Máquinas para Restauração Florestal

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Advertisements

AS REVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS
A idade dos Metais.
O Avanço Tecnológico na sociedade moderna.
A Revolução Industrial Séc. XVIII
Atividade Industrial Setor secundário.
Segunda Revolucao industrial Luana e Mariana prof luiz ribeiro
A Revolução Industrial consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social. Iniciada.
GEOGRAFIA.
C.3 - Portugal na Segunda Metade do Século XIX (1ª Parte)
PIB- Produto Interno Bruto
Origem das cidades. Éfeso – Turquia..
Maria Patricio Gonçalves Nº18 5ºA
A PRÉ-HISTÓRIA E PALESTINA
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
A II REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
PRÉ HISTÓRIA.
Física – 1º ano EM Eixo temático I: ENERGIA NA TERRA
Novas Tecnologias Ao longo do século XIX, pesquisas no campo da tecnologia permitiram que novos inventos chegassem às indústrias e impulsionassem a.
Máquinas, Implementos e Ferramentas
Industrialização e Novas Relações de Trabalho
A produção do Espaço Geográfico no Capitalismo
A Revolução Industrial
AS CIÊNCIAS FÍSICAS E QUÍMICAS
Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Bacharelado em Administração
Indústria Do artesanato ao robô.
MUDANÇA DO ESPAÇO URBANO
Descrever as características de cada período da pré-história.
BRASIL: PAÍS DE INDUSTRIALIZAÇÃO TARDIA OU RETARDATÁRIA
Evolução Social do Trabalho
CARACTERÍSTICAS DA PRIMEIRA, SEGUNDA E TERCEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
Máquinas Simples Prof. Giovanni C. Val.
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Revolução Industrial Aluno(a): Cassiane Côrtes Foletto
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
“Semear para os frutos colher…”
CAP. 29 – DO HOMO FABER AO HOMEM COMO FORÇA MOTRIZ
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
A Pré-História.
Revolução Industrial na Europa (Séc. XVIII e XIX)
Agroecologia.
GESTÃO SÓCIO AMBIENTAL Prof.ª Edna Santos
Pré-história Período do aparecimento do homem (hominídeos) ao uso da escrita por volta de 4000 a.C.
Revolução Industrial Slide já disponível em
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
História do Transporte Urbano e da evolução das Cidades
SOCIEDADE PÓS-INDUSTRIAL.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: transformação radical no processo de produção de produtos para o consumo, que provocou mudanças nas estruturas.
Módulo 05 – Capítulo 1 O processo de industrialização
As Novas Tecnologias da Revolução Industrial
A agricultura no Maciço da Pedra Branca
6º Seminário de Transporte Urbano de Carga: casos de sucesso e roda de opiniões.
Um olhar sobre no passado Edson Roberto – Adaptado por Sibele
O espaço industrial. A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
Marketing de Serviços Conceitos Básicos de Marketing Natália Xavier Bueno.
Prof. Me. Eng. Agr. Marcos Machry
Periodização da História
Pré-História Prof. Alan. A Pré-História faz parte da História? Sim. Porém, se entende como Pré- História o período em que não havia escrita. A escrita.
Revolução Industrial. O que foi? Onde ocorreu? Conjunto de transformações ocorridas na Europa Ocidental, que substituiu o trabalho artesanal pelo trabalho.
Geografia Rede SESI de Educação.
Agricultura no Mundo. Agricultura é o conjunto de técnicas utilizadas para cultivar plantas com o objectivo de obter alimentos, fibras, energia, matéria-prima.
Meios de comunicação. Meios de comunicação Meios de comunicação Os meios de comunicação são tudo o que usamos para comunicarmos com os outros. Existem.
Espaço Agrário 2º EM – 2016 Jeferson. ESPAÇO RURAL AGRICULTURA – Origem aproximada na Pré- História, Neolítico ( a a.C.); Primeiras comunidades.
A evolução dos Meios de Transporte
Curso de Ciências Contábeis - 6º Período Princípios e conceitos de administração econômico financeira Por: Prof.ª Paula Trindade Contato:
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Séculos XVIII – XIX 6/7/2016www.nilson.pro.br1.
A evolução tecnológica do controle de plantas daninhas
A evolução do campo até a mesa do consumidor
Transcrição da apresentação:

