DISCIPLINA PROFESSORA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Faculdade Estudos Sociais do
Advertisements

FACULDADE METROPOLITANA
Atenção ao Servidor Recife julho/2011
POLÍTICAS DE SAÚDE em Atenção à Criança e ao Adolescente
Capacitação de Coordenadores de Cursos de Graduação
PERICIA MÉDICA ARÉA DE ATUAÇÃO OU ESPECIALIDADE MARIO MOSCA FILHO
Descentralizando a Saúde para o Desenvolvimento Regional
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E TRABALHO
2º ENCONTRO DE COORDENADORES DE FISCALIZAÇÃO 2º ECOFIS Teresina, agosto/2010.
REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DO TOCANTINS
FISIOTERAPEUTA A Fisioterapia é uma ciência da área da saúde voltada para o entendimento da funcionalidade humana. Ela estuda, diagnostica, previne e.
Contexto Atual e Visão Futura do Hoje Novas Perspectivas de Atuação
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Fisioterapia Intensiva Aspectos éticos para o presente
Leonardo Azevedo Fisioterapeuta
VI Reunião Fórum de Graduação em Saúde Coletiva - FGSC Apresentação da profª Laura Macruz – FSP/USP.
BACHARELADO EM FISIOTERAPIA
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Regulamentação dos Cursos de Graduação em Saúde Coletiva
Perfil e Atribuições Equipe Enfermagem Trabalho
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
45ª REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO ODONTOLÓGICO
HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA PROFª MSc RITA DE CÁSSIA PAULA SOUZA
RDC 302 Laboratório Clínico Recursos Humanos Célio Luiz Banaszeski    
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Diretoria de Desenvolvimento Institucional
Prof. Dr. David Lopes Neto
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
PORTIFÓLIO FISIOTERAPIA
ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE
Disciplina: HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA Prof: RITA DE CÁSSIA PAULA SOUZA
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE
Currículo Quais são as finalidades do curso?
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
A atuação profissional no campo da saúde coletiva exige, cada vez mais, o desenvolvimento de práticas que contribuam com a mudança do atual quadro sanitário.
Atividades Físicas e Atendimento de Emergência
Faculdade de Fisioterapia PRÁTICAS FISIOTERAPEUTICAS NA ATENÇÃO BÁSICA FUNDAMENTOS DA FISIOTERAPIA: A FISIOTERAPIA E O FISIOTERAPEUTA Profºs ARTHUR.
O que é Enfermagem? PROFA. HALENE MATURANA..
XXXI Reunião Plenária do Colegiado Nacional de Diretores e Secretários de Conselho de Educação – CODISE Boa Vista/RR.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
AMUPE Cristiano Silva Recife / PE MINUTA DE CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA ENTRE O CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DE PERNAMBUCO (CREA-PE)
Centro Universitário São Camilo II Encontro “Me formei e agora Grupo de Estudos em Saúde Pública GESP.
AVALIAÇÃO CINETICO-FUNCIONAL
FISIOTERAPIA.
ÁREAS DE ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO DEONTOLOGIA 1° semestre- 2010
DIRETORIA DE PROGRAMAS E PROJETOS – DPP. Diretoria de Programas e Projetos Conselho Universitário – 11 e 12/12/2014 Responsável pela supervisão e acompanhamento.
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
ATIVIDADE FÍSICA COMO PROMOÇÃO DA SAÚDE
Prof. Maíra C. Farias Belo
REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
História E FUNDAMENTOS de Fisioterapia
SAÚDE DO TRABALHADOR.
INDICAÇÃO CEE 108/ : CEE tem se dedicado à análise das DCNs para a Ed. Profissional em função da implementação do Catálogo Nacional de Cursos.
Uma Abordagem Interdisciplinar no Tratamento à Dependência Química:
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – PDI COMISSÃO PERMANENTE DE ENSINO - CPE.
24/02/2016Acolhimento dos novos docentes Diretoria Acadêmica - DAC.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
Para sair tecle “Esc” A Formação do enfermeiro auditor: reflexões sobre uma experiência na prática do ensino interdisciplinar Pesquisa.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
1 1. RESOLUÇÃO (29 jun 73) Discrimina atividades das diferentes modalidades profissionais da Engenharia, Arquitetura e Agronomia. –Art 1° Para efeito.
PRÁTICAS DO AMBULATÓRIO DE ONCOLOGIA DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ-SC NA DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA: Ciências Biológicas / Ciências Médicas e da Saúde.
INTRODUÇÃO A SAÚDE OCUPACIONAL
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Transcrição da apresentação:

