Alimentação no 1º ano de vida

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Dia da Alimentação 16 de Outubro.
Advertisements

Reaproveitando alimentos, principalmente as cascas.
A história da Roda dos Alimentos
PLANEJAMENTO DE CARDÁPIOS SEGUNDO AS FAIXAS ETÁRIAS LACTENTES
Curiosidades sobre alimentos
CRIANÇA Planejamento Alimentar e Orientações
Alimentação Saudável Enoque Marta Joana.
"GERAÇÃO SAÚDE" Alunos da EMEF ARMANDO DE ARRUDA PEREIRA - São Paulo
Dietas Saudáveis.
ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR
Cardápio Colégio Victória
Comer bem para viver mais e melhor!
MODIFICAÇÕES DA DIETA “NORMAL”
Alimentação Alimentação saudável.
Oral Vip Bebê Clínica.
Introdução Os hábitos alimentares, o exercício físico e o ambiente que nos rodeia são decisivos para a nossa saúde. Escolher os melhores alimentos para.
Alimentação Equilibrada
DICAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
9º Ano Escola Correia Mateus Fernando Martins
Dicas Úteis. Problema com formigas: coloque casca de pepino junto à saída das formigas.
Você sabia que... Projeto Molho de Cascas de
Formandos: Diogo Silva e Silvana Pereira
Amamentação / Alimentação
Coutron Light - 2 fatias de pão em cubos
NUTRIÇÃO E A DOENÇA DE ALZHEIMER NUTRIÇÃO: O QUE SIGNIFICA REALMENTE
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DEVE SER...
Delícia, Delícia... assim a sua cozinha me mata!
CURSO DE ALIMENTOS PARA FINS ESPECIAIS
Hummm... Que lhe parece?.
Cardápio Colégio Victória
CUIDADOS COM A DIETA A dieta do brasileiro sempre se baseou no arroz com feijão associado a algum tipo de mistura composta por carnes e verduras. Nos últimos.
Cardápio Colégio Victória
Pudim de Morango com Gengibre
O homem e os alimentos Os alimentos ingeridos fornecem nutrientes com duas funções básicas: Fabricar matéria prima Liberar energia.
Formação Pessoal e Social
Dieta rica em carboidratos Para uma alimentação “rica” em carboidratos mantendo os nutrientes necessários e o peso corporal normal, consulte um nutrólogo.
Regras para uma alimentação saudável na
Se comer 2 pratos de sopa de legumes por dia
Tens o coração nas mãos ! SAB RES DA V DA. O que está ao meu alcance?
Qualidade de vida X Alimentação Carolina Cazelli Alencar Nutricionista
Princípios Básicos para uma Alimentação Saudável
VALORES NUTRICIONAIS. Confira aqui:
CARDÁPIO EDUCAÇÃO INFANTIL DE 02/06 A 27/06
Sopa Creme de cenoura Prato Empadão de peixe Salada Alface/Cenoura Sobremesa Fruta da época Sopa Sopa de feijão branco com legumes Prato Douradinhos com.
Higiene Alimentar.
Ementa da cantina do IVS
CARDÁPIO BERÇÁRIO MÊS: ABRIL
MÊS: ABRIL CARDÁPIO EDUCAÇÃO INFANTIL DATA: DE 13/04/2015 A 30/04/2015
Saúde Bucal Gestantes Prefeitura Municipal de Porto Alegre
DEZ PASSOS PARA UMA ALIMENTAÇÃO INFANTIL SAUDÁVEL
Alimentação Europeia Curiosidades
Alimentação Saudável Projeto Saúde 2009.
Comer bem, para viver melhor!
Dia Internacional da Alimentação
NUTRIÇÃO E DIETOTERAPIA
NUTRIÇÃO E DIETOTERAPIA
Analisando sua Alimentação...
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Ajuda no tratamento e na prevenção de doenças.
Profª Adriana S. Nagahashi 2015
1- Utilizar alimentos de qualidade: limpos e frescos; 2- Tomar sempre o primeiro almoço; 3- Incluir nas refeições alimentos de todos os sectores da roda.
Ciências Naturais – 9.o ano
Características de boa alimentação:
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL NA ESCOLA PROPOSTAS DE EMENTAS DO 7º J Diana Anselmo Beatriz Ribeiro Daniela Jerónimo Lídia Silva.
O que pode-se dar aos bebes 4 meses para 6 meses Quando tal não é possível, iniciarmos a introdução de novos alimentos entre os 4 e os 6 meses, pois esta.
Manejo na clinica. Cães – No passado a caça era a forma alimentar de busca de alimentos, competindo e integrando nos grupos suas fontes alimentares.
Beatriz Sousa nº2 Carolina Cruz nº4 Inês Campos nº8 Leonor Pinto nº11 Matilde Pinto nº12.
Crianças de 08 à 23 Meses 01 de Abril - 02 à 06 de Maio
CURSO EAD CURSO EAD Capacitação para Orientações Básicas de Alimentação Saudável Módulo 2 Como Investigar os Hábitos Alimentares? Universidade de São Paulo.
INTRODUÇÃO Á TÉCNICA E DIETÉTICA
Transcrição da apresentação:

Alimentação no 1º ano de vida

COLOSTRO É produzido nos primeiros dias após o parto, particularmente rico em nutrientes (necessário e suficiente para cobrir as necessidades alimentares nos primeiros dias de vida).

