Geraldo Aguiar de Brito Vianna - Presidente da NTC 26 de março de 2003.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Fiscalização de Mercadorias emTrânsito e o SINIAV
Advertisements

DESAFIOS DE MOBILIDADE PROPOSTAS EMERGENCIAIS
O TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS E A SEGURANÇA DO TRÂNSITO
Trabalho 6 – Tecnologias e Ferramentas para garantir a Segurança
Flávio Amaral Garcia FGV 2008
AGROEX Cuiabá - MT 30 de outubro de Fundado em 20 de junho de 1952; Empresa pública de propriedade integral da União Federal; Principal fonte de.
Ministério da Fazenda Porto Alegre, setembro de André Luiz Barreto de Paiva Filho Seminário Internacional RS: Alternativas de Desenvolvimento.
Até onde vamos? Francisco Luiz Lopreato IE-Unicamp
Plano de Controle de Poluição Veicular PCPV
Canais Alternativos Seguro Prestamista.
Fonte: SETCESP ROUBO DE CARGAS SP: 54,80% RJ: 20,51% % OCORRÊNCIAS 0,88% 8,38% 4,51% 79,50% SP: 54,80% RJ: 20,51% 6,73% Fonte: SETCESP.
Panorama do Setor de Transporte Rodoviário de Cargas no Brasil
SOLUÇÕES – PRODUTOS E SERVIÇOS
PARCERIA MÚTUA-RS E CAIXA
Política de Desenvolvimento Produtivo Estímulos ao investimento, inovação, exportações e MPEs 29/06/2009.
Comitê Temático Investimento e Financiamento
Agência de Fomento Paulista e suas Linhas de Crédito
SUBGRUPO 01 REBECA TELES LÍGIA DE DEUS
Política Nacional de Resíduos
SISTEMA TRIBUTÁRIO Diagnóstico e Elementos para Mudanças
Banco do Brasil e o Agronegócio
Alterações do PCASP Federação e Estendido.
Logística e Ecologia Unidade U09 Subgrupo 1 Elias Freitas
Teste título Teste corpo do texto Mais testes Só pra ter certeza que ficou legal Oportunidades e Incentivos Setor Sucroalcooleiro EUDORO PEDROZA Secretário.
FÓRUM DE COMPETITIVIDADE DA CADEIA PRODUTIVA AUTOMOTIVA
Medidas de Incentivo à Competitividade Min. Guido Mantega 05 de Maio de 2010.
11ª Reunião Ordinária Comitê Temático Investimento e Financiamento Brasília, 10 de Agosto de 2011.
INTERMODALIDADE E QUESTÕES TRIBUTÁRIAS
A Integração Sul-Americana: O papel do BNDES VI Congresso Internacional das Rotas de Integração da América do Sul 16 de Agosto de 2007 A Integração Sul-Americana:
Suporte Financeiro para Cooperação com o Peru em TV Digital Apresentação realizada pelo Ministério das Comunicações com dados do BNDES.
Conceitos Críticos para o Desenvolvimento do Setor de Locação de Equipamento Ferroviário (baseado na Experiência Norte Americana) Os Clientes e As Ferrovias.
TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS SPNT/MT Setembro/2004.
Como Financiar sua Franquia Ecio de Farias Costa Consultor de Empresas e Professor de Economia - UFPE.
Tipos de Operações de Crédito
Superintendência Regional Revisão – 08/2012
AS REDES DE TRANSPORTE Descritor: identificar a rede de transporte do brasil, ressaltando os aspectos positivos e negativos de cada um dos modais de.
SR TRIÂNGULO MINEIRO MARÇO/2010
REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO
CONSUELO AMORIM PALESTRA DE PRESIDENTE DA ABAC ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA
Programa de Geração de Emprego e Renda
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA
IV Seminário Brasileiro do Transporte Rodoviário de Cargas O “Apagão” Logístico Impedirá a Retomada do Crescimento? José de Freitas Mascarenhas Presidente.
Área 5 Licitação do Serviço de Transporte Coletivo Intermunicipal na Área 5 da Região Metropolitana de São Paulo - RMSP.
Apresentação A INVESTE RIO é uma sociedade anônima de economia mista vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria.
6.9 – TRATAMENTO TRIBUTÁRIO NA IMPORTAÇÃO
Soluções Energéticas Bandes, uma instituição que há 48 anos participa da promoção do desenvolvimento do Estado do Espírito Santo e que se moderniza a.
MESTRADO PROFISSIONAL
Autarquias especiais vinculadas ao Ministério dos Transportes; Desempenham, como autoridades administrativas independentes, a função de.
Programas Estruturadores, Indicadores e Área de Resultados: compilação e interpretação de dados informações de documentos institucionais da SEPLAG-MG PPAG.
1 14º ENACOR Modelos de Concessões de Rodovias no Brasil Moacyr Duarte 26/08/2009.
Engº Rogério Wallbach Tizzot
Ministério da Fazenda 11 CONSELHO NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Reforma Tributária e Seguridade Social Brasília Agosto de 2009.
1º WORKSHOP FRENLOG DE CABOTAGEM
Custos Transportes Rodoviários
CUSTEIO DO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS
17 de fevereiro de 2016 Previdência: Aperfeiçoar para Fortalecer Fórum de Debates sobre Políticas de Emprego, Trabalho e Renda e de Previdência Ministro.
SOLUÇÕES DE CRÉDITO PARA SUA EMPRESA SOLUÇÕES DE CRÉDITO PARA SUA EMPRESA CRÉDITO EMPRESARIAL.
Fundo Constitucional de Financiamento do Norte – FNO Fundo de Amparo ao Trabalhador – FAT Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES.
SEGURANÇA NO TRÂNSITO E OS ACIDENTES DE TRABALHO.
PROGRAMAS E AÇÕES DE INFRAESTRUTURA. SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA À Secretaria de Estado da Infraestrutura compete desenvolver, as atividades relacionadas.
Jurandir Peinado O TRANSPORTE DE CARGAS NO BRASIL Panorama do setor Rodoviário.
Ministério dos Transportes CONCESSÕES DE RODOVIAS SUBIDA DA SERRA BR-040/CONCER.
Tecnologia Assistiva: Avanços e Desafios Ministério da Fazenda Secretaria de Política Econômica Arnaldo Lima Coordenador-Geral de Políticas Sociais Brasília,
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 3.
SEMINÁRIO SOS BR-116 ATM - FETERGS. SOS BR-116 ATM - FETERGS Informações Gerais da BR -116: Trânsito superior a veículos/dia Trânsito superior.
Saneamento Básico um Direito de Todos 46ª Assembleia Nacional da Assemae.
Resumo do Cenário de 12 anos Simulação de Cenários – Proxies de TBP CenárioDescriçãoTBP* Variação s/ o Cenário -Base Cenário-Base apresentado na Aud.
1 BRASIL AGENDA PARA O SAIR DA CRISE APRESENTAÇÃO Brasília, 2016 Este documento foi desenvolvido tendo como referência a publicação Regulação.
Financiamentos do BNDES para Infra-Estrutura Financiamentos do BNDES para Infra-Estrutura
“ O Sistema Nacional de Combate aos Delitos de Carga (Decreto nº 8.614/15): estrutura do Sistema e perspectivas” Seminário SINDISAN – Roubo e Furto de.
Transcrição da apresentação:

Geraldo Aguiar de Brito Vianna - Presidente da NTC 26 de março de 2003

SUMÁRIO 1.- PRINCÍPIOS BÁSICOS 2.- RENOVAÇÃO DA FROTA – REQUISITOS. 3.- VINCULAÇÃO DE RECURSOS – CIDE/FNIT. 4- DISCIPLINAMENTO. 5.- COMBATE SISTEMÁTICO AO ROUBO DE CARGAS. 7.- SEGURANÇA RODOVIÁRIA. 6.- PEDÁGIOS.

PRINCÍPIOSBÁSICOS TRATAR OS OPERADORES DE TRANSPORTE COMO ELEMENTOS DA INFRA-ESTRUTURA DO PAÍS, INCLUSIVE PARA EFEITO DE FINANCIAMENTO ATRAVÉS DE RECURSOS DA CIDE. ESTÍMULO À FUSÃO DE EMPRESAS, POR MEIO DE LINHAS ESPECIAIS DE FINANCIAMENTO, PARA REDUZIR A PULVERIZAÇÃO E A OCIOSIDADE, FOMENTAR A EFICIÊNCIA E O GANHO DE ESCALA.

PRINCÍPIOSBÁSICOS PARTICIPAÇÃO CONTROLADA DE SÓCIOS ESTRANGEIROS, QUE APORTEM CAPITAL E / OU TECNOLOGIA. FINANCIAMENTO À MODERNIZAÇÃO TECNOLÓGICA E À PRÁTICA DA MULTIMODALIDADE PELAS EMPRESAS DE TRANSPORTES, COM ÊNFASE NA RENOVAÇÃO DA FROTA DE CAMINHÕES.

