Sistema DLB Solução de Tecnologia Integrada

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Transcrição da apresentação:

Sistema DLB Solução de Tecnologia Integrada Distance Learning Brazil

Modularidade

A Modularidade O Sistema DLB foi desenvolvido de forma modularizada, permitindo que ele seja utilizado por uma instituição dentro da necessidade dela ou dentro dos seus objetivos

A Modularidade Dessa forma, o sistema possui os seguintes módulos: Gestão do Sistema DLB Gestão Acadêmica Gestão Financeira Gestão de Produção de Cursos Estrutura do curso, midiateca Produção de Conteúdos

Os Módulos Sistema DLB Conteúdos Serviços Internet Financeiro Sistema AVA Acadêmico Financeiro Conteúdos Serviços Internet Sistema

Os Módulos Funcionais Gestão Acadêmica – GA Academic Management – AM Pessoas Comunicação Informações Acadêmicas dos alunos Informações Acadêmicas dos professores e tutores Informações sobre as turmas

Os Módulos Funcionais Gestão Financeira – GF Financial Management - FM Gestão do caixa Controle de títulos abertos/pagos Resultados financeiros e relatórios Controle da Inadimplência

Os Módulos Gestão do Sistema – GS System Management - SM Configuração do sistema Parâmetros do sistema Biblioteca interna para usuários Configuração visual

Os Serviços Internet Serviços Internos – SI Access Programming Interface - API Definição do serviço Webservice HTML

Os Módulos Funcionais Gestão de Conteúdos – GC Content Management – CM Produção Ambiente próprio para criação de conteúdo no formato final em padrão SCORM O conteúdo segue uma trilha de aprendizagem forçosamente Importação/exportação SCORM ACV Recursos Instrucionais (mediateca)

A Trilha de Aprendizagem Definição da Trilha de Aprendizagem: A Trilha de Aprendizagem é composta por 2 trilhas distintas, mas integradas, são elas: Trilha de Aprendizagem do Conteúdo e Trilha de Aprendizagem do Tópico. A Trilha de Aprendizagem do Conteúdo precisa ser definida em tópicos e atividades, e dentro de cada tópico ou atividade, a Trilha de Aprendizagem do Tópico Recomenda-se que para cada assunto tratado dentro da Trilha de Aprendizagem do Tópico, uma quiz seja inserida para conferir o aprendizado do usuário A Trilha de Aprendizagem do Tópico deve ser composta por itens distintos, que podem ser constituídos por textos, imagens, vídeos, audios, links, quiz, etc

Dos Itens da Trilha de Aprendizagem do Tópico : Textos (HTML) Recomendações: Sempre que possível os links devem ser de seções dentro do próprio HTML (# archor) Links externos devem ser evitados No caso de links para materiais, a mediateca deve ser utilizada Caso o texto seja grande, divida-o em 2 ou mais itens

Dos Itens da Trilha de Aprendizagem do Tópico : Imagens Recomendações: As imagens devem ser de resolução compatível com a apresentação (800X600 ou superior) Evite “esticar” uma imagem pequena, pois isso causara perda da sua resolução Utilize a função própria para inserção de imagens, evitando links diretamente no HTML

Dos Itens da Trilha de Aprendizagem do Tópico : Vídeo Recomendações: Os vídeos devem ter no máximo 5 minutos Videos grandes devem ser “quebrados” e utilizados em 2 ou mais itens De preferência a videos publicados no youtube A inclusão de vídeo do youtube deve ser feita através da opção própria e não dentro de HTML

Dos Itens da Trilha de Aprendizagem do Tópico : Audio Recomendações: Os audio devem ter no máximo 5 minutos Audios mais longos devem ser “quebrados” em 2 ou mais itens Utilize a função própria para inserção de áudios, evitando links diretamente no HTML Utilize a mediateca para reaproveitamento dos audios

Dos Itens da Trilha de Aprendizagem do Tópico : Quiz Recomendações: O usuário deve ter 100% de acerto para progedir na trilha Para cada assunto devem ser utilizadas no máximo 5 (cinco) questões para avaliação do assunto aprendido O número de questões cadastradas (ou respostas) no sistema deve ser 3 x (três vezes) superior ao número de questões que serão utilizadas efetivamente, dessa forma, se estima evitar a repetição de questão caso não haja acerto. Por exemplo, se forem utilizadas 3 questões no quiz, o produtor deve cadastrar 9 questões (ou as três questões terem 3x o número de respostas diferentes) O quiz deve ter um intervalo definido de espera para a próxima tentativa, sendo recomendado os seguintes intervalos (45s, 90s e 180s) para a primeira, segunda e terceira tentativas, respectivamente.

