Jornal-mural, cartazes e folderes: linguagens populares de comunicação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
APRENDIZAGEM NA REDE André Malverdes
Advertisements

A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
O processo de comunicação corporativa começa na definição do planejamento estratégico das empresas/instituições Definição dos valores básicos a serem.
Como produzir um jornal escolar
ADRIANA CRISTINA DE O. S. DEZERTO RIBEIRÃO PRETO – SP
A COMUNICAÇÃO E O MARKETING. A COMUNICAÇÃO E O MARKETING.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 06.
ESCOLA INDÍGENA DE EDUCAÇÃO BÁSICA CAIQUE
TECNOLOGIA E O CAMPO EDUCACIONAL EDUCAÇÃO
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
Comunicação Integrada de MKT
PREÇO “A diferença entre determinação de preços e preços estratégicos é a mesma diferença entre reagir às condições de mercado e administrá-las.
COLÉGIO LEONARDO DA VINCI
Utilitário gráfico: Microsoft PowerPoint
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
Campanha Publicitária
Características Veículo de informação corporativo dirigido ao público interno da empresa. jornal mural é o mais democrático dos veículos internos de comunicação.
O planejamento eficaz. Definir objetivos e resultados;
Prof. Edvaldo de Farias, MSc
Redação Publicitária I
Professora: Rosana Santos
Mobilização da Comunidade Escolar
Como Fazer Um Cartaz!.
Resumo histórico Na antiguidade já se usavam cartazes "manuscritos" (por vezes em madeira) que eram colocados ou pregados na parede. O primeiro cartaz.
O CARTAZ Departamento de Expressões Artísticas – Grupo de Educação Visual e Tecnológica Ano lectivo 2009/10.
Apresentação.
AULA 3. Idéia é puramente criação???? Não é somente criação Por que??? Porque existem outros recursos que são importantes no processo, como produção de.
AULA 3. Idéia é puramente criação???? Não é somente criação Por que??? Porque existem outros recursos que são importantes no processo, como produção de.
Utilitário Gráfico Microsoft PowerPoint
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Rodas de leitura, conversando sobre livros
Capacitação da ferramenta:
Utilitário Gráfico: Microsoft PowerPoint
PASTORAL DA COMUNICAÇÃO (PASCOM)
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR
COMUNICAÇÃO VISUAL CO M UN IC AÇ ÃO VIS UA L CARTAZ.
Projeto E.E. E.F.M. OLÍVIA SARAIVA MAIA
Murais Profa. Simone Costa.
BRIEFING para produção fotográfica.
CESUSC CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DIREITO PENAL PARTE GERAL I Prof. Robson Galvão 1º SEM/2011.
Curso sobre Revista.
COMUNICAÇÃO SOCIAL ESPÍRITA
Estrutura física da revista
Parte 4 Elaboração e comunicação da pesquisa
“Não há nada como o sonho para criar o futuro” Victor Hugo
RECURSOS AUDIOVISUAIS
Metodologia de Pesquisa
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Aplicativos Web – Web Design
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
DESCUBRA A NOVA VIDA EM CRISTO
Fernando Feltrin Criando uma revista Fernando Feltrin
PLANEJAMENTO DE ENSINO
Sugestão de Vídeo Parte 1
História em Quadrinhos e Fanzine na Escola
Funções da Linguagem.
Como canalizar a notícia de empresa sem identidade jornalística.
Estratégias de Promoção
É PRECISO CONHECER A REALIDADE A partir do processo pedagógico devemos assumir para nossa comunicação o método: VER - JULGAR - AGIR Se não fizermos isso,
Comunicação Comunitária
Como elaborar slides para apresentações orais
M A R K E T I N G 1ºA PROJETO DE ENSINO BERNOULLI 2009 GRUPO DE MARKETING 1º ANO A FREDERICO ELOI MATHEUS BORGES PEDRO IVO THALES MAYA TIAGO TORRES.
Projetos Editorial e Gráfico Parâmetros para elaboração Publicação Empresarial - Jornal Impresso.
Agora que você faz parte da Comunidade da Consocial Virtual você pode acessar materiais para entender mais sobre os temas, participar das discussões e.
¬ normas de orientação para elaboração de: Cartazes CAD-cascais  
Tutorial Webnode Criando site 1. Registrando Acesse o endereço: e preencha os dados solicitados e clique em Registre-se e crie.
Jornal-mural, cartazes e folderes: linguagens populares de comunicação
Transcrição da apresentação:

Jornal-mural, cartazes e folderes: linguagens populares de comunicação Ana Cristina Suzina Encontro Nacional da Pascom, 2010 Aparecida - SP

Jornal Mural, cartazes e folderes Escolha da peça adequada Características dessas peças de comunicação Intenção da comunicação Públicos Planejamento Produção

Escolhendo a peça - Características Folder Formatos variados: compõem mensagem Com ou sem imagem Colorido ou PB Dobras e facas variadas Texto pode ser mais longo Equilíbrio entre texto e imagem Durabilidade da informação Portabilidade da informação Consumo de médio a longo prazo

