritura usado.
Alô, galera! Podemos dizer que a Geografia é a ciência que estuda as relações dos homens entre si, ou seja, as relações sociais, culturais, políticas.
PROPRIEDADES COLIGATIVAS. Propriedades Coligativas São mudanças que ocorrem no comportamento de um líquido. São mudanças que ocorrem no comportamento.
Aprenda a utilizar o Shiva PASSO A PASSO. Passo_1 INSTALANDO O APARELHO VOCÊ PODE DEIXÁ-LO SOBRE BANCADAS DE APOIO.
PROCEDIMENTOS E ORIENTAÇÕES DE SEGURANÇA NAS TAREFAS
Alho em Compota.
Dicas para economizar água.
Experiências Liselena Farias Terek PCNP Ciências da Natureza
Atividades de Laboratório
30 PORTUGUESICES.
Conservação de Energia
Calor e TEMPERATURA.
LICORES E BEBIDAS FEITAS EM CASA
CAPELA 5° ANO 22 DE MARÇO DIA MUNDIAL DA ÁGUA
Mudanças de Estado Físico da Matéria
Construção de equipamento cervejeiro
Retirada Manual de Leite
Preparo de Mamadeiras.
Laboratório de Química A Química é uma ciência experimental, todos os conceitos e teorias da Química são formulados com bases em experiências feitas.
Água e Saúde Profª Lilian Larroca.
Pudim de Morango com Gengibre
Compostagem Agricultura familiar.
A preservação do ambiente começa dentro de nossas próprias casas.
REFRIGERAÇÃO.
A água e o futuro Trabalho realizado por: Victor Danu nº25
Experiências Liselena Farias Terek PCNP Ciências da Natureza
Armadilha ecológica para MOSQUITOS
10 DICAS PARA BEM USAR A ÁGUA, FONTE DE VIDA!
Propagação(transmissão) do calor
AULA TÉCNICA ARREFECIMENTO INSTRUTOR: SCOPINO.
HIGIENE NA OPERAÇÃO CARNES EM GERAL.
Distribuição da água na Natureza
DISCIPLINA: FÍSICA 1 PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 2º ANO
Questionamentos iniciais:
10 Anos de Preparando Administradores com excelência 1999 a 2009 Professor Flavio Oliveira.
COMO FAZER TOFU TRADICIONAL
CONTROLE HIGIÊNICO SANITÁRIO DE LACTÁRIOS
Texto prescritivo Receita.
Gabrielli F. Dedordi Jessica Faversani Moira Schmeng
Quando estiver à toa, Cozinhar é preciso...
DEZ PASSOS PARA UMA ALIMENTAÇÃO INFANTIL SAUDÁVEL
SEPARADORES CRIAM UM MÉTODO PARA SEPARAR OS MATERIAIS.
Objetivos do Treinamento
Produção de desperdícios da actividade humana
TECNOLOGIA DA CERVEJA.
BOLO DE CHOCOLATE COM PUDIM DE LEITE EM BANHO-MARIA
CURSO DE PLANTAS MEDICINAIS PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
Panetone.
Regras de ouro da “OMS” Preparação inócua de alimentos
Limpeza de Caixa d’água
Boas práticas na produção de Miode
1ºCurso de Cervejas Especiais Refermentação para Geração de CO2
Alimentos armazenados na geladeira e freezer, devem ser etiquetados
Nível I – Jardins-de-infância e 1º ciclo
GUIA TÉCNICO PARA LOJISTAS.  Descrição do Fogão;  Possíveis Problemas;  Especificações Técnicas;  Tabela de características;
LUGAR SABOR IMAGEM. Moqueca Capixaba (para 6 pessoas) Ingredientes 1,5kg de peixe fresco (robalo, badejo, papa-terra, ou namorado) 3 maços de coentro.
Transcrição da apresentação:

Equipamentos e Insumos Panela Cervejeira de Filtragem, Colher de pau, Fermentador de 22 litros, Dispositivo para colocar as tampinhas, Termômetro Cervejeiro, Jarra Plástica, Chiller ou bacia com gelo, + ou – 30 litros de água mineral, Malte, Lúpulo, Fermento cervejeiro, Tampinhas, Açúcar comum (Sacarose), Panela comum para aquecer uns 15 litros de água,

SIGA CORRETAMENTE AS ETAPAS ABAIXO. 1º Etapa – Moagem do malte: Coloque aos poucos, o malte em um liquidificador com água suficiente para triturá-lo, até que fique com aspecto de trigo para kibe... Preferencialmente utilize um moedor de (cereais) malte. Atenção: Não triture demais o malte. (apenas quebrar o malte) Se preferir compre o malte já moído.

Mostura ou Brassagem

Na etapa anterior: Não ultrapasse a temperatura de 75ºc. 2º Etapa – Mostura Preparar a água Cervejeira ou utilize água mineral. Qual a quantidade de água? Faça o calculo... 2,5 a 3,0 litros de água para cada kg de malte.  Em seguida coloque a água, na panela de mostura e aqueça a água até 75°c e desligue o fogo.(Nesta formulação utilize 12 litros de água). Em seguida adicione o malte já moído e mexa bem, e faça a leitura da temperatura. Se precisar reacenda o fogo e mexa vigorosamente no fundo da panela até atingir os 72°c. Procure subir a temperatura na razão de 1 grau por minuto: A temperatura deve subir lentamente... Para controlar, aumente ou diminua a chama do seu fogão.  Deixe descansar o mosto – por 70 a 90 minutos, na temperatura entre 68°c a 72°c, para manter esta temperatura... A cada 20 a 30 minutos, acenda o fogo até chegar na temperatura desejada (sempre que estiver com o fogo acesso, mexa bem o mosto). A parte aqueça em uma panela + ou - 15 litros de água (aquecer até 80°c, vamos utilizar essa água para lavagem do bagaço). ATENÇÃO Na etapa anterior: Não ultrapasse a temperatura de 75ºc. Controle a temperatura usando fogo baixo, se precisar coloque um pouco de água fria.

3º Etapa – Após o descanso de (70 a 90 minutos),na temperatura entre 68° a 72°c, vamos elevar a temperatura até 78/80ºc (mexendo o mosto) e desligue o fogo em seguida. Atenção: Não ultrapasse a temperatura de 82°c

Clarificação e Recirculação Lavagem do Bagaço Clarificação e Recirculação

4º Etapa – Filtragem e lavagem do bagaço. Despeje por cima do mosto + ou - 10 litros de água (coloque até completar a panela cervejeira de Brassagem) esta água deve estar com a temperatura entre: (76ºc - 78ºc) por cima do mosto (utilize a água que você aqueceu em uma panela a parte). Coloque a água devagar – cuidado para não movimentar muito o mosto (jogue a água encima de uma escumadeira para distribuir bem a água), em seguida faça uma recirculação do mosto com uma jarra plástica até deixar o mosto límpido. Depois comece a trasfegar o mosto para o fermentador, abra a torneira e deixe o mosto cair por gravidade. Se precisar vá colocando á água quente por cima do mosto até completar o fermentador.

Fervura e Adição do lúpulo

5° Etapa – Fervura Devolva para panela cervejeira (lavada ) todo o líquido (mosto) filtrado que esta no fermentador. •         Acenda o fogo, •         Agora vamos iniciar a fervura do mosto. •         Deixe em fogo alto nesta etapa. •         Aguarde o inicio da fervura. •         Deixe o mosto ferver por 60 a 70 minutos em fogo alto. •         Comece a contar o tempo somente após o início da fervura. •         Deixe a panela parcialmente tampada, para liberar o vapor da fervura que contém sabores indesejados a cerveja. •         Durante a fervura (no inicio), adicione 15 ou 20 gramas de lúpulo amargor. •         Nesta fase adicionamos o açúcar (somente se a sua formulação conter açúcar), esta cerveja que você esta fazendo não precisa de açúcar nesta fase.   No final dos 60 ou 70 minutos de fervura intensa, desligue o fogo. •         Neste momento você poderá adicionar o lúpulo aromático (opcional).