Exemplo de trilhas

Os Módulos Funcionais Gestão de Conteúdos – GC Content Management – CM Produção Ambiente próprio para criação de conteúdo no formato final em padrão SCORM O conteúdo segue uma trilha de aprendizagem forçosamente Importação/exportação SCORM ACV Recursos Instrucionais (mediateca)

Os Módulos Funcionais Gestão de Cursos – GC Course Management – CM Estrutura Definição de Conteúdos Controle de Cronogramas Controle de Turmas Gestão de Conteúdos Produzidos

Os Módulos Funcionais Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA Virtual Learning Environment – VLE Fazem parte do AVA: ACV Mediateca Discussão Temática Chat com Tutor Aula Síncrona Calendários Avisos Notícias Financeiro Acadêmico

Os Módulos Funcionais Ambiente do Curso Virtual – ACV Virtual Course Environment – VCE Ambiente de execução do curso virtual onde também se fará o controle da trilha de aprendizagem conforme estipulado na Gestão de Conteúdos

Recursos Instrucionais Arquivos (PDF) Apresentações (PPT) Vídeos (FLV, MP4, MOV, WMV, MPEG) Imagens (JPG, PNG, GIF) Áudios (MP3, OGG, WMA) Links (URL) Gráficos

Exemplo de Metodologia de Ensino on-line Sala de Aula Cursos (AVA) Discussões Chats Videoconferencia Audioconferencia Materiais de Apoio PDFs PPTs Vídeos Audios Objetos de aprendizagem Imagens Links Exercícios Gráficos Cursos Unidades Material de apoio Trilhas de Aprendizagem Ordem dos textos das unidades e do material de apoio

Exemplo de Tecnologias Conceitos e Sistema Gestão Acadêmcia Gestão Financeira (*) Gestão de Relacionamento Gestão do Site Estatísticas Design Site Usabilidade Interfaces Design instrucional Ergonomia visual Ergonomia cognitiva Redes sociais Tecnologia Sistema on-line AVA Tecnologias síncronas Tecnologias assíncronas Site Computação móvel

A Tecnologia Integrada A idéia: O cliente utilizará o sistema para abastecer cursos e conteúdos em um formato específico para, em seguida, os disponibilizar de forma on-line automaticamente, sem que precise produzir um site específico para isso O sistema disporá os conteúdos abastecidos em um ambiente AVA formatados em uma trilha de aprendizado com os recursos abastecidos e dentro de uma ordem pré-definida

Exemplo de uma Direção Pedagógica Curso Definição Trilha de aprendizagem Conteúdos Material de apoio Cronograma Turmas Matriculas Execução Assíncrona / síncrona Acompanhamento

Calendário de atividades AVA AVA Cursos Materiais de apoio Financeiro 1 Acadêmico Atendimento on-line 2 Mediateca Informações site Aula síncrona 3 Fóruns de debate Calendário de atividades 4 1 Quando cursos pagos 2 Quando prever interação tutor-aluno 3 Quando houve encontros síncronos 4 Quando for o caso

A Tecnologia Integrada A tecnologia integrada, tem em seu projeto, uma forma de disposição dos cursos no site e uma forma de ensino e interação com os alunos A disposição dos cursos no site e a forma de acesso dos alunos poderá ser modificada conforme o modelo de negócio do cliente O cliente não poderá modificar o AVA, nem a sua disposição metodológica da trilha de aprendizado

O Projeto: Pessoas/Serviços Gestão Pessoas: 1 Coordenar o projeto Autorizar/dispensar pessoas Autorizar pagamentos Definir processos Contratar/dispensar pessoas/serviços Tomar decisões Palavra final Pedagógico Participar do modelo pedagógico Treinar conteúdistas Definir e implementar protótipos Definir interface Colaborar com o design, o tecnológico e o marketing Participar da ergonomia Design Participar da definição da interface Projetar Ergonomia Desenhar ambientes Colaborar com o pedagógico, tecnológico e marketing Tecnológico Pessoas: 2 a 4 Desenvolver o sistema Atender a demanda de design Buscar novas tecnologias Avaliar tecnologia dos concorrentes Assegurar qualidade tecnológica Colaborar com o pedagógico, design e marketing Marketing Pessoas: 1 a 2 Pesquisa de mercado Relações com os clientes Preparar material Apresentar produtos Colaborar com pedagógico, design e tecnológico

O Projeto: Recursos de Pessoal Como recurso de pessoal o projeto deverá ter um volume de pessoas entre 6 e 9 pessoas Até a fase 2, um grupo de trabalho de 6 a 8 pessoas Até a fase 3, um grupo de trabalho de 7 a 9 pessos

