Secretaria da Saúde Departamento de Ações em Saúde Saúde da Criança e do Adolescente ESF Saúde do Homem Saúde da População Negra e Indígena Política de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Advertisements

INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
Universidade Federal de Pelotas
POLÍTICAS DE SAÚDE em Atenção à Criança e ao Adolescente
Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos
EIXO 1 – DESENVOLVIMENTO SOCIAL: Políticas sociais com exercício de direitos e promoção da solidariedade Secretarias correspondentes: - Direitos da Mulher.
Educação Escolar Indígena
ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO NA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE
Seminário de Conclusão do Curso de Extensão:
1. CRAS como porta de entrada da Política de Assistência Social
Programa Internacional para Eliminação do Trabalho Infantil
Realização - Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará – APDMCE Parceria - Fundação Demócrito Rocha –FDR Apoio - Governo do Estado,
Censo, Caracterização e Diagnóstico
Política Estadual de Promoção e Desenvolvimento da
Atenção Integrada às Doenças Prevalentes da Infância (AIDPI)
NASF - Angra dos Reis Núcleo de Apoio á Saúde da Família
O desafio do trabalho em “rede”
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
FILME. Governo do Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Estadual da Saúde - coordenação Secretaria Estadual da Educação Secretaria Estadual do Trabalho,
DESENVOLVIMENTO INFANTIL
APIM Atenção à Primeira Infância e à Maternidade
Metodologia de Monitoramento, Acompanhamento e Orientação
Foco de Atuação: Atenção Básica
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA.
Mude a história cuidando das crianças hoje novembro, 2014.
Atenção Básica em Saúde
SAÚDE MATERNO INFANTIL
PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA
Política Municipal para Álcool e Outras Drogas : Plano Intersetorial de Políticas sobre Crack, Álcool e Outras Drogas Programa De Braços Abertos Myres.
SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
SEMINÁRIO PRÓ – CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA
Apresentação da Rede Nacional Primeira Infância Forquilhinha, 24 de Abril de 2015.
ANDI-21 anos A Primeira Infância e Mídia no Brasil O caso do PL 6.998/ PLC 14/2015.
Divulgação e implantação da Orientação Normativa nº 1/2013;
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Saúde do Adolescente Conceito segundo a OMS Adolescência
Estratégia de Saúde da Família
APRESENTAÇÃO SEMANA DO BEBÊ 2010
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Secretaria Municipal de Educação PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA Belo Horizonte 2010.
QUESTIONÁRIO PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Linha do Tempo. Linha do Tempo Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde Política pública (Lei.
NÚCLEO DE APOIO DA SAÚDE DA FAMILIA PORTARIA /01/208
Experiência desenvolvida pelo Município de Guarulhos - Brasil Etapas percorridas e processos de planejamento Capacitação dos gestores e dos jovens Luiz.
CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CRAS E UNIDADES PÚBLICAS
MAIO 2010.
Centro de Referência de Assistência Social
Primeira Infância e Direitos Humanos
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
O OLHAR DO VISITADOR NO DIAGNÓSTICO PRECOCE DAS DEFICIÊNCIAS.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças de até 6 anos é um serviço de proteção social básica ofertado de forma complementar.
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
Medidas Socioeducativas em Meio Aberto
A atenção primária a saúde diz respeito à trabalhar para promover saúde, informando à população sobre hábitos e atitudes que podem favorecer a manutenção.
Programando o Atendimento das Pessoas com Diabetes Mellitus
Ministério da Saúde Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - LGBT -
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PETRÓPOLIS
RETROSPECTIVA 6 ANOS Porto Alegre 28 de abril de 2009.
28 de março à 01 de abril de Sobre a Semana do Bebê A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo UNICEF e tem como objetivo.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PAIC EIXO DA EDUCAÇÃO INFANTIL CONQUISTAS/DESAFIOS 2011/2012.
O papel pedagógico do órgão gestor
Sistema de Garantia de Direitos Redes: um sistema de incompletudes.
Realizar intervenção de apoio às famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica, a partir de sua cultura e experiências, para que promovam.
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
Conselho Municipal de Educação de Joinville O CME de Joinville foi criado pela Lei Municipal nº 2389/90, em 24 de abril de Teve seu efetivo funcionamento.
DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES DA
CAPACITAÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA - PMAQ SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA.
METODOLOGIA DE TRABALHO COM FAMÍLIAS
Transcrição da apresentação:

Secretaria da Saúde Departamento de Ações em Saúde Saúde da Criança e do Adolescente ESF Saúde do Homem Saúde da População Negra e Indígena Política de Alimentação e Nutrição DST/AIDS Saúde da Mulher Saúde do Idoso Saúde Prisional Monitoramento e Avaliação Saúde Bucal Saúde Mental e Neurológica PIM

O que é? O PIM é uma política pública (Lei nº12.544/06) para a promoção do desenvolvimento infantil. Consiste em um modelo de intervenção abrangente e sistemático de visitas domiciliares e atividades comunitárias realizadas semanalmente por Visitadores capacitados pelo Programa junto às famílias selecionadas. Destina-se, prioritariamente, a famílias em situação de vulnerabilidade e risco social, onde há gestantes e crianças de até seis anos de idade.

Objetivo do PIM Orientar as famílias, a partir de sua cultura e experiências, para que promovam o desenvolvimento integral de suas crianças, desde a gestação até os seis anos de idade.

