A utilização do sms no reforço cognitivo do aluno de ead, e seus efeitos no acompanhamento escolar e na diminuição da evasão Prof Renato Bulcao 011-991.

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A utilização do sms no reforço cognitivo do aluno de ead, e seus efeitos no acompanhamento escolar e na diminuição da evasão Prof Renato Bulcao

O celular já está em sala de aula desde 2004 Diariamente os alunos utilizam seus telefones celulares, especialmente os smartphones, para navegarem trocarem mensagens e navegarem na Internet. Parte do material didático, tanto do EAD quanto do presencial, são transportados e lidos pelos alunos nos celulares. Eventualmente os alunos utilizam celulares para consultas online imediatas, tanto em EAD quanto no presencial. A evasão e o desinteresse acontecem em EAD, mas também no presencial, quando os alunos não desenvolvem uma relação de pertencimento. A evasão escolar é combatida quando o professor atende melhor o aluno individualmente (Distance Education Report,2007)

Literature Review in Mobile Technologies and Learning REPORT 11: FUTURELAB SERIES Laura Naismith, Peter Lonsdale, Giasemi Vavoula, Mike Sharples University of Birmingham

Using SMS as a way of providing connection and community for first year students Louise Horstmanshof Griffith Institute for Higher Education 2004 (colaborativo) Por que funciona Os alunos ficaram surpresos e encantados quando eles foram informados de que eles podiam enviar suas mensagens de texto ao tutor, se eles queriam se comunicar com ela. A surpresa foi provavelmente dupla. Em primeiro lugar, como um estudante relatou, sua mãe ficou horrorizada que ele estava trocando mensagens de texto com a professora universitária porque o meio é tão informal que é quase desrespeitoso. Em segundo lugar, os alunos ficaram surpresos que uma professora não só estava disposto a enviar e receber mensagens de texto, mas que ela iria considerar isso um método de comunicação adequado. Mensagens de texto funcionam para os alunos, pois é uma forma relativamente barata de enviar mensagens curtas importantes. Também é privado e acessível. Jovens usuários de SMS não tem a idéia de que um telefone celular é um item de luxo, ou algo para usar em emergências. Tornou-se uma ferramenta essencial para o gerenciamento de vida de uma pessoa e sua agenda social. Poucos vão sair de casa sem ele, e muitos nunca vão desligá-lo (Horstmanshof & Power, 2004)

Evaluating Mobile Learning: Reflections on CurrentPractice. In: mLearn 2005: Mobile technology: The future of learning in your hands. John Traxler & Agnes Kukulska-Hulme, Cape Town, South Africa. (construtivismo, colaborativo, cognitivo) Aprendizagem colaborativa e ativa: Feedback imediato através de testes interativos: o usuário sabe em tempo real se a sua escolha está correta. Telas interativas incentivando visitantes de uma galeria de arte para responder arte vista. Um conjunto de jogos inovadores, materiais e atividades que motivam os jovens aprendizes relutantes. Um portal amigável que incentiva a participação ativa de seus usuários. Melhora a interatividade e colaboração, preservando as vantagens tradicionais dos encontros presenciais

Going with the grain: Mobile devices in practice John Pettit and Agnes Kukulska-Hulme The Open University 2007 (construtivista) O tamanho é importante, isto não é surpreendente, na escolha do dispositivo: para o entrevistado 'E', PDAs foram rejeitados em favor de um laptop ( teclado maior) e um telefone celular (dispositivo menor). Os dois dispositivos selecionados apoiaram um ao outro: quando 'E' estava viajando, ele configurava o celular para bipar quando um chegava e, embora 'E' ​ pudesse ler o no telefone, ele geralmente digitava a resposta, em um momento posterior, no laptop. A atração do telefone celular : O entrevistado 'I', um professor de espanhol, pediu aos alunos que estavam visitando a Espanha para enviar mensagens de texto em espanhol para o professor. Ele relatou que os alunos enviaram mensagens pessoais perguntando sobre o clima e a comida, e ele concluiu que alguns "acreditavam que era uma coisa pessoal, e não dever de casa - de alguma forma eles não ligam a idéia de utilização de celulares com a escola

