OBESIDADE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Distúrbios Alimentares
Advertisements

Effectiviness of lifestyle changes on impired plasma glucose and lipids Impacto das mudanças do estilo de vida em pessoas com elevados níveis plasmáticos.
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE.
ATIVIDADE FÍSICA Prof.ª Paula Djane.
Obesidade Mórbida Tratamento Cirúrgico
Evolução e surgimento da obesidade
Ten BM Nut Denise Giannini
COMBATE A FOME 6°B.
A alimentação como prevenção para a Saúde
“Uma empresa que é uma ótima idéia”...
O que é a doença renal crónica?
Benefícios da Actividade Física – Na Obesidade
“OBESIDADE E SÍNDROME METABÓLICA E A NUTRIÇÃO”
Suplementação e Saúde Boa noite a todos!! O objetivo dessa apresentação é falar não de um produto ou de uma indicação específica de suplementação, mas.
A Obesidade Obesidade, nediez ou pimelose (tecnicamente, do grego pimelē = gordura e ose = processo mórbido) é uma condição na qual a reserva natural de.
A influência da tecnologia no sedentarismo
Alimentação Saudável ALIMENTAÇÃO SAÚDAVEL Programação 1. ALIMENTAÇÃO E ESTILO DE VIDA 1.1. Atividade Física: Sedentarismo X Obesidade 1.2. Risco a Saúde:
OBESIDADE NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
Formandos: Diogo Silva e Silvana Pereira
Projeto Jaqueira A prevenção da obesidade e suas co-morbidades: Ação Educacional no Parque da Jaqueira - PE.
Seminário 4 – Unidade I.
Distúrbios alimentares
Bruno Matias Daniel Akamine
Obesidade.
Condições de vida na África
Higiene do exercício Atividade Física Pirâmide Alimentar Hidratação
Cuidados que devemos ter
Programa Educação para um peso saudável
Quais são as funções do rim?
O Peso da Obesidade. O Peso da Obesidade Milhares lutam contra: Doenças cardíacas; Cânceres; Doenças respiratórias; e Diabetes.
Padrões da Alimentação do Brasileiro na atualidade
AULA 6 DIABETES E DESNUTRIÇÃO 3º MEDICINA 2003.
Escola Secundária de São João da Talha, Loures
PREVENÇÃO DA DOENÇA RENAL CRÔNICA NA INFÂNCIA
Alimentação Saudável e Combate ao Tabagismo
PET – SAÚDE UERN Medicina - Endocrinologia Resultados PET-Saúde – Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE FACULDADE DE NUTRIÇÃO DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO SOCIAL DISCIPLINA: NUTRIÇÃO MATERNO-INFANTIL IV PROFª: ENILCE DE OLIVEIRA.
E.E.E.M Dr Jose Mariano de Freitas Beck - CIEP
João valente 9ºC Nº14.
OBESIDADE E ATIVIDADE FÍSICA
Vida Saudável Alimentação Saudável.
TRIGLICERÍDEOS MONITORES:
OBESIDADE Turma do 8º Ano de Ciências da Escola Evangélica Ágape
Jucimara Martins dos Santos
Trabalhe Coração com o Dia Mundial do Coração Como prevenir
PLANEJAMENTO DE CARDÁPIOS PARA IDOSOS
Educação física e saúde 1ª A Ensino médio
Comer bem, para viver melhor!
Conhecimento sobre o corpo: noções de fisiologia
Saúde do adolescente Nutrição na adolescência
Obesidade.
Pasta Clube de Nutrição de Alvalade.
População Brasileira A população brasileira atual é de habitantes (dados do IBGE – Censo 2010). Segundo as estimativas, no ano de 2025, a população.
SÍNDROME NEFRÓTICA.
PROJETO SONHO MEU SAÚDE
Distúrbios Nutricionais: um Problema de Saúde publica no Pais
AS CRIANÇAS PRECISAM DE DISCIPLINA ALIMENTAR
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Faculdade de Ciências Médicas Liga de Oncologia Alimentando Saúde Uma alimentação saudável deve ser: Variada:
OBESIDADE E ATIVIDADE FÍSICA
A Saúde do corpo Saúde e alimentação.
INTRODUÇÃO O objetivo dessa pesquisa foi de mostrar como as medidas antropométricas auxiliam os profissionais da saúde na detecção de doenças crônicas,
Margarida Ferreira 3º Ano da Turma 5 Em qualquer idade, o exercício físico tem um papel importante na saúde, no bem estar e na criação de estilos de.
Contributo da Alimentação para uma Vida Saudável DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO 16 de Outubro de 2013.
 Uma alimentação saudável deve ser baseada em práticas alimentares que assumam a significação social e cultural dos alimentos como fundamento básico.
Transcrição da apresentação:

OBESIDADE

Obesidade - Definição A obesidade é uma doença crônica. Pode ser definida como o acúmulo de tecido gorduroso localizado ou generalizado, provocado por desequilíbrio nutricional associado ou não a distúrbios genéticos ou endócrino-metabólicos. O ambiente moderno é um potente estímulo para a obesidade. A diminuição dos níveis de atividade física e o aumento da ingestão calórica são fatores determinantes p/ o problema. Por isso, é importante estar sempre alerta ao peso. O índice de Massa Corporal (IMC) é o indicador para o diagnóstico do sobrepeso e da obesidade. IMC = peso / altura x altura

Obesidade – Índice IMC

Obesidade – Indicadores Mundo Atualmente, 500 milhões de pessoas sofrem c/ problemas de peso: 300 milhões c/ obesidade e 200 milhões c/ sobrepeso; Ranking mundial: 1- Nauru (ilha do Pacífico) c/ 80% da população ; 2- Barbados (Caribe) c/ 52% da população; 3- Jamaica (65% das mulheres); 4- EUA (60% da população) c/ sobrepeso; 88- Brasil possui 40 % (65 milhões de pessoas) c/ excesso de peso.

Obesidade - Indicadores Brasil No Brasil mais de 65 milhões de pessoas, 40% da população, está com excesso de peso, enquanto 10 milhões são considerados obesos. Os números avançam rapidamente entre todas as idades e classes sociais. O excesso de peso e a obesidade são encontrados com grande frequência, a partir de 5 anos de idade, em todos os grupos de renda e em todas as regiões brasileiras. Atualmente nosso país detém a maior taxa de obesidade infantil superando até mesmo a Europa, sendo que essa taxa traduz-se em cerca de 1 milhão de crianças que sofrem de obesidade, e cerca de 200 a 300 mil doentes com a tão falada Obesidade Mórbida. Infelizmente este valor vem crescendo ao longo dos anos devido principalmente ao sedentarismo que está cada vez mais constante na vida das pessoas.

Controle de alimentação Realização de exames periódicos Prevenção Controle de alimentação Realização de exames periódicos Atividades físicas regulares

Tratamento Nos dias de hoje, o tratamento mais procurado por quem sofre de obesidade mórbida é a cirurgia, já que é um dos métodos mais eficazes e têm como base principal a cirurgia de redução de estômago. Outro método também indicado por médicos é a terapia, onde a pessoa utiliza a comida p/ lidar com a depressão, solidão ou ansiedade.

Dicas (alimentos e hábitos) Evitar utilização de gorduras dos molhos industrializados; Utilizar mínimo óleo vegetal ou se possível substituir por azeite. Evitar comer alimentos fritos e “abusar” das comidas grelhadas. Ingestão diária de fibras, frutas, legumes e verduras. Programar as compras no supermercado, mantendo alimentos “proibidos” fora da lista de compras. Estimular as atividades físicas (evitar recursos práticos) como uso de veículos onde seja possível caminhar.