REUNIÃO LATINO-AMERICANA SOBRE BANCOS DE DESENVOLVIMENTO E INVESTIMENTOS AMBIENTALMENTE SUSTENTÁVEIS Belém(PA) - Set/2011.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento Local & Territórios
Advertisements

Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral Propostas e parcerias Renata Monteiro Rodrigues Outubro/2012 IX Seminário Nacional.
Ministério do Desenvolvimento Agrário
AGÊNCIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO. AGÊNCIA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO METAS DESAFIOS APOIO DESENVOLVIMENTO IMPORTÂNCIA ESTRATÉGIAS DIVISÃO.
FÓRUM REGIONAL CONSECTI NORTE CONSELHO NACIONAL DE SECRETÁRIOS ESTADUAIS PARA ASSUNTOS DE CT&I Palmas (TO) - 11/03/2008.
Formosa: Exercício de entender suas relações.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
APRESENTAÇÃO apresentação.
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Apresentação do Projeto
PROGRAMA DE APOIO AO SEGMENTO DE MICROCRÉDITO
Rio de Janeiro, 6 de julho de 2011
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Plano de Negócio Elber Sales.
PLENÁRIA FINAL.
Histórico Até 2003 Projetos de Financiamento pelo PRONAF Cama e Café
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Plano Estratégico Regional de Turismo
DIAMANTINO. PROMOVER O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA ECONOMIA MATO-GROSSENSE, FORTALECENDO A COMPETITIVIDADE, A DIVERSIFICAÇÃO E A PARTICIPAÇÃO NOS MERCADOS.
DIAMANTINO Econômico Consolidado. Propostas de projetos por estratégia 1. Investir na formação profissional continuada, permitindo ao trabalhador sua.
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA ELETROBRÁS 1º Ciclo (2006 – 2010) Passos já aprovados  Assessoria de Planejamento Estratégico e Desempenho Empresarial – PRP.
Um Banco da Amazônia.
RIO 92 / ECO RIO Foi aprovado um documento contendo compromissos para o padrão de desenvolvimento do século XXI, denominando-o Agenda 21. Resgata, assim,
Políticas Publicas de Apoio aos APLs no Brasil
1 Inovação na Gestão e Desenvolvimento Regional 2. Congresso Internacional de Inovação Margarete Maria Gandini Coordenadora-Geral de APLs – DECOI/SDP Porto.
Premissas Dados das Microrregiões.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
PLANEJAMENTO MDA Ministério do Desenvolvimento Agrário.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR Paraná na Agenda Internacional 29 de setembro de 2003 POLÍTICA BRASILEIRA DE PROMOÇÃO DAS.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL
Pequeno e Médio Proprietários Rurais
COOPERAÇÃO BRASIL-CANADÁ Intercâmbio de conhecimento para a promoção de equidade de gênero Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica Brasil,
Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aqüícola
FNO Fundo Constitucional de Financiamento do Norte.
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO
MAIO DE 2002 INOVAÇÃO FINANCEIRA E CAPITAL DE RISCO PARA MPES -SEMINÁRIO ALIDE-
Planejamento da Divisão de tecnologia Balanços dos Meetings 2006 Aprovação da Proposta de Diretrizes Nacionais para TIC Divisão de Tecnologia Agenda.
Seminário Nordeste de Políticas para Arranjos Produtivos Locais APLs
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Soluções Energéticas Bandes, uma instituição que há 48 anos participa da promoção do desenvolvimento do Estado do Espírito Santo e que se moderniza a.
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
Programa Nacional de Extensão Universitária – PROEXT
AUDIÊNCIA PÚBLICA Brasília, 13 de maio de 2008 Câmara dos Deputados Comissão Da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional Câmara dos.
SEMANA MUNDIAL DO COMÉRCIO JUSTO E SOLIDÁRIO
Janeiro de 2013 Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.
ÁGUA ESGOTAMENTO SANITÁRIO
Desenvolvimento Agrário e Industrial: Oportunidades para o Brasil
PESQUISA AGROPECUÁRIA Gian Terres Jessica Freitas Luana de Lemos Sandra Vargas.
Anderson Cabido A mineração como âncora do desenvolvimento econômico do Alto Paraopeba.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
SOBRE A SUDAM Criação da Nova SUDAM
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PROEXT 2013 – MEC/SESu MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA CULTURA MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL MINISTÉRIO DA.
HISTÓRIA E MISSÃO DA CAIXA Preparatório concurso CAIXA - ABRIL/2012.
Banco do Brasil e o Agronegócio. R$ bilhões Carteira de Agronegócios Evolução do Saldo Compromisso com o Brasil. Maior Financiador do Agronegócio Brasileiro.
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
Fundo Constitucional de Financiamento do Norte – FNO Fundo de Amparo ao Trabalhador – FAT Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES.
Saneamento Básico um Direito de Todos 46ª Assembleia Nacional da Assemae.
SISTEMA CONTAG DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO – SEC. DE POLÍTICA AGRÍCOLA - CONTAG –- 1 SISCOP SISCOP.
Novembro. Audiência pública do Senado Federal A importância do Sistema Financeiro Nacional para o Crédito Agrícola no Brasil - Desafios e Perspectivas.
A Proposta: “Experimentar e demonstrar maneiras de promover negócios sustentáveis na Amazônia Brasileira.”
18/6/20161 Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e de 73 Organizações da Sociedade Civil.
OBJETIVO DA PROPOSTA Promover, no Amapá, o Desenvolvimento Territorial com Base Conservacionista, a partir da consolidação de um Sistema Integrado de Unidades.
Brasília, março de 2011 Ministério do Desenvolvimento Agrário AGRICULTURA FAMILIAR: INCLUSÃO PRODUTIVA, SOBERANIA ALIMENTAR E PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL.
Planejamento Estratégico PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Secretaria de Relações Institucionais Subchefia de Assuntos Federativos PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA.
Transcrição da apresentação:

REUNIÃO LATINO-AMERICANA SOBRE BANCOS DE DESENVOLVIMENTO E INVESTIMENTOS AMBIENTALMENTE SUSTENTÁVEIS Belém(PA) - Set/2011

Oportunidades de Investimentos e Negócios em Atividades Sustentáveis

sumário O Banco na Amazônia Ações de Suporte ao Desenvolvimento Regional Sustentável Oportunidades de Investimento e Negócios

O Banco na Amazônia

REPRESENTATIVIDADE NA REGIÃO Participação no Crédito de Fomento da Região Contratações por Porte do Beneficiário Fonte: relatório de administração – exercício 2009; capital acionário – consulta a GECOR; participação nos créditos de fomento – relatório gerencial fev/2010 5

Aplicação nos municípios Resultados em 2010 Lucro Líquido Contratações Alcançaram R$ 7,3 bilhões Aumentou 440,5% em relação a 2009 Aplicação nos municípios 93% foram nos municípios de menor renda da Região Norte

O QUE NOS ORIENTA NO CONTEXTO DA SUSTENTABILIDADE Missão, Visão, Crenças Objetivos do Milênio Protocolo de Intenções pela Responsabilidade Socioambiental Pacto pela Erradicação do Trabalho Escravo Agenda 21 do Banco da Amazônia Política Corporativa pela Sustentabilidade Política Socioambiental no Crédito

Missão, Visão e Crenças Missão: Criar soluções para que a Amazônia atinja patamares inéditos de desenvolvimento sustentável a partir do empreendedorismo consciente. Visão: O Banco seja referência em desenvolvimento sustentável na Região Amazônica e parceiro essencial de organizações do país e do mundo que queiram participar deste empreendimento. Crenças: Acreditamos que desenvolvimento econômico e lucro não são incompatíveis com altos padrões de responsabilidade política, social cultural e ambiental.

Objetivos do Milênio Erradicar a extrema pobreza e a fome. Atingir o ensino básico universal. Promover a igualdade de gênero e a autonomia das mulheres. Reduzir a mortalidade infantil. Melhorar a saúde materna. Combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças. Garantir a sustentabilidade ambiental. Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.

Protocolo de Intenções pela Responsabilidade Socioambiental Assinado em 2008, juntamente com os demais Bancos Públicos Federais e o Ministério do Meio Ambiente; Visa empreender políticas e práticas bancárias que sejam precursoras, multiplicadoras, demonstrativas ou exemplares em termos de responsabilidade a partir da atualização dos compromissos previstos no Protocolo Verde de 1995.

Pacto pela Erradicação do Trabalho Escravo Desde 2005 o Banco é signatário do Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo no Brasil, comprometendo-se a incrementar esforços visando dignificar e modernizar as relações de trabalho nas cadeias produtivas em que atua; O Banco veda o acesso ao crédito à pessoas físicas e jurídicas que tenham sido autuadas por manterem trabalhadores em condições análogas à escravidão, consultando a “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), impossibilitando novas contratações ou a manutenção de financiamentos para os empregadores constantes da lista.

AGENDA 21 Estão registrados os compromissos firmados pelo Banco, em alinhamento à Agenda 21 Brasileira, sendo classificados nas dimensões Econômico-Financeira, Ambiental, Governança Corporativa e Social.

