SEMANA DA ENGENHARIA CIVIL –U E F S - MARÇO 2008

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CEAMA CENTRO DE ENSINO ATENAS MARANHENSE
Advertisements

Prof(a): Patrícia Braz
Prof(a): Patrícia Braz
I WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP Requisitos para a formação de Mestres e Doutores em Odontologia: uma visão atual sobre as competências necessárias.
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
ENGENHEIRIA DE PRODUÇÃO
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Ms. Edimar Roberto de Lima Sartoro. .
Bacharelado em Ciência e Tecnologia da UFERSA: Aspectos Gerais
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Bacharelado em Sistemas de Informação
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
Curso de Engenharia de Computação
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
RESOLUÇÃO Nº 1.010/2005 MATRIZ E APLICATIVO.
Programa aluno pesquisador
Universidade de São Paulo Pró-Reitoria de Graduação 10/11/2004 Sonia Teresinha de Sousa Penin Pró-Reitora de Graduação A USP e a Internacionalização da.
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
Formação por competências
Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC Novembro, 2004 Versão 3.
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Educação no contexto do Trabalho
Introdução à Engenharia de Produção 1.º Semestre Eng.ª de Produção
CONTEXTO DE CONSTRUÇÃO DO.
FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Graduação - Licenciatura em Pedagogia,
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
Engenheiro Projetista ?
ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE FORMADORES DO VI CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE MAGISTRADOS DA ESCOLA JUDICIAL DO TRT DA 3A REGIÃO PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS DA FORMAÇÃO.
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UNB INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Talentos para Inovação
Generalistas x especialistas. Como formar um engenheiro? 4o. ENEMET São Paulo, julho de 2004 Ivan G. S Falleiros.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
O perfil de formação do engenheiro do CEFET/RJ
XI FORO DE FACULDADES DE AGRONOMIA PORTO ALEGRE, 26, 27 E 28/11/08 CURRÍCULO DE AGRONOMIA FUNDAMENTOS, REFORMULAÇÕES E AJUSTES À REALIDADE LOCAL CURRÍCULO.
Área dos Banners Dinâmicos e/ou Animados com os Destaques
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
CENTRO DE EDUCAÇÃO E TREINAMENTO EM ENGENHARIA. O Centro de Educação e Treinamento em Engenharia, CETE, é uma empresa educacional genuinamente paraense.
Escola de Formação Política Miguel Arraes
Universidade Federal de Uberlândia
Mesa 3: A Necessidade de Formação de Recursos Humanos em Saneamento e Saúde Ambiental Marcos von Sperling Universidade Federal de Minas Gerais BRASIL SEMINÁRIO.
Metodologia Científica
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Política Educacional Brasileira
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Interdisciplinaridade na formação acadêmica para o exercício profissional Eng. Civil José Tadeu da Silva Maio de 2014.
Empresa Junior.
INFORMAÇÕES BÁSICAS Turnos: Turnos: Manhã, Noite e Finais de Semana Carga Horária Total Carga Horária Total : H/A Carga Horária Teórica Carga.
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Qualificação Profissional
Introdução ao Serviço Social
Prática como Componente Curricular
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
O papel do Estagio na Formação de Professores
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
Plano Nacional de Formação Pedagógica Inicial de Monitores - CEFFA Brasil PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE MONITORES CEFFABRASIL.
CONHECIMENTOS DO ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO. ENGENHARIA Segundo José Roberto G. Silva entre as definições de engenharia e a que ele utilizou como a mais pertinente.
Curso de Filosofia - UFRN apresentação. 1. Dados do curso Centro: CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal) Modalidades: Bacharelado.
1 1. RESOLUÇÃO (29 jun 73) Discrimina atividades das diferentes modalidades profissionais da Engenharia, Arquitetura e Agronomia. –Art 1° Para efeito.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Transcrição da apresentação:

SEMANA DA ENGENHARIA CIVIL –U E F S - MARÇO 2008 A FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO A FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO Caiuby Alves da Costa caiuby@ufba.br

