PRODEL 2013 Universidade do Sul de Santa Catarina Programa de Desenvolvimento Local Empreendedorismo para mulheres de famílias em vulnerabilidade socioeconômica.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Advertisements

Definição do público-alvo:
GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
UNIVERSIDADE REGIONAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS UNIDADE 3 - SLIDES ALUNO: ALINE L. GIONGO SCHENCKEL PROFESSOR:
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
A Responsabilidade Social na Administração Pública
Faculdades de Estudos Sociais do Paraná FESP
Visão Missão Influir Fazer Mobilização Programas
Empreendedorismo Nívea Cordeiro 2010.
Centro Regional de Inovação e Empreendedorismo- CRIE
ENCONTRO COM A COORDENAÇÃO MBA SEGUROS
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
ARQUITETURA E URBANISMo
Edicão Número 79 de 25/04/2007 Atos do Poder Executivo DECRETO Nº 6.096, DE 24 DE ABRIL DE 2007 Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação.
PRODEL 2013 Programa de Desenvolvimento Local
Plano Estratégico Regional de Turismo
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
FACULDADE LUCIANO FEIJÃO COORDENADORIA DE EXTENSÃO
PRODEL 2014 Programa de Desenvolvimento Local
EMPREENDEDORISMO   Carga horária semanal: 2 Carga horária total: 40 Carga horária em aulas expositivas: 33 Carga horária em atividades práticas supervisionadas.
ALINHAMENTO DOS PLANOS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO AO PNE
Projeto de formação: Relações de gênero e violência
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
Planos Acadêmicos dos Departamentos Procedimentos para sua elaboração Vice-Reitoria Acadêmica PUC-SP.
1 Diretoria de Educação Superior - DIES PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO E DE BOLSA DE PESQUISA Florianópolis – abril 2013 PROGRAMA DE BOLSAS: DA GARANTIA.
CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – 1 SI
Política Educacional Brasileira
Gestão em Publicidade e Propaganda Aula Inicial Carlos Freire 2013
FUNDAMENTOS DE GESTÃO António Albano Baptista Moreira.
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
CURSO DE DIREITO TEORIA DA CONSTITUIÇÃO
Educação de Jovens e Adultos - EJA
A CRONOLOGIA DO SERVIÇO PúBLICO FEDERAL CIVIL
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
 Empresa  Empresário  Empreendedor;  Plano de Negócios;  Planejamento Estratégico;  Gerenciamento de Recursos Empresariais.
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS II Ciência da Computação Prof. Rose Grossi Fagen – UFU Fagen – UFU Aula Aula
Sejam bem vindos!.
Realização Desenvolvimento e Gestão Além de realizarem os projetos deles, os Prêmios Santander ajudam a transformar a sociedade. Vencedor do Prêmio Santander.
CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CRAS E UNIDADES PÚBLICAS
MAIO 2010.
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
EMPREENDEDORISMO – Aula 02
Prof. Ms. Edilberto Ponce Braconi
Conselho de Meio Ambiente O Licenciamento Ambiental Tiago José Pereira Neto Porto Alegre, 17 de setembro de 2015.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – NATAL/RN
PLANO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA UNIDADE FAMILIAR
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
Empreendedorismo Prof. Msc. João Neto. Apresentações e Expectativas.
As redes socioassistenciais e as relações público-privadas Aula #4
I DENTIDADE. O QUE DIZEM AS LEIS : Art O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de : IV - Educação infantil, em creche.
Plano de Ensino Planejamento e Gestão em Serviços Sociais II 6º período Noturno – 2015/2 Profª Alaísa de Oliveira Siqueira.
Revisita ao PPP.
Prof. LUIZ GILBERTO BIRCK. Planejamento Orçamentário Público (24h) Módulo 4.
Contagem – MG, 25 de maio de SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.
Lei /2006 Lei do Agricultor Familiar e Empreendedor Familiar Rural.
Título do Trabalho: Levantamento do Perfil Empreendedor do Egresso dos Cursos de Gestão da Unisul no Campus Sul: Tendências Profissionais (PUIP) Ciências.
Propor soluções para a implantação de políticas de desenvolvimento sustentável nas micros e pequenas empresas da região de Tubarão. Ciências Sociais –
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PREFEITURA MUNICÍPAL DE BARCARENA PÓLO UNIVERSITÁRIO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA.
ALUNOS: Francisco Hermeson Sampaio de Sousa Júnior Oliveira José Félix Nogueira Maria Conceição Nascimento Rodrigues Maria de Jesus Freitas Margarete Pereira.
Audiência Pública: Câmara de Vereadores Apresentação e Discussão do Projeto de Lei do Orçamento para 2011.
APOIO A ESTRUTURAÇÃO DA REDE DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE Termo de cooperação nº52/2011 celebrado entre o Ministério da Saúde e a UFRN.
Art. 2o O piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica será de R$ 950,00 (novecentos e cinqüenta.
UNIBAHIA – UNIDADE BAIANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO COEPP – Coordenação da Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação Curso: Lato Sensu em Didática para o.
Profª. Drª. Cenidalva Miranda de Sousa Teixeira Pró-Reitora de Assistência Estudantil UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRO-REITORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL.
PRODEL 2017 Programa de Desenvolvimento Local
Transcrição da apresentação:

PRODEL 2013 Universidade do Sul de Santa Catarina Programa de Desenvolvimento Local Empreendedorismo para mulheres de famílias em vulnerabilidade socioeconômica na cidade de Tubarão beneficiadas com o Programa Bolsa Família

Universidade do Sul De Santa Catarina PRODEL Sumário 2. Leis complementares 3. Legislação: Atividade de Extensão 3. Legislação: Atividade de Extensão 4. Atividade de Extensão na Unisul 5. Etapas 6. Justificativa 8. Objetivos Específicos 7. Objetivo Geral 1. Art. 170/CE/SC 10. Resultados Esperados 13. Referencias 14. Referencias 9. Metodologia 11.Cronograma

Art. 170/CE/SC DA EDUCAÇAO, CULTURA E DESPORTO - ENSINO SUPERIOR DA CONSTITUIÇÃO DO ESTADO, Art. 170 [TEXTO INTEGRAL] Art. 170 — O Estado prestara, anualmente, assistência financei­ra as fundações educacionais de ensino superior instituídas por lei municipal. Parágrafo único - Os recursos relativos a assistência financeira: I — não serão inferiores a cinco por cento do mínimo constitucional que o Estado tem o dever de aplicar na manutenção e no desenvolvimento do ensino; II — serão repartidos entre as fundações de acordo com os critérios fixados na lei de diretrizes orçamentárias. EC/15 Art. 1º O art. 170 da Constituição do Estado de Santa Catarina passa a vigorar com a seguinte redação: “Art O Estado prestará anualmente, na forma da lei complementar, assistência financeira aos alunos matriculados nas instituições de educação superior legalmente habilitadas a funcionar no Estado de Santa Catarina. Parágrafo único. Os recursos relativos à assistência financeira não serão inferiores a cinco por cento do mínimo constitucional que o Estado tem o dever de aplicar na manutenção e no desenvolvimento do ensino.” Ver: LC 281/05 Universidade do Sul De Santa Catarina PRODEL Legislação

Leis complementares O Art. 170/CE/SC é um recurso financeiro, oferecido em forma de bolsas de estudo pelo Governo do Estado de Santa Catarina, de acordo com as Leis Complementares nº 281/2005, 296/2005 e 420/2008, concedido aos alunos economicamente carentes. O governo repassa os recursos para as Universidades não públicas, ficando sob responsabilidade destas a organização, divulgação e critérios do processo seletivo das Bolsas do Art. 170/CE/SC. Universidade do Sul De Santa Catarina PRODEL Legislação

Legislação: Atividade de Extensão A Lei Complementar nº 281, de 20 de janeiro de 2005 do Estado de Santa Catarina regulamenta o art. 170, os arts. 46 a 49 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, da Constituição Estadual e estabelece algumas providências chaves para o entendimento do PRODEL: O artigo 2, inciso V estabelece: - a obtenção ou a renovação do benefício pelo aluno ficará vinculado à participação em programas e projetos sociais, com visão educativa, propostos pelas universidades em seus projetos de extensão aprovados pelo conselho de desenvolvimento regional, comprovando 20 (vinte) horas semestrais. Universidade do Sul De Santa Catarina PRODEL Legislação

Atividade de Extensão na Unisul No Campus Sul da Unisul, todos os bolsistas,tanto calouros como formandos, devem cumprir as 20 horas de atividades extensionistas no PRODEL, como exige a Lei. Programa de Desenvolvimento Local Universidade do Sul De Santa Catarina PRODEL Extensão

Etapas Universidade do Sul De Santa Catarina Módulo I Módulo II Etapa 1 - Inscrição Etapa 2- 1º Encontro Etapa 3 - Leitura Etapa 4 - Equipe Etapa 5 – 2º Encontro Etapa 6 - Autoavaliação Etapa 7 - Intervenção Etapa 8 - Relatório Etapa 9 – Comprovante PRODEL Organização

Justificativa Projeto Tubarão possui bairros onde vivem pessoas com nível socioeconômico muito baixo é o caso dos bairros: Jardim Floresta, Fabio Silva, Morrotes, Capão, Morro da Caixa D`água, Pantanal. O projeto proporcionará conhecimento e formação de competências empreendedoras para a geração de renda por meio das oficinas de empreendedorismo – tecnologias sociais para gerar produto e melhoria do orçamento familiar. Universidade do Sul De Santa Catarina PRODEL