No respon se (%) Never (%) <1 per month (%) 1 per month (%) 1 per week (%) A few days per week (%) At least once per day (%) Navegando em sites mobile (WAP) Navegando em sites normais (internet) Lendo e-news Utilizando um serviço wi-fi Enviando mensagens SMS Lendo e-book Ouvindo arquivos de audio Gravando a própria voz Fazendo um video-clip Enviando um video-clip de celular Note. n = 57. Alguns resultados excedem 100 %

MOBILE LEARNING SYSTEMS FOR DIGITAL NATIVES Shadi Al-khamayseh, Agnieszka Zmijewska, Elaine Lawrence and Gordana Culjak Faculty of Information Technology University of Technology, Sydney 2007 (colaborativa, cognitiva) Evidências de todo o mundo sugerem que as universidades devem investigar acrescentar a aprendizagem móvel ao seu modelo de blended learning para expandir os métodos de acesso dos alunos ao material de aprendizagem e ampliar as oportunidades oferecidas pelo modelo de e-learning. Conforme relatado na seção 4, os dispositivos móveis podem a) melhorar a comunicação instituição-aluno, usando SMS ou móvel para fornecer informações atualizadas todo instante, b) podem permitir aos alunos o acesso a áudio ou material de aprendizagem de vídeo a qualquer hora, em qualquer lugar, de acordo com a própria conveniência, por exemplo, usando PDAs e iPods, e c) Além disso, esses dispositivos móveis podem proporcionar experiências mais interativas e envolventes, levando a uma aprendizagem mais eficaz, como demonstrado nos exemplos relatados neste artigo. O fato de que os nativos digitais sinto tão ligado a seus dispositivos móveis é outro motivo

WE NEED AN EDUCATIONALLY RELEVANT DEFINITION OF MOBILE LEARNING Yiannis Laouris, Nikleia Eteokleous Cyprus Neuroscience & Technology Institute

WE NEED AN EDUCATIONALLY RELEVANT DEFINITION OF MOBILE LEARNING Yiannis Laouris, Nikleia Eteokleous Cyprus Neuroscience & Technology Institute 2007

Increasing interactivity in blended classrooms through a cutting ‐ edge mobile learning system Ruimin Shen, Minjuan Wang, Xiaoyan Pan British Journal of Educational Technology 10/2008 (colaborativo) Salas de aula chinesas, seja dentro da escola ou online, há muito tempo sofriam com a falta de interatividade. Muitas aulas on-line simplesmente forneciam aulas gravadas para que os alunos escutassem após o download. Este formato só reforça os efeitos negativos da aprendizagem não-participativa passiva. No Laboratório de e-learning os pesquisadores e desenvolvedores da Shanghai Jiaotong University procuraram ativamente intervenções tecnológicas que pudessem aumentar consideravelmente a interatividade nas aulas mistas. Eles desenvolveram um sistema de aprendizagem móvel de ponta que pode oferecer transmissão ao vivo da sala de aula em tempo real para os alunos on- line com dispositivos móveis. Seu sistema permite que os alunos personalizem o meio de recepção de conteúdo, sintonizando a transmissão quando e onde os alunos estão recebendo. O sistema também suporta mensagens de texto curto e enquetes instantâneas

Increasing interactivity in blended classrooms through a cutting ‐ edge mobile learning system Ruimin Shen, Minjuan Wang, Xiaoyan Pan British Journal of Educational Technology 10/2008 Através destes dispositivos, os alunos podem fazer perguntas e sugestões em tempo real, e o instrutor pode atendê-los imediatamente. Aqui nós descrevemos o sistema em detalhes, e também relatamos os resultados de um teste de implementação do sistema, com uma sala de aula mista de estudantes (250 campus e 750 online)