Whirpool

6° Etapa – Whirpool: Como fazer: Após o final da fervura...Coloque uma colher de pau na panela de fervura e inicie um movimento giratório (sentido horário), encostando a colher no fundo da panela e nas laterais, comece a girar, até formar um (redemoinho), girar por uns 2 minutos... Muito cuidado o mosto esta muito quente.   •         Após o final do Whirpool, coloque o chiller (esterilizado com água quente) dentro da panela de fervura, a partir de agora deixe a panela sem tampa para facilitar a troca de temperatura. •         Conectar a mangueira do Chiller (trocador de temperatura) na torneira da água da rede pública. Aguarde entre 10 a 15 minutos para iniciar a troca de temperatura. Ao final da troca de temperatura você vai ver a eficiência deste procedimento, todas as partículas sólidas em suspensão vão estar no fundo e no centro da panela, evite ao máximo levar os resíduos que estão no fundo da panela para a fermentação.

Troca de Temperatura

Colocar a panela, dentro de uma bacia cheia de gelo com água. 7º Etapa: Utilizando o Chiller • Abra a torneira... A água vai circular dentro da serpentina e arrastar o calor do mosto para fora (deixe a água passar lentamente, abra pouco a torneira). •  Evite o desperdício de água, utilize essa água para lavar os equipamento, garrafas ou para regar as suas plantas.Economize água!!! •   Caso não tenha um Chiller, coloque a panela cervejeira dentro de um balde com gelo e espere a temperatura cair.   8º Etapa: •    Este processo leva em média 20 a 30 minutos (dependendo da temperatura ambiente da sua água, uma água mais fria o procedimento será mais rápido). •   Aguardar até a temperatura cair no mínimo para 30ºc. Utilizando um balde com gelo, veja as fotos abaixo:  Colocar a panela, dentro de uma bacia cheia de gelo com água.

Trasfega

9º Etapa – Trasfega. •         Coloque o fermentador (previamente esterilizado com água quente) na posição para receber o mosto resfriado. •         Dica: Evite deixar o fermentador diretamente no chão.   •         Abra a torneira da panela de fervura. •         Observe se o mosto esta caindo no fermentador.. •         Deixe cair lentamente para aumentar a área de contato e oxigenar seu mosto. Passe todo o líquido (mosto) da panela, sem movimentar os sedimentos que ficaram em seu fundo após a decantação, cuidadosamente para o fermentador.

Completar o Fermentador com água cervejeira

10º Etapa – Após a fervura parte do mosto se evaporou, portanto Complete com água cervejeira (esta água deve estar em temperatura ambiente) o fermentador até atingir os 20 litros.  

Inocular o Fermento Cervejeiro

•         11º Etapa – Inocular (despejar no fermentador) o fermento cervejeiro, mexer com uma colher esterilizada com água quente por 2 a 3 minutos.

12º Etapa – Deixe fermentar por 12 a 15 dias 12º Etapa – Deixe fermentar por 12 a 15 dias. •         Em temperatura média entre 16º graus até no máximo 24º graus. •         Durante a fermentação – Evite ao máximo abrir o fermentador. •         Deixe fermentar em local sem incidência de luz e calor, natural (Sol). •         Não precisa fechar hermeticamente o fermentador, apenas deixe a tampa por cima. Obs: em dias com temperatura ambiente abaixo de 14ºc...Aumente o tempo de fermentação para até 20 dias.

Após o término da fermentação... Vamos fazer o envase.

