Iolanda Mª G. M. de C. Barbosa Coordenadora Geral Adjunta do GDFAZ Secretaria de Estado da Fazenda do Maranhão - SEFAZ/MA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Maio / 2006.
Advertisements

Plano Nacional de Turismo 2003 – 2007 e Programa de Regionalização
Introdução Em nosso trabalho, apresentamos a história do CPF, suas características, buscando destacar de forma simples e objetiva como este documento tornou-se.
PMAE – Linha de apoio à Modernização da Administração das Receitas e da Gestão Fiscal, Financeira e Patrimonial das Administrações Estaduais Outubro de.
INOVAR FISCAL GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA.
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
Especialização da Justiça nos Estados Brasileiros
Face à definição de COMPETITIVIDADE
DISTRITO FEDERAL.
CONFAZ/GEFIN Teresina, abril de 2009 PROFISCO – Linha de Crédito para a Modernização da Gestão Fiscal.
gefin GT 06 – Contabilidade Coordenação: Adriano de Souza Pereira (SC)

Julho de 2007.
Brasília, 29 de janeiro de 2013 Cooperação entre Governo e Setor Privado para conformação de ambiente favorável às Micro e Pequenas Empresas brasileiras.
Estratégia de fortalecimento dos Pequenos Negócios
APRESENTAÇÃO Outubro de 2008 PROFISCO – Linha de Crédito para a Modernização da Gestão Fiscal.
11a Reunião da COGEF Brasília, 30/Mar/2011 CT-PRODEV-COGEF e o monitoramento do PROFISCO.
GT CAPACITAÇÃO Palmas/TO, 13 e 14 de março de ª REUNIÃO DA COGEF.
Projeto com a Execução Compartilhada GDFAZ e COGEF 20ª Reunião da COGEF Porto Alegre / RS.
GT CAPACITAÇÃO Belo Horizonte/MG, 03 e 04 de dezembro de ª REUNIÃO DA COGEF.
GESTÃO ESTRATÉGICA SEFAZ/MS
GT CAPACITAÇÃO Salvador/BA, 13 e 14 de novembro de ª REUNIÃO DA COGEF.
Diálogos Setoriais com a Sociedade Civil sobre a Estratégia do Banco para o País 2011 – 2014 – CONSOC. André Cordeiro 21 de junho de 2011 Sessão Paralela.
GT CAPACITAÇÃO Porto Velho/RO, 27 e 28 de novembro de ª REUNIÃO DA COGEF.
Comitê SGI – Módulo Pré-medidos Comitê SGI Módulo pré-medidos Cintia Maria Barreto Lé.
11a. REUNIÃO ORDINÁRIA DA COMISSÃO DE GESTÃO FAZENDÁRIA COGEF Brasília - DF 28 a 30/03/2011.
Trilhas de Capacitação COGEF Agosto/2012. Agradecimentos Especiais  BID: Fátima Cartaxo, Maria Cristina Mac’Dowell, Maria Eugênia.  SEFAZ/RS: Carlos.
Ações em Andamento – Setembro/2011 COGEF GT CAPACITAÇÃO.
GT CAPACITAÇÃO Teresina/PI, 26 e 27 de setembro de ª REUNIÃO DA COGEF.
18ª REUNIÃO DA COGEF BID-COGEF: SITUAÇÃO DA LINHA DE CRÉDITO EXECUÇÃO DA CT-PRODEV PARCERIAS INTERNACIONAIS SALVADOR, 14 DE NOVEMBRO DE 2012.
Cooperação ESAF/Estados em Ações de Capacitação Junho 2009.
NOVO PROGRAMA FISCAL NOVAS AÇÕES DE CONTINUIDADE BRASILIA, 18 DE AGOSTO DE 2014.
GT Capacitação 04 de julho de 2011 COGEF ARP – Aceleração da Realização dos Programas de Modernização.
25/06/2009. HISTÓRICO 1996 – Celebração de convênio entre Ministério da Fazenda e SEFAZ, dispondo sobre a cooperação entre os estados – Retomada.
24ª REUNIÃO DA COGEF BID-COGEF: 24ª REUNIÃO DA COGEF BID-COGEF: * Análise da execução da Linha de Crédito CCLIP PROFISCO * Execução da Cooperação Técnica.
22ª Reunião da COGEF 3 e 4 de Dezembro de TDRs TRABALHADOS ESTADOQUANTIDADE Ceará01 Espírito Santo01 Maranhão05 Mato Grosso do Sul06 Minas Gerais01.
23ª REUNIÃO DA COGEF BID-COGEF: 23ª REUNIÃO DA COGEF BID-COGEF: * Análise da execução da Linha de Crédito CCLIP PROFISCO * Execução da Cooperação Técnica.
26ª REUNIÃO DA COGEF BID-COGEF: 26ª REUNIÃO DA COGEF BID-COGEF: * Análise da execução da Linha de Crédito CCLIP PROFISCO * Execução da Cooperação Técnica.
9ª. Reunião COGEF João Pessoa – PB 16 e 17/09/2010 AGENDA ATIVIDADES DESENVOLVIDAS.