The impact of mobile learning on students’ learning behaviours and performance: Report from a large blended classroom Minjuan Wang, Ruimin Shen, Daniel Novak, Xiaoyan Pan 2008 Os estudantes relataram o uso de seus telefones celulares nas seguintes atividades relacionadas à classe: 1. discutir o conteúdo do curso com os colegas (85% dos participantes); 2. perguntar questões aos colegas (54%); 3. perguntando ao tutor ou ao instrutor assistente questões de ensino (90%) ; 4. respondendo a perguntas do instrutor (82%); 5. respondendo a perguntas dos colegas de classe, e (52%) 6. troca de idéias com os colegas sobre o material do curso (38%)

A review of research methodologies used in studies on mobile handheld devices in K-12 and higher education settings Wing Sum Cheung and Khe Foon Hew Nayyang Technological University Em outro estudo de comparação, Thornton e Houser (2005) avaliaram a aprendizagem de vocabulário em Inglês dos alunos através de telefones celulares e compararam com o uso da Web ou materiais impressos. Os pesquisadores do estudo realizado dois quase-experimentos. No primeiro quase-experimento, um grupo de estudantes (n = 13) estudaram as lições de vocabulário em inglês ao longo de um período de duas semanas. Essas lições foram enviadas para os celulares dos alunos. Um segundo grupo de estudantes (n = 13) foi encorajado a estudar materiais idênticos que os pesquisadores tinham postados em um website. Após duas semanas, os dois grupos de estudantes comutaram os suportes durante outras duas semanas

A review of research methodologies used in studies on mobile handheld devices in K-12 and higher education settings Wing Sum Cheung and Khe Foon Hew Nayyang Technological University No segundo quase-experimento, dois grupos de alunos estudaram materiais idênticos por duas semanas. Os pesquisadores enviaram mensagens para (n = 25) os telefones celulares de um grupo, e encorajaram o outro grupo de estudantes (n = 43) a estudar mensagens idênticas que tinham impressas em papel e distribuídas aos alunos. Os resultados mostram que os alunos que receberam o em inglês das lições de vocabulário em intervalos de tempo nos celulares aprenderam mais, em comparação com estudantes que foram instados a estudar regularmente materiais idênticos em papel ou na Web. Os pesquisadores propuseram que o aspecto do incentivo dos telefones celulares promoveram o estudo regular, e este estudo mais freqüente levou a uma melhor aprendizagem. (comportamental)

A review of research methodologies used in studies on mobile handheld devices in K-12 and higher education settings Wing Sum Cheung and Khe Foon Hew Nayyang Technological University- 2009

A Pedagogical Framework for Mobile Learning: Categorizing Educational Applications of Mobile Technologies into Four Types Yeonjeong Park Virginia Tech,

A Pedagogical Framework for Mobile Learning: Categorizing Educational Applications of Mobile Technologies into Four Types Yeonjeong Park Virginia Tech,

A Pedagogical Framework for Mobile Learning: Categorizing Educational Applications of Mobile Technologies into Four Types Yeonjeong Park Virginia Tech, 2011 Tipo 1: Grande Distância Transacional e Atividade Mobile Learning socializada. A atividade de aprendizagem móvel é classificado com este tipo quando: 1) os alunos têm mais espaço psicológico e de comunicação com o seu instrutor ou apoio institucional; 2) os alunos estão envolvidos na aprendizagem ou em projetos onde eles se comunicam, negociam e colaboram um com o outro dentro do grupo; 3) materiais de aprendizagem ou as regras da atividade são entregues a partir do programa pré-determinado através de dispositivos móveis, e 4) as transações ocorrem, principalmente, entre os alunos e o instrutor ou professor, provendo um mínimo envolvimento na facilitação da atividade do grupo. Este tipo pode substituir a tradicional atividade de grupo em sala de aula mediada pela tecnologia, onde os alunos em um grupo, ou em pares, trabalham em tarefas ou atribuições