O ENGENHEIRO E A ENGENHARIA SEMANA DA ENGENHARIA CIVIL –U E F S - MARÇO 2008 A FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO O ENGENHEIRO E A SOCIEDADE O MUNDO ANTES E DEPOIS O IMPACTO SOCIAL DA ENGENHARIA A FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO POR UMA NOVA UTOPIA A NECESSIDADE DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL O ENGENHEIRO E A ENGENHARIA

O ENGENHEIRO E A SOCIEDADE SEMANA DA ENGENHARIA CIVIL –U E F S - MARÇO 2008 A FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO O ENGENHEIRO E A SOCIEDADE “O ENGENHEIRO PENSA UM MUNDO JUSTO , MUNDO QUE NENHUM VÉU ENCOBRE” JOÃO CABRAL DE MELO NETO

SEMANA DA ENGENHARIA CIVIL –U E F S - MARÇO 2008 O ENGENHEIRO E A SOCIEDADE A FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO QUE SOCIEDADE QUEREMOS CONSTRUIR ? FORMAÇÃO PROFISSIONAL : NECESSIDADES SOCIAIS X MERCADO DE TRABALHO ?

M E R C A D O SEMANA DA ENGENHARIA CIVIL –U E F S - MARÇO 2008 NECESSIDADE DE AMPLIAÇÃO VOLATILIDADE DOS PRODUTOS M E R C A D O INOVAÇÃO OBSOLESCÊNCIA TECNOLÓGICA COMPETITIVIDADE

RECICLAGEM E DESPOLUIÇÃO SEMANA DA ENGENHARIA CIVIL –U E F S - MARÇO 2008 ENSINO, PESQUISA E DESENVOLVIMENTO RECICLAGEM E DESPOLUIÇÃO CONCEPÇÃO, PROJETO E INOVAÇÃO A ENGENHARIA OPERAÇÃO, EXPLORAÇÃO E MANUTENÇÃO PLANEJAMENTO CONSTRUÇÃO, INSTALAÇÃO E MONTAGEM

SEMANA DA ENGENHARIA CIVIL –U E F S - MARÇO 2008 MAIS JUSTA E INCLUDENTE EXCLUDENTE A SOCIEDADE SOCIEDADE DO CONHECIMENTO INJUSTA AUTO - SUSTENTÁVEL SOCIEDADE PÓS-INDUSTRIAL POLUIDORA

ALGUNS PENSAMENTOS E REFLEXÕES As tecnologias são importantes , mas apenas se soubermos utiliza-las .E saber utiliza-las não é apenas um problema técnico. Ladislau Dowbor A crise generalizada que afeta hoje todo o sistema capitalista ressalta o fato de que a teoria sobre os benefícios da globalização e do livre mercado não tem ,definitivamente ,respaldo científico. Henrique Rattner As pequenqs empresas vão fazer parte de imensas redes de empresas em busca de inovação , por isso a alta tecnologia e mesmo a parte científico-tecnológica de desenvolvimento é fundamental para garantir emprego. João Zuffo

ÁREAS CRÍTICAS num futuro próximo SEMANA DA ENGENHARIA CIVIL –U E F S - MARÇO 2008 SEMANA DA ENGENHARIA CIVIL –U E F S - MARÇO 2008 O ENGENHEIRO E A SOCIEDADE A FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO A FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO ÁREAS CRÍTICAS num futuro próximo QUAIS SÃO SUAS REFLEXÕES ?

ÁREAS CRÍTICAS num futuro próximo MEIO AMBIENTE AGUA POTÁVEL MATERIAIS SEMANA DA ENGENHARIA CIVIL –U E F S - MARÇO 2008 SEMANA DA ENGENHARIA CIVIL –U E F S - MARÇO 2008 O ENGENHEIRO E A SOCIEDADE A FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO A FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO MEIO AMBIENTE AGUA POTÁVEL URBANIZAÇÃO ÁREAS CRÍTICAS num futuro próximo AREAS CRITICAS PARA A SOCIEDADE MATERIAIS ALIMENTOS ENERGIA