PRINCÍPIOSBÁSICOS FINANCIAMENTO À IMPLANTAÇÃO DE TERMINAIS DE CARGAS, RODOVIÁRIOS OU MULTIMODAIS, NOS GRANDES CENTROS URBANOS (EXEMPLO: RODOANEL).

RENOVAÇÃO DA FROTA PARA CONTER A OFERTA JÁ EXCESSIVA, REDUZIR ACIDENTES, DESPERDÍCIO DE COMBUSTÍVEIS E POLUIÇÃO, A ENTRADA NO MERCADO DOS NOVOS VEÍCULOS DEVE ESTAR VINCULADA À RETIRADA DE CIRCULAÇÃO DOS VEÍCULOS OBSOLETOS. SÓ ASSIM TEREMOS UMA EFETIVA RENOVAÇÃO E NÃO APENAS AUMENTO DA FROTA CIRCULANTE.

ALTERNATIVAS: INSPEÇÃO DE SEGURANÇA VEICULAR; FIXAÇÃO DE IDADE MÁXIMA PARA CIRCULAR EM RODOVIAS; AUMENTO PROGRESSIVO DO IPVA DOS VEÍCULOS ANTIGOS; PAGAMENTO DE UM “PRÊMIO” PELA RETIRADA DO VEÍCULO OBSOLETO, QUE SERIA OBRIGATORIAMENTE SUCATEADO.

POR COERÊNCIA COM O ESTÍMULO ÀS FUSÕES E INCORPORAÇÕES, O PROGRAMA DE FINANCIAMENTO NÃO DEVE DISCRIMINAR AS GRANDES E MÉDIAS EMPRESAS DE TRANSPORTE.

FUNDO DE FINANCIAMENTO DEVE SER PERMANENTE, COM JUROS EQUIVALENTES À TJLP, “SPREADS” BAIXOS E PREVIAMENTE FIXADOS, PRAZO DE PAGAMENTO DE PELO MENOS 72 MESES COM UM ANO DE CARÊNCIA, FINANCIAMENTO DE 90 A 100% DO VALOR DO BEM, SUBSTITUIÇÃO DE GARANTIAS REAIS POR “FUNDO DE AVAL” E SEM LIMITAÇÕES POR DÉBITOS FISCAIS (REFIS).

VINCULAÇÃO DE RECURSOS CIDE/FNIT DERRUBADA DE TODOS OS VETOS DO EX- PRESIDENTE FHC A DISPOSITIVOS DA LEI /02, QUE DESTINAVA 75% DOS RECURSOS DA CIDE AO FNIT- FUNDO NACIONAL DE INFRA- ESTRUTURA DE TRANSPORTES. Estes 75% representam verba anual de cerca de R$ 6 bilhões. São recursos suficientes para recuperar e ampliar rapidamente toda a infra-estrutura de transportes, principalmente a malha rodoviário nacional. Hoje, os investimentos no setor não passam de R$ 300 milhões por ano.

DISCIPLINAMENTO APROVAÇÃO FINAL PELA CÂMARA, SANÇÃO PRESIDENCIAL E RÁPIDA IMPLEMENTAÇÃO, A CARGO DA ANTT, DO PLC 12 QUE, ENTRE OUTRAS INOVAÇÕES:

CRIA O RNTR-C. EXIGE RESPONSÁVEL TÉCNICO PARA AS EMPRESAS ETC. EXIGE QUE EMPRESA TENHA PELO MENOS UM VEÍCULO. EXIGE IDONEIDADE E CAPACIDADE FINANCEIRA DOS SÓCIOS E DO RESPONSÁVEL TÉCNICO. EQUIPARA AS COOPERATIVAS DE TRANSPORTE DE CARGA A ETC. DISCIPLINAMENTO

EXIGE QUE SÓCIO DE ETC OU TAC TENHA 3 ANOS DE ATIVIDADE OU SEJA APROVADO EM CURSO ESPECÍFICO DISTINGUE TAC INDEPENDENTE DO AGREGADO. FIXA EM 5 HORAS PRAZO MÁXIMO PARA CARGA E DESCARGA E PAGAMENTO DA HORA ADICIONAL (R$ 1,00/HORA/TONELADA). DISCIPLINAMENTO