21ª REUNIÃO DA COGEF BID-COGEF: 21ª REUNIÃO DA COGEF BID-COGEF: * Execução da Cooperação Técnica PRODEV TERESINA, 27 DE SETEMBRO DE 2013.
Indicadores socioeconômicos e a litigiosidade III Seminário Justiça em Números Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada BRASIL Alexandre dos Santos.
SENAES Secretaria Nacional de Economia Solidária.
3a. Reunião COGEF Brasília-DF 23 a 27/03/2009 AGENDA ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EUROSOCIAL.
Curso Nacional de Qualificação dos Gestores do SUS
DIVER – DIRETORIA DE VERIFICAÇÃO
3º Encontro Nacional dos Coordenadores do Pibid Carmen Moreira de Castro Neves Brasília, 14 a 16 de maio de 2013.
25ª REUNIÃO DA COGEF BID-COGEF: 25ª REUNIÃO DA COGEF BID-COGEF: * Análise da execução da Linha de Crédito CCLIP PROFISCO * Execução da Cooperação Técnica.
SITUAÇÃO ATUAL DOS PROJETOS 30 de junho de 2010 PROFISCO – Linha de Crédito para a Modernização da Gestão Fiscal 8a Reunião da COGEF.
BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMIENTO 27ª Reunião da COGEF Natal / RN  Análise da execução da Linha de Crédito CCLIP PROFISCO;  Execução da Cooperação.
AS REGIÕES DO BRASIL.
HISTÓRICOHISTÓRICO 1996 – Celebração de Convênio entre Ministério da Fazenda e SEFAZ, dispondo sobre a cooperação entre os estados – Retomada e.
GT 06 – Contabilidade Coordenadores: Adriano de Souza Pereira (SC) Maria da Conceição Rezende (MG)
MESTRADO PROFISSIONAL
A Formação de Recursos Humanos para a Saúde
REGISTRO DE IDENTIDADE CIVIL
O sistema de gestão integrada da RBMLQ-INMETRO (SGI)
GT CAPACITAÇÃO Florianópolis/SC, 10 e 11 de setembro de ª REUNIÃO DA COGEF.
COGEF MARÇO DE 2010 PROFISCO – Linha de Crédito para a Modernização da Gestão Fiscal.
“O BID E A MODERNIZAÇÃO DAS ADMINISTRAÇÕES TRIBUTÁRIAS”
29ª Reunião da COGEF  Situação do PROFISCO e atualização da avaliação  Avaliação da CT –PRODEV  Preparação do PROFISCO II e proposta de nova CT  Modelo.
BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMIENTO I SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS DAS ADMINISTRAÇÕES FAZENDÁRIAS ESTADUAIS Gestão de Pessoas no âmbito.
MISSÃO Promover e articular soluções de cooperação e integração entre as fazendas públicas para a permanente evolução da gestão fiscal Mapa Estratégico.
AS REGIÕES BRASILEIRAS
GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA PROGRAMA EDUCAÇÃO FISCAL.
* *As idéias e opiniões expressas neste documento são dos autores e não refletem necessariamente a posição oficial do Banco Interamericano de Desenvolvimento.
Relatório 2015 Sior – Sistema Integrado de Ouvidorias na RBMLQ-I TipoTotalConcluídosSem Resposta Denúncias mais demandadas Denúncia Informação
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Brasília - DF Outubro de 2009 COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E MINORIAS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS.
ITCF Pesquisa nas Secretarias de Fazenda. Estados que publicam o ITCF.
MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE PLANO DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO PAC - FUNASA – 2007 / 2010 Resíduos Sólidos DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA.
MONITORAMENTO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 31ª REUNIÃO DA COGEF DF.
Transcrição da apresentação:

Iolanda Mª G. M. de C. Barbosa Coordenadora Geral Adjunta do GDFAZ Secretaria de Estado da Fazenda do Maranhão - SEFAZ/MA

Trilhas de Capacitação  Estados que implantaram parcialmente: PA,PI DF e ES PA, PI, DF e ES  Estados que conhecem, mas não implantaram: AP, BA, MA, PE, MT, TO, RJ, PR, RS; AP, BA, MA, PE, MT, TO, RJ, PR, RS;  Estados que não conhecem: RORR. RO e RR.

