SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA DE SAÚDE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os caminhos da gestão da saúde em MS
Advertisements

Oficina Técnica de Registro de Produtos: Inovações da Instrução Normativa nº 15 Rede Assistencial 2008.
PROCESSO DE CONTRATUALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE NO ÂMBITO DO SUS
Hospital das Clínicas da UFMG:
Por uma regulação pública que viabilize a eficiência, a qualidade, o acesso equânime e o cuidado integral na atenção à saúde.
DIRETORIA DE REGULAÇÃO E AUDITORIA DO SISTEMA DE SAÚDE – DIRE
Modelo Assistencial Modelo assistencial (ou de atenção) é a representação simplificada da organização ideal dos serviços, combinando diversas formas de.
ORIENTAÇÕES PARA COMPRA DE SERVIÇOS DE SAÚDE
NOB SUS 01/96 Inovações: Implantação de valor per capita para financiamento das ações de atenção básica (PAB): reversão da lógica de alocação de recursos,
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
Programa de Reestruturação
Subsecretaria de Desenvolvimento do Sistema de Saúde - SDSS Março 2006 Programa de Reestruturação e Contratualização dos Hospitais Filantrópicos.
PROJETO OLHAR BRASIL BASES LEGAIS:
NORMAS E FLUXOS DO CONTRATO ORGANIZATIVO DA AÇÃO PÚBLICA DA SAÚDE
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Contribuição da Tecnologia da Informação
Era uma vez .... Gravatá, Cristina.2009.
CONTRATAÇÃO X CONTRATUALIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE
Contratualização Contrato de Gestão Convênio OSS
A REALIZAÇÃO DA AUTO-AVALIAÇÃO PELA ESCOLA
PROJETO DE REESTRUTURAÇÃO DO COMPLEXO REGULADOR
COMPLEXO REGULADOR “É um instrumento ordenador, orientador e definidor da atenção à saúde que consiste na organização do conjunto de ações de regulação.
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA DE SAÚDE
COMISSÃO ESTADUAL - FILANTRÓPICOS
PORTARIA Nº 402, DE 24 DE FEVEREIRO DE 2010
ESTRATÉGIA DO CONTROLE
A REALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO PELA ESCOLA
1º Fórum Estadual de Regulação NÚCLEO DE ACOMPANHAMENTO DE CONTRATOS
SEGURIDADE SOCIAL - SAÚDE
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
DIRETORIA DE CONTROLE DAS AÇÕES E SERVIÇOS DE SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DOS SISTEMAS DE REGULAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE Alta Complexidade – Itabuna.
OFICINA ANS Uso do Aplicativo de Registro de Produtos - RPS / ARPS
PORTARIAS PNHOSP E IGH Política Nacional de Atenção Hospitalar e Incentivo de Qualificação da Gestão Hospitalar.
11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG
CADASTRO NACIONAL DE ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE
I SIMPÓSIO DE ATIVIDADES DE PESQUISA E EXTENSÃO DOS DOECENTES EM RTI CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ.
1º OFICINA NACIONAL DE TRAUMATOLOGIA E ORTOPEDIA CAMARA TÉCNICA DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA Rio de Janeiro 02 e 03 de setembro 2010.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Conselho Estadual de Saúde – Paraná
POLÍTICA ESTADUAL DE REGULAÇÃO
CURITIBA/PR – JUL/2014 MINISTÉRIO DA SAÚDE
A política de incentivo às Casas de Apoio para Adultos vivendo com HIV/aids como modalidade da linha de cuidados em HIV/Aids Programa Estadual de DST/Aids.
CONTRATO ORGANIZATIVO DA AÇÃO PÚBLICA DA SAÚDE E REGIONALIZAÇÃO Conselho Nacional de Saúde – setembro 2013.
NOAS.
5º CONGRESSO ESTADUAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DA BAHIA Ministério da Saúde - MS Secretaria de Atenção à Saúde - SAS Departamento de Regulação,
Dispositivos Estratégicos: Região de Saúde Rede de Atenção à Saúde Mapa da Saúde Planejamento Integrado RENASES RENAME Contrato Organizativo de Ação.
Contratação de serviços de saúde nos municípios do Estado do Rio de Janeiro NÚCLEO DE SAÚDE COORDENADORIA DE AUDITORIAS TEMÁTICAS E OPERACIONAIS – CTO/SGE.
PORTARIA Nº 1.073, DE 23 DE JULHO DE 2015 FLEXIBILIDADE
RELATÓRIO DETALHADO DO QUADRIMESTRE ANTERIOR
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS CONTROLE E AVALIAÇÃO: ASPECTOS RELACIONADOS À GESTÃO.
Dra. Alzira Jorge Secretária Adjunta
U Utilização de recursos de transferências correntes oriundos da SES/MG – possibilidades de utilização em despesas de capital; formas de repasse e prestação.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS GESTÃO DE PRESTADORES 2015.
Belo Horizonte, 11 de novembro de A proximidade territorial da Gestão e Prestador como fator de avanço na garantia da Atenção à Saúde Mesa 2 :Relação.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
Contagem – MG, 25 de maio de SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE SANTA CATARINA. SITUAÇÃO Criado Grupo de Condução Estadual de operacionalização do Decreto e Portaria SES da Criação.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE Redes de Atenção à Saúde.
Faturar ou Informar: eis a questão Novo Dilema do Século 21.
DIRETRIZES DO SERVIÇO DE SAÚDE AUDITIVA NO ESTADO DE SANTA CATARINA Secretaria de Estado da Saúde – SES Superintendência de Serviços Especializados e Regulação.
Apresentação da Proposta de Projeto de Lei de Iniciativa Popular.
Hospital Prof. Polydoro Ernani de São Thiago (HU/UFSC) – programação orçamentária financeira Nélio Francisco Schmitt Diretor de Administração Outubro de.
Compromisso de cada gestor com a saúde dos cidadãos Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação do SUS Núcleo de Gestão do Pacto.
Instrumentos estratégicos para o planejamento no SUS Curitiba, abril 2013.
Subcomissão Especial destinada a analisar e diagnosticar a situação em que se encontram as Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas na área da.
Orientações e fluxo para contratualização dos Filantrópicos Unidade Hospitalar PT GM/MS Gestor Municipal de Saúde Interesse em comum Estudar em conjunto:
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE Hospitais Filantrópicos 25/01/07.
Transcrição da apresentação:

Oficina sobre Reestruturação e Contratualização dos Hospitais Filantrópicos no SUS 2ª parte SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA DE SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE ACOMPANHAMENTO E CONTROLE MARÇO DE 2007

PLANO OPERATIVO ANUAL O que é? O POA é um anexo integrante do Contrato que contém: as características gerais dos serviços e atividades desenvolvidas pelo hospital os compromissos assistenciais com as respectivas metas quantitativas as metas qualitativas gerenciais ou assistenciais.

ELABORAÇÃO DO POA

ELABORAÇÃO DO POA INTRODUÇÃO Breve histórico do Hospital e seu papel no SUS, perfil assistencial, tipos de atendimento, serviços existentes, consultas de especialidades, SADT e internações que realiza, com graus de complexidade. Informar se é referência para a demanda do município ou para outros, o tipo de atendimento (SUS, convênios, particulares), a inserção no sistema de saúde local, se a demanda é regulada ou espontâneas, e como funciona o atendimento às urgências e ¨pronto-atendimento.. Descrever a infra-estrutura, especificando Leitos por Especialidade, Serviços Especializados, Comissões em funcionamento, Serviços de Apoio e os Equipamentos Especializados. Utilizar informações do CNES - Tipo de Unidade, a Esfera Administrativa, a existência de Atividades de Ensino e Pesquisa, o Tipo de Gestão, o Atendimento Prestado, o Fluxo da Clientela, o Nível de Hierarquia e os Turnos de Atendimento. Identificar os principais problemas do Hospital e seu papel no SUS – local e/ou regional, como a relação à referência e contra-referência, humanização do atendimento, processo de avaliação para a melhoria dos cuidados em saúde, etc.

CARACTERIZAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO DA UNIDADE ELABORAÇÃO DO POA CARACTERIZAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO DA UNIDADE ROTEIRO PARA CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE - fundamentado no documento “Prontuário Gerencial” de MS/SAS/Departamento de Gestão Hospitalar no Estado do Rio de Janeiro.

