Propósitos Iniciais Prof. Tales Kunz Cabral Colégio da Imaculada Curso Técnico em Informática 1º Módulo.

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Propósitos Iniciais Prof. Tales Kunz Cabral Colégio da Imaculada Curso Técnico em Informática 1º Módulo

Slide nº 2 de 16 Dados Pessoais: –Nome –Idade – Formação: –Anterior –Atual Experiência; Atividades: –Docência –Regência –Supervisão –Extra-docência Pretensões Futuras; Apresentação Inicial (1º Módulo)

Slide nº 3 de 16 Vivenciar os princípios franciscanos de: –Inclusão; –Clareza e Discernimento; –Respeito; –Humildade; –Cuidado e Compromisso; Incentivar o estudo; Evitar brincadeiras inadequadas entre as partes, que possam gerar conflitos no cotidiano; Desafios

Slide nº 4 de 16 Comunicação aos Pais: procurar comunicá-los com bilhetes e folhetos, por intermédio dos alunos. Comunicados estes que deverão retornar assinados assim que necessário; Atendimento aos Pais: os pais devem anunciar e aguardar o atendimento da Direção, Serviços, Regentes e Professores na Portaria do Colégio; Material e objetos esquecidos em casa: os responsáveis pela portaria NÃO receberão trabalhos, materiais ou lanches para encaminhar aos alunos; Organização Escolar

Slide nº 5 de 16 Autorização Especial: problemas de saúde (exames de urgência, febre ou mal estar durante a manhã ou dia anterior) que incumbiram o atraso... o aluno que tiver avaliação no período atual, terá autorização para efetuar a avaliação no restante do tempo do período; Preservação do ambiente: o zelo pela limpeza e conservação do ambiente, dos equipamentos e do Colégio é compromisso de todos, para tanto, procure: –Evitar o uso de materiais que danifiquem paredes, aparelhos e móveis; –Colocar qualquer tipo de lixo na lixeira que está localizada na sala. Organização Escolar

Slide nº 6 de 16 Início do Trimestre: 03/03/2008 Término do Trimestre: ainda não definido Março 04 – (terça) Início do Ano Letivo; Abril Maio Datas pré-definidas

Slide nº 7 de 16 Métodos de Avaliação Avaliações Provas e Testes Teóricos (descritivas e/ou objetivas); Provas e Testes Práticos (com o auxílio do computador); Trabalhos Teóricos (descritivos e objetivos); Trabalhos Práticos (com o auxílio do computador); Exercícios:  Durante as aulas;  Via Internet (online); Lições extra-classe (tema de casa). Obs.: As avaliações poderão vir a serem desenvolvidas de maneira individual ou em grupo.

Slide nº 8 de 16 Quantidade de Avaliações Recuperação Paralela Avaliações Geralmente, de 2 a 3 testes por trimestre; Geralmente, 1 avaliação final (prova); Geralmente, de 1 a 2 trabalhos por trimestre; Para cada teste, o aluno que não alcançou os objetivos terá a oportunidade de realizar uma recuperação paralela; Os trabalhos, normalmente, não possuem recuperação paralela. Portanto, garanta seus pontos; A avaliação final poderá ter uma recuperação paralela quando houver tempo hábil para executá-la e corrigi-la; Sujeito a Alterações!

Slide nº 9 de 16 Conceito apresentado –Para cada avaliação, serão exibidos como possíveis resultados da atividade: A – Atingiu os Objetivos Propostos. (7,0 à 10,0) Ap – Atingiu Parcialmente os Objetivos Propostos (4,0 à 6,9) Na – Não Atingiu os Objetivos Propostos (0,0 à 3,9) Conceitos e Notas

Slide nº 10 de 16 Cronograma 1º Trimestre - Introdução ao Curso - História da Informática - Importância da Informática - Histórico dos Termos - Histórico dos Computadores - Geração dos Computadores - IPD (Hardware) - Funcionamento Interno - Partes e Peças - Formatação - Montagem e Configuração - Placas e Acessórios - Utilidades - Custos e comparativos - IPD (Software) - Software Básico (BIOS e SO) - Visualização da BIOS Sujeito a Alterações!

Slide nº 11 de 16 Cronograma 2º Trimestre - Sistemas Operacionais - Instalação - Configuração - Suporte e Manutenção - Utilitários - Dicas - Aplicativos - Escritório - Comerciais - Programação - Entretenimento - Diversos - Funcionamento Interno - Sistema Binário - Sistemas de Numeração - Soma de Binários - Conversão entre Sistemas - Barramentos - Bit, byte, Kb, Mb, Gb, Tb - Tabela ASCII - Álgebra Booleana - Portas Lógicas - Circuitos Lógicos Digitais - Aplicativos de Escritório - Editor de Texto - Editor de Planilhas Eletrônicas - Editor de Apresentações - Editor Gráfico - Linguagens de Programação - Introdução à Lógica de Programação - Linguagens por Categoria - Algoritmos - Fluxograma, Descrição Narrativa, Pseudo-Código Sujeito a Alterações!

Slide nº 12 de 16 Cronograma 3º Trimestre - Programação PASCAL - Introdução à Linguagem - Estrutura dos Programas - Variáveis - Estruturas de Controle - Operadores Lógicos e Aritméticos - Procedimentos e Funções - Funções da Biblioteca CRT - Técnicas de Programação - Arrays e Records Sujeito a Alterações!

Slide nº 13 de 16 Perguntas? Colocações... Sugestões... Questionamentos

Slide nº 14 de 16 Expor ao professor e grande grupo: 1.Nome e formação. 2.Por que escolheu o curso técnico em Informática? 3.O que entende por Informática? Experiência? 4.O que espera do curso? 5.Um desejo de conteúdo para aprender durante o curso. 6.Um propósito particular para o período de estudo. Tarefa 1

Slide nº 15 de 16 Colocar em um papel para entregar: 1.Nome, idade, data de nascimento, e fone (opcional). 2.Por que escolheu o curso técnico em Informática? 3.O que entende por Informática? Experiência? 4.O que espera: Do curso? Do corpo docente? Do corpo discente? Do conteúdo? 5.Um desejo de conteúdo para aprender durante o curso. 6.Um propósito particular para o período de estudo. Tarefa 2

Slide nº 16 de 16 Fim