LEITE MATERNO É o alimento de eleição nos primeiros meses de vida, porquê?  Contém todos os nutrientes suficientes e necessários para um adequado crescimento e desenvolvimento.  Contém factores preventivos contra infecções e alergias.  Favorece a comunicação mãe-filho.

 Encontra-se em óptimas condições de higiene.  Encontra-se à temperatura ideal. Estimula o desenvolvimento do reflexo de sucção e posteriormente da dentição.  Está adaptado às necessidades da criança e ao seu aparelho digestivo. É o leite que lhe provoca menos problemas intestinais.  É o alimento mais completo, para esta idade.

Aleitamento materno - Até quando? Quando não houver uma produção de leite suficiente para satisfazer as necessidades do bebé ↓ Necessidade de suplementação

LEITE ADAPTADO Pode recorrer a um leite para lactentes, com uma composição próxima do leite materno, que o substituirá ou será utilizado como um suplemento de mamada, para tal aconselhe-se com a sua equipe de saúde.

Preparação do leite

 Deve-se respeitar a medida comum a todos os leites adaptados: Lavagem dos biberões com água corrente para retirar os resíduos da mamada anterior; Esterilização dos biberões através da fervura (15 minutos) e tetinas (5 minutos);  Deve-se respeitar a medida comum a todos os leites adaptados: 1 medida de leite em pó rasa para 30 ml de água fervida

Introdução dos alimentos

0-6 meses Até esta idade deve amamentar o seu filho com o seu leite como já referimos anteriormente. A partir desta idade começa a introdução de novos alimentos, para tal aconselhe-se com o sua equipe de saúde para estabelecer a idade de introdução. Por vezes é necessário iniciar o alimento sólido por volta dos 4 meses.

4 meses – 1º alimento sólido Introduz-se a 1ª papa láctea sem glúten Conselhos: - A papa deve ser introduzida ao lanche. - Duas semanas após a introdução da papa, começa a comer a fruta. A fruta deve estar bem madura, ser lavada, descascada e em puré. - Comece com pêra, maça ou banana. - A fruta não é refeição, mas sim sobremesa.

5 meses – A sopa 1ª semana: Faça puré de legumes simples que servirá como base para todas as sopas: 1 batata média 1 cenoura pequena ou pedaço de abóbora 1 cebola pequena - Os legumes devem ser bem cozidos e passados → Não adicionar sal → Adicionar 1 colher de chá de azeite imediatamente antes de dar de comer ao bebé – o azeite não deve ser fervido - Passada uma semana introduza um legume de cada vez à base da sopa. Pode ser: alface, agrião, feijão verde, alho francês, aipo, couve branca.

6 meses – A carne branca A introdução deve ser progressiva – 10gr/dia, alcançando aos 12 meses 30 a 40gr/dia. Frango, perú, coelho, avestruz Conselhos: - Triturar a carne juntamente com a sopa. - Já pode introduzir as papas com glúten. - Pode substituir a batata da sopa por arroz alternadamente.

7 meses – O peixe O peixe deve ser branco, magro e sem pele (40 a 60grs) Pescada, linguado, solha, robalo, faneca. O peixe deve ser cozido, retiradas as espinhas, desfiado e colocado na sopa.

8 meses – A carne vermelha A introdução deve ser progressiva – 10gr por dia alcançando aos 12 meses 30 a 40gr/dia. Vitela, borrego e carneiro.

9 meses – Gema do ovo - Introduz-se o ovo, começando pela gema segundo o esquema: » 1º dia: ¼ gema » 1ª semana após: ½ gema » 2ª semana após: ¾ gema » 3ª semana após: gema inteira - Depois de introduzida a gema pode dar ao seu filho 1 gema 2 vezes por semana. A clara de ovo só pode ser dada a partir dos 12 meses.

10 meses – À mesa com a família Nesta idade inicia-se uma alimentação menos triturada, a refeição pode ser composta por arroz ou massa bem cozida, com carne ou peixe aos bocadinhos pequenos, para estimular a mastigação. Pode começar por lhe dar para a mão pedaços de fruta ou pão, no entanto mantenha-se vigilante para que não se engasgue. O bebé deve comer à mesa com a família.

11 meses – Leguminosas secas Introduzem-se leguminosas secas (feijão, grão, ervilha, etc.) na sopa, mas sem casca. Com casca só após o 15º mês.

12 meses – Iogurte/Dieta familiar O iogurte deve substituir 1 refeição láctea. Nunca deve adicionar açúcar ou mel. Poderá acrescentar uma peça de fruta moída.

Pode dar ao seu filho a comida da família, no entanto: - Evite os fritos, refogados e picantes. - Privilegie cozinhados simples, com poucos condimentos e pouca gordura. - Prefira os cozidos e grelhados. - Evite o sal, o açúcar, o mel e os edulcorantes. - Frutos como morango, framboesa, kiwi, amora pêssego, devem ser introduzidos só depois dos 12 meses.