SEMANA DA ENGENHARIA CIVIL –U E F S - MARÇO 2008 O ENGENHEIRO E A SOCIEDADE SEMANA DA ENGENHARIA CIVIL –U E F S - MARÇO 2008 A soberania nacional e a construção da sociedade em que vivemos é função direta do desenvolvimento tecnológico , e este depende diretamente dos seus profissionais de engenharia, quer sob o aspecto quantitativo , quer sob o aspecto qualitativo – É função da formação. A soberania envolve a capacidade de autodeterminação da Nação por direito próprio e exclusivo, representada pelo Estado, sendo limitada além fronteiras pelo direito internacional, que regula a coexistência das nações e internamente pelos direitos inerentes à pessoa humana. Embora formalmente a maioria das nações seja soberana, a realidade é muito distante do formal; e o “instrumento mais eficaz para se impor uma dominação e controle sobre a natureza e sobre a sociedade é a tecnologia” [1]. Se isso é verdade para uma nação é muito mais verdade para o planeta Globalizado.

SEMANA DA ENGENHARIA CIVIL –U E F S - MARÇO 2008 A FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO O MUNDO ANTES E DEPOIS “Os cientistas estudam o mundo que existe, os engenheiros criam o mundo que nunca houve antes” Theodore Von Kárman

SEMANA DA ENGENHARIA CIVIL –U E F S - MARÇO 2008 A FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO O MUNDO ANTES E DEPOIS AS CONSTRUÇÕES A AGRICULTURA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL OS TRANSPORTES A ENERGIA ELETRICA O SANEAMENTO A ENERGIA NUCLEAR A AUTOMAÇÃO INFORMATICA NOVOS MATERIAIS

O MITO DE PROMETEU SEMANA DA ENGENHARIA CIVIL –U E F S - MARÇO 2008 O MUNDO ANTES E DEPOIS O MITO DE PROMETEU

O IMPACTO SOCIAL DA ENGENHARIA SEMANA DA ENGENHARIA CIVIL –U E F S - MARÇO 2008 A FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO O IMPACTO SOCIAL DA ENGENHARIA “ NÃO BASTA CONHECER A REALIDADE É NECESSARIO TRANSFORMA-LA “ KARL MARX

O IMPACTO SOCIAL DA ENGENHARIA SEMANA DA ENGENHARIA CIVIL –U E F S - MARÇO 2008 O IMPACTO SOCIAL DA ENGENHARIA A FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO ALGUNS EXEMPLOS NOVAS FORMAS DE ENERGIA NOVAS FORMAS DE TELECOMUNICAÇÃO NOVOS MATERIAIS EXEMPLOS BRASILEIROS : PETROBRAS EMBRAER EMBRAPA

A FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO SEMANA DA ENGENHARIA CIVIL –U E F S - MARÇO 2008 A FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO A FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO “Nenhum homem , realmente, é tolo . Ele torna-se tolo quando para de formular questões”. Charles Proteus Steinmetz

SEMANA DA ENGENHARIA CIVIL –U E F S - MARÇO 2008 A FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO A FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO RESOLUÇÃO CNE/CES Nº. 11 de 11 de março de 2002 Artigo 3º - O Curso de Graduação em Engenharia tem como perfil do formado egresso/profissional o engenheiro , com formação generalista , humanista , critica e reflexiva capacitado a absorver e a desenvolver novas tecnologias , estimulando a sua ação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas , considerando seus aspectos políticos , econômicos , sociais , ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

SEMANA DA ENGENHARIA CIVIL –U E F S - MARÇO 2008 A FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO A FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO Artigo 4 o Os objetivos da formação do engenheiro , requer as seguintes competências e habilidades: Aplicar conhecimentos matemáticos , científicos , tecnológicos e experimentais à engenharia Conceber , projetar e analisar sistemas produtos e processos Identificar , formular e resolver problemas de engenharia Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas técnicas Comunicar-se eficientemente nas formas escrita , oral e gráfica Atuar em equipes multidisciplinares Compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissionais Avaliar o impacto das atividades de engenharia no contexto social e ambiental

A FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO SEMANA DA ENGENHARIA CIVIL –U E F S - MARÇO 2008 A FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO VISÃO SINTÉTICA DA ENGENHARIA Um certo acervo de conhecimentos Uma certa atitude profissional Um certo conjunto de habilitações Produto ou Processo para o atendimento das necessidades humanas PESQUISA ou PROJETO Recursos naturais ENGENHARIAS TRONCO: ENG. AGRONOMIA ENGENHARIA CIVIL ENGENHARIA ELÉTRICA ENGENHARIA MECÂNICA ENGENHARIA METALÚRGICA ENGENHARIA DE MINAS ENGENHARIA QUÍMICA

QUE FORMAÇÃO PODE ATENDER AOS REQUISITOS ATÉ AQUI EXPOSTOS ? SEMANA DA ENGENHARIA CIVIL –U E F S - MARÇO 2008 A FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO A FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO QUE FORMAÇÃO PODE ATENDER AOS REQUISITOS ATÉ AQUI EXPOSTOS ?

SEMANA DA ENGENHARIA CIVIL –U E F S - MARÇO 2008 A FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO A FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO ENGENHARIAS TRONCO

ESTRUTURA INGRESSO CONCLUSÃO 1 FORMAÇÃO BÁSICA SEMANA DA ENGENHARIA CIVIL –U E F S - MARÇO 2008 A FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO FORMAÇÃO BÁSICA CONCLUSÃO EDUCAÇÃO CONTINUADA 1,5 ANOS IGUAIS PARA TODOS OS CURSOS 1,5 ANOS 6 MESES ESTRUTURA INGRESSO FORMAÇÃO PROFISSIONAL BÁSICA FORMAÇÃO PROFISSIONAL ESPECÍFICA PROJETO DE FIM DE CURSO 1

SEMANA DA ENGENHARIA CIVIL –U E F S - MARÇO 2008 1,5 ANOS IGUAIS PARA TODOS OS CURSOS 1,5 ANOS 1.5 ANOS 6 MESES ESTRUTURA PROJETO DE FIM DE CURSO 1 ANO CONCLUSÃO EDUCAÇÃO CONTINUADA INGRESSO FORMAÇÃO PROFISSIONAL ESPECÍFICA FORMAÇÃO PROFISSIONAL BÁSICA FORMAÇÃO BÁSICA RESIDÊNCIA TÉCNICA A FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO 1 ANO 2

3 UMA POSSIBILIDADE DE EVOLUÇÃO SEMANA DA ENGENHARIA CIVIL –U E F S - MARÇO 2008 A FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO UMA POSSIBILIDADE DE EVOLUÇÃO INGRESSO BÁSICO COMUM: TODOS OS CURSOS DA AREA TECNOLOGICA= 3 SEMESTRES TRONCO COMUM –TODAS AS ENGENHARIAS – 3 SEMESTRES PROFISSINALIZANTE TECNOLOGO 2 SEMESTRES MONOGRAFIA E ESTAGIO 1 SEMESTRE ENGENHARIA A PROFISSIONALIZANTE 3 SEMESTRES ENGENHARIA B PROFISSIONALIZANTE 3 SEMESTRES CONCLUSÃO TRABALHO FIM DE CURSO 1 SEMESTRE TRABALHO FIM DE CURSO 1 SEMESTRE CONCLUSÃO CONCLUSÃO EDUCAÇÃO CONTINUADA BLOCO PONTE 2 SEMESTRES 3 EDUCAÇÃO CONTINUADA

SEMANA DA ENGENHARIA CIVIL –U E F S - MARÇO 2008 A FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO SEMANA DA ENGENHARIA CIVIL –U E F S - MARÇO 2008