DISCIPLINA PROFESSORA HISTÓRIA E FUNDAMENTOS DA FISIOTERAPIA PROFESSORA PRISCILLA INDIANARA DI PAULA PINTO

FISIOTERAPIA DEFINIÇÃO: É uma ciência da Saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas. Fundamenta suas ações em mecanismos terapêuticos próprios, sistematizados pelos estudos da Biologia, das ciências morfológicas, das ciências fisiológicas, das patologias, da bioquímica, da biofísica, da biomecânica, da cinesia, da sinergia funcional, e da cinesia patologica de órgãos e sistemas do corpo humano e as disciplinas comportamentais e sociais.

FISIOTERAPEUTA DEFINIÇÃO: Profissional de Saúde, com formação acadêmica Superior, habilitado à construção do diagnóstico dos distúrbios cinéticos funcionais (Diagnóstico Cinesiológico Funcional), a prescrição das condutas fisioterapêuticas, a sua ordenação e indução no paciente bem como, o acompanhamento da evolução do quadro clínico funcional e as condições para alta do serviço.

Ambulatórios Consultórios Centros de Reabilitação Hospitais e clínica ÁREAS DE ATUAÇÃO Fisioterapia Clínica  Saúde Coletiva Ambulatórios Consultórios Centros de Reabilitação Hospitais e clínica Ações Básicas de Saúde   Fisioterapia do trabalho Programas. institucionais   Vigilância Sanitária

ESPORTE INDUSTRIAS DE EQUIPAMENTOS FISIOTERAPEUTICOS ÁRES DE ATUAÇÃO EDUCAÇÃO OUTRAS GESTÃO ACADÊMICA PESQUISA EXTENSÃO SUPERVISÃO TÉCNICA E ADMINISTRATIVA ESPORTE INDUSTRIAS DE EQUIPAMENTOS FISIOTERAPEUTICOS

ESPECIALIDADES RECONHECIDAS . Acupuntura (Resoluções Coffito 201/99 e 219/00) . Quiropraxia (Resolução Coffito 220/01) . Osteopatia (Resolução Coffito 220/01) . Fisioterapia Dermato-Funcional (Resolução Coffito 362/09) . Fisioterapia em Saúde Coletiva (Resolução Coffito 363/09) . Fisioterapia Neuro Funcional (Resolução Coffito 189/98) . Fisioterapia Onco-Funcional (Resolução Coffito 364/09) . Fisioterapia Pneumo Funcional (Resolução Coffito 188/98) . Fisioterapia Traumato-Ortopédica Funcional ( Resolução Coffito 260/04) . Fisioterapia Urogineco-Funcional (Resolução Coffito 365/09)

Atribuições profissionais FISIOTERAPIA CLÍNICA Atribuições Gerais Prestar assistência fisioterapêutica (Hospitalar, Ambulatorial e em Consultórios) Elaborar o Diagnóstico Cinesiológico Funcional, prescrever, planejar, ordenar, analisar, supervisionar e avaliar os projetos fisioterapêuticos, a sua eficácia, a sua resolutividade e as condições de alta do cliente submetido a estas práticas de saúde.

Atribuições Específicas Hospitais, Clínicas e Ambulatórios Avaliar o estado funcional do cliente, a partir da identidade da patologia clínica intercorrente, de exames laboratoriais e de imagens, da anamnese funcional e exame da cinesia, funcionalidade e sinergismo das estruturas anatômicas envolvidas. Elaborar o Diagnóstico Cinesiológico Funcional, planejar, organizar, supervisionar, prescrever e avaliar os projetos terapêuticos desenvolvidos nos clientes. Estabelecer rotinas para a assistência fisioterapêutica, fazendo sempre as adequações necessárias. Solicitar exames complementares para acompanhamento da evolução do quadro funcional do cliente, sempre que necessário e justificado. Recorrer a outros profissionais de saúde e/ou solicitar pareceres técnicos especializados, quando necessário.

