INCÊNDIO FLORESTAL 2.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL.
Advertisements

OPERAÇÃO DE CORTE DE ÁRVORES COM MOTOSSERRA
Superintendência Estadual de Mato Grosso Serviço de Saúde Ambiental
AVALIAÇÃO MÓDULO VI. GERÊNCIA ADMINISTRATIVA SEGURANÇA EMPRESARIAL.
PERMISSÃO DE TRABALHO A QUENTE
Teorias da Administração
Revisão.
Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho
Segurança da Informação
EXPLORAÇÃO FLORESTAL.
Cicloturismo.
Higiene Industrial e Segurança do Trabalho
PROGRAMA BRIGADAS ESCOLARES - DEFESA CIVIL NA ESCOLA
PRIMEIRA RESPOSTA DE ATENDIMENTO
Instalações e Serviços em eletricidade
Aula 10 –Avaliação de Impactos Ambientais (AIA)
Desrama das árvores de florestas cultivadas
PLANEJAR PARA EXECUTAR
PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS
Integração de Segurança
A importância da Mata Ciliar
PROGRAMA DE ACOLHIDA É a maneira mais gostosa de dizer que você neste momento faz parte do time.
Elementos de um Programa Eficaz em Segurança e Saúde no Trabalho
Planejamento de Excursões
Segurança com serra clipper
POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL, ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS
BRIGADA DE INCÊNDIO “A atuação da brigada de incêndio define as conseqüências que um princípio de fogo irá causar: um simples registro de incidente ou.
Projeto: Capacitação em GP
Trabalho de Instrução de Bombeiros (TIB)
ESTÁGIO DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO FLORESTAL
31 Maio Simulação Virtual de Agentes Autônomos para a Identificação e Controle de Incêndios Gustavo Pessin et al. Simulação Virtual de Agentes Autônomos.
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Etapas do Projeto DC.IC.15 Data Revisão: 07/04/2017 Início Fim
Diagnóstico e Recomendações para uma Proposta de Desenvolvimento Local Sustentável para Jirau, Rondônia São Paulo, 05 de junho 2009.
A Incêndios Florestais
Constituição do planeta Terra:
Equipamento de Proteção Individual (EPI) NR - 6
Programa de prevenção de riscos ambientais – PPRA
Efeitos dos Incêndios Florestais sobre o Ecossistema
PROCEDIMENTO PARA ATENDIMENTO A EMERGÊNCIA
GPS Sistema de Posicionamento Global
SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO SINALIZAÇÃO DE EMERGÊNCIA
Instrutor: Objetivos do Workshop:.
NR-9 PPRA A NR 9 trata do PPRA, ou Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. O Objetivo dessa norma é garantir a saude e a integridade física do trabalhador.
CALDEIRA.
O que é? Causas Métodos de Extinção Medidas de protecção Casos Reais
 Incêndios Florestais COORDENADOR
Equipamentos de Proteção Individual - EPI (NR 6)
BATE ESTACA.
ADMINISTRAÇÃO DE FAYOL
Medidas de Saúde Coletiva
Elementos de um Programa Eficaz em Segurança e Saúde no Trabalho
NR 12 – ANEXO I MOTOSSERRAS
Sinalização de Emergência
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
DIÁLOGO DE SAÚDE E SEGURANÇA “FECHANDO AS PORTAS PARA O ACIDENTE”.
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
INCÊNDIO FLORESTAL.
Sistema Informatizado para Apoio a Plano de Ação de Emergência
LEI Nº 10991/97 Lei de Organização Básica da BM
PREVENÇÃO E COMBATE À INCÊNDIOS Engenheiro de Segurança do Trabalho
Saúde Coletiva Saúde : “ È um completo estado de bem estar físico mental e social, e não meramente a ausência de doença” ( OMS 1948). Saúde: “ È um bem.
4.4 Implementação e Operação
Brigada de incêndio da Serra do Japi. Protocolo de intenções MÓDULO TERRESTRE DEFESA CIVIL de JUNDIAÍ: Acionamento de todos os órgãos Envolvidos na operação.
Sistemas de Combate a Incêndio. Uma vez iniciada a reação de oxidação, também denominada de combustão ou queima, o calor desprendido pela reação mantém.
SOS BR-116 Propostas UNISINOS. AÇÕES DESENVOLVIDAS  Política de prioridade ao transporte coletivo.  Implantação de uma Gerência responsável pelo sistema.
As florestas cobrem cerca de um terço da superfície terrestre. Superfície florestal mundial, em 2005.
SISTEMA INTEGRADO MEDICORP EMPRESA: STEFANINI CONSULTORIA – / CURSO: BRIGADISTA BÁSICO (16 HORAS) A proteção e combate a incêndio é um.
Transcrição da apresentação:

INCÊNDIO FLORESTAL 2

Estatística

Planos de Proteção Todo planejamento de proteção contra incêndios florestais tem como objetivo primário a redução do número de ocorrências. Mas, como não é possível acabar, por completo, com as causas de incêndios, o sistema deve estar sempre preparado e organizado para o primeiro ataque no menor tempo possível, antes que o fogo se alastre.

Planos de Proteção Os planos devem ser feitos com os seguintes elementos básicos.

Caracterização da Área O levantamento deve partir de dados existentes como plantas topográficas, mapas, dados climatológicos, ocorrência de incêndios florestais em anos anteriores, uso do solo na região, existência de estradas, caminhos e outras vias de acesso, incluindo aceiros e a existência de cursos d'água

Caracterização da Área - caminhos e vias de acesso; - instalações industriais e residências; - tipo de cobertura vegetal; - topografia; - cursos d'água, barragens e reservatórios; - aceiros; - uso do solo dos confrontantes; e - locais de incêndios anteriores

Educação e Comunicação da População Como o ser humano é o maior causador de incêndios florestais e, normalmente, a população em geral é pouco informada sobre a necessidade de controle de incêndios, a educação deve ser a primeira iniciativa na prevenção de incêndios florestais.

Vigilância - A fixa : A vigilância fixa normalmente é feita com a utilização de um observatório, que pode ser uma torre de incêndio. - A móvel. a vigilância móvel tem um custo de instalação mais baixo, consiste do patrulhamento terrestre feito a pé, a cavalo, de moto ou com qualquer outro tipo de veículo e dificulta a ação de estranhos.

Treinamento de Pessoal O treinamento deve ser feito periodicamente, visando harmonizar os trabalho dentro e entre as equipes, a utilizar as técnicas de combate adequadas e a utilizar as ferramentas e os equipamentos corretamente.

Construção e Manutenção de Aceiros Aceiros são faixas de terra, de largura variável, sem cobertura vegetal viva ou morta, destinadas a quebrar a continuidade do material combustível e deter a propagação do fogo. É uma técnica embasada na eliminação de um dos componentes do triângulo do fogo, o material combustível.

Aceiros

Equipamentos de Proteção Individual - roupa; - capacete; - botas; - óculos protetores; - luvas; - toalha; - máscara purificadora; - cantil; - manta aluminizada; - cinturão; - lanterna;

Ferramentas Necessárias para o Combate Enxada e enxadão Foice Rastelos Machados Pá Ancinho Lanterna Facão: Pinga-fogo: bombas costais - Caixa de primeiros socorros - Martelo; - Cartas topográficas; - GPS; - Roçadeira; - Bússolas; - Rádio de comunicação; - Cunhas de madeira ou de ferro; - Limas; e Motosserras Abafador e chicote:

Chefe de Brigada É a autoridade máxima em um incêndio e tem as seguintes funções: - Organizar e dirigir os recursos; - Determinar as chefias para funções específicas; - Estabelecer estratégias e táticas de combate; - Programar necessidades de recursos; - Instruir no plano de combate; - Planificar e revisar as ações de combate; - Garantir e zelar pela segurança e bem estar dos combatentes; e - Manter informada a central de operações.

Líder de Grupo Responsável para que as ferramentas, os equipamentos, os alimentos e o pessoal estejam sempre prontos; - Instruir os combatentes sobre onde e como estabelecer a linha de fogo; - Supervisionar a brigada e garantir o adequado uso de equipamentos e ferramentas; - Garantir a segurança dos combatentes; - Manter informado o chefe de brigada; e - Supervisionar a correta desmobilização das pessoas e dos equipamentos

Método aéreo

Método aéreo

fotos

fotos

“Ninguém é plenamente estável e coerente “Ninguém é plenamente estável e coerente. O nível de flutuação apenas determina o grau de nossas doenças. ” DELFINO! Obrigado Pela Atenção !!!