ESTRUTURA ESTRUTURA INGRESSO INGRESSO FORMAÇÃO BÁSICA FORMAÇÃO BÁSICA SEMANA DA ENGENHARIA CIVIL –U E F S - MARÇO 2008 ESTRUTURA ESTRUTURA INGRESSO INGRESSO 1,5 ANOS IGUAIS PARA TODOS OS CURSOS FORMAÇÃO BÁSICA FORMAÇÃO BÁSICA FORMAÇÃO PROFISSIONAL BÁSICA FORMAÇÃO PROFISSIONAL BÁSICA 1,5 ANOS 1,5 ANOS FORMAÇÃO PROFISSIONAL ESPECÍFICA FORMAÇÃO PROFISSIONAL ESPECÍFICA 1.5 ANOS 1.5 ANOS PROJETO DE FIM DE CURSO PROJETO DE FIM DE CURSO 6 MESES 6 MESES 2 1 ANO 1 ANO CONCLUSÃO CONCLUSÃO EDUCAÇÃO CONTINUADA EDUCAÇÃO CONTINUADA 1 ANO 1 ANO RESIDÊNCIA TÉCNICA RESIDÊNCIA TÉCNICA

SEMANA DA ENGENHARIA CIVIL –U E F S - MARÇO 2008 A FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO A FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO 3 SEMESTRES IGUAIS PARA TODOS OS CURSOS INGRESSSO :PROCESSO SELETIVO COMUM PARA TODAS AS ENGENHARIAS BLOCO I- FORMAÇÃO BASICA COMUM À TODAS AS ENGENHARIAS DURAÇÃO 3 ( TRÊS ) SEMESTRES CARGA HORARIA – 1200 HORAS NO ÚLTIMO SEMESTRE HAVERÁ UM PROJETO INTEGRADOR PROJETO QUE OBJETIVA INTEGRAR OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NUMA ATIVIDADE DE EXTENSÃO ORIENTADA

FORMAÇÃO PROFISSIONAL TRONCO COMUM SEMANA DA ENGENHARIA CIVIL –U E F S - MARÇO 2008 FORMAÇÃO PROFISSIONAL TRONCO COMUM A FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO 3 SEMESTRES IGUAIS PARA OS CURSOS TRONCO ( MODALIDADE DE ENGENHARIA ) CIVIL BLOCO I I- FORMAÇÃO BASICA COMUM À ENGENHARIA TRONCO DURAÇÃO 3 ( TRÊS ) SEMESTRES CARGA HORARIA – 1200 HORAS NO ÚLTIMO SEMESTRE HAVERÁ UM PROJETO INTEGRADOR PROJETO QUE OBJETIVA INTEGRAR OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NUMA ATIVIDADE DE EXTENSÃO ORIENTADA

FORMAÇÃO PROFISSIONAL TRONCO COMUM SEMANA DA ENGENHARIA CIVIL –U E F S - MARÇO 2008 FORMAÇÃO PROFISSIONAL TRONCO COMUM A FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO 3 SEMESTRES IGUAIS PARA AS OPÇÕES DAS AREAS ESPECIFICAS do CURSO TRONCO (DE ENGENHARIA ) CIVIL BLOCO I I I- FORMAÇÃO ESPECIFICA PROFISSIONAL À ENGENHARIA TRONCO DURAÇÃO : 3 ( TRÊS ) SEMESTRES CARGA HORARIA – 1200 HORAS TRANSPORTE SANEAMENTO ETC. NO ÚLTIMO SEMESTRE HAVERÁ UM PROJETO INTEGRADOR PROJETO QUE OBJETIVA INTEGRAR OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NUMA ATIVIDADE DE EXTENSÃO ORIENTADA

SEMANA DA ENGENHARIA CIVIL –U E F S - MARÇO 2008 A FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO FORMAÇÃO PROFISSIONAL ESPECIFICA 1 SEMESTRE PARA O TRABALHO DE FIM DE CURSO CIVIL FORMAÇÃO PROFISSIONAL ESPECIFICA DE CADA MODALIDADE DURAÇÃO: 1(UM) SEMESTRE CARGA HORARIA – 400 HORAS TRANSPORTE

FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO SEMANA DA ENGENHARIA CIVIL –U E F S - MARÇO 2008 A FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO A FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO 1 2 DEFINIÇÕES

SEMANA DA ENGENHARIA CIVIL –U E F S - MARÇO 2008 A FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO A FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO TRABALHO FIM DE CURSO- Destinado a consolidação do conhecimento ;sendo o tema relativo a área especifica ex: florestal, eletrônica , estradas , agrimensura, naval.etc EDUCAÇÃO CONTINUADA A educação continuada tem dois caminhos que podem ser seguidos, sem serem excludentes : a linha acadêmica e a linha profissional. A linha acadêmica - mestrado , doutorado; A linha profissional - extensão , aperfeiçoamento, especialização, RESIDENCIA TECNICA , MESTRADO PROFISSIONAL.

