NILSON ROSA DE FARIA U N I P A N U N I B A N. www.nilson.pro.br2 A ética profissional, ou moral profissional, denomina-se, também, deontologia. A deontologia.

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Transcrição da apresentação:

NILSON ROSA DE FARIA U N I P A N U N I B A N

A ética profissional, ou moral profissional, denomina-se, também, deontologia. A deontologia compreende o estudo dos conceitos básicos do direito e do dever.

As normas do código de ética visam ao bem-estar da sociedade, de forma a assegurar a lisura de procedimentos de seus membros dentro e fora da instituição.

Um dos objetivos de um código de ética profissional é a formação da consciência profissional sobre padrões de conduta.

Nenhum código de ética consegue, todavia, abarcar todos os problemas que aparecem quando do exercício de determinada profissão. Ele deve, por isso, ser suplementado com opiniões de órgãos competentes e por associações profissionais.

Um código de ética deve indicar um novo padrão de conduta interpessoais na vida profissional de cada trabalhador que esteja exercendo qualquer cargo na organização.

Um exemplo de itens que podem constar de um código de um ética pode ser:

a. Dividir tudo (rotinas de trabalho, novas descobertas etc.). b. Ser justo. c. Não magoar as pessoas (elas vão te magoar, também). d. Colocar no lugar certo as coisas que tirou. e. Limpar suas próprias sujeiras. f. Não pegar o que não é seu...

Os itens constantes de um código de ética podem ainda ser mais sucintos:

Seja honesto, responsável, eficiente, preparado, digno, justo e bom.

O Código de ética da Columbia Gas System Service Corporation, uma empresa americana, é sucinto e objetivo. Nele, nenhum empregado não deve:

“1. Aceitar qualquer pagamento ou presente direto ou indireto para fazer negócios no interesse da companhia. 2. Pleitear reembolso por despesas que não podem ser plenamente documentadas e verificadas como uma despesa legítima do negócio.

3. Fazer uso dos equipamentos da companhia ou facilidades para fins pessoais. 4. Dar a conhecimento informação confidencial de computador ou outros arquivos para qualquer pessoa não autorizada a recebê-la.

5. Ter interesse em negócio ou organização que possa comprometer o exercício independente do julgamento, para o melhor interesse da empresa.”

Um código de ética deve conter preceitos que versem sobre obrigações do grupo organizado em, no mínimo, quatro áreas: competência, sigilo, integridade e objetividade.

Final do século XX e início do século XXI enfrenta um árduo desafio: distinguir os limites da honestidade e dignidade de seus atos. Deve saber identificar, com clareza, quais são os princípios morais que devem nortear sua conduta.

Tais questões apresentam- se-lhe em virtude da globalização dos mercados de diferentes países e blocos deles, ocasionando aumento no comércio internacional, em nível global.

Para criar um código de ética:

a. elaboração e distribuição de um código de ética para todos os funcionários da empresa; b. seminários freqüentes sobre ética; c. criação da função de ombudsman dentro da empresa;

d. instituição de uma linha direta de comunicação entre a administração e o funcionário; e. formação de comitês de ética;

f. inclusão do item “Auditoria Ética” nas rotinas de trabalho da Auditoria Interna; g. colaboração dos sindicatos e associações de classes para debates e seminários sobre ética. FIM