Compostos carbonilados

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reações de Oxidação São denominadas reações de oxidação toda reação que ocorre entre um composto orgânico e o elemento químico oxigênio (O), devido ao.
Advertisements

BIOQUÍMICA Gabriel Gouveia.
PROFª MARCIA CONCEIÇÃO DE SOUZA SILVA
Profª. NORILDA Função Álcoois Profª. NORILDA
Ácidos Carboxílicos Na química orgânica, ácidos carboxílicos são ácidos orgânicos caracterizados pela presença do grupo carboxila. Em fórmulas químicas,
ÁCIDOS CARBOXÍLICOS.
Pirâmide Alimentar.
FUNÇÕES QUÍMICAS No Universo existe uma imensa variedade de substâncias químicas, incluindo aquelas que compõem os organismos vivos, consideradas naturais.
Química Orgânica Prof. MARQUES.
ÁLCOOIS São compostos orgânicos que possuem uma ou mais hidroxilas (OH) ligadas diretamente a carbono(s) saturado(s).
Funções Orgânicas Aula 03.
Capítulo 19 Química Orgânica II: Os Grupos Funcionais QGE 001 Prof
Propriedades Compostos Nomenclatura
Propriedades Nomenclatura
Funções oxigenadas Funções oxigenadas: definição e classes Álcool
O que você deve saber sobre
O que você deve saber sobre
Funções Orgânicas Oxigenadas.
Aldeídos.
Alunos do 3°C Bruno Hoepers Fernando Henrique Vanessa Dias
ÁCIDOS CARBOXÍLICOS (No livro: pág. 521,522 e pág. 556)
Aldeídos.
Funções nitrogenadas.
Conhecendo as principais as funções Orgânicas
Trabalho de Bioquímica
Ácidos carboxílicos e derivados
Compostos Oxigenados Prof: Renê Machado.
BIOQUÍMICA PROF. RENÊ MACHADO.
Compostos orgânicos com grupos característicos
Métodos gerais de análise
Os Hidrocarbonetos Alifáticos Aromáticos.
Moléculas Orgânicas, Pequenas e Grandes.
ÉSTERES, LÍPIDES e SABÕES
Ciências Físico-Químicas 9º Ano
Mariana Fontana Westphalen
Lipidios Lipídios.
O homem e os alimentos Os alimentos ingeridos fornecem nutrientes com duas funções básicas: Fabricar matéria prima Liberar energia.
Ácidos Carboxílicos Química Orgânica 301Q
Química Orgânica Funções Orgânicas AULA 14 Prof. Mario.
Prof. Duda.
ÁCIDOS CARBOXÍLICOS Cada ser humano possui cheiro característico devido apresentarem junto à pele glandulas que produzem e liberam ácidos carboxílicos.
BIOQUÍMICA Professor : CHARLTON JEAN.
FUNÇÕES OXIGENADAS.
Ácido Carboxílico Nomes:Allison, Eduardo F, Gianlucca e Leonardo Mello
Introdução Ésteres são compostos derivados dos ácidos carboxílicos com a troca do H presente na carboxila por um grupo de carbonos.
ALDEÍDOS CETONAS ÁCIDOS CARBOXÍLICOS.
AMIDAS.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Química
Lipídios Profa. Halene Maturana.
Introdução à Química Orgânica Unidade Departamental de Engenharias
Química Orgânica Prof. ALEXANDRE D. MARQUIORETO Funções Orgânicas.
Paula Costallat Cantão
Nomenclatura usual : um costume
João Victor Oliveira Bertolo Nº USP
ÉSTERES.
Química da vida: química orgânica e biológica.
ÁCIDO CARBOXILICO ÉSTER ÉTER
Na química organica , ácidos carboxílicos são acído orgânicos caracterizados pela presença do grupo carboxila. Grupos carboxila reage com grupos amina.
Nádia Fátima Gibrim Lipídios Nádia Fátima Gibrim
ÉSTERES.
Funções Orgânicas Oxigenadas
Lipídios Aline Baroni.
A presença do Cetona em nossas vidas
Hidrocarbonetos Nome:Aline, Jonatas, Leonardo Barreiro e Rodrigo Turma:202.
FUNÇÕES OXIGENADAS.
FUNÇÕES ORGÂNICAS OXIGENADAS
Escola de Educação Profissional Isaías Gonçalves Damasceno Ensino médio Integrado à Educação Profissional ao Curso Técnico em Redes de Computadores Nome:
Ácidos gordos e derivados Definição de ácido gordo Um ácido gordo é um ácido carboxílico de cadeia carbonada comprida. R-COOH A cadeia pode estar totalmente.
BIOQUÍMICA LIPÍDEOS → produtos naturais de origem animal ou vegetal onde predominam ésteres de ácidos graxos superiores. Os lipídeos mais comuns são conhecidos.
Transcrição da apresentação:

Compostos carbonilados Johnathan

Os aldeídos e as cetonas fazem parte de um conjunto de grupos funcionais classificados como carbonílicos, ou seja, que apresentam a carbonila em sua constituição.

Aldeídos São compostos que apresentam o grupo carbonila e pelo menos um átomo de hidrogênio ligado ao mesmo carbono. O grupo –CHO é denominado formil. Grupo funcional: ALDOXILA ou FORMILA

Nomenclatura Oficial (IUPAC) prefixo+infixo+AL A numeração da cadeia sempre deve ser feita a partir do grupo formil (grupo funcional).