Política Corporativa pela Sustentabilidade Define as diretrizes de sustentabilidade para a atuação do Banco, servindo como fonte de consulta permanente para toda e qualquer medida ou ação que possa impactar a sustentabilidade interna e a indução do desenvolvimento sustentável da Amazônia. Política Corporativa pela Sustentabilidade Política de Risco de Crédito Política de Tratamento aos Bens do Banco da Amazônia Política de Terceirização de Serviços Plano estratégico e Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) 13

Política Socioambiental no Crédito Pretende orientar a alocação do crédito e o relacionamento com o cliente; Incorpora, na análise do crédito, critérios de sustentabilidade social e ambiental; Objetiva, também, a melhoria da qualidade da carteira considerando a correlação positiva existente entre responsabilidade socioambiental e o conceito e caráter do cliente, o que, concomitantemente, reforça a Política de Risco.

Ações de Suporte ao Desenvolvimento Regional Sustentável

Planejamento participativo da aplicação de Recursos Busca subsídios para a elaboração do Plano de Aplicação dos Recursos do FNO e do Plano Estadual de Aplicação dos Recursos para 2011, bem como identifica novas oportunidades de negócios sustentáveis no âmbito da economia regional.

Políticas Integradas para o Desenvolvimento Regional Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) Plano Amazônia Sustentável (PAS) Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PNATER) e Política Nacional de Reforma Agrária Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf) Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Plano Nacional de Turismo (Criação do Plano de Incentivo ao Turismo na Amazônia)

Apoio à Ciência & Tecnologia na Amazônia 365 projetos financiados R$ 26 milhões aplicados Parceria com diversas instituições A MISSÃO DO BANCO O COLOCA A SERVIÇO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA AMAZÔNIA, INDUZINDO A PRÁTICA DO EMPREENDEDORISMO CONSCIENTE. ACREDITAMOS, QUE O EMPREENDEDORISMO CONSCIENTE, É AQUELE QUE GERA RIQUEZA EXPLORANDO OS RECURSOS NATURAIS EM PARCERIA COM A NATUREZA. SENDO A MELHOR OPÇÃO PARA GARANTIR, AO MESMO TEMPO, BONS NEGÓCIOS E O BEM-ESTAR DA POPULAÇÃO, ATUAL E FUTURA.

Produção Científica Regional (Publicações) Revista Amazônia Ciência e Desenvolvimento: Lançamento em 2006, 11 edições. Mais de 100 artigos publicados. Boletim Contexto Amazônico: Sobre temas agropecuária, extrativismo, indústria, agroindústria, comércio, serviços, macroeconomia regional, financiamentos, meio ambiente. Estudos Setoriais: subsídios às decisões do Banco no atendimento das demandas por crédito. Estudos sobre o Setor Florestal e Fruticultura, entre outros.

Agenda Ambiental do Banco da Amazônia Amazônia Recicla; Amazônia Otimiza; Fornecedor Verde; Gincana Ecológica; Programa de Qualidade de Vida (Viva Vida); e Educação Ambiental.

Programa de Patrocínio De 2008 a 2010, o Banco investiu cerca de R$ 14 milhões em projetos de cunho cultural; socioambiental; esportivo; e feiras, exposição e congressos, destacando-se: Projeto “Basquetebol em Cadeiras de Rodas outras modalidades Paraolímpicas” Projeto “Educando Para Evitar Sofrimento” (escalpelamento)

Apoio à Assistência Técnica e Extensão Rural Banco da Amazônia MDA Infraestrutura Instituições oficiais Iniciativa alinhada à Política Nacional da ATER do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). - Objetivo: melhorar a infra estrutura das empresas de ATER visando a qualificação do crédito da agricultura familiar R$ 3 milhões – Recursos Próprios (não reembolsáveis) Capacitação Ampliar oferta de ATER Qualificar crédito do PRONAF

Parcerias pela Sustentabilidade

Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) Em 2010, o Banco firmou parceria com o BID para o desenvolvimento do projeto de fortalecimento do Programa Amazônia Florescer (vertente urbana) na elaboração de diagnóstico e realização de capacitação para aperfeiçoamento da gestão operacional.

Parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) Fortalecimento da do Programa Amazônia Florescer (vertente rural), o que possibilitou a aquisição de veículos para facilitar o deslocamento dos assessores de créditos na zona rural e aumentar o número de famílias atendidos.

Parceria com SEBRAE Divulgar as linhas de crédito, através de seminários; Em 2010 foram efetuados 72 seminários de crédito em toda a Amazônia Legal; Atendimento a mais de 7 mil pequenos empreendedores; Capacitação de 8.722 pequenos empresários em 04 cursos de gestão; Foram capacitados ainda 171 consultores e projetistas.