Hospitais, Clínicas e Ambulatórios Reformular o programa terapêutico sempre que necessário. Registrar no prontuário do cliente, as prescrições fisioterapêuticas, sua evolução, as intercorrências e as condições de alta da assistência fisioterapêutica. Integrar a equipe multiprofissional de saúde, sempre que necessário, com participação plena na atenção prestada ao cliente. Desenvolver estudos e pesquisas relacionados a sua área de atuação. Colaborar na formação e no aprimoramento de outros profissionais de saúde, orientando estágios e participando de programas de treinamento em serviço. Efetuar controle periódico da qualidade e da resolutividade do seu trabalho. Elaborar pareceres técnicos especializados sempre que solicitados.  

Em Consultórios Elaborar o Diagnóstico Cinesiológico Funcional, a partir da identidade da patologia clínica intercorrente, de exames laboratoriais e de imagens, da anamnese funcional e exame da cinesia, da funcionalidade e do sinergismo das estruturas anatômicas envolvidas. Estabelecer o programa terapêutico do cliente, fazendo as adequações necessárias. Solicitar exames complementares e/ou requerer pareceres técnicos especializados de outros profissionais de saúde, quando necessários. Registrar em prontuário ou ficha de evolução do cliente, a prescrição fisioterapêutica, a sua evolução, as intercorrências e as condições de alta em Fisioterapia. Colaborar com as autoridades de fiscalização profissional e/ou sanitária. Efetuar controle periódico da qualidade e funcionalidade dos seus equipamentos, das condições sanitárias e da resolutividade dos trabalhos desenvolvidos.  

Atribuição Principal SAÚDE COLETIVA Educação, prevenção e assistência fisioterapêutica coletiva, na atenção primária em saúde.   .  

SAÚDE COLETIVA Atribuições Específicas Programas Institucionais a) Participar de equipes multiprofissionais destinadas a planejar, implementar, controlar e executar políticas, programas, cursos, pesquisas ou eventos em Saúde Pública. b) Contribuir no planejamento, investigação e estudos epidemiológicos. c) Promover e participar de estudos e pesquisas relacionados a sua área de atuação.

SAÚDE COLETIVA ATRIBUIÇÕES ESPECIFICAS d) Integrar os órgãos colegiados de controle social. e) Participar de câmaras técnicas de padronização de procedimentos em saúde coletiva. f) Avaliar a qualidade, a eficácia e os riscos a saúde decorrentes de equipamentos eletro-eletrônicos de uso em Fisioterapia.  

Ações Básicas de Saúde SAÚDE COLETIVA Participar de equipes multiprofissionais destinadas ao planejamento, a implementação, ao controle e a execução de projetos e programas de ações básicas de saúde. Promover e participar de estudos e pesquisas voltados a inserção de protocolos da sua área de atuação, nas ações básicas de saúde. Participar do planejamento e execução de treinamentos e reciclagens de recursos humanos em saúde. Participar de órgãos colegiados de controle social.  

Fisioterapia do Trabalho Promover ações terapêuticas preventivas a instalações de processos que levam a incapacidade funcional laborativa. Analisar os fatores ambientais, contributivos ao conhecimento de distúrbios funcionais laborativos. Desenvolver programas coletivos, contributivos à diminuição dos riscos de acidente de trabalho.  

Vigilância Sanitária . Integrar a equipe de Vigilância Sanitária. Cumprir e fazer cumprir a legislação de Vigilância Sanitária. Encaminhar às autoridades de fiscalização profissional, relatórios sobre condições e práticas inadequadas à saúde coletiva e/ou impeditivas da boa prática profissional. Integrar Comissões Técnicas de regulamentação e procedimentos relativos a qualidade, a eficiência e aos riscos sanitários dos equipamentos de uso em Fisioterapia. Verificar as condições técnico-sanitárias das empresas que ofereçam assistência fisioterapêutica à coletividade.  