Observação importante A mistura de metanal e água recebe o nome de formol ou formalina. O metanal é amplamente utilizado como solvente, na fabricação de plástico e conservação de cadáveres e peças anatômicas. O metanal é extremamente tóxico.

Nomenclatura trivial (responsável pela “ressaca”)

Cetonas São compostos que apresentam o grupo carbonila entre carbonos .

Nomenclatura IUPAC prefixo+infixo+ONA

Nomenclatura usual os grupos ligados a carbonila são citados em ordem alfabética com a terminação “il”, seguidos pela palavra cetona.

Propanona- (acetona) um líquido incolor,volátil, de odor agradável e altamente inflamável; a sua principal utilização é como solvente de tintas,esmaltes e vernizes; na extração de óleos vegetais e na produção de medicamentos; sua comercialização é controlada pelo Depar- tamento de Entorpecentes da Polícia Federal por ser utilizada pelo tráfico para transformar a pasta base de coca em cocaína.

Ácidos carboxílicos São compostos que apresentam o grupo funcional carboxila. Ácidos Carboxílicos ou Carboxilácidos são compostos orgânicos com um ou mais grupos carboxila (carbonila + hidroxila) ou –COOH.

Grupo Funcional Podem ser obtidos pela oxidação de alcoóis ou aldeídos.

O grupo carboxila é o grupo gerador de uma família enorme de compostos relacionados chamados de derivados de ácidos carboxílicos.

recebem a denominação de ácidos devido ao hidrogênio da hidroxila,que pode ser ionizado em meio aquoso ou neutralizado por bases. Portanto, os ácidos carboxílicos apresentam o mesmo comportamento dos ácidos inorgânicos.

Nomenclatura

Outra forma de enumerar utilizando letras gregas (alfa, beta, gama), contan-do a partir do carbono vizinho ao carbono da car-boxila.

Nomenclatura trivial 1 carbono = ácido fórmico (acido metanóico) (encontrado na formiga) 2 carbonos = ácido acético (ácido etanóico) (componente do vinagre) 3 carbonos = ácido propiônico (características de gordura) 4 carbonos = ácido butírico (ácido butanóico) (manteiga rançosa) 5 carbonos = ácido valérico (ácido pentanóico) (extraído da planta Valeriana) 6 carbonos = ácido capróico (ácido hexanóico) (encontrado em caprinos)

Derivados dos ácidos carboxílicos: Ésteres; Sais Orgânicos; Anidridos de ácidos; Proteínas; Ácidos Nucleicos; Cloreto de Acila; Aminoácidos.

APLICAÇÕES DE ÁCIDOS CARBOXÍLICOS

Ácido Metanóico ( Fórmico ) : Injetado durante a picada de formigas e abelhas. Tingimento e acabamento de tecidos Desinfetante em medicina e na produção de bebidas Fabricação de polímeros. As folhas de urtiga contêm espinhos com ácido metanóico ou fórmico – CH2O2 . Este ácido é o responsável pelas picadas dolorosas quando tocamos as folhas da urtiga.

Ácido Etanóico ( Acético ): Fabricação de ésteres, importantes como solventes, em perfumaria e essências artificiais; Na fabricação do vinagre.

Ácido Butanóico (Butírico): Odor característico da manteiga rançosa; Está presente tanto em alguns queijos, quanto no vômito, o que caracteriza o odor azedo dos dois.

Ácido Benzóico: Utilizado como germicida na preservação de alimentos; Na síntese de corantes; Pode ser usado na medicina como fungicida e como conservante.

Ácido Ascórbico : Ácido que pode ser encontrado em algumas frutas. É conhecido como vitamina C. Podemos encontrar este ácido nas frutas cítricas, como a laranja, tangerina, limão, acerola, kiwi, ameixa e tomate.

Curiosidade: Você já observou como cada pessoa possui um cheiro característico? Esse odor é devido ao ácido carboxílico presente em nosso organismo. Pessoas diferentes apresentam pequenas variações em seu metabolismo, secretando diferentes ácidos carboxílicos de baixa massa molecular.

ÁCIDOS GRAXOS

Ácidos Graxos : Ácidos monocarboxílicos que possuem mais de 10 carbonos, cadeia aberta, normal com número par de carbonos;

Ômega 3 Esses ácidos possuem como característica uma dupla ligação no carbono 3 da cadeia (linear), enumerando-se a partir da extremidade oposta da carboxila, como mostra o desenho a seguir:

Ácido Palmítico : C15H31COOH Principal componente do óleo de palma . Leite e derivados (manteiga, queijo) e carne bovina também o contêm.

Ácido Esteárico: É um componente comum em muitos alimentos, com as carnes vermelhas e os produtos lácteos contendo gordura; Também usado na fabricação de sabão e velas.

Ácido Oléico: C18H35COOH Aditivo em base de sabões e sabonetes. Empregado em cremes e emulsões cosméticas para recompor a oleosidade em peles ressecadas. Usado em bronzeadores e produtos solares e pós solares.

Ácido Linoléico: C18H33COOH Presente na alimentação, predominantemente na carne e em laticínios.

Anidridos Obtidos por meio da desidratação intermolecular de ácidos carboxílicos:

OBRIGADO!