Organograma Funcional Gestor Administrativo e Pedagógico Pedagógico Formação pedagógica em EAD Investidores Orientação do projeto e acompanhamento dos resultados Design Designer em ambientes digitais Tecnologia Desenvolvedores em plataformas on-line Marketing Experiência em sistemas educacionais

O Projeto: Recursos Estruturais O Projeto contará com recursos estruturais, tecnológicos e financeiros para o desenvolvimento da tecnologia Espaço, móveis e equipamentos serão disponibilizados pelo Projeto Produção de conteúdos será realizada em parceria com a hoper. Os conteúdistas indicados serão treinados pelo núcleo pedagógico do projeto

O Projeto: Capital O valor destinado ao projeto será liberado em etapas conforme os serviços forem sendo prestados pelos participantes Injeção de capital novo estará previsto caso a avaliação da Fase 2, combinada com a avaliação da Fase 3, sejam favoráveis à extensão do projeto para torná-lo comercial A extensão do projeto (sem vida comercial própria) não poderá extender mais do que 12 meses além do previsto

O Projeto: Capital O investimento realizado dentro dos 12 meses fará parte do startup Como se trata de um startup, o capital investido não precisará ser remunerado após o período de investimentos Após o período startup da empresa, e avaliado positivamente no primeiro ano, a DLB deverá iniciar seu processo empresarial pleno

Encerramento do Projeto Fluxo da Incubação Incubação Avaliação Novos Recursos Encerramento do Projeto Avaliação Empresa EAD

O Projeto e a Empresa Após o período de investimentos do startup, deve- se iniciar um processo empresarial pleno A partir dessa nova fase as receitas devem buscar o equilibrio do fluxo de caixa e o lucro no mais curto prazo possível Nessa nova fase, a precificação dos serviços e dos produtos deve buscar essa condição de sustentabilidade

Investimentos

Avaliação do Investimento

Avaliação do Investimento

As Oportunidades de Negócio

Oportunidades Como “Portal próprio” Como “Produto” Cursos livres e cursos técnicos Como “Produto” Empresas de cursos livres Universidades corporativas Empresas de cursos preparatórios Instituições de Ensino Superior

Negócio Próprio Como negócio próprio, o projeto tem a possibilidade de se posicionar com um portal específico (ou vários) para oferta de cursos on-line em áreas específicas A oferta dos conteúdos poderá ocorrer através de parcerias que possuam os conteúdos

Portal Próprio: Cursos Livres Oferta de cursos gratuitos Assíncronos Oferta de cursos pagos Baixo valor para alcançar escala Facilidades de pagamento Outras receitas Marketing direcionado Marketing baseado no perfil do estudante O portal, com base no registro de acessos ocorridos, poderá ofertar produtos direcionados

Portal Próprio: Cursos Técnicos Oferta de cursos gratuitos Assíncronos Oferta de cursos pagos Assíncronos e síncronos Baixo valor para alcançar escala Facilidades de pagamento Outras receitas Marketing direcionado Marketing baseado no perfil do estudante O portal, com base no registro de acessos ocorridos, poderá ofertar produtos direcionados

Outros Serviços… Venda da plataforma e consultoria para empresas de cursos livres Instalação “na nuvem” Desenvolvimento de portal específico (horas/projeto) Manutenção mensal Consultoria pedagógica para a modalidade EAD Consultoria (horas/projeto) Desenvolvimento de conteúdos Conteúdo desenvolvido por projetos

Produto Possibilidades para as Universidades Corporativas - UC Venda da plataforma Manutenção mensal Consultoria Implantação do Portal ou integração com o existente Capacitação pedagógica da UC Desenvolvimento e implantação de cursos Modalidades assíncrona e síncrona Adaptação dos cursos

Produto Possibilidades para as Empresas de Cursos Preparatórios - CP Venda da plataforma Manutenção mensal Consultoria Implantação do Portal ou integração com o existente Capacitação pedagógica da CP Desenvolvimento e implantação de cursos Modalidades assíncrona e síncrona Adaptação dos cursos

Produto Possibilidades para as Instituições de Ensino Superior – IES Oportunidades para a IES: Implantar os 20% na modalidade EAD para os cursos presenciais reconhecidos Instituir cursos de nivelamento ofertados na modalidade EAD valor agregado à IES com baixo custo de operação Implantar um AVA como apoio pedagógico aos cursos presenciais em cada disciplina valor agregado ao curso com baixo custo de operação

Produto Possibilidades para as Instituições de Ensino Superior – IES Venda da plataforma Integração com o sistema acadêmico Manutenção mensal Consultoria Implantação do Portal ou integração com o existente Capacitação pedagógica da IES com o modelo EAD Adaptação dos cursos Modalidades assíncrona e síncrona

Não vamos esperar o futuro do EAD… vamos criá-lo.