Judicialização da Saúde:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IMPLANTAÇÃO DE UPA TIPO I REGIONAL E SAMU REGIONAL
Advertisements

Educação Permanente como estratégia de gestão
PLANO DIRETOR DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA
A Enfermagem na Organização do SUS
Por uma regulação pública que viabilize a eficiência, a qualidade, o acesso equânime e o cuidado integral na atenção à saúde.
A formação profissional técnica de
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS/MS
POLÍTICA ESTADUAL DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - PGETS
MODELO ASSISTENCIAL DE SAÚDE RESPONSÁBILIDADE DE TODOS
CARAVANA EM DEFESA DO SUS - EVENTO PARAÍBA PLANO ESTADUAL DE SAÚDE DA PARAÍBA – AVANÇOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS 2009/2010.
A Política de Gestão Estratégica e Participativa no SUS
FÓRUM MACRORREGIONAL DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
SITUAÇÃO ATUAL DO SUS ÁREAS DE SATISFAÇÃO DA POPULAÇÃO:
BH TELESAÚDE: UMA REDE VOLTADA PARA O PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA
Redes de Atenção à Saúde
2007Paulo Xavier, Eduardo Ramos Ouvidoria, Gestão do Conhecimento e Suporte à Decisão Paulo Xavier Eduardo Ramos.
Contextualização Aspectos Geográficos Situado na região litorânea do Estado de Sergipe km de extensão geográfica População: habitantes.
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
Complexo Regulador Regional SUL - Itumbiara
PLANEJAMENTO DENASUS 2009 REGIÕES CENTRO-OESTE E NORTE.
A GESTÃO DOS SISTEMAS DE SERVIÇOS DE SAÚDE NO SÉCULO XXI
Data Warehouse para a Saúde Pública: Estudo de Caso SES-SP
CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON
II CONGRESSO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DAS REGIÕES NORTE E NORDESTE. 14 A 17 DE ABRIL DE 2014 – MANAUS/AM O COSEMS TOCANTINS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO.
11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG
TIPOS DE UNIDADE Reginalda Maciel.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PRATA ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA DE SAÚDE Cartão SUS Saúde Prata.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
CONITEC – DESAFIOS ISPOR – Brasília – Dez 2014.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
CONTEXTO HISTÓRITO DA IMPLANTAÇÃO E GESTÃO DOS CONSÓRCIOS DE SAÚDE Primazia dos municípios Constituição Federal de 1988 Descentralização, atribuições.
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
Conselho Estadual de Saúde – Paraná
NOVO MARCO – LEI N /2011 Altera a lei n e dispõe sobre assitência terapêutica e incorporação de tecnologia em saúde no SUS Cria a Comissão.
ACOLHIMENTO EM REDE.
Antonio Garcia Reis Junior
POLÍTICA ESTADUAL DE REGULAÇÃO
ABRIL/2015 DADOS SAÚDE Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do Rio Grande do Sul.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
CURITIBA/PR – JUL/2014 MINISTÉRIO DA SAÚDE
SEMINÁRIO: REDES INTEGRADAS DE ATENÇÃO À SAÚDE
Ambulatório Médico Especializado
Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 1 Organizações Sanitárias Integrais (OSI) Dr. Josep Ramon Llopart Rio de Janeiro, março de 2012.
DIRETRIZES, OBJETIVOS, METAS E INDICADORES 2015 – CEFOR, G
Judicialização da saúde no Brasil: o problema e as respostas ao problema Daniel Wei Liang Wang.
NASF-Nucleo de apoio a Saúde da família
Enfermagem em Trauma e Emergência
Rede de Atenção à Saúde promovendo cuidado e qualidade de vida
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
ENFERMEIRA SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES COELHO.   O Sistema Único de Saúde, criado no Brasil em 1988 com a promulgação da nova Constituição Federal,
POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO
Desafios da Atenção Primária à Saúde para Equidade MAURO GUIMARÃES JUNQUEIRA Presidente e Secretário Municipal de Saúde de São Lourenço/MG.
PROJETO TERRITÓRIOS. PROJETO PARCERIAS G H M DAE/CAMC DAB DARA GESTORES ESF NASF USUÁRIOS HOSPITAIS DE EXCELÊNCIA.
DESAFIOS PERMANENTES DA GESTÃO DO SUS FORTALECER OS VÍNCULOS INTERFEDERATIVOS NECESSÁRIOS À CONSOLIDAÇÃO DO SUS ALCANÇAR MAIOR EFETIVIDADE, EFICIÊNCIA.
Disciplina Planejamento e Gerência em Saúde I 2008 Prof: Aluísio G. da Silva Junior Mônica Tereza Machado UFF / CMS / ISC.
Hiperdia Tarsila Cunha.
Propostas de Organização do Modelo de Atenção à Saúde com ênfase na Atenção Básica, Promoção e Vigilância à Saúde em Minas Gerais: enfrentando os desafios.
“Impacto orçamentário da Judicialização da
ANEXO 1 DO RELATÓRIO DETALHADO QUADRIMESTRAL - RDQ Relatório Consolidado do Resultado da Execução Orçamentária e Financeira do 2º Quadrimestre de 2015.
Programa Nacional Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Secretaria de Atenção à Saúde A importância do telessaúde na política de redes.
Foz do Iguaçu, 15 de abril de 2015 Nereu Henrique Mansano OFICINA DE CONSENSO: COMO FAZER O MONITORAMENTO DAS REDES DE ATENÇÃO A PARTIR.
CONSOLIDADO DO TRABALHO DE DISPERSÃO DA OFICINA 1: FORTALECIMENTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NOS MUNICÍPIOS MACRORREGIÕES NORDESTE E PLANALTO NORTE.
Acolhimento Acolhimento é uma diretriz da Política Nacional de Humanização (PNH), que não tem local nem hora certa para acontecer, nem um profissional.
DESAFIOS DA GESTÃO NA MACRO CARIRI. MACRORREGIÃO CARIRI População = hab REGIÕESPOPULAÇÃO Número de Municípios45 Icó Iguatu Brejo.
REGULAÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA: GESTÃO DAS FILAS DE ESPERA
DIRETORIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DA SAÚDE 2º. QUADRIMENTRE DE 2012 ANÁLISE QUADRIMESTRAL DO RELATÓRIO DE GESTÃO DEMONSTRATIVO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA/FINANCEIRA.
REDE INTERAGENCIAL DE INFORMAÇÕES PARA A SAÚDE RIPSA INICIATIVA “RIPSA NO ESTADO”
Encontro Paranaense dos Gestores Municipais do SUS
Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis AGOSTO / 2008 REESTRUTURAÇÃO DA REDE DE ATENÇÃO EM SAÚDE MENTAL DE FLORIANÓPOLIS, BASEADO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA.
Transcrição da apresentação:

Judicialização da Saúde: As soluções administrativas de gestão para mitigar os seus efeitos.

ALGUMAS TESES Organização do sistema de saúde: Os cidadãos utilizam o sistema no momento inadequado e da forma errada. O modelo institucional gera framentação que, por sua vez, gera redundâncias e vazios no atendimento aos cidadãos. Parâmetros de decisão baseados em evidência: há pouco diálogo com o judiciário e se utiliza pouco o respaldo das evidências científicas para subsidiar a tomada de decisão. Deficiências na comunicação com os usuários: cidadãos usam a via judicial por que desconhecem fluxos e por que são pouco instruídos em relação aos seus direitos e deveres.

As formas de organização do sistema. Funcionamento do programa saúde da família Sistema Único de Saúde UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE É o local onde fica o restante da equipe do Programa Saúde da Família. Nas UBS é feito o primeiro atendimento e casos que não podem ser resolvidos pela equipe são encaminhados. AGENTE COMUNITÁRIO Faz o contato com as famílias, identifica posíveis problemas de saúde e os comunica ao restante da equipe FAMÍLIAS AMBULATÓRIO DE ESPECIALIDADES São preparados para fornecer tratamento especializado em áreas como: zcardiologia, neurologia, dermatologia, ortopedia geral, cirurgia geral, ginecologia, otorrinolaringologia, oftamologia, pneumologia, fonoaudiologia, psiquiatria, etc AGENTE COMUNITÁRIO UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE HOSPITAL É o local para onde são encaminhados os casos mais graves que necessitam de especialistas e equipamentos AMBULATÓRIOS DE ESPECIALIDADES HOSPITAL VIGILÂNCIA EM SAÚDE

As formas de organização do sistema.