A Pedagogical Framework for Mobile Learning: Categorizing Educational Applications of Mobile Technologies into Four Types Yeonjeong Park Virginia Tech, 2011 Tipo 2: Grande Distância Transacional e Individualizado: As atividades de aprendizagem móvel Mobile Learning são classificados como tipo 2 quando: 1) os alunos individuais têm mais espaço psicológico e de comunicação com o instrutor ou apoio pedagógico; 2) os alunos individuais recebem conteúdo e recursos (por exemplo, aulas gravadas, leituras) bem estruturados e bem organizados através de dispositivos móveis; 3) os alunos individuais recebem o conteúdo e controlam o seu processo de aprendizagem, a fim de dominá-lo, e 4) as interações ocorrem principalmente entre o aluno individual e o conteúdo. Este tipo demonstra uma extensão do e-learning, que permite uma maior flexibilidade e portabilidade. Alunos individuais se encaixam nessa aprendizagem flexível em seu estilo de vida móvel. Este tipo é mais influenciado pelo contexto a respeito de quando e onde aprender. Ele também inclui aprendizagem móvel que faz com que o acesso ao sistema educacional seja possível para os estudantes em áreas rurais

A Pedagogical Framework for Mobile Learning: Categorizing Educational Applications of Mobile Technologies into Four Types Yeonjeong Park Virginia Tech, 2011 Tipo 3: Pequena Distância Transacional e Atividade Mobile Learning socializada. Neste tipo, os alunos individuais interagem tanto com o professor quanto com outros alunos quando eles usam dispositivos móveis. 1) Eles têm um espaço psicológico menor e de comunicação com o instrutor e 2) A instrução é pouco estruturada, mas 3) Eles trabalham juntos em grupo para resolver um dado problema, e tentam alcançar um objetivo comum, e 4) se engajam na interação social, com negociação e comunicação freqüentemente naturalmente. Este tipo demonstra as formas mais avançadas em termos de versatilidade de dispositivos móveis e interações sociais dos alunos

A Pedagogical Framework for Mobile Learning: Categorizing Educational Applications of Mobile Technologies into Four Types Yeonjeong Park Virginia Tech, 2011 Tipo 4: Pequena Distância Transacional e Atividade Mobile Learning individualizada. Este último tipo de atividade celular refere-se a 1) espaço psicológico menor de comunicação entre professor e aluno e; 2) Os conteúdos de aprendizagem livremente estruturados e indefinidos. 3) Os alunos podem interagir individual - e diretamente com o instrutor; 4) o instrutor conduz e controla a aprendizagem, em um esforço para atender às necessidades individuais dos alunos, mantendo a sua independência. Este tipo apresenta características únicas para a aprendizagem móvel que podem apoiar a aprendizagem mista ou híbrida

Mobile Learning and the Future of Learning: An HETL Interview with Dr. Agnes Kukulska-Hulme February 28, 2012 Eu posso falar a partir do exemplo da minha própria universidade: se trata de adaptar nosso currículo para o que os alunos querem e precisam. Para nós, a aprendizagem móvel significa em parte, a atração dos estudantes - sabemos que muitos deles querem usar dispositivos móveis em sua aprendizagem. Além disso, os alunos móveis enriquecem o currículo. A criação do currículo torna-se um processo de duas vias. Os alunos adicionam seus dados e sua perspectiva global

Handbook of mobile learning- Zane L. Berge & Lin Y. Muilenburg (org.) Adelina Moura e Ana Amélia Carvalho,Escola Profissional de Braga, Universidade do Minho Os alunos aceitaram utilizar seus próprios telefones celulares para auxiliar seus estudos porque eles já o utilizam em suas próprias atividades de aprendizagem diariamente.(...) A maioria dos estudantes sentia que os professores e os estudantes deveriam modificar a prática da proibição dos celulares na escola e deveriam olhar os celulares como ferramentas de aprendizagem.(...) O material enviado por SMS e podcasts serviram como um complemento tanto para o processo de ensino como para o de aprendizado dentro e fora de sala de aula e forneceram a oportunidade para o professor perceber as diferenças de cada aluno

Porque não? Está na hora das instituições adotarem o sms e utilizarem os celulares para : proverem o acompanhamento escolar “maternalmente”, eliciarem as ações dos alunos no sentido da pró- atividade, E criarem comunidades de aprendizado; Atenderem melhor o aluno individualmente para diminuir a evasão escolar.