Karou Ishikawa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O método científico em Psicologia
Advertisements

Gerenciamento Pelas Diretrizes
Estratégia 1 Universidade de Brasília
Identificando requisitos
Administração Financeira III
Kaoru Ishikawa - Japonês ( Aproximadamente 1943 )
CONCEITOS DA GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL
Ferramentas do SQC Por Carlos Reis.
Qualidade em Serviços de Informação
Aplicação de Programas de Qualidade em Serviços de Informação
CI205 – ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO PARA INFORMÁTICA Nelson Suga 2011
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E ORGANIZACIONAIS
KAIZEN Significado: Kaizen significa melhoria contínua, envolvendo todos, inclusive gerentes e operários, que discutem possibilidades de melhorias inovadoras.
Sistemas de Qualidade I
Métodos Quantitativos
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
Tomada de Decisão e Sistemas de Informação
Diagrama de Ishikawa ou
DEPARTAMENTALIZAÇÃO.
"Melhor ter gerentes com qualidade do que gerentes da qualidade”
Gestão de Projetos Ms. Karine R. de Souza
Sistemas de Informação da Qualidade ERP Enterprise Resources Planning Uma abordagem objetiva.
DIAGRAMA CAUSA-EFEITO ESPINHA DE PEIXE
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
QUALIDADE.
Avaliação de Serviços (Aula 7 – Operações de Serviços e Ferramentas da Qualidade em Serviços) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO
Desempenho das Organizações
MÉTODOS ESTATÍSTICOS Gerenciamento da Qualidade
O PDCA COMO MÉTODO DE MELHORIAS NO ÂMBITO EMPRESARIAL
GERENCIAMENTO DA QUALIDADE FERRAMENTAS DE CONTROLE
Capítulo 5 Análise de processos 1.
Kk Kk TREINAMENTO 5S 2010.
1. Definição O diagrama espinha de peixe é uma maneira organizada para identificar e exibir todas as possíveis causas relacionadas com uma situação ou.
MANUAIS PROFESSORA BETH.
Gestão da Qualidade.
GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ORÇAMENTO EMPRESARIAL
Pressione ENTER para iniciar.
CONTROLE DA QUALIDADE TOTAL (TQC)
Controle de Qualidade Total
Sistema de Gestão da Qualidade
GESTÃO DA QUALIDADE Tornar o simples complicado é fácil;
Profª. Ms.Vera Márcia Gabaldi
Aula 9 – Conceito de Conformidade
Capítulo 9: SAD orientado a Modelo
Qualidade Total Ana Neri Keila da C. Rodrigues.
Gerenciamento de Qualidade
Controle de Qualidade Total
Logística Empresarial
ELABORAÇAÕ DE PROCEDIMENTOS
PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE FALHAS
O QUE SÃO... FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Gerenciamento da Qualidade
Caps. 1 a 4 Vander Alves. Conteúdo 1. Sobrevivência e produtividade 2. Controle da qualidade total 3. Conceito de controle de processo 4. Método de controle.
Qualidade, Processos e Gestão de Software
FERRAMENTAS DA QUALIDADE
ISO 9001: 2000 O que é um sistema da qualidade e seu objetivo.
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
Controle de Qualidade Total Guilherme Amorim 03/10/2003 Baseado nos capítulos 1, 2, 3 e 4 de Falconi.
Prof. Dr. Marcílio Nunes Freire Prof. Dr. Marcílio Nunes Freire 23 de setembro de 2009 Departamento de Ciências Ambientais e Tecnológicas Curso de Engenharia.
Organização, Sistemas & Métodos Fluxogramas AULA 07
Utilização das ferramentas da qualidade nos processos de fiscalização de energia elétrica – a busca pela gestão da qualidade! Tania Aparecida de Oliveira.
PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE FALHAS
GESTÃO DA QUALIDADE DEFINIÇÃO E CONCEITO Prof. Vagner Olegário.
OSM II Manuais administrativos – Parte 2
SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE Turma: Gestão Hospitalar Profª Sandra Virgínia G. Bacalhau.
SUESC – Faculdade de Economia e Finanças do Rio de Janeiro DISCIPLINA: GESTÃO DA QUALIDADE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA QUALIDADE IMPLANTAÇÃO DAS AÇÕES.
O CICLO PDCA E AS FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Processos Decisórios– apostila 1 – 2. Bimestre, 2011 Profa. Josy Júdice 1 Processos Decisórios Ferramentas da Qualidade Profa. Josy.
FERRAMENTAS DA QUALIDADE. Ferramentas da Qualidade Para que servem as “Ferramentas”? -Ferramentas não resolvem problemas nem melhoram situações – quem.
Modelagem de Banco de Dados: Conceitos
Transcrição da apresentação:

Karou Ishikawa

Karou Ishikawa Foi um dos impulsionadores da Japonese Union of Scientits and Engineers (JUSE), promotora da qualidade no Japão. Nos anos 50 e 60 lecionou cursos para executivos sobre Controle de Qualidade. Esteve envolvido nas normas japonesas e internacionais de certificação.