Cursos das Trilhas ofertados:  Piauí: 5 cursos;  Pará: 8 cursos;  Distrito Federal: 37 cursos. Trilhas de Capacitação

Pará  A Política de Capacitação implementada teve como referência as Trilhas de Capacitação;  Contrato com uma Instituição de Ensino Superior, cujas ementas dos cursos foram baseadas nas Trilhas;  Atendem as demandas em caráter de emergência, mas não conseguem desenvolver as competências de forma integrada. Trilhas de Capacitação

Piauí  Implantação parcial das Trilhas;  Utiliza as trilhas para selecionar os cursos que irão compor o programa de capacitação. Distrito Federal  Trilhas transformadas em plano de capacitação, com previsão de execução em quatro anos;  Inserção de outros cursos nas trilhas;  Contrato com a Fundação Universidade de Brasília para ministrar os cursos e promover, anualmente, a atualização dos conteúdos;  Implantação foi iniciada em setembro/2014. Trilhas de Capacitação

Espírito Santo  Utiliza as trilhas para seleção dos cursos;  As demandas de capacitação consideram as prioridades estabelecidas nas trilhas. Trilhas de Capacitação

Situação de alguns Estados  Amapá  Amapá - não houve real interesse por parte da gestão da Secretaria na época;  Bahia  Bahia - possui uma estrutura de grade de capacitação que atende as necessidades de suas áreas;  Maranhão  Maranhão - desenvolvido o projeto de Gestão por Competência e utilização das trilhas como referência para identificação dos conhecimentos técnicos dos postos de trabalho; Trilhas de Capacitação

Situação de alguns Estados  Pernambuco  Pernambuco - houve análise do material. No entanto, em função da implantação do modelo de gestão por competências, não implantaram as trilhas;  Mato Grosso  Mato Grosso - contrato com consultoria para implantar a Gestão por Competência;  Rio Grande do Sul  Rio Grande do Sul - as trilhas são importantes para conhecimento de alguns conceitos, mas não conseguiram implementá-las. Pretendem retomar o assunto no projeto de Gestão por Competência que está iniciando. Trilhas de Capacitação

 Resultado esperado O modelo geral, contendo as competências, trilhas e programas de desenvolvimento, servirá como um “guarda chuva”, para ser utilizado (diretamente ou como referência) pelas Secretarias Estaduais em suas iniciativas locais de desenvolvimento.

I Seminário Nacional de Gestão de Pessoas das Administrações Fazendárias Estaduais Local: ESAF Brasília, 25 e 26 de novembro de 2015 Realização: GDFAZ e ESAF

 Objetivo Promover a integração e a troca de informações, geração de conhecimento e compartilhamento das boas práticas e realizações das áreas de gestão de pessoas das secretarias de estado da fazenda, finanças, receita e tributação dos estados e do Distrito Federal.  Número de vagas 340 I Seminário Nacional de Gestão de Pessoas das Administrações Fazendárias Estaduais

 Público-alvo Secretários de Fazenda, Finanças, Receita e Tributação dos Estados e do Distrito Federal; gestores e servidores da área de Gestão de Pessoas das Secretarias de Fazenda dos Estados e Distrito Federal; representantes da ESAF; representantes dos grupos temáticos do CONFAZ: GDFAZ, COGEF, ENCAT, GEFIN e Fórum dos Estados; representantes da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD); representantes do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (CONSAD); representantes do BID; servidores de órgãos federais, estaduais e do Distrito Federal. I Seminário Nacional de Gestão de Pessoas das Administrações Fazendárias Estaduais

Programação Palestras: Foco: o Segredo do Sucesso Palestrante: Nicandro Ernesto de Campos Neto - (SEFIN/RO) Apresentação da ESAF e do GDFAZ. Apresentadores: Paulo Mauger (ESAF) e Carlos Dell'Agnelo (GDFAZ) Histórico da Gestão de Pessoas Palestrante: João Carlos Gonçalves Cavalcanti - (TJ-PE) Moderadora: Maria Juraci Alves Câmara - (SEFAZ-PI) Planejamento Estratégico de Gestão de Pessoas Palestrante: Fabyola Simonassi Moderador: João Carlos Gonçalves Cavalcanti - (TJ-PE) As principais Vertentes da Gestão de Pessoas Palestrante: Pedro Paulo Carbone Moderadora: Maria Julia Pantoja Inovações e Tendências na Área de Gestão de Pessoas, com ênfase nas Administrações Fazendárias. Palestrante: Maria Júlia Pantoja (UNB-DF) Moderadora: Débora Muzzi (SEFA-MG) Painéis: Programa de Preparação para Aposentadoria - PPA Apresentador: SEFAZ-MG Apresentação de Produtos da Secretaria de Fazenda – AM Apresentador: SEFAZ-AM

Apoio e Patrocínio Banco Interamericano de Desenvolvimento Instituto Brasiliense de Direito Público Associação do Fisco de Alagoas Sindicato dos Servidores Administrativos de Apoio Fazendário da Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco Sindicato do Grupo Tributação, Arrecadação e Fiscalização da Fazenda do Estado do Maranhão Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná

Hotsite do evento: talsefaz/jsp/pagina/pagina.jsf?co digo= talsefaz/jsp/pagina/pagina.jsf?co digo=2505 I Seminário Nacional de Gestão de Pessoas das Administrações Fazendárias Estaduais