Ações Básicas de Saúde Participar de equipes multiprofissionais destinadas ao planejamento, a implementação, ao controle e a execução de projetos e programas de ações básicas de saúde. Promover e participar de estudos e pesquisas voltados a inserção de protocolos da sua área de atuação, nas ações básicas de saúde. Participar do planejamento e execução de treinamentos e reciclagens de recursos humanos em saúde. Participar de órgãos colegiados de controle social.  

EDUCAÇÃO Atribuição Principal Dirigir, coordenar e supervisionar cursos de graduação em Fisioterapia/Saúde. Lecionar disciplinas básicas e profissionalizantes dos Cursos de Graduação em Fisioterapia e outros cursos na área da saúde. Elaborar planejamento de ensino, ministrar e administrar aulas, indicar bibliografia especializada e atualizada, equipamento e material auxiliar necessários para o melhor cumprimento do programa. Coordenar e/ou participar de trabalhos inter e transdisciplinares.

EDUCAÇÃO Realizar e/ou participar de atividades complementares à formação profissional. Participar de estudos e pesquisas em Fisioterapia e Saúde. Supervisionar programas de treinamento e estágios. Executar atividades administrativas inerentes à docência. Planejar, implementar e controlar as atividades técnicas e administrativas do ano letivo, quando do exercício de Direção e/ou Coordenação de cursos de graduação e pós-graduação

EDUCAÇÃO Orientar o corpo docente e discente quanto à formação do Fisioterapeuta, abordando visão crítica da realidade política, social e econômica do país. Promover a atualização didática pedagógica em relação à formação profissional do Fisioterapeuta.  

OUTRAS Equipamentos e produtos para Fisioterapia (industrialização e comercialização) Desenvolver/Projetar protótipos de produtos de interesse do Fisioterapeuta e/ou da Fisioterapia. Desenvolver e avaliar a utilização destes produtos no meio social. Elaborar manual de especificações. Promover a qualidade e o desempenho dos produtos. Coordenar e supervisionar as demonstrações técnicas do produto junto aos profissionais Fisioterapeutas.

OUTROS Assessorar tecnicamente a produção. Supervisionar e coordenar a apresentação do produto em feiras e eventos. Desenvolver material de apoio para treinamento. Participar de equipes multiprofissionais responsáveis pelo desenvolvimento dos produtos, pelo seu controle de qualidade e análise de seu desenvolvimento e risco sanitário.  

OUTROS Esporte Planejar, implantar, coordenar e supervisionar programas destinados à recuperação funcional de atletas. Realizar avaliações e acompanhamento da recuperação funcional do cliente. Elaborar programas de assistência fisioterapêutica ao atleta de competição. Integrar a equipe multiprofissional de saúde do esporte com participação plena na atenção prestada ao atleta.  

EXIGÊNCIAS LEGAIS Responsabilidade Técnica de empresas   Responsabilidade Técnica de empresas Toda empresa ligada a produção de equipamentos de utilização em Fisioterapia e as que prestam assistência fisioterapêutica, são obrigadas ao registro nos Órgãos de controle e fiscalização do exercício da atividade profissional da Fisioterapia (Lei n.º 6.316/75). No momento da solicitação de seu registro, deverão apresentar profissional Fisioterapeuta, para assumir a responsabilidade técnica da Empresa perante o órgão de fiscalização, a quem serão imputadas as responsabilidades pelas quebras da ética social que não sanear ou denunciar.  

EXIGÊNCIAS LEGAIS Registro Profissional Para o exercício da atividade profissional de Fisioterapeuta no país, é exigível além da formação em curso universitário superior, o registro do seu título no Conselho Profissional da categoria. A atividade profissional só é permitida após o trâmite processual e a concessão de Carteira de Identidade Profissional de Fisioterapeuta (Lei nº 6.316/75).