Novice conceptions of design: implications for the design of learning environments Newstetter, W. C., McCracken, W. M. In: Design Cognition, Design Knowing.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Grande Corrida do Feijão
Advertisements

Como Analisar um Artigo Científico
Análise e Projeto de Sistemas I
SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO Vs. SOCIEDADE DO CONHECIMENTO
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Laboratório WEB Professora: Viviane de Oliveira Souza Gerardi.
Resolução Alternativa de Litígios
WHAT IS LEARNING? Some speculations….
Prof. MSc. Larissa Luz Gomes Aula 7 – Exercício de Revisão Análise e Projeto de Sistemas I.
TEMA: colonização de SC
Projecto de coordenação,
Click to edit Master title style Click to edit Master text styles –Second level Third level –Fourth level »Fifth level 1 Controlo e Aprendizagem (Ciências.
2º encontro – Professores Maio de 2012
Marcia Moura Edifício Oscar Sala – ramal 6837
Metodologias Equipe do Curso de ES para SMA
Disciplina:Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
Prof.ª Me. Irene Scótolo de Oliveira 2009
Aluna: Fernanda Monteiro Eliott.
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL ou ABP)
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 06.
Formação interna Coimbra
A implementação de avaliação formativa na sala de aula
Aula 10 – Problemas de Otimização.
MATEMÁTICA Análise das Questões.
©2000 Prentice Hall Objetivos ä Os componentes de um moderno sistema de informações de marketing ä Sistema de pesquisa de marketing ä Sistema de apoio.
Sujeitar-se a Vontade de Deus
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
Defining design between domains: an argument for design research á la carte ZIMRIG C., CRAIG, D. L. In: Design Cognition, Design Knowing e Learning. Editado.
Variants in design cognition AKIN, O. In: Design Cognition, Design Knowing e Learning. Editado por Charles Eastman, Mike McCracken e Wendy Newstetter.
Ferramentas de Gerenciamento Aula 02 Ricardo Donadel
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 2 Aprendizagem-Performance Experiência 1 TESTE DE DESTREZA MANUAL (“placing”) ORGANIZAÇÃO Experiência.
Curso de Especialização em Gestão de IES
Conflito e Negociação Objetivo: Compreender a maneira pela qual diferentes fatores influenciam as relações interpessoais e como administrar os conflitos.
GESTÃO DE PROJETOS 1 Aula 13. ExtroversãoIntroversão Sensação Intuição Atenção preferencial para o mundo exterior Preferência por informação concreta.
A Gestão da Tomada de Decisão
Mantenha na tela enquanto apresenta
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
LOCAL DA INTERVENÇÃO: ESCOLA ESTADUAL JOÃO GUILHERME LEITE KUNZE
1 18/out/ To present some writing tips to help you to improve the quality of your papers in Computer Science.
Metodologia Científica
Introdução à Linguagem VHDL
Resolução de problemas: concepções
Prof. Guilherme Amorim 07/01/2014
Regressão e Previsão Numérica.
Carlos Drummond de Andrade
Estudando com Simony Rego Barrros
Padrões de projeto M.Sc. Sílvio Bacalá Jr..
Novas estratégias para o estudo da matemática: Uma análise da aplicação dos jogos nas salas de aula da UEB Alberto Pinheiro.
Centralização e Descentralização
Algumas teorias do jornalismo
Vamos fazer juntos um Mapa Mental?
PRÁTICA EM ATOS INTERNACIONAIS
Design cognition: results from protocol and other empirica studies of design activity CROSS, N. In: Design Cognition, Design Knowing e Learning. Editado.
Karou Ishikawa.
Dicas Para Apresentação dos Temas Com Data Show
Bonk, C.J. & Dennen, V. in Handbook of distance education, 2003.
CAPÍTULO 3 © 2006 Pearson Education Macroeconomia, 4/e Olivier Blanchard O mercado de bens Olivier Blanchard Pearson Education.
Introdução O processo de design de software consiste de uma série de decisões de design que geralmente envolvem diferentes alternativas de solução, consideradas.
PESQUISA NO ENSINO SUPERIOR: CAMINHO NECESSÁRIO
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos Formas de trabalho Formas de trabalho Papéis na sala de aula Papéis na sala de aula Dicas e.
Vamos fazer juntos um Mapa Mental? Atividade presencial em grupo IAVM – junho/julho de 2009.
Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 08 A administração da incerteza: as organizações como sistemas de tomadas de decisão Prof. Dalton Martins
Instituto de Gestalt-terapia da Bahia Formação em Gestalt-terapia O Delineamento daPesquisa.
ART HISTORY AFTER MODERNISM ou O FIM DA HISTÓRIA DA ARTE HANS BELTING.
Sistemas de Informação
Elaborado por Claudio V. Nasajon Como usar o business case a partir do curso The Art of Case Writing do Prof. José Dornelas (Babson.
Prof. Dr. Gilvandenys L. Sales
Agrupamento Balanceado de Sujeitos a fim de Testar a Interface Gráfica de um Software de Geometria Interativa Simone Borges, Helena Reis, Luis Moro, Vinícius.
Transcrição da apresentação:

Novice conceptions of design: implications for the design of learning environments Newstetter, W. C., McCracken, W. M. In: Design Cognition, Design Knowing e Learning. Editado por Charles Eastman, Mike McCracken e Wendy Newstetter. Elsevier, 2001.

Hipótese Os estudantes de design tem concepcoes alternativas. Através de observação em sala de aula, acharam os seguintes comportamentos. – Ideação sem substancia – “design arrogance”: nao colocam seus designs no contexto. Projetam para si mesmos – Depois que tem uma ideia, se fecham para as outras. – Os novatos operam em dois niveis: ideacao e especificacao. – Tratam design como processo linear ou serial. Nao fazem iteracoes, nao revisam alternativas ou decisoes tomadas.

Procedimento Questionario com 290 estudantes Depois deram dois textos descrevendo dois processos de design, e submeteram a avaliacao. Os estudantes nao viram diferenca entre os processos, pois, provavelmente, viram os problemas do ponto de vista da solucao.

Relevancia e falta de relevancia Termo 1Entender o problema 2Usar criatividade 3Visualizacao 4Brainstorm 5Tomar decisoes Termo 1Fazer concessoes (trade-offs) 2Decomposicao 3Sintetizar 4Gerar alternativas 5Skecth 5 termos mais importantes5 termos menos importantes