Fábricas de Software Momentos de Reflexão

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
‘ Por que estudar sistemas de informação?
Advertisements

Engenharia de Software Qualidade de Software Uma abordagem conceitual André Luis Zanon São Carlos SP – UFSCAR 2010 Engenharia de Software – UFSCAR.
Engenharia de Software
ISO Processos do Ciclo de Vida do Software
Engenharia de Software
O Processo Praxis 3.0 Processos de Software 25/03/2017
Processos de Software Introdução
Gestão de Projetos Áreas de conhecimentos Integração
Engenharia de Software Professor Sandro de Paiva Carvalho.
Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina – FACAPE
Ambientes de Computação Empresarial e Avaliação de Custos
TÓPICOS ESPECIAIS EM GESTÃO DE PESSOAS
Gerenciamento da Integração
Qualidade de Software Aula 2
SEPG Conference ´97.
Antonio Carlos Tonini Maio / 2004
Gerencia de Projeto OO Aspectos Avançados em Engenharia de Software Aula 5 Fernanda Campos DCC/UFJF.
Automação de Processos
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Metodologia Versão 2 FSRS.
AULA 02: MESTRES DA QUALIDADE Profª. Elizabete Nunes.
Marcelo Ribeiro Moreno
1/22 Introdução aos Processos de Software © Alexandre Vasconcelos Centro de Informática da UFPE/ Qualiti Software.
RUPinho Qualidade de Software
Planejamento e Gerenciamento de Projetos
Modelos de Maturidade de Processos de Software
Cap 2 – Processo de Software
Automação de Processos
Integrantes Gisely C. Oliveira Marcelo C. Ribeiro Maria Ap. Ferreira Rafael Vaz Walisson Junior Wesley C. Gomes.
Cristian de Souza Freitas, MSc
GESTÃO DE PROJETOS Aula 5 1.
Prof. Alexandre Vasconcelos
Modelos de Maturidade de Processos de Software
Implantação e Melhoria de Processos de SOFTWARE
Modelos de Maturidade de Processos de Software
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO
Software engineering, the software process and their support M.M. Lehman Apresentadora: Tarciana Dias da Silva.
Gerenciamento da qualidade
Estimativas de Custos e Orçamentação
Estimativa de Esforço de Software Orientado a Objetos Mestrado em Ciência da Computação Engenharia de Software Antônio Valença 25/3/2003.
Engenharia de Software
METODOLOGIA, MÉTODOS E FERRAMENTAS
Medição de Software Aluno: Felipe Barbalho
Processos de Software.
Infra-estrutura da tecnologia de informação
Qualidade de Software Gerência de projetos.
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
GPR - Gestão de Projetos Prof. José Oliveira da Silva
© 2007 by Pearson Education ©Ian Sommerville 2006 Engenharia de Software, 8ª. edição. Capítulo 18 Slide 1 Reuso de Software.
CIn - UFPE 1 OPEN Tiago Massoni 03/06/2003. CIn - UFPE2 Agenda Terminologia OPEN Modelagem de Processo Atividades, Tarefas e Técnicas Adaptação (Tailoring)
Antonio Nascimento Roteiro Introdução Objetivos Áreas de Conhecimento Certificações Conclusões Referências.
Prof. Fábio Botelho Metodologia de Desenvolvimento de Software - MDS Padrões de Processo de Software: CMMI.
Engenharia de Software
APSI II Análise e Projeto de Sistemas de Banco de Dados II.
PSDS com CMMI Nível 2 Dimitri de Almeida Malheiros Barbosa 27/03/2006.
Apresentação Leonardo Brussolo de Paula
Lenylda Albuquerque ISO Processos de Ciclo de Vida de Software Universidade Federal de Pernambuco.
Programa criado em Apoio ao programa: Ministério da Ciência e Tecnologia da Finep Banco Interamericano de Desenvolvimento Universidades e Governo.
O uso de XP em uma Organização CMM 2 Renata Endriss