PERMITE CONTRATAÇÃO DE SEGURO PELO EMBARCADOR E EXIME O TRANSPORTADOR DE RESPONSABILIDADE NESTE CASO. DEFINE RELAÇÃO CARRETEIRO / EMPRESA COMO DE NATUREZA COMERCIAL. DISCIPLINAMENTO

REPRESSÃO À RECEPTAÇÃO QUALIFICADA OU PRESUMIDA. IMPLANTAÇÃO DO BANCO DE DADOS SOBRE DELITOS DE CARGAS COMBATE SISTEMÁTICO AO ROUBO DE CARGAS IMPLANTAÇÃO DO BANCO DE DADOS SOBRE DELITOS DE CARGAS, INCLUSIVE CADASTRO NACIONAL DE VEÍCULOS ROUBADOS.

IDENTIFICAÇÃO DE PRODUTOS, CONTROLE DE LOTES E NÚMERO. PERDIMENTO DE BENS DOS ASSALTANTES E RECEPTADORES. COMBATE SISTEMÁTICO AO ROUBO DE CARGAS DEVOLUÇÃO DE TODOS OS TRIBUTOS INCIDENTES SOBRE OPERAÇÕES COMERCIAIS QUE NÃO CHEGAM A SE COMPLETAR EM RAZÃO DO ROUBO DA CARGA.

COMBATE SISTEMÁTICO AO ROUBO DE CARGAS ENGAJAMENTO DA POLÍCIA FEDERAL, POLÍCIAS RODOVIÁRIAS, RECEITA FEDERAL, RECEITAS ESTADUAIS E MINISTÉRIO PÚBLICO NO COMBATE A ESTE TIPO DE CRIME, NUM QUADRO DE EFETIVA COLABORAÇÃO ENTRE UNIÃO, ESTADOS E INICIATIVA PRIVADA.

PEDÁGIOS CUSTO / KM NO MÁXIMO IGUAL AO BENEFÍCIO / KM. EXTINÇÃO DE PEDÁGIO EM RODOVIAS DE PISTAS SIMPLES. REDUZIR RELAÇÃO PREÇO POR EIXO ENTRE CAMINHÃO E AUTOMÓVEL DE 2/1 PARA 1,5/1.

PEDÁGIOS ELIMINAÇÃO DO ÔNUS DO PEDÁGIO COBRADO PELOS ESTADOS. IMPLANTAÇÃO DE COMISSÕES TRIPARTITES. SIMPLIFICAÇÃO E EFETIVA APLICAÇÃO DO VALE-PEDÁGIO. ALTERNATIVAMENTE, SIMPLIFICAR A COBRANÇA, COM CRIAÇÃO DE APENAS DUAS CLASSES DE CAMINHÕES: a ) TOCO E TRUQUE: E b ) CARRETAS.

SEGURANÇA RODOVIÁRIA RENOVAÇÃO DA FROTA DE CAMINHÕES PROGRAMAS SISTEMÁTICOS E OBRIGATÓRIOS DE TREINAMENTO E RECICLAGEM DE MOTORISTAS, A SEREM DESENVOLVIDOS EM CONJUNTO PELA ANTT, ENTIDADES DO SETOR E SEST / SENAT. CONSTRUÇÃO DE NOVAS RODOVIAS E DUPLICAÇÕES DE PISTAS. MODERNIZAÇÃO DE TRAÇADO, RECUPERAÇÃO DO PAVIMENTO E DA SINALIZAÇÃO DE ESTRADAS NÃO CONCEDIDAS

MELHOR APROVEITAMENTO DO TACÓGRAFO. MODERNIZAÇÃO DA LEGISLAÇÃO DE PESOS E DIMENSÕES, COM INCORPORAÇÃO DE CONFIGURAÇÕES DE VEÍCULOS (CVCS) MAIS AVANÇADAS, ECONÔMICAS E SEGURAS. APROVAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DA LEGISLAÇÃO DE TEMPO DE DIREÇÃO.

ADOÇÃO DE NOVA NORMA DE PÁRA-CHOQUES APENAS PARA VEÍCULOS NOVOS. FISCALIZAÇÃO DA QUALIDADE DAS FAIXAS REFLETIVAS. EXIGÊNCIA DE FAIXA REFLETIVA E TACÓGRAFO PARA CAMINHÕES ESTRANGEIROS

Geraldo Aguiar de Brito Vianna - Presidente da NTC 26 de março de 2003