SEMANA DA ENGENHARIA CIVIL –U E F S - MARÇO 2008 A FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO A FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO PROJETO DE INTEGRAÇÃO= realização de um trabalho de desenvolvimento de um equipamento , método ou processo. O trabalho é realizado em grupo, sob supervisão de professores com apresentação num seminário.Os conhecimentos exigidos são os os do respectivo ou os do respectivo mais os dos anteriores. Sugere-se a participação das equipes em seminários regionais , nacionais ou internacionais como os de concreto Minibaja, aerodesing ,campeonato de robôs , estruturas de ponte etc. RESIDENCIA TECNICA- trabalho efetuado em empresa ou órgão publico desenvolvimento atividade de engenharia sob supervisão de professor da Instituição de ensino segundo um programa pré- estabelecido.

SEMANA DA ENGENHARIA CIVIL –U E F S - MARÇO 2008 A FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO A FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO UM PASSO ADIANTE

UMA POSSIBILIDADE DE EVOLUÇÃO SEMANA DA ENGENHARIA CIVIL –U E F S - MARÇO 2008 A FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO UMA POSSIBILIDADE DE EVOLUÇÃO INGRESSO BÁSICO COMUM: TODOS OS CURSOS DA AREA TECNOLOGICA= 3 SEMESTRES TRONCO COMUM –TODAS AS ENGENHARIAS – 3 SEMESTRES PROFISSINALIZANTE TECNOLOGO 2 SEMESTRES 3 MONOGRAFIA E ESTAGIO 1 SEMESTRE ENGENHARIA A PROFISSIONALIZANTE 3 SEMESTRES ENGENHARIA B PROFISSIONALIZANTE 3 SEMESTRES CONCLUSÃO TRABALHO FIM DE CURSO 1 SEMESTRE TRABALHO FIM DE CURSO 1 SEMESTRE CONCLUSÃO CONCLUSÃO EDUCAÇÃO CONTINUADA BLOCO PONTE 2 SEMESTRES EDUCAÇÃO CONTINUADA

SEMANA DA ENGENHARIA CIVIL –U E F S - MARÇO 2008 AREAS TECNOLOGICAS TRONCO A FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO ARQUITETURA E URBANISMO ENGENHARIAS GEOCIENCIAS GEOGRAFIA , METEOROLOGIA 3

SEMANA DA ENGENHARIA CIVIL –U E F S - MARÇO 2008 AREAS TECNOLOGICAS TRONCO A FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO A FRAGMENTAÇÃO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL E DOS CURSOS DE ENGENHARIA DIFICULTA : O ATENDIMENTO DAS NECESSIDADES SOCIAIS AUMENTA SENSIVELMENTE OS CONFLITOS GERADOS PELAS AREAS DE SOMBREAMENTO FRAGILIZANDO O SISTEMA CONFEA – CREAS 3

SEMANA DA ENGENHARIA CIVIL –U E F S - MARÇO 2008 AREAS TECNOLOGICAS TRONCO A FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO A ALTERNATIVA TRES TEM O MERITO DE EFETUAR UM INGRESSO ÚNICO PARA OS CURSOS DA AREA TECNOLOGICA APRESENTANDO OS SEGUINTES ASPECTOS : MAIOR INTEGRAÇÃO DOS CURSOS NA AREA TÉCNOLOGICA INTEGRAÇÃO ENTRE CURSOS DE CURTA DURAÇÃO E CURSOS PLENOS PROPORCIONAR O ATENDIMENTO DE FORMAÇÃO DEMANDADA ,A CURTO PRAZO ,PELA SOCIEDADE REDUÇÃO DAS DIFICULDADES DA REINSERÇÃO NO FLUXOGRAMA DE FORMAÇÃO DOS CURSOS PLENOS NECESSIDADE DE UM PROJETO PEDAGOGICO MAIS PROFUNDO E ABRANGENTE GESTÃO ACADÊMICA E ACOMPANHAMENTO PEDAGOGICO MAIS PROXIMO DO DISCENTE 3