Eduardo C. Nicácio ITIL v3 Foundation Certified.  As melhores práticas do ITIL abrangem cinco processos de suporte a serviços, além do papel do Service.
PROJETO SPICE ISO Integrantes: Erickson Balzaneli
1 Projeto Piloto Conclusão em Agenda Projeto Piloto –Descrição –Execução da aplicação –Implementação de requisitos funcionais e não- funcionais.
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
Processos de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre Desenvolvimento e Qualidade.
Qualidade do Ponto de Vista de Gestão Aplicado na Homologação de software Márcia Falcão 27/03/2007 Qualidade do Ponto de Vista de Gestão, aplicado na Homologação.
Engenharia de Software Conceitos e elementos 1. Engenharia   Resolução de problemas através de soluções economicamente viáveis  Motivacão: Limitação.
Engenharia de Produtos
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES Missão do cargo Assegurar o cumprimento das metas de produção, dentro dos padrões de qualidade, quantidade, custos.
CMMI Capability Maturity Model Integration
Transcrição da apresentação:

Fábricas de Software Momentos de Reflexão Thayssa Águila da Rocha Carvalho Mestranda em Ciências da Computação Área de Pesquisa: Engenharia de Software Assunto da Pesquisa: Fábrica de Software tar@cin.ufpe.br Orientador / Co-orientador Alexandre Vasconcelos (amlv@cin.ufpe.br) Jones Albuquerque (joa@cin.ufpe.br)

Conteúdo Motivação Fábricas convencionais Relembrando a produção de software “Novos” conceitos para a Produção de Software Fábrica de Software? Tipos de Fábrica Propostas de Modelos Momento de reflexão Bibliografia

Motivação Pesquisa de Especialização Pesquisa de Mestrado Proposta: Framework Instanciável para Fábricas de Software embasado em modelos de qualidade e framework de Fernandes [1] Pesquisa de Especialização Proposta: Modelo de Fábrica (O que tem que ter?) Resultado: Modelo proposto, porém não comprovado, nem embasado teoricamente. Mais interesse e curiosidade... Era uma vez em Belém – PA...

Fábricas Convencionais Situação Inicial - Produção artesanal Dependia de grandes esforços individuais Qualidade variável Imprevisível Motivações do Meio Necessidade de aumento da produção – população Novas formas de geração de energia Sindicalização das Fábricas

Fábricas Convencionais Introdução de novos conceitos Divisão do trabalho Fluxos progressivos Intercambialidade dos componentes Padronização dos processos Melhoria dos processos Automação do processo Movimento de qualidade Necessidades!!!

Relembrando a Produção de Software Anos 60-70 Anos 70-80 Anos 80-90 Anos 90-00 Anos 60-70 Anos 70-80 Anos 80-90 Anos 90-00 artesanal, processos proprietários, waterfall artesanal, processos proprietários, essencial/estruturada Fáb. de Soft., CMM, essencial estruturada Fáb. de Soft, Outsourcing, PMI, RUP, UML E agora? SPL, XP, OS, ...?

“Novos” conceitos para a Produção de Software Fábrica de software => difundido e utilizado Outsourcing => Redução de custos Conceito de SPL => Pesquisas... Movimento de QUALIDADE e melhoria contínua Certificações Automação! Necessidade + Oportunidade

Fábrica de Software? Vem sendo abordada e estudada desde 1960 “um processo fabril constitui-se na produção de produtos em massa, incluindo operações centralizadas de larga escala, tarefas simples e padronizadas, controles padronizados, trabalhadores especializados, mas com poucas habilidades, divisão de trabalho, mecanização e automação do processo”, Cusumano (1989)

Fernandes (2004) apresenta fábricas de software como Fábrica de Software? Fernandes (2004) apresenta fábricas de software como “Um processo estruturado, controlado e melhorado de forma contínua, considerando abordagens de engenharia industrial, orientado para o atendimento a múltiplas demandas de natureza e escopo distintas, visando à geração de produtos de software, conforme os requerimentos documentados dos usuários e/ou clientes, da forma mais produtiva e econômica possível”.

