INTENCIONALIDADE (intenção do autor) Publicidade Sugerir a compra de uma determinada marca de carro que apresenta garantias de que o carro não terá problemas. L.I.V.R.O. Criticar a falta de leitura, o pouco prestígio que se tem dado aos livros.
ACEITABILIDADE (como o leitor lê o texto) Publicidade Vivemos em uma cultura automobilística, por isso foi fácil identificar elementos relacionados ao automóvel. L.I.V.R.O. Vivemos em uma cultura da Informática e da Tecnologia, por isso não houve dificuldade em identificar a comparação com o computador.
INTERTEXTUALIDADE (presença de outros textos/idéias) Publicidade Combate à pirataria, ao roubo de carros, à desonestidade; o mapa do pé utilizado pela acupuntura; a acupuntura cura o estresse causado por problemas com o carro novo; a honestidade da Chevrolet; o perigo de se comprar carro em loja que não é confiável. O nome da rede, SIGA, sugere que o carro da Chevrolet, ao contrário do carro comprado pela personagem, segue em frente. E também para que você, leitor, seja um seguidor/cliente da marca Chevrolet.
L.I.V.R.O. A falta de hábito da geração internauta em ler livros; as vantagens de um livro em relação ao computador; a falta de indivíduos críticos; a preocupação com a ecologia.
POLIFONIA (várias vozes num texto) Publicidade A personagem que comprou o carro, você-interlocutor-leitor, rede Chevrolet. L.I.V.R.O. O próprio autor Millôr Fernandes, você -leitor, a sociedade em geral, os internautas.
O que é Textualidade? É um conjunto de fatores, de conhecimentos textuais das pessoas, aplicados aos textos que elas mesmas produzem ou esperam encontrar nos de outros autores. São eles: - material conceitual e lingüístico, do qual depende a coerência do texto: coesão e coerência; - pragmática, que tem a ver com seu funcionamento enquanto atuação informacional e comunicativa: intencionalidade, aceitabilidade, intertextualidade, polifonia, situacionalidade e informatividade.
Intencionalidade É a intenção do produtor numa determinada situação comunicativa. A meta pode ser informar, ou impressionar, ou alarmar, ou convencer, ou pedir, ou ofender, etc., e é ela que vai orientar a confecção do texto.
Aceitabilidade (A) e Intertextualidade (I) (A) – Está relacionada à expectativa do leitor/ouvinte que faz com que um texto seja aceito/compreendido pelos interlocutores. (I) - São as crenças e conhecimentos que fazem parte da história e cultura de uma sociedade que servirão de matéria-prima para os textos futuros.
Polifonia São as vozes, os pontos de vista, as diversas perspectivas presentes no texto, manifestadas através de afirmações/idéias de outros enunciadores que o locutor incorpora.