Obteve as primeiras noções de qualidade com os norte-americanos, estudou a evolução dos processos de industrialização, e desenvolveu sua teoria para o Japão. Criou as “sete ferramentas do controle de qualidade” e principalmente os “círculos de controle de qualidade”.

Círculos de Controle de Qualidade Pequeno grupo de pessoas que trabalham numa mesma equipe que, voluntariamente desenvolvem atividades de controle da qualidade Seus participantes devem dominar as técnicas de controle estatístico e os métodos de qualidade relacionados, e utilizá-los para alcançar resultados em melhoria de qualidade, redução de custo, produtividade e segurança

Sua filosofia é voltada para a obtenção da qualidade total (qualidade, custo, entrega, moral e segurança) com a participação de todas as pessoas da organização da alta gerência aos operários do chão de fábrica. Ele sistematizou os sete instrumentos para o controle da qualidade, e segundo ele, todos os funcionários deveriam ser treinados no uso destes instrumentos

Diagrama de Causa e Efeito Conhecido por Diagrama de Ishikawa ou Diagrama de “espinha de peixe”. Utilizado quando precisa-se identificar as causas de um problema, partindo de grupos básicos de possíveis causas, desdobrando tais causas até os níveis de detalhamento adequados à sua solução.

Diagrama de Pareto Detalhamento do Problema em níveis crescentes, até chegar as causas primárias, para que possam ser sanadas. Quantifica a importância das causas de um problema.

Estratificação Agrupamento dos dados em função de uma determinada característica. Ajuda tanto a busca de determinadas características do problema, quanto a determinação das causas .

Folha de verificação São tabelas ou planilhas simples usadas para facilitar a coleta e análise de dados.

Histograma Tem como finalidade mostrar a distribuição dos dados através de um gráfico de barras indicando o número de unidades em cada categoria

Gráfico de correlação Mostra o que acontece com uma variável quando a outra muda, para testar possíveis relações de causa e efeito

Cartas de controle É um gráfico , em coordenadas cartesianas, que descreve o comportamento de uma variável ao longo do tempo ou em função de outra variável de referência. A sua utilidade é a identificação de tendências de comportamento, facilitando a identificação eventos ou a compreensão do problema em estudo.”

Filosofia Sua noção do controle empresarial da qualidade era voltada ao atendimento pós venda. Isto significa que um cliente continuaria a receber o serviço mesmo depois de receber o produto. A melhoria de qualidade é um processo contínuo, e pode sempre pode ser aperfeiçoada. Queria que os gerentes encontrassem as necessidades do consumidor, e a partir dessas, tomar decisões

Focaliza essencialmente em três pontos: As pessoas, de um modo geral, são responsáveis por sua participação e auto desenvolvimento através dos Círculos de Controle de Qualidade A alta gerência é responsável pelo comprometimento e envolvimento com a implantação e melhoria da qualidade A gerência de linha é quem mantém a integração entre a alta gerência e operadores.

De maneira geral, pode-se verificar dentro do trabalho de Ishikawa alguns pontos fundamentais: Auto-desenvolvimento; Voluntariedade; Atividade em grupo; Participação de todos os empregados; Uso de técnicas de Controle da Qualidade;

Atividade intimamente relacionada ao trabalho; Vitalidade e perpetuidade das atividades; Desenvolvimento mútuo; Originalidade e criatividade; Consciência pela qualidade

Referências Bibliográficas http://www.ebah.com.br/kaoru-ishikawa-vida-e-obra-pdf-a15082.html   http://www.eps.ufsc.br/disserta/fiates/cap3/cap3.htm http://www.umtoquedemotivacao.com.br/administracao/diagrama-de-pareto http://www.numa.org.br/transmeth/ferramentas/ffishikawa.htm http://www.comexito.com.br/cursos/7-ferramentas-da-qualidade.asp