METAS FÍSICAS – ATENÇÃO A SAÚDE ELABORAÇÃO DO POA METAS FÍSICAS – ATENÇÃO A SAÚDE Exemplos 3.1 Atenção Hospitalar

METAS FÍSICAS – ATENÇÃO A SAÚDE ELABORAÇÃO DO POA METAS FÍSICAS – ATENÇÃO A SAÚDE Exemplos 3.2 Atenção Ambulatorial

METAS FÍSICAS – ATENÇÃO A SAÚDE ELABORAÇÃO DO POA METAS FÍSICAS – ATENÇÃO A SAÚDE Exemplos 3.3 Urgência e Emergência

METAS FÍSICAS – ATENÇÃO A SAÚDE ELABORAÇÃO DO POA METAS FÍSICAS – ATENÇÃO A SAÚDE Exemplos 3.4 Serviços de Apoio Diagnóstico e Terapêutico

PARTE INTEGRANTE DO POA ELABORAÇÃO DO POA METAS QUALITATIVAS Ações + Indicadores monitoramento e avaliação das metas e atividades definidas 10% do percentual da parte fixa do repasse financeiro ANEXO = Indicadores de Qualidade PARTE INTEGRANTE DO POA

ELABORAÇÃO DO POA AVALIAÇÃO DAS METAS 5.1 – Metas Físicas O repasse de 90 % dos duodécimos do valor pré-fixado está vinculado ao cumprimento das metas físicas

ELABORAÇÃO DO POA AVALIAÇÃO DAS METAS 5.1 – Metas Físicas Se não for atingido 70% das metas pactuadas, por 3 (três) meses consecutivos ou 5 (cinco) meses alternados, volta a receber por faturamento de procedimentos realizados para o SUS por um período máximo de 2 (dois) meses, período definido - limite - para a apresentação de um novo POA junto ao MS. A unidade será desligada do Programa se não for pactuado um novo plano no período previsto ou se não cumprir 70% das metas pactuadas nos três meses subseqüentes à aprovação desse novo POA, voltando o pagamento a ser por meio do faturamento dos procedimentos realizados para o SUS.

ELABORAÇÃO DO POA AVALIAÇÃO DAS METAS 5.1 – Metas Físicas Percentual de cumprimento de metas superior a 105%, por 3 meses consecutivos ou 5 meses alternados, deverá ter suas metas do revisadas para aprovação da Comissão de Acompanhamento do contrato/convênio, mediante decisão do gestor do SUS e de acordo com as disponibilidades orçamentárias.

ELABORAÇÃO DO POA AVALIAÇÃO DAS METAS 5.2– Metas Qualitativas O repasse dos dez por cento (10%) do valor do duodécimo pré-fixado a ser repassado está vinculado ao cumprimento das metas de qualidade: 100% valor cumpridos de 95% a 105% das metas   b) Abaixo de 95% será utilizado o percentual correspondente ao cumprimento das metas de acordo com ..........

ELABORAÇÃO DO POA 5.2– Metas Qualitativas - Total de itens do Relatório de avaliação e pactuação da unidade

ELABORAÇÃO DO POA AVALIAÇÃO DAS METAS 5.2– Metas Qualitativas A unidade e o gestor deverão pactuar pelo menos 50% dos ítens de cada grupo, A pactuação deverá respeitar “ações” e “indicadores”, de acordo com os serviços assistenciais da unidade; Para cada ítem será atribuído o valor de um (1) ponto; A partir da pontuação obtida, se define o percentual de cumprimento das metas, conforme quadro idêntico ao da avaliação das metas quantitativas.

ELABORAÇÃO DO POA AVALIAÇÃO DAS METAS

LEMBRETES I O cumprimento das metas quantitativas e qualitativas deverá ser atestado pela Comissão de Acompanhamento; Os valores previstos poderão ser alterados, de comum acordo entre o gestor e o hospital, por Termo Aditivo publicado e enviado ao MS e recursos adicionais, se necessários, serão do Teto da Média e Alta Complexidade do Município/Estado; A celebração de termo aditivo não pode modificar o objeto; O aumento do valor de procedimentos da tabela vai gerar aumento de teto financeiro (alta complexidade ambulatorial e internamento) e do repasse de verbas que se trata este convênio/contrato (média complexidade ambulatorial e internamento).

LEMBRETES II Variações de metas físicas podem sofrer variações de 5 % para mais ou para menos sem haver alteração do montante financeiro; O POA, nos primeiros 90 dias de sua vigência, não poderá sofrer nenhuma alteração. Art. 5º ... os estabelecimentos hospitalares que não cumpriram os critérios estabelecidos na PT nº 1.721/GM, de 21 de setembro de 2005, e que receberam o IAC da etapa de adesão, terão o valor deduzido do limite financeiro anual da média e alta complexidade da Assistência Ambulatorial e Hospitalar dos estados e municípios.

Próximo encontro Data: 13/04/2007, a confirmar. Enviar material préviamente para análise Em caso de dúvidas optar preferencialmente pelo email institucional contratualizacao@saude.rj.gov.br