Máquinas para Restauração Florestal

HISTÓRIA CONCEITOS OBJETIVOS

História O homem não é muito eficaz como fonte geradora de energia, pois está limitado ao trabalho contínuo. Com isso, evidencia-se a importância do surgimento e evolução da mecanização agrícola. 300 A.C. (Mesopotâmia) uso de ferramentas manuais para tração animal; Final do século XVI (Europa): Aparecimento das semeadoras; 1810 (Inglaterra): Primeiro arado arrasto por cabo e acionados por máquinas a vapor;

1834 (USA): Patente de uma máquina segadora de tração animal; 1844 (USA): Fábrica de trilhadoras Case; 1876: Invenção do motor de ciclo Otto; 1880: Aparecimento das colhedoras tracionadas por animais e acionamento pelas rodas motrizes; 1892: Invenção do motor de ciclo Diesel;

Maquina Segadora ano 1904

1816 (USA) fabricação em série do trator Fordsom; Depois da Segunda guerra mundial, amplo desenvolvimento da mecanização agrícola; Década de 60 , fábricas que iniciaram a produção de tratores de pneus no Brasil: CBT, DEMLSA (Dentz), FORD, MASSEY – FERGUSON, VALMET e FENDT; Após a década de 80, grande impulso na mecanização devido a liberação da importação de máquinas agrícolas; Após a década de 90, grande impulso na mecanização florestal devido a importação de máquinas para colheita florestal

(Norte-americano operando o seu 1º trator) Henry Ford (1863-1947) (Norte-americano operando o seu 1º trator)

História da Agricultura No início da História Econômica, a agricultura tinha por finalidade produzir alimentos, No final, seu objetivo passou a ser produzir dinheiro, através da produção de alimentos.

No século passado, países como o Brasil e Estados Unidos dispunham de grandes áreas e de pouca mão-de-obra sendo esta, inclusive, disputada pela indústria que crescia a taxas elevadas. Os agricultores e demais forças econômicas e políticas foram os responsáveis pelo desenvolvimento de tecnologias de natureza mecânica, poupadoras de mão-de-obra.

Na agricultura e, sobretudo na mecanização agrícola, a tecnologia hoje conhecida trilhou um longo caminho. A descoberta e uso do fogo, O uso das ferramentas naturais e primitivas, A "descoberta" das sementes e da germinação, A observação de que a terra escarificada produzia mais e produtos de melhor qualidade,

A invenção da roda e domesticação dos animais, A descoberta do ferro, do bronze e do aço" a criação das máquinas a vapor, A invenção do motor de combustão interna, E o domínio da eletricidade desempenharam papel fundamental, cuja soma nos permite vislumbrar os aparatos tecnológicos atualmente a disposição (Galeti, 1983).

O IMPACTO E A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRESSO TÉCNICO Foram duas as revoluções na agricultura que refletem o impacto da mudança tecnológica verificada durante o século passado. A primeira foi a mudança da força de trabalho humano para a força de trabalho animal, que no caso dos Estados Unidos centralizou-se na Guerra Civil. A segunda se deu com o deslocamento da força animal para a mecânica e a adaptação da química à produção agrícola, tendo ocorrido após a II Guerra Mundial .

Arados de aiveca com aço, invento de John Lane em 1833

Colheita no inicio do Século 20

1900 Colhedeira á vapor HARVESTING

O 1º Trator à vapor fabricado no mundo foi em 1905, pelo norte-americano Jerome Increase CASE (1819-1891)

Inventores e indústrias agrícolas somaram-se à tecnologia. A indústria informava os agricultores sobre as novas máquinas e equipamentos através de anúncios na imprensa, exposições em feiras agrícolas, entre outras formas de divulgação.

A Mecanização Pode ser entendida, inicialmente, pela utilização de diferentes instrumentos mecânicos de trabalho com o objetivo de facilitar o cumprimento das diversas etapas de um processo produtivo.

Na agricultura e reflorestamento, Os instrumentos mecânicos utilizados podem ser constituídos desde os mais simples, como a enxada, até os mais sofisticados. Os instrumentos têm como objetivo principal superar os diferentes obstáculos enfrentados pelo homem, desde o manejo do solo, a colheita do produto até a implantação de mudas. Combinada: corta, tritura, ensaca

A mecanização das operações agrícolas, além de permitir o aumento da área cultivada, imprime rapidez às operações. Permitindo melhor qualidade aos trabalhos. Hoje há praticamente um implemento para cada situação, e conseqüentemente, a cada dia temos um novo implemento no mercado.

Controle Manual e Químico