JOGOS E BRINCADEIRAS Débora Cristina Assmmann de Moura

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FASCÍCULO 3 – ESPAÇO E FORMA
Advertisements

Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
ESTILOS DE APRENDIZAGEM
Oficina Brincando com sucata
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
I- Concepção de Educação
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2012 DRE PIRITUBA / JARAGUÁ.
2º encontro – Professores Maio de 2012
A criança necessita sentir-se emocionalmente bem no espaço que ocupa.
A Ludicidade tão importante para a saúde mental do ser humano precisa ser mais considerada; o espaço lúdico da criança está merecendo maior atenção, pois.
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
EDUCAÇÃO ESCOLAR PARA A DIVERSIDADE
Quem somos nós, professores e professoras? Docência: que ofício é esse? VI Congresso IBOPE - UNESCO.
DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO
Maria Monteiro Drumond Poyares
Projeto de Implementação “Semana dos Jogos Matemáticos”
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
O brincar e a matemática
Esquema Corporal Esquema corporal é a representação que cada um faz de si mesmo e que lhe permite orientar-se no espaço. Baseado em vários dados sensoriais.
Projeto de Robótica Educacional na RME
Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
A RAZÃO PELA QUAL ISTO FOI ENVIADO A VOCÊ.
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2013 DRE PIRITUBA.
Os processos de construção da linguagem escrita: a Constituição do sujeito leitor numa sociedade indígena Prof° Dra° Terezinha Bazé de Lima
EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Profa. Reane Franco Goulart
Características da criança: perspectivas teóricas
A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA EM AMBIENTES INFORMATIZADOS
BRINCAR O DESPERTAR PSICOMOTOR
Jogos de Empresas Aula 2.
APRENDER E ENSINAR BRINCANDO
DIVA PEREIRA CORDEIRO FLÁVIA FERREIRA MUNIZ
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
VISÃO SUBNORMAL, COM PERCEPTÍVEL DÉFICIT COGNITIVO Grupo B: Krissanthy,Marcelo, Marineide, Rosana, Rosilene.
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2014 DRE PIRITUBA.
LUCIANA PEREIRA DA SILVA NELSDY CUNHA TEIXEIRA LAZZARINI UBATUBA 2007
PRESTE ATENÇÃO AO QUE VOCÊ VAI LER!!!.
O BRINCAR E A BRINCADEIRA
Coelho’s Consultoria.
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Organização do espaço e do tempo na Educação Infantil
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
SITUAÇÕES.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Os pilares da educação, segundo a UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura)
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
Referencial curricular nacional para a educação infantil- movimento
Educação Integral: uma perspectiva ampliada
Atividade complementar 04
A Importância do Lúdico na Aprendizagem com o auxílio dos jogos
O QUE Relacionados às necessidades das crianças de educação e cuidado
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
O BRINCAR: Uma exposição teórica Winnicott
O universo do cinema mudo no teatro
A HISTÓRIA DO MEU NOME 4ºANO B
A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
RESULTADOS EDUCAÇÃO INFANTIL
É a oportunidade de desenvolvimento.
Transcrição da apresentação:

JOGOS E BRINCADEIRAS Débora Cristina Assmmann de Moura debora.assmann@hotmail.com Setembro/2010

Brincando e Jogando é assim que aprendemos!!! A importância da brincadeira A importância do jogo Sugestões de Jogos e Brincadeiras

A importância da Brincadeira A brincadeira proporciona mudanças no que se refere as necessidades e a consciência da criança. A criança com a brincadeira,pode colocar hipóteses, desafios, além de construir relações com regras e limites. Através da brincadeira, a criança pode experimentar novas situações e lhe é garantida a possibilidade de uma educação criadora,voluntária e consciente.

O faz de conta Através da brincadeira do faz de conta a criança aprende brincando .Criando situações de imaginação onde a criança vaí se apropriando de valores aos quais irão contribuír no processo ensino-aprendizagem de forma eficaz. Se desejamos formar seres criativos e aptos para tomar decisões, um dos requisitos do cotidiano infantil, deve ser a inserção de contos,lendas,jogos e brincadeiras. Ao brincar a criança movimenta -se em busca de parceria na exploração de objetos,comunica-se com seus pares, expressa-se através de múltiplas linguagens, descobre regras e toma decisões.

A importância do Jogo O jogo coloca o ser humano de modo equilibrado, em situação de treino para a aceitação de vitória ou derrota. Segundo uma teoria (Huizinga) o jogo constituí uma preparação do jovem para as tarefas sérias que mais tarde a vida dele exigirá, outra teoria diz que é um exercício de auto-controle indispensável ao indivíduo.

A importância do Jogo Através da brincadeira e interação social, a criança se utilizará de instrumentos mediadores, a fim de transformar-se. VAJSKOP (1999,p.32) afirma que “ do ponto de vista do desenvolvimento da criança , o jogo traz vantagens sociais, cognitivas e afetivas.” Assim percebe-se que o jogo , proporciona mudanças no que se refere as necessidades e à consciência da criança.

Sugestões de Jogos e Brincadeiras 1- Brincadeira : URSO DE PELÚCIA: Formar um círculo e passar o urso de mão em mão, quem estiver com o urso deverá falar o que tem vontade de fazer com ele. No final o que cada um fez com o urso, deverá fazer com o colega ao lado. Esta brincadeira desenvolve a afetividade entre os colegas 2- Brincadeira: POBRE DO MEU GATINHO: Alunos sentados em círculo, um aluno no centro em quatro apoios; o gatinho . A um sinal, o gatinho mia três vezes em frente de um colega do círculo. O colega deverá passar a mão sobre a cabeça do gatinho e dizer três vezes sem rir “pobre do meu gatinho” . Se rir passará a ser o gatinho. Essa atividade desenvolve a atenção,audição, recreação,ordenação...

Sugestões de Jogos e Brincadeiras 1- Brincadeira: CACIQUE: Formação: Círculo- uma criança afastada. Desenvolvimento: A indicação do orientador uma das crianças fará gestos no que deverá ser imitada pelos colegas. A criança designada para se afastar, voltará para o círculo devendo adivinhar quem comanda os movimentos que o cacique deverá variar tendo sempre o cuidado de não ser percebido. Objetivos: Atenção, observação, habilidade e percepção.

SIM DESEJA SAIR? NÃO