SEMANA DA ENGENHARIA CIVIL –U E F S - MARÇO 2008 AREAS TECNOLOGICAS TRONCO A FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO RESULTADOS ESPERADOS ATENDIMENTO DAS NECESSIDADES SOCIAIS ABRANGER TODA AREA TECNOLOGICA FORTALECIMENTO DA AREA TECNOLOGICA MAIOR FACILIDADE NA APLICAÇÃO DA RESOLUÇÃO 1010 FORTALECIMENTO DO SISTEMA CONFEA - CREAs 3

SEMANA DA ENGENHARIA CIVIL –U E F S - MARÇO 2008 AREAS TECNOLOGICAS TRONCO A FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO PROJETO PEDAGOGICO O projeto pedagógico deverá contemplar a distribuIção dos conteúdos entre atividades de sala de aula e de laboratórios intercalados utilizando recursos didáticos digitais ,recursos de informática , etc CURSO PONTE- constituído por conteúdos que complementam a formação do tecnólogo possibilitando a continuidade do curso pleno A proposta objetiva o desenvolvimento de uma estrutura que abranja toda área tecnológica apresentando as seguintes inovações : Integração dos cursos da área tecnológica Oportunidade para os que optarem por uma formação de curta duração continuarem seus estudos para um curso de engenharia plena

SEMANA DA ENGENHARIA CIVIL –U E F S - MARÇO 2008 A FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO POR UMA NOVA UTOPIA

SEMANA DA ENGENHARIA CIVIL –U E F S - MARÇO 2008 A FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA POR UMA NOVA UTOPIA A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE AUTO SUSTENTAVEL A CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA UTOPIA PASSA PELA ENGENHARIA

SEMANA DA ENGENHARIA CIVIL –U E F S - MARÇO 2008 POR UMA NOVA UTOPIA

SEMANA DA ENGENHARIA CIVIL –U E F S - MARÇO 2008 A FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO A NECESSIDADE DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL

SEMANA DA ENGENHARIA CIVIL –U E F S - MARÇO 2008 A FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO

SEMANA DA ENGENHARIA CIVIL –U E F S - MARÇO 2008 A FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO O patrimônio tecnológico de uma nação é um dos elementos que suportam a sua independência política e econômica. Mesmo num mundo globalizado, gerador de interdependências em todos os campos, em escala planetária, um país tem fragilizada a sua capacidade de decidir sobre políticas de desenvolvimento se não domina tecnologias básicas e não desenvolve continuamente novas tecnologias, mantendo-se refém dos que as detém e impõe caminhos que podem não ser os que interessam à nação. ABCE – Associação Brasileira de Consultores de Engenharia

NÃO PODE SER PELO PROLONGAMENTO DO PASSADO OU DO PRESENTE. SEMANA DA ENGENHARIA CIVIL –U E F S - MARÇO 2008 A FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO “ SE A HUMANIDADE QUER UM OUTRO FUTURO RECONHECIVEL , NÃO PODE SER PELO PROLONGAMENTO DO PASSADO OU DO PRESENTE. SE TENTARMOS CONSTRUIR O TERCEIRO MILÊNIO NESTA BASE , VAMOS FRACASSAR E O PREÇO DO FRACASSO ADVINDO DA ADOÇÃO DESTA ALTERNATIVA DE MUDANÇA DA SOCIEDADE É A ESCURIDÃO “ E. HOBSBAWN

SEMANA DA ENGENHARIA CIVIL –U E F S - MARÇO 2008 A FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO MUITO OBRIGADO CAIUBY ALVES DA COSTA e-mail : caiuby@ufba.br