UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE

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Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE O Ensino à Distância (EaD) na Universidade Eduardo Mondlane (UEM): situação actual e desafios Carlos Estrela Brito, Ana Maria Mondjana, Maida Abdulssatar Khan e Luisa Santos 3ª Conferência FORGES, Forum de Gestão do Ensino Superior Nos Países e Regiões de Língua Portuguesa RECIFE, 4,5 e 6 de Dezembro

Estrutura da apresentação Introdução Objectivos A experiência de EaD na UEM Desafios do EaD na UEM Perspectivas para melhoria do EaD na UEM Conclusões

Introdução Moçambique Área – 799 390 km2 População 23 milhões 18 línguas nacionais 46 instituições ensino superior (18 públicas) 123 779 estudantes no ensino superior

Ensino à distância em Moçambique Introdução Ensino à distância em Moçambique O ensino à distância (EaD) em Moçambique reveste-se de fundamental importância pois constitui uma das estratégias de expansão do ensino superior, aumentando-se, por este meio, as oportunidades educativas aos cidadãos sem possibilidades de acesso aos cursos oferecidos em regime presencial nas Instituições de Ensino Superior no País.

Introdução Universidade Eduardo Mondlane Actualmente 35 000 estudantes Fundada a 21 de Agosto de 1962, Estudos Gerais Universitários de Moçambique Em 1968 – Universidade de Lourenço Marques A partir de 1976 passa a designar-se por Universidade Eduardo Mondlane Actualmente 35 000 estudantes 1650 professores 11 Faculdades 6 escolas superiores 8 Centros de Investigação Ensino à distância: Inicia em 2002 Actualmente 1000 estudantes

Objectivo Trazer a experiência do Ensino à Distância (EaD) na Universidade Eduardo Mondlane (UEM), referenciando o papel do Centro de Ensino à Distância (CEND) como gestor dos cursos e programas oferecidos pelas Faculdades

A experiência de EaD na UEM O programa de ensino a distância (EaD) da UEM enquadra-se na estratégia de ensino a distância preconizada pelo governo Centro de Ensino a Distância (CEND), criado em 2002, com o objetivo de promover e coordenar o ensino a distância na UEM Em 2007, o Curso de Licenciatura em Gestão de Negócios (LGN), numa ação conjunta entre a Faculdade de Economia e o Centro de Ensino a Distância (CEND), com o suporte tecnológico do Centro de Informática (CIUEM) da UEM

A experiência de EaD na UEM Situação actual - número de alunos Licenciatura e Mestrado 944 estudantes

A experiência de EaD na UEM: Situação actual Estudantes vivendo em diversos pontos do país, abrangendo todas as províncias

Estudantes nos centros de recursos

Estudantes nos centros de recursos

A experiência de EaD na UEM: O CEND O CEND é unidade orgânica da UEM que se dedica à operacionalização da modalidade do ensino a distância. Atribuições do CEND: Coordenar todas as atividades do sistema de ensino a distância (EaD) da UEM; Fazer a supervisão do processo de ensino a distância, assegurando a sua qualidade e credibilidade; Promover a formação de docentes e outros atores em técnicas e metodologias de ensino à distância (EaD); Gerir a infraestrutura de suporte ao ensino a distância e avaliar a eficácia do sistema no seu todo.

A experiência de EaD na UEM: Funcionamento dos cursos A oferta dos cursos se processa em dois níveis: o da disponibilização do material de estudo (plataforma e o CD-Room) e o da interação entre tutores e estudantes e entre estudantes. A interatividade é garantida através da plataforma, do skype, de sessões de televisão e de grupos colaborativos presenciais. Um trabalho conjunto de docentes das Faculdades e do Centro de Ensino a Distância (CEND) tem permitido o acompanhamento aos estudantes O Centro de Ensino a Distância (CEND), as Faculdade de Economia e O Centro de Informática (CIUEM) da UEM juntos coordenam e orientam metodologicamente (pedagógica, didática, tecnológica e administrativamente) todo o programa dos cursos

Desafios do EaD na UEM Inúmeros desafios detectados na avaliação: Falta de domínio dos suportes tecnológicos por parte dos docentes e estudantes; Dificuldade na elaboração dos módulos de formação e outros materiais didácticos e no desenvolvimento de práticas pedagógicas específicas ao EaD; Elaboração e aplicação dos exames; Deficiente acesso à internet; Sustentabilidade financeira

Desafios do EaD na UEM Existe necessidade de: Formação mais adequada dos docentes Selecção criteriosa dos estudantes Treinamento dos estudantes nas tecnologias digitais Melhoria da acessibilidade à internet Equipar os centros de recursos com base tecnológica Adopção de uma plataforma mais eficiente para a docência do ensino à distância Melhorar os regulamentos específicos O uso de um modelo de ensino semi-presencial pode constituir uma solução de curto e médios prazos para alguns dos problemas detectados

Perspectivas do EaD na UEM Desenvolvimento do EaD irá ser focalizado em três áreas fundamentais: 1. Desenvolvimento da capacidade humana Garantir um corpo de docentes qualificado de modo a tornar a UEM uma instituição prestigiada na modalidade de EaD, com tutorias de qualidade; Promover formação contínua e permanente dos elaboradores de material, tutores e gestores dos centros de recursos; Incentivar os técnicos e outros profissionais para fazerem estudos de modo a proporem novas estratégias para melhorar a eficácia da modalidade EaD na UEM.

Perspectivas do EaD na UEM (cont.) 2. Implantação de Pólos de Apoio Presencial e/ou Melhoramento dos Centros de Recursos Criação de condições de reabilitação e apetrechamento dos Centros de Recurso com: biblioteca, kits de experiências, material audiovisual e computadores com acesso à Internet; Introdução gradual das novas tecnologias na modalidade de EaD.

3. Expansão dos cursos Perspectivas do EaD na UEM (cont.) Expansão da modalidade de EaD para os professores em exercício a nível de todo o país Identificar a demanda dos cursos técnicos profissionais e de gestão Expandir os cursos técnicos profissionais nas províncias Desenvolvimento dos programas e materiais de ensino e revisão dos contextos pedagógicos

Conclusões O EaD é uma importante forma de expandir o acesso ao ensino superior no país e contribuir para o desenvolvimento de uma força de trabalho qualificada capaz de contribuir e influenciar o desenvolvimento do país . A UEM enfrenta ainda muitos desafios no que se refere ao EaD nomeadamente o acesso às tecnologias de informática e à internet, a elaboração dos materiais didáticos e implementação dos cursos

Conclusões (cont.) O funcionamento do CEND, desde a sua criação, obedeceu a uma filosofia que optou por um modelo baseado na WEB, e pretende-se consolidar o modelo actual, reforçando principalmente os aspectos mais críticos O desenvolvimento do EaD na UEM centra-se em: Desenvolvimento da capacidade humana, Implantação de pólos de apoio presencial e/ou melhoramento dos centros de recursos e Expansão dos cursos

Obrigado pela atenção