Objetivo Geral Objetivo geral: Capacitar as mulheres de famílias em vulnerabilidade socioeconômica da cidade de Tubarão beneficiadas com o Programa Bolsa Família. Universidade do Sul De Santa Catarina PRODEL Projeto

Objetivos Específicos Objetivos específicos: 1.Realizar cursos com noções básicas de empreendedorismo para as famílias em risco social da cidade de Tubarão. 2.Realizar oficinas para a produção de geleias, bolos, bolachas, pães, artesanato, etc. como meio de subsistência e geração de renda. 3.Realizar cursos de orçamento doméstico permitindo o equilíbrio da renda familiar. 4.Realizar cursos sobre educação ambiental e práticas domésticas sustentáveis. Universidade do Sul De Santa Catarina PRODEL Projeto

Metodologia A proposta prevê atender oito comunidades em oito diferentes bairros da cidade nas seguintes linhas de trabalho: 02 cursos em cada comunidade sobre noções básicas de empreendedorismo para as famílias com foco nas mulheres beneficiadas com o Programa Bolsa Família. Carga horária individual: 03 horas aula. 01 oficina para cada tipo de produção: geléias, bolos, bolachas, pães, sabão, artesanato, etc. Carga horária individual: 03 horas aula. 01 curso em cada comunidade sobre orçamento doméstico. Carga horária individual: 03 horas aula. 01 curso em cada comunidade sobre educação ambiental e práticas domésticas sustentáveis. Carga horária individual: 03 horas aula.. Universidade do Sul De Santa Catarina PRODEL Projeto

Resultados Esperados Espera-se com esse projeto: O projeto prevê os seguintes resultados diretos na comunidade atendida até 2014: 1.Realizar 02 cursos em cada comunidade sobre noções básicas de empreendedorismo para as famílias com foco nas mulheres beneficiadas com o Programa Bolsa Família. 2013: 01 curso. 2.Realizar 01 oficina para cada tipo de produção: geléias, bolos, bolachas, pães, sabão, artesanato, etc. 2013: a oficina de artesanato não será realizada. 3.Realizar 01 curso em cada comunidade sobre orçamento doméstico. 4.Realizar 01 curso em cada comunidade sobre educação ambiental e práticas domésticas sustentáveis.. Universidade do Sul De Santa Catarina PRODEL Projeto

Item

Referências Universidade do Sul De Santa Catarina PRODEL Projeto LODISH, Leonard; MORGAN, Howard Lee; KALLIANPUR, Amy. Empreendedorismo e marketing: lições do curso de MBA da Wharton Scholl. Rio de Janeiro: Campus, MELO NETO, Francisco P. de; FROES, César. Empreendedorismo social: a transição para a sociedade sustentável. Rio de Janeiro: Qualitymark, SALLES, Ricardo Henrique. Plano de negócios para cooperativas e associações. Rio de Janeiro: DP&A: FASE, SALIM, César; et.al. Construindo planos de negócios: todos os passos necessários para planejar e desenvolver negócios. 2. ed. Revisada e atualizada. Rio de Janeiro: Elsevier, VIANA, Antonio de Pádua Batista, coordenador. Jovens empreendedores. 2. ed. Brasília: Conhecimento Editora, FILION, Louis Jacques; DOLABELA, Fernando. Boa idéia! E agora?: plano de negócio, o caminho seguro para criar e gerenciar sua empresa. 1. ed. São Paulo: Cultura Editores Associados, HASHIMOTO, Marcos. Espírito empreendedor nas organizações: aumentando a competitividade através do intra- empreendedorismo. São Paulo: Saraiva, 2006

Referências Universidade do Sul De Santa Catarina PRODEL Projeto BERNARDI, Luiz Antonio. Manual de empreendedorismo e gestão: fundamentos, estratégias e dinâmicas. São Paulo: Atlas, BIRLEY, Sue; MUZYKA, Daniel F. Dominando os desafios do empreendedor. São Paulo: Prentice Hall, CLEMENTE, Ademir (Org.) Projetos empresariais e públicos. 2. ed. São Paulo: Atlas, DE MORI, Flávio (org.). Empreender: identificando, avaliando, e planejando um novo negocio. Florianópolis: UFSC/Escola de Novos Negócios, DOLABELA, Fernando. Oficina do empreendedor. São Paulo: Cultura Ed. Associados, ______.O segredo de Luísa. 14. ed. São Paulo: Cultura Ed. Associados, DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. 2. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Campus, KEELING, Ralph. Gestão de projetos: uma abordagem global. São Paulo: Saraiva, 2002.

PRODEL 2013 Universidade do Sul de Santa Catarina Programa de Desenvolvimento Local Gerência de Ensino, Pesquisa e Extensão