O modelo institucional contribui para fragmentação.

O modelo institucional contribui para fragmentação. Responsabilidades inequívocas, soluções solidárias: A Rede de Urgência e Emergência implantada na Macro Norte foi uma experiência pioneira para todo o país.

O modelo institucional contribui para fragmentação. Responsabilidades inequívocas, soluções solidárias: O Sistema Estadual de Transporte em Saúde (SETS) conta com 452 veículos. Ao todo, são 525 municípios beneficiados. Das 660 rotas de transporte ativas operadas pelo SETS, apenas 85 tem como destino a capital do Estado, Belo Horizonte, ou seja, 13%. Em 2011 o Sistema Estadual de Transporte em Saúde transportou em 113.664 viagens, mais 1.7 milhões de pessoas para os diversos pontos de atenção no estado com uma taxa de absenteísmo de 10%.

CONCEITO DE GESTÃO EM SAÚDE BASEADA EM EVIDÊNCIA A gestão em saúde baseada em evidência é a disciplina que propicia a tomada de decisões bem informadas a respeito de programas ou projetos, colocando a melhor evidência disponível, provinda das pesquisas científicas e de análises organizacionais e políticas, no âmago do desenvolvimento e da implementação das políticas de saúde FONTE: DAVIES (2004) citado por MENDES (2012)

CONCEITO DE GESTÃO EM SAÚDE BASEADA EM EVIDÊNCIA (DESAFIOS) Definir padrões com base em evidências científicas; Buscar fazer escolhas amparadas nas relações de custo-efetividade e custo-benefício; Organizar o processo de incorporação tecnológica no SUS; Delimitar o padrão de integralidade do SUS.

CONCEITO DE GESTÃO EM SAÚDE BASEADA EM EVIDÊNCIA (SOLUÇÕES) Diretrizes Clínicas: Linhas guias e protocolos (construídos a partir de evidências científicas robustas). RENAME e RENASES: Delimitando o padrão de integralidade do sistema. CONITEC

CONCEITO DE GESTÃO EM SAÚDE BASEADA EM EVIDÊNCIA

DEFICIÊNCIA NA COMUNICAÇÃO COM OS USUÁRIOS “A grande revolução nos sistemas de saúde só será possível quando o cerne da discussão for o valor gerado para o cliente” Fonte: Porter, M.. Repensando a Saúde - Estratégias para Melhorar a Qualidade e Reduzir os Custos, 2007.

DEFICIÊNCIA NA COMUNICAÇÃO COM OS USUÁRIOS Todos usam o SUS!!! (Urgência, Vigilância, Imunização, Transplante, Medicamentos, etc.); O nível de conhecimento acerca do SUS da população em geral é muito pequeno; uma pesquisa de opinião mostrou que apenas 35% dos brasileiros souberam citar, espontaneamente e com precisão, o que significa SUS (CONASS, 2003). Os dados mostram que, em geral, as avaliações do SUS, especialmente por aqueles que efetivamente utilizam o sistema, são favoráveis.

DEFICIÊNCIA NA COMUNICAÇÃO COM OS USUÁRIOS Uso de canais/ferramentas de comunicação com os usuários: Fortalecimento da democracia participativa; Monitoramento da gestão sobre o ponto de vista do cidadão; Eficiência. Exemplo: Ouvidoria, Mães de Minas, etc.

Francisco Antônio Tavares Junior Secretário de Estado Adjunto de Saúde de Minas Gerais Site: www.chicotavares.com E-mail: francisco.junior@saude.mg.gov.br