Parceria com Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) Assinada em junho de 2010; Propósito de fortalecer a cooperação, especialmente, com vistas a melhorar a eficácia dos financiamentos e das estruturações financeiras para a promoção do desenvolvimento sustentável na Amazônia brasileira.

PRÊMIOS Professor Samuel Benchimol e Prêmio Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente Integrados: Patrocina e participa, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC); Prêmio de Desenvolvimento Regional: Patrocinou a 1ª edição do Prêmio Nacional de Desenvolvimento Regional apoiando iniciativa do Ministério da Integração

OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTO E NEGÓCIOS

Conjuntura macroeconômica internacional, nacional e regional Conjuntura Internacional: - Debate sobre a Internacionalização da Amazônia - O Aquecimento Global e a Crise do Petróleo - A Crise Mundial de Alimentos - A Crise da Economia Americana e os Países Emergentes Conjuntura Nacional: - Controle da Inflação - Expansão da Produção e do Emprego - Atração do Investimento Externo

Conjuntura macroeconômica regional Conjuntura Regional - Crescimento do Agronegócio Regional - Fortalecimento da Agricultura de Base Familiar - Investimento em Projetos Estruturantes - Produção de Biodiesel - Fomento à economia florestal

Setores Estratégicos para o Mercado Verde Agricultura de Baixo Carbono Geração de Energia Turismo Sustentável Reflorestamento Agricultura de Baixo Carbono Pesca e Aquicultura

Turismo Sustentável – ações estratégicas Apoiar as metas do Plano Nacional de Turismo (PNT); Fortalecer as alianças institucionais com o trade turístico dos estados; Identificar as oportunidades de negócios sustentáveis; Atender prioritariamente os empreendimentos de micro e pequenas empresas; Estruturar e/ou impulsionar os aglomerados econômicos, os arranjos produtivos locais e adensar as cadeias produtivas; Incentivar os empreendimentos caracterizados como ecossistemas de negócios conscientes e outras iniciativas que se alinharem à lógica do empreendedorismo consciente.

Geração de Energia/Eficiência Energética Apoio à infraestrutura econômica e eficiência energética; Estímulo à capacitação de pessoal, gestão empresarial, e geração/distribuição de energias alternativas limpas; Incentivo a projetos e iniciativas voltados ao uso eficiente de energia elétrica; Adoção de fontes alternativas de geração de energia, como dendê.

Reflorestamento Incentivo ao uso dos recursos florestais, por meio do manejo florestal sustentável, de escala empresarial e comunitária como forma de reduzir a taxa de desmatamento; Apoio Estímulo à utilização de áreas alteradas/degradadas com atividades florestais sustentáveis, compatíveis com as definições nacionais e regionais do uso do solo e áreas de proteção; Contribuição para o desenvolvimento de um ambiente de negócios para o setor florestal, tornando-o competitivo com outras atividades tradicionais à infraestrutura econômica e eficiência energética.

Apoio ao Programa ABC (Agricultura de Baixo Carbono) Incentivar o uso de técnicas sustentáveis que tragam mais eficiência ao campo mediante o financiamento de projetos agrícolas que contribuam para a redução da emissão de gases de efeito estufa. Somente em 2010, por meio do Programa FNO Biodiversidade, o Banco financiou inúmeras projetos no valor total de R$ 52,3 milhões.

Agricultura de Baixo Carbono (ações em curso) PROJETO DE PESQUISA INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA-FLORESTA Desenvolvida pela EMBRAPA visa implantar e desenvolver sistemas inovadores de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta como alternativas viáveis para os setores agropecuário e florestal da Amazônia.

Pesca e Aquicultura Desenvolver ações integradas de educação e capacitação rural; Fortalecer a política de crédito de fomento para a cadeia produtiva; Estimular iniciativas nas áreas de gestão, conservação e manejo de recursos pesqueiros; Fortalecer a organização e o capital social; Estimular a ampliação e modernização das infraestrutura física, institucional e humana de apoio à produção de pescado.

Nosso Compromisso com o Desenvolvimento Regional Conciliar “desenvolvimento com conservação e/ou preservação ambiental” Realinhar ou formar a cultura do empreendedorismo consciente Trabalhar o fortalecimento das parcerias – princípios da integração, cooperação e co-responsabilidade – para as iniciativas de gestão compartilhada, como alternativas de desenvolvimento de comunidades locais Apoiar as ações de educação, treinamentos/capacitação Ética, transparência e zelo na gestão dos recursos públicos

Presidente do Banco da Amazônia OBRIGADO! Muito obrigado! Abidias Junior Presidente do Banco da Amazônia www.bancoamazonia.com.br