Vídeo Institucional

A família é o elemento central do PIM. É nesta que a acolhida, a atenção, o cuidado e o afeto se constituem meios para a promoção de suas próprias competências e responsabilidades. Ao estimular a criança para o desenvolvimento de suas habilidades, a família agrega-se em termos de recíprocos ganhos e valores, viabilizando estruturas dentro e fora de seu contexto.

Secretaria da Educação Secretaria da Cultura Secretaria da Saúde Apoio: Rede de Serviços Público e Privado Criança Família Comunidade Estrutura do PIM Secretaria do Desenvolvimento Social e Trabalho Secretaria da Justiça e Direitos Humanos

Neurociências Fundamentos Teóricos - Referência Metodológica Vygotsky Bowlby Winnicott Piaget Centro de Referencia Latinoamericano para la Educación Préescolar

Famílias Comunidade Comitê Municipal Grupo Técnico Estadual - GTE Grupo Técnico Municipal - GTM Monitores Municipais Visitadores Municipais Estrutura do Programa

Visitador É a pessoa que realiza o trabalho diretamente com as famílias  Planeja e executa atividades individuais e grupais com as famílias e suas crianças  Orienta as famílias sobre as atividades de estimulação adequada ao desenvolvimento das crianças  Analisa a qualidade das ações educativas realizadas pelas próprias famílias junto às crianças  Acompanha os resultados alcançados pelas crianças e famílias 1 Visitador = 25 famílias Frequência = semanal Duração da atividade = 45 minutos a 1 hora

Escolaridade do Visitador Fonte: Banco de Dados PIM

Escolaridade do Visitador Bolsista Ensino Superior 26% Fonte: Banco de Dados PIM

Escolaridade do GTM e Monitor GTM

Fonte: Banco de Dados PIM Formação do GTM

Ações planejadas pelos Visitadores, sob orientação dos Monitores e/ou GTM, conforme faixa etária e necessidades das crianças.  Modalidade Individual: visita domiciliar Famílias com crianças 0-3 anos (semanal) Gestantes (quinzenal)  Modalidade Grupal : Espaços na Comunidade Famílias com crianças 3-6 anos (semanal) Gestantes (mensal)  Reunião Comunitária: Espaços na Comunidade Gestantes e famílias (mensal) Modalidades de Atenção

Dimensões e Ganhos de Desenvolvimento Infantil Linguagem Motora Sócio-afetiva Cognitiva O desenvolvimento infantil é trabalhado a partir de indicadores que representam as atitudes esperadas para cada faixa etária. Estes indicadores orientam o acompanhamento dos ganhos das crianças desde seu ingresso no Programa.

Estratégias de apoio ao Visitador Supervisão do GTM e Monitor – espaço para escuta, planejamento e análise das ações e acompanhamento das visitas domiciliares e atividades comunitárias. Guias de Orientação – currículo abrangente e estruturado que fundamenta as ações do Visitador junto às famílias e comunidades. Formação Inicial e Continuada – apropriação da metodologia do PIM e temas pertinentes, como: gestação, desenvolvimento infantil, abordagem à família entre outros.

Pesquisas Centro de Referência Latino-Americano para a Educação Pré-Escolar - CELEP- de Cuba Pesquisa realizada entre os meses de junho e novembro de 2010 e envolveu 16 municípios e casos. Principais resultados:  97%, das famílias acredita que sua participação no PIM modificou seu modo de tratar os filhos ajudando-as a entender melhor o desenvolvimento na primeira infância  87% a atender as necessidades afetivas e lúdicas dos filhos.  81% suas crianças brincam mais  96,2% o PIM colaborou com a atenção à saúde dos filhos A grande aceitação e envolvimento das famílias no PIM se refletiu ainda no fato de que 92% das famílias gostariam de continuar participando do Programa.

Pesquisas Instituto Canadense de Pesquisa Avançada (CIAR) de Toronto, Canadá EDI – Early Development Instrument [Instrumento de Desenvolvimento Infantil] elaborado pelo CIAR, McMaster University, Hamilton, Ontario, Canadá. Fase atual: estudo pilotoAmostra: 8 Municípios/ 1200 crianças Resumo: O Instrumento fornece informações de cinco áreas do desenvolvimento: saúde e bem estar físico, competência social, maturidade emocional, linguagem e desenvolvimento cognitivo e habilidades de comunicação e conhecimento geral. Objetiva avaliar a prontidão da criança em seu primeiro ano de vida escolar. Já foi aplicado em outros países, tendo sido amplamente utilizado no Canadá e na Austrália. Foi traduzido para diversas línguas, incluindo o espanhol, para aplicação em países como o México e o Chile. Pela primeira vez será aplicado no Brasil.

Desafios Garantia do compromisso dos gestores públicos na implementação do Programa. Não previsão orçamentária por parte dos Municípios. Fragilidades das formas de contratação do Visitador. Desconstrução de práticas de intervenção de caráter corretivo e normatizador (visão assistencialista).

Dados do Programa  Nº de Municípios Capacitados: 361  Nº de Municípios Implantados: 255  Nº de Visitadores: 2342  Nº de Crianças Beneficiadas:  Nº de Famílias Atendidas:  Nº de Gestantes Atendidas: 7.047

Ações de sensibilização e comunicação Seminário Internacional da Primeira Infância Semana do Bebê/Dia do Bebê no Parque/ Passeata dos Bebês/ Mil Mães/Cinemate rna Encontro Estadual de Visitadores e I Simpósio Internacional da Primeira Infância Capacitação de Radialistas

Material de Suporte CD Planetinha Bebê Guias de Orientação Coleção Fazendo Arte com o PIM - Atividades Lúdicas Kit Uniformes

Liése Gomes Serpa