Fábrica de Software? Palavras chave em operações de Fábrica de Software Produção em larga escala Qualidade Modularização Utilização de ferramentas (automação fabril) Linhas de produção Linhas de produto Reuso sistemático Componentes Controle e gerenciamento

Fábrica de Software? E continua! Processo padronizado Capacidade de atendimento planejada Plataforma de desenvolvimento automatizada Rigoroso controle de alocação PCP sistematizado Controle de qualidade e metas com controle estatísticos e identificação de defeitos Metas de desempenho Melhoria contínua do processo

Fábrica de Software? Negócio Rentável? Manter demanda contínua fazendo uso do máximo possível da capacidade; Automação dos Processos Gestão do Conhecimento Mão de obra qualificada, mas barata

Fábrica de Software? Será que sou uma fábrica de software? Controle da Produção Identificar a Capacidade Instalada Processo para planejamento e controle da produção OS’s padrões para a Fábrica Processos Processos distintos para demandas de natureza diferente Processo Definido e Padrão (métodos, técnicas e ferramentas) Deve controlar de forma contínua os seus processos

Fábrica de Software? Será que sou uma fábrica de software? Gerenciamento Forte gerenciamento da Interface com o cliente (recebimento demanda e entrega dos produtos) Métodos Padrões de estimativas baseados em históricos Tempos padrões de atendimento de acordo com: tecnologia, tamanho e domínio da demanda. Controle do status das múltiplas demandas e possibilidade de rastreamento da execução de cada demanda Deve possuir mecanismos de apuração, apropriação e controle de custos Deve possuir Absoluto controle sobre os Níveis de Serviço Recursos Humanos Os recursos humanos devem ser controlados e alinhados ao tipo de demanda – natureza e complexidade O controle dos recursos humanos deve ser a nível de alocação, disponibilidade, necessidade futura Os recursos humanos devem estar treinados para as tarefas

Fábrica de Software? Será que sou uma fábrica de software? Suporte Deve possuir processos de atendimento Deve possuir mecanismos que garantam a qualidade do produto Deve possuir mecanismos de medição de atributos da sua operação Ambiente de Hard/Soft da fabrica deve ser estável e estar alinhado à necessidade de seus clientes Possuir biblioteca de itens com os itens de software gerados por todas as demandas

Tipos de Fábrica - Evolução do Modelo de Fernandes

Propostas de Modelos Cada um propõe a sua... Requisitos mínimos x ideal Depende do enfoque

Propostas de Modelos Proposta Thayssa 2003

Propostas de Modelos Proposta OpenGadgets 2004 Modelo Geral

Propostas de Modelos Proposta OpenGadgets 2004 Modelo de Produção detalhado

Propostas de Modelos Proposta Fernandes

Momentos de Reflexão... Por que não existe um padrão? Uma forma de certificar?? É possível institucionalizar software??? É possível “Fabricar” software???? Temos Capital Humano pra isso????? ...???????????????????

Bibliografia Fernandes, A. A. "O CMMI no Contexto de Uma Operação de Fábrica de Software". Disponível em: http://www.prizm.com.br/CMMI%20e%20F%E1brica%20de%20Software.pdf, 2005a Fernandes, A. A. "Afinal, o que é uma Fábrica de Software?". SPIN São Paulo.Disponível em: http://www.spinsp.com/fabrica.pdf, 2005b Fernandes, A. A. e Teixeira, D. d. S. "Fábrica de Software: Implantação e gestão de Operações". São Paulo: Atlas, 2004 Veloso, F., Botelho, A. J. J., Tschang Ted et al. "Slicing The Knowledge-Based Economy In Brazil, China And India: A Tale Of Three Software Industries". Massachusetts Institute of Technology.Disponível em: http://www.softex.br/media/mit_final2.pdf, 2005 Meira, S. e Albuquerque, J. "IN953 - Software Engineering: Building Open Source Software Factories". Disponível pela internet em http://www.cin.ufpe.br/~in953, 2005 Corrêa, H. L. "Teoria Geral da Administração: abordagem histórica da gestão de produção e operações". São Paulo: Atlas, 2003