Como Preparar o Xarope de Açúcar Invertido:   Coloque a quantidade de açúcar refinado desejado em uma panela e coloque água (+ou- 500 ml) e 2 a 3 gotas de limão ou ácido lático... Deixe ferver por 5 minutos... Esta pronto seu xarope de açúcar invertido. *Atenção... Cuidado para não colocar muitas gotas de limão ou ácido lático... a cerveja poderá ficar com um gosto muito ácido. 13º Etapa: Açúcar invertido (priming).      Preparar o xarope de açúcar. Será necessários 150 gramas de xarope de açúcar invertido para 20 litros de cerveja.      Importante: (Coloque 150 de açúcar, a quantidade de água não tem importância)   Obs: Faça as contas... 7,5 gramas de açúcar invertido por litro de cerveja.

Vamos ao Envase...

14º Etapa - Esterilize com água fervente a panela cervejeira, tampinhas, garrafas e o bico de envase. Despeje os150 gramas de açúcar invertido na panela, ou se preferir prepare o açúcar diretamente na panela cervejeira. •  Agora coloque os 20 litros de cerveja que esta no fermentador (despeje de uma vez só, evite os resíduos que estão no fundo) na panela. •  Mexer vigorosamente por um 1 ou 2 minutos (esterilizar com água fervente a colher de pau). •  Dica: Faça este processo em um ambiente fechado, para evitar a circulação de ar... Afim de evitar que a sua cerveja se contamine.

15º Etapa – Envase: •         Coloque o bico de envase (esterilizado) na panela cervejeira. •         Inicie o envase, encher as garrafas no máximo até dois dedos antes do gargalo.

16° Etapa: Com a máquina de tampinha fixada em uma bancada ou mesa 16° Etapa: Com a máquina de tampinha fixada em uma bancada ou mesa... Inicie a colocação das tampinhas.   17º Etapa: Priming, (formação do gás e espuma naturalmente, carbonatação).   •         Guarde as garrafas em pé, em local de pouca luz, com temperatura ambiente, por no mínimo 10 a 15 dias. •         Atenção... Nesta etapa não coloque as garrafas na geladeira.   •         Maturação: Inicia-se após o tempo mínimo da carbonatação (priming). Dica: se possível, durante a maturação guarde as cervejas na geladeira, coloque-as de pé, para diminuir a área de contato.     •         A Maturação transforma sabores ásperos (ruins) em sabores agradáveis... Pois é a fase em que os ingredientes amadurecem... Portanto, aguarde o tempo mínimo de maturação... E boa degustação.

MAIS PRAZER EM SUA VIDA!!! Parabéns sua Cerveja esta pronta para o consumo!!! Você esta resgatando a qualidade da cerveja com personalidade. Fresca e pura, especial e única, que ninguém encontrará em nenhum ponto de venda. Portanto deguste com muito prazer a sua obra de arte. As Cervejas Artesanais são refrescantes! Tanto a clara como a escura são turvas por não serem filtradas, restando no fundo da garrafa um pouco de fermento cervejeiro, para que, no final, você possa sentir o que a Cerveja tem de melhor.

Chame seus amigos e tenha o prazer de servir a Dica: Temperatura ideal para consumo entre 4º a 6º graus. Dica: O copo para servir a sua Cerveja Artesanal deve estar isento de resíduo de gordura, lave-o com detergente neutro e enxague com bastante água corrente. Chame seus amigos e tenha o prazer de servir a CERVEJA FEITA POR VOCÊ!!!

Boas Cervejas... Você aprendeu a fazer apenas 1 tipo de cerveja!!! Após sua prática, inicie novas modalidades, temos várias opções de tipo e estilos de cerveja para produção caseira.

O Maior Portal do Cervejeiro Caseiro do Brasil Atenciosamente, Norberto Herrero Especialista em Cerveja. Visite: www.cervejando.com O Maior Portal do Cervejeiro Caseiro do Brasil E-mail: cervejando@terra.com.br