Escolhendo a peça - Características Cartaz Formatos menos variados Com ou sem imagem Colorido ou PB Texto muito curto Destaque para imagem ou frase de impacto Pouca durabilidade da informação Sem portabilidade da informação Consumo imediato

Escolhendo a peça - Características Jornal Mural Formatos variados Com ou sem imagem Colorido ou PB Textos de tamanhos variados: curtos Combinação entre texto e imagens Durabilidade variável da informação Sem portabilidade da informação Consumo rápido

Escolhendo a peça - Características Folder Cartaz Jornal Mural Formato: varia muito Mais texto Mais imagens Informação durável Informação portável Informação consumida por médio a longo prazo Informação Formato: varia muito pouco Pouco texto Pouca imagem: apelo Informação dura pouco Informação não-portável Informação consumida imediatamente Estética Formato: varia pouco Mais texto: curto Mais imagens: informativa Informação dura pouco Informação não-portável Informação consumida rapidamente Informação Colorido ou PB Com ou sem imagem Equilíbrio visual Qualidade da informação

Escolhendo a peça: Intenções Folder Informar com mais detalhes Explicar Formar Orientar Apresentar resultados Sensibilizar Convencer DEPOIS de um primeiro contato espontâneo ou reativo

Escolhendo a peça: Intenções Cartaz Chamar a atenção Informar brevemente Convidar Despertar interesse Provocar Lembrar Ensinar: campanhas educativas, p.ex. INÍCIO ou REFORÇO de um contato

Escolhendo a peça: Intenções Jornal Mural Informar Celebrar Reconhecer Avisar Integrar Atualizar Dar participação MANTER, ALIMENTAR contato estabelecido

Escolhendo a peça - Intenções Folder Cartaz Jornal Mural Prevê contato ou interesse anterior Complementar informações Fortalecer vínculo Apelo inicial Reforço de apelo Informar essencial Despertar ou Confirmar interesse Prevê contato anterior Atualizar / Integrar Senso comunitário - reconhecimento Integrar Intenções não são absolutas Reações dependem muito da característica do público

Escolhendo a peça: Públicos Folder Capacidade de leitura mais avançada Idade Formação Interesse O que esse público quer/precisa saber O que eu quero que esse público conheça Tempo disponível para ver

Escolhendo a peça: Públicos Cartaz Menor capacidade de leitura Pode desconhecer tema: novidade absoluta Pode gostar ou não gostar do tema: experiência prévia Passa rápido pelo estímulo Decide rápido se quer mais informação

Escolhendo a peça: Públicos Jornal Mural Capacidade média de leitura Fotografias lidas como informação Desejo de se ver e de ser visto Desejo de representatividade Busca informação prática Tempo médio de leitura com probabilidade de retorno Escolhe o que vai ler: interesses específicos / curiosidade

Escolhendo a peça - Públicos Folder Cartaz Jornal Mural Leitura: nível alto Tempo para ler: muito Precisa / quer saber mais Interesse espontâneo ou estimulado Interessado Leitura: nível baixo Tempo para ler: pouco Decisão rápida Relevância da experiência anterior Experiência individual Leitura: nível médio Tempo para ler: médio e disperso Quer se ver Quer reconhecer Quer informação prática e útil Comunidade/Grupo Que atitude espero ao final?

Planejamento Evento prévio: que comunicação foi feita e que resultados alcançou? Sempre de trás pra frente Concorrência com outras peças: em data e em espaço Calendário anual Mapa de distribuição Comunicação integrada Mais de uma peça para o mesmo evento Variação de peças em eventos simultâneos Como envolver os líderes de opinião: antes, durante e depois Folder Cartaz Jornal Mural Relação com eventos ou datas especiais Aumento de demanda (inscrições, p.ex.) Mailing Datas: quando tem que estar nos lugares para que cumpra seu papel Contato afinado com quem vai colar Definição de calendário Estabelecimento de fontes x calendário Retirada / Substituição

Produção e Elaboração Coleta e redação de conteúdo: menos é mais Produção e/ou seleção de imagens: estética e representatividade Criação: mancha branca também é imagem Impressão: pode definir o resultado de uma peça Tiragem Distribuição: quem vai transportar Folder Cartaz Jornal Mural Texto bem elaborado Qualidade Informações fundamentais: futuro Tiragem x distribuição: público potencial Imagem bem selecionada Mensagem bem elaborada Informações essenciais Tiragem x distribuição: pontos para fixação Redação jornalística Coleta representativa: representar grupo Objetividade Atualidade

Conteúdo e Linguagem Saber todas as informações antes de começar a criar Quem tem a informação e como obtê-la Antecipar as etapas de aprovação: quem vai ter que ler antes de imprimir? Falar como o público fala: a linguagem do povo Folder Cartaz Jornal Mural Informação precisa Qualidade de redação Equilíbrio entre textos e imagens Linguagem de acordo com público Informações essenciais: o que é crucial para o público fazer o que você quer Linguagem apelativa Boas fontes Objetividade Fotos são informação Contexto da comunidade